sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Rapidinhas Políticas

Edição de Sexta-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Exemplo edificante

O adolescente Guilherme Cardoso de Souza, de apenas 13 anos, é o mais novo aluno do curso de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O menino prodígio foi o primeiro colocado nos exames do vestibular e repetiu o resultado da Olimpíada Paranaense de Química do ano passado, quando também obteve a primeira colocação.

O projeto do garoto, que mora no bairro Sítio Cercado, na periferia de Curitiba (PR), é escrever um livro didático de química com 106 capítulos para ser utilizado no segundo grau.

"Também penso em dar aulas, explicar tudo o que sei".

Apoio é fundamental

Guilherme foi apoiado pelo projeto Bom Aluno, da empresa BS Colway, que garante os estudos para crianças carentes.

O jovem entrou para o programa após sua mãe, Edina Lopes Cardoso, mandar uma comovente carta para a empresa.

"Ele lê e escreve sozinho desde os dois anos. Tentei colocá-lo em uma escola particular, mas não tínhamos dinheiro".

O exemplo de Guilherme deveria servir para alertar políticos e empresários que o Brasil só tem jeito se houver um grande pacto, de verdade e sem demagogias, em favor do ensino básico de qualidade, com recursos suficientes e corretamente aplicados, sem desperdícios ou roubalheiras.

Leia o artigo de Arlindo Montenegro: ViVerdeNovo

A última contra o Protógenes

O Estadão revela que peritos da Polícia Federal encontraram em dois pen drives do delegado Protógenes Queiroz fotos e vídeos do advogado Nélio Machado, que defende o banqueiro Daniel Dantas.

Os arquivos indicam que o delegado manteve Machado sob severo monitoramento.

A PF avalia que o procedimento de Protógenes viola a Constituição, o Estatuto da OAB e a jurisprudência dos tribunais superiores.

Pelas normas, é proibido vigiar advogados de réus e suspeitos. Protógenes não foi localizado para comentar a descoberta.

Agrado às Legiões

A petralhada no poder, que não perde uma chance de dar uma detonada nos militares, resolveu fazer um agrado com o alto comando das Legiões.

O governo brasileiro, que já tem três adidos militares nos EUA, vai criar mais dois cargos de adido militar no exterior.

Um militar será nomeado para atuar na Índia e outro no Estado Maior conjunto das Forças Armadas dos EUA.

Os indicados podem ser potenciais "criadores de casos" contra o governo, nos bastidores militares, que seriam beneficiados pelo "cala boca" da nomeação para o empregão lá fora.

E o PCC?

A turma do Palácio do Planalto respirou aliviada, depois que o empresário Marcos Valério deixou na tarde de ontem a penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo.

Desesperado pelos 95 dias que amargava na cadeia, Valério mandou uns recados de que poderiam vazar dossiês se ele não fosse solto logo.

Graças a uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, Valério (que nunca foi preso por causa do escândalo do mensalão) foi solto.

Quem sabe agora ele arranja um tempinho e explica qual foi a pauta da reunião de sexta-feira passada com o advogado da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, Jerônymo Ruiz Andrade do Amaral.

Namorado da liberdade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, determinou nesta quinta-feira o retorno ao trabalho de dez deputados estaduais de Alagoas que estavam afastados de suas atividades por suspeita de corrupção.

O mesmo despacho deu a funcionários contratados para a Assembleia Legislativa sem concurso público o direito de retomar o emprego e voltar a receber os salários.

A decisão que contrariou os interesses de parlamentares e servidores foi tomada pelo desembargador Antônio Sapucaia, do Tribunal de Justiça de Alagoas, em março de 2008.

No caso dos deputados, o principal argumento de Gilmar é que o Poder Judiciário não pode cassar mandato parlamentar.

Te cuida, Negão...

Os camaradas do PC do B prometem um megaprotesto contra a reativação da Quarta Frota pelo governo dos Estados Unidos da América.

A bronca será no próximo dia 30, em Belém do Pará, durante o Fórum Social Mundial.

Os comunistas são contra o grupamento da Marinha Ianque que voltou a patrulhar as águas internacionais do Caribe e da América do Sul, desde maio do ano passado, depois de 60 anos de inatividade.

Obama sem Blackberry

Por motivos de segurança, Barack Obama terá de aposentar seu querido celular Blackberry, assim que tomar posse, a partir do dia 20.

O Bando de Dados Nacional de Vulnerabilidades, patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA, lista 14 vulnerabilidades para o aparelinho fabricado pela Reasearch in Motion (RIM).

