sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Rapidinhas Políticas

Edição de Sexta-feira 13 do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Isto é Justiça?


A Sociedade do Crime Organizado mandará erguer uma estátua em homenagem ao Supremo Tribunal Federal.

Cinco presos condenados por crimes graves, que ainda têm o direito de recorrer da sentença, foram beneficiados com a liberdade, por determinação dos guardiães de nossa Constituição que se arvoram de poder Legislativo e interpretativo sobre todos os assuntos.

Na sessão histórica de ontem do STF, foram beneficiados um homem condenado a quatro anos de prisão por tentativa de estupro no Rio de Janeiro, um estelionatário condenado a quatro anos e meio por ter praticado o crime de forma continuada; um ladrão que cumpria pena de sete anos e meio por roubo qualificado; e dois réus sentenciados por apropriação de bens e rendas públicas (um cumpria pena de quatro anos de prisão e o outro, de três).

Na votação por oito votos a dois em favor dos pretensos “direitos humanos dos presos”, apenas os ministros Ellen Gracie e Joaquim Barbosa votaram contra, por entenderem que, em alguns casos de crimes graves, o réu não merece recorrer em liberdade.

Foro muito íntimo

Mistério insondável é o motivo pelo qual o ministro Eros Grau decidiu se considerar impedido para analisar, no Supremo Tribunal Federal, o inquérito que investiga se o deputado Edmar Moreira realmente se apropriou ilegalmente de contribuições ao INSS feitas por seus empregados.

O ministro Eros alegou questão de foro íntimo para sair do caso Moreira.

Só Deus, o próprio Eros e (talvez) Moreira saibam o motivo do “impedimento”.

Vedetismo

O deputado Ronaldo Caiado criticou o desrespeito flagrante à Constituição no encontro de prefeitos:

A Constituição veda o uso de recursos públicos para autopromoção ou vedetismo de governantes. O que vimos lá foi o vedetismo descarado e escancarado da ministra candidata Dilma Roussef. Toda essa mobilização e ações para ajudar os prefeitos vão ter um ganho político imediato e deixar uma dívida eterna para seus sucessores. Não foi coincidência o encontro dos prefeitos com o aniversário do PT. Foi tudo muito bem pensado e programado para a participação de Dilma na festa de aniversário, e o lançamento de sua campanha em um grande comício com 3.500 prefeitos. Se é para passar a régua em todas as normas eleitorais, então que o TSE nos autorize também a sair em campanha”.

Caiado considera totalmente dispensável que o chefão Lula tenha trazido 3.500 prefeitos a Brasília, durante dois dias, apenas para anunciar medidas como as de alongamento das dívidas do INSS.

Limites

DEM e PSDB farão uma consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que sejam estabelecidos os limites da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em atos políticos junto com a ministra Dilma.

Sergio Guerra, presidente dos tucanos, já teme pelo futuro:

Impossível imaginar como será essa campanha do PT. Já em janeiro de 2009 todos assistimos perplexos a uma campanha total de uma candidata que sequer foi lançada. É uma total falta de responsabilidade e completo desrespeito à luta democrática”.

Recadinho para Lula

"É preciso que o governo federal tenha um pouco de cuidado na antecipação da campanha para que não haja amanhã questionamentos em relação à utilização da máquina pública ou de instrumentos públicos numa antecipação de campanha eleitoral".

O conselho para o chefão Lula foi dado ontem pelo governador mineiro, Aécio Neves, que disputa com o paulista José Serra a indicação do PSDB para a candidatura presidencial em 2010.

Aécio se referiu diretamente à foto com Lula e sua favorita Dilma Rousseff distribuída durante reunião de prefeitos em Brasília.

Sem pressa

Aécio adverte que o movimento petista de intensificar a campanha de Dilma não é motivo para apressar a escolha do candidato do PSDB à Presidência:

"O PSDB deve ter a sua estratégia. Acho absolutamente razoável que o final do ano seja o momento certo para a definição de candidatura, de projetos e de propostas. Não vejo a menor necessidade em antecipar esse prazo".

A proposta foi defendida terça-feira, em São Paulo, durante reunião de deputados tucanos, da ala serrista do partido, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Dilmos potenciais

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), não descarta a idéia de ser vice da provável candidata Dilma – se seu partido fechar aliança com o PT para a sucessão de Lula.

Quem tem o mesmo desejo é o ministro da Integração Regional, Gedel Vieira Lima, que já ganhou o apelido de “Dilmo”.

Quem corre por fora, com maiores chances que todos, embora já indique que deseja se reeleger governador do Rio de Janeiro, é Serginho Cabral Filho.

Cabralzinho é um nome muito bem visto pelos banqueiros nacionais e pela Oligarquia Financeira Transnacional que opera a partir da City de Londres.

Sabe tudo

Agora já se sabe o motivo pelo qual o senador José Sarney prometeu apoiar a candidatura de Aécio Neves à Presidente da República em 2010.

Não é porque Aécinho seja neto de Tancredo Neves, cuja morte repentina permitiu Sarney ser Presidente da República.

Mas sim porque Sarney tem certeza de que Aécio não será candidato a presidente, porque lhe faltará legenda para isto, seja no PSDB ou no PMDB.

Desencastelado

O DEM desfiliou ontem o deputado Edmar Moreira (MG).

Moreira pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o reconhecimento de justa causa para deixar o DEM devido a uma suposta perseguição política.

Com essa estratégia, o deputado tenta mudar de partido sem perder o mandato parlamentar.

O ex-segundo vice-presidente e ex-corregedor da Câmara foi obrigado a deixar seus cargos, porque não declarou à Justiça Eleitoral seu castelo Monaliza, de R$ 20 milhões, em Minas Gerais, e por ter sido acusado de fraudar a Previdência.

Brecha

A regulamentação da fidelidade partidária pela Justiça abriu uma exceção para os parlamentares que mudarem de legenda por causa de perseguição política da cúpula de suas antigas siglas.

Foi exatamente por isso que o DEM decidiu apenas desfiliar Moreira - e não expulsar.

Se a Justiça eleitoral concordar que Edmar tem um motivo justo para sair do DEM, ele poderá se filiar a outro partido sem considerar que houve neste caso infidelidade partidária.

No caso de o TSE negar a justa causa, Edmar poderá ser processado por infidelidade partidária se trocar de partido.

Machado neles

Vale a pena conferir o site www.machadodeassis.net

A revista eletrônica Machado de Assis em Linha faz o maior sucesso nos Estados Unidos.

Foi criada em junho de 2008, pela Fundação Casa de Rui Barbosa, para celebrar os 100 anos de Machado.

Perdidos no Espaço

Um satélite norte-americano de comunicações, de propriedade privada, bateu, na terça-feira, em um satélite russo desativado.

A colisão, que aconteceu a cerca de 780 km acima do território da Sibéria, na Rússia, é a primeira já registrada entre satélites.

O resultado é uma enorme nuvem de escombros, com cerca de 500 e 600 pedaços de destroços dos satélites, alguns com até 10 centímetros, que podem atingir e até destruir outros satélites.

A Nasa (agência espacial americana) tranqüiliza que o risco para a Estação Espacial Internacional e seus três astronautas é pequeno, já que ela órbita a Terra a uma distância de 435 km abaixo da rota da colisão dos satélites.

Baixeza da Alteza

Terceiro na sucessão ao trono do Reino Unido, o príncipe Harry será obrigado a fazer mais um curso do Exército Britânico sobre diversidade.

Sua Alteza foi flagrada usando um termo ofensivo para descrever um colega paquistanês, em um vídeo-diário feito pelo próprio Harry, três anos atrás, que agora acabou divulgado pelo tablóide britânico News of the World.

Este será o segundo curso sobre “diversidade” que o príncipe terá de fazer, por sua falta de respeito a estrangeiros.

Um porta-voz da família real já avisou que o príncipe se desculpou, e que o assunto está encerrado.

Virgem da Sorte

Sempre fiel a sua tradição de promover a prevalência da sorte sobre o azar, a Sociedade Lúdico Etílico-Carnavalesca Confraria do Garoto celebra hoje a primeira sexta-feira 13 do ano de 2009.

Raquel Salgueiro, uma virgem especialmente escolhida por seu charme, beleza e simpatia, vai distribuir galhos de arruda-macho a quem tiver a sorte de topar um desafio para supersticioso nenhum botar defeito.

Passar 13 vezes por baixo de uma escada, pontualmente às 13h 13min, em frente ao número 13 da Avenida 13 de Maio, no Centro do Rio de Janeiro.

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente, inovador, fortemente analítico e propositivo, utilizando as mais modernas tecnologias para transmissão instantânea e eletrônica de informação privilegiada e análise estratégica, junto com a difusão de novos conhecimentos voltados para a construção e consolidação de novos valores humanos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Solicitamos uma notificação sobre a publicação para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Fevereiro de 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

No Rio Grande do Sul o parente de 30 anos, comeu e engravidou a menina de 11. O pedófilo foi denunciado pela familia da criança e preso. A justiça mandou soltar o cara, alegando que a menina havia consentido! O entendimento de maturidade da justiça gaucha desconhece as Leis de defesa da criança e adolescentes. Porisso que tanta criança se prostitui... para esta justiça, são decisões "maduras", conscientes.
É a moral socialista jogando ao lixo as normas em vigor.
Taí um retrato sem retoque do que a nação ignora, apenas uma notícia sem destaque.

Anônimo disse...

O DEM e o PSDB estão fazendo o que devem fazer... Agora, se vai dar resultado, DUVIDO !! O desgoverno está viciado em cachimbo e já entortou a boca. Pra esse desgoverno da imbecilidade não há lei.