sexta-feira, 29 de maio de 2009

Desgoverno já aproveita “emenda das duas reeleições” para confundir oposição e desviar foco das CPIs

2a Edição de Sexta-feira do Alerta Total: www.alertatotal.net

Ou acesse o bom e velho
http://www.alertatotal.blogspot.com

Por Jorge Serrão

A polêmica Proposta de Emenda Constitucional que permitiria até duas reeleições no Poder Executivo – batizada de PEC do Terceiro Mandato – é mais um desvio de atenção sobre a CPI da Petrobras – que o desgoverno tenta enfraquecer a todo e qualquer cu$to -, enquanto surgem novas ameaças na CPI das ONGs. O curioso é que pretensa oposição ao chefão Lula cai fácil na armadilha do Palhaço do Planalto.

Ontem de noite, os caciques do PSDB e DEM correram, desesperados, para retirar 15 assinaturas que deputados da “oposição” puseram na proposta apresentada pelo deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE). Até as 23h, os dois partidos retiraram, juntos, 13 assinaturas. Como o número de apoiadores da proposta caiu para 170, uma a menos do mínimo necessário, a PEC retornará ao seu autor para que ele tente colher novas assinaturas.

O pouco conhecido Jackson propõe a realização de um referendo popular, no segundo domingo de setembro, para que a população decida sobre o tema. A PEC sugere duas reeleições, além do primeiro mandato, a presidentes da República, governadores e prefeitos. Tudo não passa de jogo de cena, já que a emenda constitucional teria menos de seis meses para tramitar nas duas Casas. Acontece que tal prazo é insuficiente para propostas de alteração constitucional.

A PEC tem que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por uma comissão especial. Depois, vai ao plenário da Câmara em duas votações e, se aprovada, segue para o Senado, onde também passa por duas votações. Para uma emenda à Constituição ser aprovada, é necessário o apoio de três quintos dos parlamentares em cada Casa (308 na Câmara e 47 no Senado).

Negociações

Dois dias depois de o presidente Lula se reunir com o senador Renan Calheiros, a ministra Dilma Rousseff recebeu ontem, em seu gabinete, o ex-presidente Fernando Collor, indicado para a CPI da Petrobras.

O alagoano Renan articula a participação do PMDB na CPI.

Já Collor representa o PTB, presidido por Roberto Jefferson, na mesma comissão.

Caducando

O desgoverno federal não conseguiu aprovar no Congresso a medida provisória (MP) que autoriza a União a emitir títulos da dívida pública em favor do Fundo Soberano do Brasil.

A MP 452 perderá a validade na segunda-feira.

Mas o Executivo, mesmo ao arrepio da lei, planeja enviar um novo texto, com mesmo tema que não foi avaliado pelos deputados e senadores.

Deram mole

Haviam assinado a emenda das duas reeleições os tucanos Antônio Feijão (AP), Carlos Alberto Leréia (GO), Eduardo Barbosa (MG), Rogério Marinho (RN) e Silvio Torres (SP).

Entre os 10 do DEM que fizeram a mesma bobagem estão os deputados Wlater Ihoshi (SP), Fernando de Fabinho (BA) e Clóvis Fecury (MA).

Conversa fiada

O líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), já avisou que não irá pedir para que os deputados do PT que assinaram a emenda retirem seus nomes.

Apesar disso, o deputado jurou que o PT é contra a ideia a PEC neste momento e que vai votar, 100%, contra o mérito:

Respeitamos Jackson, mas vamos encaminhar contra. Queremos uma reforma política profunda e defendemos que isso seja feito no congresso revisor, em 2011. E se a PEC, por acaso, for aprovada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não será candidato a um terceiro mandato. O PT tem candidato para 2010, é a ministra Dilma Rousseff”.

Ameaças

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), ameaça punir deputados tucanos que mantenham a assinatura no requerimento.

Se alguém do PSDB assinou, não é do PSDB. Uma pessoa do PSDB não assina uma emenda dessa. Os deputados que assinaram a PEC serão punidos pelo PSDB. Vão responder a processo no partido”.

Já o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), minimizou o fato:

Este deputado está querendo aparecer. Para que vou perder meu tempo com ele? É matéria vencida. Para nossa felicidade ele só teve a ideia agora. Mas ela já nasce morta. O pessoal assina sem ver. Ele vai sair nos jornais amanhã e depois volta a ser um deputado sem expressão”.

Belo modelo...

