domingo, 6 de julho de 2008

Gados que se entrelaçam

Edição de Artigos de Domingo do Alerta Total http://www. alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos

Por Adriana Vandoni

Em janeiro deste ano o jornalista Guilherme Manechini publicou no Valor Online (15.01.08), uma matéria contando que o mais novo investimento de Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, é a pecuária. Ele é um dos proprietários da Agropecuária Santa Bárbara, no sul do Pará. Segundo a matéria, em apenas três anos de atividade, a Agropecuária Santa Bárbara é dona do maior rebanho bovino do Brasil e um dos maiores do mundo. De dezembro de 2006 até dezembro de 2007 seu rebanho cresceu 'módicos' 365%.

A região do sul do Pará tem despertado o interesse de muitos investidores e levado progresso para os municípios. De acordo com a matéria de Guilherme Manechini, prefeitos têm comemorado a expansão da pecuária, como o prefeito de Xinguara, José Davi Passos, do PT.
Coincidências acontecem, mas parece que não é só Daniel Dantas a se interessar pela atividade econômica e pela região. Em 2007 publiquei uma matéria contando a suspeita de que o filho de Lula, Lulinha, teria inflacionado o mercado do boi na Região de Araguaína, Gurupi, Nova Colina e Paraíso, em Tocantins, durante suas participações em leilões. Pecuaristas com quem conversei na época disseram que quem arrematava o gado para Lulinha era um sócio que seria mais conhecido do mercado financeiro.

Existia também a suspeita de que ele seria o verdadeiro dono das Fazendas Espírito Santo na cidade de Xinguara/PA e da Fazenda Cedro Maramba.

Não sei se imaginação, boato ou pura intriga "das zelite pecuarista" da região, mas diziam que Lulinha costumava ser visto em Xinguara/PA transitando entre uma fazenda e outra a bordo de um helicóptero.

O interesse do filho de Lula pela pecuária é um fato comprovado e confirmado em um relatório da Abin, segundo publicou esta semana a Revista IstoÉ (Edição 2017): "O presidente Lula andou puxando as orelhas do seu filho, Lulinha. A reação é atribuída a um relatório da Abin que confirma o grande interesse do filho do presidente pela pecuária, nos leilões de gado e nas vaquejadas no Norte e Nordeste. O que mais preocupa Lula são os novos "amigos" de Lulinha."

Coincidências acontecem, mas Carlos Rodenburgo, cunhado de Daniel Dantas que até 2006 se interessava apenas por cavalos e como hobby, hoje, segundo o Valor Online, é presidente da Agropecuária Santa Bárbara. Coincidência também o fato de ambos serem mais conhecidos no mercado financeiro, tal qual o suposto comprador dos supostos gados de Lulinha.

Sei não, mas é bem provável que o noticiário esteja começando a se dar conta de um escândalo que pode fazer com que o da VarigLog vire pinto.

Adriana Vandoni é Economista e Especialista em Administração Pública. Site: www.adrianavandoni.com.br

Nenhum comentário: