terça-feira, 26 de agosto de 2008

Terror econômico: “Justiça” ajuda banqueiros a cobrar mais rápido dívidas de caloteiros, penhorando carros

Edição de Terça-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Graças a uma “parceria” entre a “Justiça”, os banqueiros e o desgoverno, amplia-se o terrorismo econômico e fiscal no Brasil. Na mais recente medida de terror, a partir de hoje, os juízes poderão bloquear, pela internet, carros para pagamento de dívidas. O sistema on-line de restrição judicial de veículos permite identificar o proprietário, penhorar o carro e ordenar o bloqueio de licenciamento, transferência e circulação. O desgoverno dos banqueiros também prepara um pacote para agilizar a cobrança de dívidas tributárias. A medida mais polêmica prevê a possibilidade de penhora de bens ainda na fase da cobrança administrativa.

Enquanto “endurecem” na cobrança, os bancos e o desgoverno promovem a maior farra de crédito, desde o início do Plano Real. O total de empréstimos bancários no final do mês passado era de R$ 1,086 trilhão. O valor corresponde a 37% do PIB (Produto Interno Bruto ou tudo que a economia brasileira produz). Famílias e empresas brasileiras recorrem cada vez mais ao crédito, apesar da alta dos juros, sob a desculpa esfarrapada de conter a alta da inflação e segurar o consumo. E a Justiça está aí, aliada dos bancos, para coibir um eventual calote.

Os juros de empréstimos bancários em julho foram os mais altos em 20 meses. A taxa média do cheque especial já chegou a 162,7% anuais. As taxas médias para pessoas físicas e jurídicas foram de 39,4% ao ano. Para os consumidores, as taxas são mais elevadas, ficando na média em 51,9%. O Banco Central confirma e analistas prevêem que a relação entre crédito e PIB poderá passar de 40% até o fim do ano.

O maior temor de inadimplência no sistema é no financiamento de veículos em prazos longuíssimos (acima de 60 meses). Com alta na venda de automóveis, o total de operações de leasing por pessoas físicas superou contratações por empresas, o que não ocorria há oito anos. Agora, o bloqueio do carro do devedor só amplia o terror econômico.

Quem elogia...

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, elogiou a medida:

“Esse mecanismo vai, realmente, acelerar a prestação jurisdicional naquilo que ela tem de mais evidente, de mais concreto, que é a sua execução, sua conclusão”.

Para ter livre acesso ao Cadastro Nacional de Veículos, o juiz precisa ter uma senha.

Ao digitar o CPF ou o CNPJ do devedor, o juiz pode mandar uma ordem para o Detran apreender o carro, que pode ir a leilão para pagar a dívida.

É ruim...

O subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves pediu ao Supremo Tribunal Federal a revisão da liminar do presidente do órgão, Gilmar Mendes, que mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas, preso durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Ainda cabe ao STF a manifestação final sobre a decisão de Mendes.

Alguém acredita que os ministros do Supremo vão mandar prender o ilustre banqueiro de novo?

Aborto debatido de araque

A CNBB abre hoje a primeira de três audiências públicas no STF sobre a hipótese de interrupção da gravidez em caso de anencefalia do feto.

A entidade usará argumentos religiosos e científicos contra a medida.

Outras entidades como a Católicas pelo Direito de Decidir, também opinarão.

Drible na regra

O Imperador do Rio, ave César Maia, driblou a decisão do Supremo Tribunal Federal que proíbe nepotismo.

Exonerou a irmã Ana Maria Maia da Subsecretaria Especial de Eventos e a nomeou titular da recém-criada Secretaria Especial de Eventos.

O prefeito, que mantém outros cinco parentes no quadro da prefeitura, admitiu a manobra para escapar da regra.

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Solicitamos uma notificação sobre a publicação para nosso simples conhecimento.

8 comentários:

Anônimo disse...

Roraima vive um clima tenso e de pré-guerra, quando é que eu imaginaria que um dia estaria tão perto de um conflito que para mim era mais coisa de cinema. E o pior é que as pessoas que provocam este estado de terror estão na arquibancada assistindo e torcendo para o quanto pior melhor. A que saudade do meu tranquilo e hospitaleiro Roraima, ver brasileiros contra brasileiros me dói, me corta o coração, mais uma coisa eu garanto pra voces; se índios e padre, trabalhassem e pagassem impostos, garanto que nossa terra seria mais próspera e viveriamos em paz para sempre.

Anônimo disse...

Roraima vive um clima tenso e de pré-guerra, quando é que eu imaginaria que um dia estaria tão perto de um conflito que para mim era mais coisa de cinema. E o pior é que as pessoas que provocam este estado de terror estão na arquibancada assistindo e torcendo para o quanto pior melhor. A que saudade do meu tranquilo e hospitaleiro Roraima, ver brasileiros contra brasileiros me dói, me corta o coração, mais uma coisa eu garanto pra voces; se índios e padre, trabalhassem e pagassem impostos, garanto que nossa terra seria mais próspera e viveriamos em paz para sempre.

Anônimo disse...

Prestem atenção, pessoal. O Lula é comandado pelos Baha'i , pelos Illuminatis . Pra poder crescer um país tem que estar dominado pelo Governo Mundial já estabelecido . Pesquisem mais a respeito . Nova campanha de desarmamento vem aí ...

RÔ-LITORAL disse...

Caro Serrão, você duvidava de que a manutenção das nomeações de cargos políticos para parentes era a janela aberta para moralizar pero no mucho?
Pobre do Senador Mozarildo que está esperneando por uma solução de cotas que já existe. E muito mais que cotas: teremos daqui em diante a farra dos ministérios e das secretarias estaduais e municipais.

Esperança disse...

Sobre a vacina contra rubéola esterilizante, há um excelente texto de Rebecca Santoro

http://www.freewebs.com/imortaisguerreiros/artigosrebeccasantoro.htm#244458236

Anônimo disse...

Serrão

É isso aí Serrão. Lendo o os comentários concordo com anônimo das 7:59hs: se índio e padre (religiosos de modo geral) produzissem alguma coisa fora confusão seria bem melhor para Roraima e para o Brasil.
Você já pensou na confusão que vai ser se um Meretríssimo erra o CPF?
Quem manda nesse País são os banqueiros...
Agora para sacar seu dinheiro você para ao Banco. Aqui prá nós:não deveriam ser eles a pagar juros pela confiança que nele "depositamos"?

Anônimo disse...

já vi muitas espécies de trens, desde a maria fumaça até o trem bala, mais trem (da alegria) de ministérios, esse é inédito, e olha que cada vagão tem seu devido maquinista de onde sai mais uns montinhos de trens. É esse o desgorveno do PT, um trem pra todo lado, é trem da alegria de cabo a rabo, eita Brasil forte que não quebra. A minha esperança é que: Há malas que vem pelo trem, digo, Há males que vem para o bem.

Anônimo disse...

Este vídeo mostra a brutalidade como agem os botocudos. De arma em punho os botocudos invadem à luz do dia uma loja de autopeças em Curitiba e alvejam um policial militar.

Se fosse o contrário, ou seja uma ação policial e a vítima fosse um civil, na hora apareceria uma ONG de direitos humanos para protestar.

Episódios como este vão se tornando comuns em todo o Brasil.

Segunda-feira, Agosto 25, 2008
A violência destruirá a Nação brasileira

http://www.aluizioamorim.blogspot.com/