Após participar da reunião de coordenação política com o chefão Lula, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, garantiu ontem que o presidente não cogita um terceiro mandato:

O Brasil é um modelo de democracia. Tem gente, às vezes, que se embriaga com esses vizinhos daqui, mas temos que nos orgulhar da nossa Constituição. Fiquem tranquilos que tudo vai ficar como está”.

Novo mole

Após um erro dos governistas, a oposição no Senado assumiu o controle da CPI das ONGs.

A intenção é utilizá-la em uma e estratégia casada com a com a comissão de inquérito sobre a Petrobras.

Além de prorrogar os trabalhos por seis meses, o presidente da CPI das ONGs, Heráclito Fortes (DEM-PI), nomeou para a relatoria o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Aviso aos navegantes

Os que crêem nosso País menos atingido pelo colapso mundial não perdem por esperar. Desde já estão aí, nos últimos seis meses, quedas substanciais na produção, nas exportações e no emprego”.

O alerta é do economista Adriano Benayon.

Leia seu artigo abaixo: Mudança radical ou caos total

Motivos do nosso fracasso

Uma universidade japonesa distribui iPhones para estudantes de graça, enquanto, por aqui, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), sanciona uma lei que proíbe o uso de diversos aparelhos eletrônicos em salas de aula das escolas estaduais – incluindo os celulares que já estavam proibidos antes.

Confira no http://www.fiquealerta.net/ - Porque o Japão dá certo? E nós, não

Chega de impunidade

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, cobrou ontem uma resposta rápida da Justiça para episódios como o do deputado estadual do Paraná Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que têm ampla repercussão social.

Exames comprovaram que o deputado, com a carteira de habilitação vencida, estava com nível de álcool no sangue quase quatro vezes acima do permitido, quando bateu seu carro em outro veículo, matando duas pessoas, em Curitiba.

Como tem foro privilegiado, por ser deputado, Carli deve ser julgado pelo Tribunal de Justiça – o que geralmente demora muito, passando para a sociedade a sensação de impunidade.

Solução menos lenta

Para que o trâmite de processos contra autoridades tornem-se mais rápidos, a OAB defende que a parte de instrução dos processos contra autoridades públicas fique nas mãos de um juiz de primeiro grau.

O tribunal de justiça competente apenas analisaria o juízo de admissibilidade da ação e o julgamento.

A proposta da OAB consta do 2º Pacto Republicano - assinado em dezembro pelos chefes dos Três Poderes.

Que é isso, promotora?

A Promotora de Justiça que estaria dirigindo bêbada e bateu o carro em um poste na Avenida do Contorno, na região centro-sul de Belo Horizonte, deve responder a um inquérito administrativo.

A Polícia Militar escreveu no termo circunstanciado da ocorrência que Maria Angélica Said apresentava sintomas de embriaguez quando foi socorrida pela Companhia de Trânsito da Capital (CPTran).

A PM relatou que a promotora estava agressiva e não soube contar onde estava antes do acidente, nem o que aconteceu.

Caso do Berlusconi

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, jurou ontem que jamais teve um caso com a bela jovem Noemi Letizia, de 18 anos:

"Nunca tive um relacionamento picante com uma (moça) menor de idade e jurei isso, por meus filhos. Se tivesse acontecido uma coisa dessas, teria me demitido um minuto depois".

A imprensa italiana cobra explicações do líder italiano a respeito de sua relação com a moça de Nápoles, que o chama de "papi" e disse que foi visitá-lo diversas vezes em Roma e em Milão.

Mui amigo

Silvio Berlusconi alega que é amigo dos pais de Noemi e que sempre encontrou a moça na presença deles.

Dias atrás, contudo, o premiê se contradisse ao confirmar algumas informações fornecidas pelo ex-namorado de Noemi.

O jovem, Gino Flaminio, havia declarado ao jornal La Repubblica que Noemi e uma amiga tinham passado dez dias na casa de Berlusconi na Sardenha durante o ultimo réveillon.
Sem os pais dela, é claro, ficando sob a guarda do “papi” Berlusconi...

Vida que segue...

Ave atque vale!

Fiquem com Deus!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 29 de Maio de 2009.

5 comentários:

flávia disse...