Os principais riscos são formas de um hacker instalar malwares ou travar o aparelho.

Existe ainda o risco do usuário ser rastreado pelo GPS do smartphone – o que seria nada bom para um presidente dos EUA em tempos de terrorismo.

Geraldo paga pra ver

O ex-governador Geraldo Alckmin, derrotado recentemente na disputa pela Prefeitura de São Paulo, não abre mão de concorrer ao governo estadual.

Geraldo já visita diretórios tucanos do interior, porque pretende passar por cima da vontade de José Serra.

Geraldo promete vencer o candidato serrista Aloysio Nunnes Ferreira, se houver prévias no PSDB.

Garotinho na parada

Quem corre desesperadamente atrás de uma legenda para ser candidato a governador é Antony Garotinho.

Atualmente no PMDB, deve migrar para o PSC, o PTB ou até para o PSDB, para disputar o Palácio Laranjeiras.

Garotinho não fica no PMDB nem que Cabral venha candidato a vice presidente (na chapa de José Serra ou do candidato petista).

O atual vice do RJ, Luiz Fernando Pezão, assumiria o governo na desimcompatibilização de Cabral e tentaria a reeleição, deixando Garotinho sem legenda.

PMDB vascaíno

Foi o grande lobby peemedebista, que comanda o setor elétrico, quem garantiu um mega-patrocínio ao Clube de Regatas Vasco da Gama - que este ano vai disputar a segundona do Brasileirão.

O Vasco fechou um surpreendente patrocínio de R$ 14 milhões por ano, durante quatro anos, com a Eletrobrás – Cuma marcavai aparecer estampada na camisa cruzmaltina durante os jogos.

Nada como ter um vascaíno como Sérgio Cabral Filho para pedir pelos interesses do Vasco junto ao governo federal.

Caravana inútil

O PT em Minas Gerais vai promover, em fevereiro, 27 minicaravanas para tornar mais conhecido no estado o nome de Dilma Rousseff.

Resta saber se a mãe do PACo, de visual repaginado, será mesmo a candidata petista à sucessão de Lula.

Já tem muito esperto apostando que o pragmático Lula pode até apoiar José Serra, por debaixo dos panos, se não tiver um candidato melhor ou não conseguir a permissão para um sempre negado terceiro mandato.

Divergência

O chefão Lula e o chanceler Celso Amorim divergem sobre a concessão de refúgio ao ex-terrorista italiano Cesare Battisti.

Lula elogiou a medida tomada por seu ministro Tarso Genro - que sonha um dia ser ministro do STF.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, atribuiu ao poder “parajudicial” do ministro da Justiça, garantido em lei, a decisão do governo brasileiro de conceder refúgio ao italiano Cesare Battisti.

Confusione

O chefão Lula classificou a decisão como “questão de soberania nacional”.

Sobre os protestos de Roma, Lula afirmou que "a Itália pode até não gostar, mas vai ter de aceitar"

Já o contrariado Amorim queria a extradição do italiano, assim como o Itamaraty, que preferia evitar problemas diplomáticos com a Itália.

Para o ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, a medida põe “em risco a amizade” entre os países.

Leia, abaixo, as Rapidinhas Econômicas

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 16 de Janeiro de 2009.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Medina das Farc, o assassino italiano, o Valério, o seu Gilmar, as declarações do sr. LuLu, o ilustre ministro da justiça justa para os ideólogos do totalitarismo, toda esta cambada rí na cara dos brasileiros que trabalham... na sua cara, na nossa cara e a midia os aplaude!
O péssimo é que não é novela da globo.

Anônimo disse...

Pela grandeza da obra, os facínoras do desgoverno merecem uma sonora vaia.. é impossível acontecer, mas uma partida de futeból em algum estádio italiano a vaia seria de ótimo tamanho..

Anônimo disse...

Parabéns por mais um post, porém a titulo de curiosidade gostaria de saber se aparelinho já está traduzido para o lulês, ou seria mais um fruto da "deforma" ortográfica?

Anônimo disse...

Serrão,

Por que desgovernantes cuja ideologia tem por objetivo exterminar pobres e exclu´´idos melhorariam o nível de ensino?

Nazismo????

É verdade que o nazismo também tem esse objetivo porque, como o comunismo, tem o mesmo pai: Karl Marx.

http://br.youtube.com/view_play_list?p=0A5E4AEB53D3EE68

Muitas vezes fui ridicularizado por afirmar a PROVA DOCUMENTAL apresentada pelo filme.

É OBRIGAÇÃO CONHECER UM MÍNIMO DA VERDADE, escondida pelos canalhas assassinos por décadas.