E no BRASIL BANÂNIA:

No horário político gratuito do PT ontem, tome demonização do passado, no estilo de sempre. Um dos “crimes” apontados da gestão FHC foi, calculem, a privatização da Vale do Rio Doce — privatizada, cresceu algumas vezes e gerou milhares de novos empregos. Antes, no governo FHC, dizem os petistas, o Brasil sucumbia às crises; agora, sai por cima das dificuldades. PT ameaça investigar gestão da Petrobrás no governo FHC.Tentativa de passar o terceiro mandato. Tô achando que FHC que não vê nada disso deve ter fumado um baseado estragado

Anônimo disse...

Quem recorda a trajetória de FHC e Lulla juntos identifica uma fraqueza de caráter em Lulla de dar dó.

Parece aquele sujeito que vendeu a alma e é refém tamanha a perda de masculinidade.

Acho que aqueles que tem mais de 45 anos de boa memória jamais conceberiam um Lula pelas Diretas Já descer tão baixo e passar a andar de joelhos sobre a própria merda moral.

Cadê aquele cara do FOME ZERO que chegou a convencer neguinho que JAMAIS tinha votado PT ?!

O Brasil não merece isso. O povo brasileiro é generoso demais para aguentar tanto tempo um auto-engano dessas proporções !

A casa tá caindo… Ô se tá ! Que a terra lhe seja leve Luiz Inácio.

Mario disse...

Sobre "Motivos do nosso fracasso":

A resposta é muito simples: EDUCAÇÃO DE BERÇO.

No Japão, desde o nascimento, a criança é OBRIGADA a respeitar os outros, principalmente, os mais velhos. E dentre as pessoas que, OBRIGATORIAMENTE, devem ser respeitadas estão os professores, os mestres.

Só para citar um exemplo, literalmente:

O imperador é considerado o "representante" de Deus na Terra. Assim, TODA a população presta-lhe reverência. Entretanto, diante de seus mestres, é o imperador quem, humildemente, baixa a cabeça. Importante lembrar: os pais são seus principais mestres.

Os pais ensinam a seus filhos que a escola é um local "sagrado", a fonte para seus conhecimentos, a fonte para seu futuro.

O que acontece por aqui?

Crianças vão armados (facas, canivetes e até revólveres) à escola. É onde aprendem a fumar seu baseado, é onde aprendem a formar suas gangs, aprendem a agredir qualquer um, mesmo sem motivos (v. os casos de bulling a agressões a professores) e NÃO SÃO PUNIDOS!!!A "escola" tem culpa?

Em parte, sim. Porém, nunca é de mais lembrar que OS PAIS são seus primeiros mestres. ORA!!! Hoje, os pais estão se lixando para educação dos filhos. Grande parte sequer tem pai. Mãe???? Que droga é essa? Não passam de simples chocadeiras, entregando a "educação" dos filhos a babás e crecheiras.

A canalha comunista rebaixou a PRINCIPAL função da mulher, a maternidade, na mais indígna delas. Assim, destruiu a FAMÍLIA; que já não mais existe. SEM FAMÍLIA, NÃO HÁ SOCIEDADE!!!! Hoje, a "sociedade" não é menos que um juntamento de animais, todos praticando a lei de Gerson, sem nenhum respeito e todos cobrando "seus direito", até de roubar, destruir e matar (v. MST).

Anônimo disse...

Mas quem é que garante que não vão atropelar tudo para manter lá o incompetente comunista que gasta um milhão por mês com mimos e outras besteiras.

Afinal, podem perder a boquinha da corrupção e da impunidade se aquele títere for remetido para o limbo do esquecimento que é o lugar para onde ele vai depois que cessar sua máquina de propaganda.

A própria proposta dessa PEC já é um golpe institucional que só terá validade com os tais referendos populares, tão ao gosto desses comunistas que compram despudoradamente os votos que necessitam com um prato de comida por dia através do bolsa-miséria.

Blog de um Brasileiro disse...

Serrão, sei que você sabe que sou um fã do seu blog, mas gostaria que desse um tempinho nas suas pesquisas políticas para ver algo que publiquei.
Gostaria que acompanhasse o que está acontecendo aqui em Itabuna, onde o filho do ex-prefeito (um grande coronel baiano que deixou nossa cidade desgraçada)se safou da justiça depois de ser acusado de homicídio com requintes de crueldade e ocultação de cadáver.

O pior é o seguinte, como grandes meios de comunicação pertencem a familia de ACM (aliada política do ex prefeito), pouca coisa sai na imprensa.
Amigo, Itabuna é um laboratório microscópico de Brasil. Entender Itabuna é entender o Brasil.
Blog de Um Brasileiro