terça-feira, 28 de julho de 2009

STF decide, em agosto, que não há provas suficientes de que Palocci pediu quebra do sigilo bancário do caseiro

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão

A inocência forçada mais requerida pelo chefão Lula da Silva – tirando a do companheiro José Sarney – será finalmente confirmada, agora em agosto, pelo Supremo Tribunal Federal. O presidente Gilmar Mendes confirmou ontem que o plenário do STF vai apreciar, na pauta dos próximos 30 dias, a ação contra o deputado petista Antonio Palocci Filho – que Lula deseja escalar em seu gabinete de Relações Institucionais ou na Casa Civil. A única casa não recomendável para Palocci ir é a Mansão da República de Ribeirão. O resto vale tudo...

O Alerta Total já cansou de antecipar que a maioria dos ministros do STF vai inocentar Palocci da acusação de quebra de sigilo funcional pela violação dos dados bancários de Francenildo dos Santos Costa, em 2006. O caseiro denunciou Palocci como assíduo frequentador uma casa em Brasília, visitada por prostitutas de fino trato, destinada a lobby político-empresarial.

Quando era ministro da Fazenda, Palocci foi acusado de ter pedido à Caixa Econômica Federal para revelar os dados da conta do caseiro que o colocou nu perante a opinião pública. Em fevereiro de 2008, o então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentou denúncia formal ao STF contra Palocci, o então presidente da Caixa, Jorge Mattoso, e o então assessor de imprensa do ex-ministro, Marcelo Netto.

Agora, para alegria do Palhaço do Planalto, os ministros do STF julgarão que não existem provas suficientes de que Palocci teria pedido o sigilo bancário do caseiro. Logo, o petista deve ser inocentado e o caso, arquivado. O relator do processo contra Palocci é o próprio presidente Gilmar Mendes.

Mais respeito com as primas

Funcionários malvados do Congresso andam espalhando e-mails e textos xerocados com a célebre contestação da ex-prostituta Gabriela Leite a uma declaração do cantor Evandro Mesquita sobre os “políticos filhos da puta”.

A fundadora da grife de moda Daspu foi direta e até maternal em seu comentário em favor da “catiguria” que tanto presta serviço aos políticos de Brasília e adjacências:

Mais respeito. Elas trabalham, não roubam. Não conheço puta assumida que tenha filhos no Senado. Senadores são filhos de suas próprias mães”.

O crime compensa

Condenada a 38 anos de prisão, Suzane von Richthofen, ré confessa do assassinato dos pais, Manfred e Marísia, em 2002, pode conseguir o direito ao regime semiaberto.

Suzane terá direito de passar o dia fora da Penitenciária Feminina de Tremembé e voltar apenas para dormir.

Suzane será beneficiada porque já cumpriu mais de um sexto da pena a que foi condenada.

Se fosse o chefão Lula, convidava ela para o Ministério dos Transportes...

Adevogado do Sarney

O chefão Lula afirmou ontem que a nota do líder petista no Senado, Aloizio Mercadante (SP), pedindo o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa não reflete a posição do PT.

O ministro José Múcio (Relações Institucionais) advertiu ontem que Lula avalia que o posicionamento manifestado por Mercadante seja "de um ou dois senadores".

Eduardo Suplicy desmentiu seu companheiro Lula e assegurou que a posição expressa na nota de Mercadante é "majoritária e consistente".

Defensores do Zé

O Correio Braziliense informa que o moribundo de fogo José Sarney decidiu contra-atacar na mídia.

Para isso, contratou 15 jornalistas para defendê-lo do que considera uma campanha midiática.

A equipe analisa o noticiário e municia os assessores de Sarney para rebater as denúncias.

A estratégia é ressaltar aspectos positivos e ampliar a defesa do senador por meio de sites, blogs e do Twitter.

Aviso aos puxa-sacos

Quem quiser agradar ao chefão terá uma grande oportunidade proporcionada pela Cachaçaria Petisco da Vila.

A empresa foi a primeira no Brasil a produzir a boa caninha em carvalho francês virgem, graças a um investimento de R$ 80 mil reais.

Como a saborosa bebida só será vendida no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, quem levar uma para Brasília será muito bem recebido pelo apreciador número 1 lá de cima.

Quem quiser mandar uma garrafinha para o editor-chefe deste blog, que não é presidente de nada, fique à vontade também...

Explicação complicada

Os governos da Colômbia e da Suécia estão pedindo ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que explique como um lote de armas suecas vendido a Caracas foi parar nas mãos de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Os lança-foguetes e as armas antitanque foram apreendidos há um ano em acampamento das Farc.

Membros de proa do Foro de São Paulo, fundado pelo chefão Lula em 1990, Chávez e o presidente do Equador, Rafael Correa, são acusados de ajudar a guerrilha.

Perigo no ar

Tem gente poderosa na Ilha da Fantasia querendo cortar as asas do Tenente-brigadeiro-do-ar Cleonilson Nicácio Silva.

Isso porque ele o favorito para suceder Juniti Saito no Comando da Aeronáutica criou inimigos poderosos ao ocupar a presidência da Infraero.

Bacharel em Administração, com especialização em Análise Organizacional, pela Fundação Getúlio Vargas, aluno brilhante no curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, e piloto com mais de 5.200 horas de vôos, o Brigadeiro Nicácio deve ficar cada vez mais esperto.

A Independência de Protógenes

O delegado Federal Protógenes Queiroz só vai anunciar no solene dia 7 de Setembro qual será seu destino político.

Protógenes é cotado para disputar uma vaga na Câmara ou no Senado pelo PDT.

Mas sofre grande pressão para tentar a aventura eleitoral pelo PSOL.

Enquanto isso, o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal de São Paulo, negou pedido do Ministério Público Federal para anular a denúncia contra o delegado Protógenes

Justiça para Sarney

O PSDB promete protocolar hoje a segunda representação contra o presidente do Senado, José Sarney, no Conselho de Ética.

O vice-líder do PSDB no Senado, senador Álvaro Dias, avalia que é melhor que ocorra uma "injustiça" com Sarney do que com o Senado.

"Um julgamento político prescinde da prova material. Mas elas existem neste caso, gravações telefônicas se constituem em prova material já que foram autorizadas judicialmente. O julgamento político não pode prescindir de indícios relevantes, eles existem no caso e sobretudo o que existe é a responsabilidade de preservar o Senado. Podemos correr o risco de cometer injustiça com qualquer senador, mas não podemos cometer injustiça com a instituição Senado".

Caso que rende

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, deu prazo de 48 horas para que o TRF-1 (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região informe as providências tomadas sobre o vazamento das conversas telefônicas do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Os diálogos foram gravados pela Polícia Federal com autorização judicial, durante a Operação Boi Barrica, e ligam Sarney aos atos secretos do Senado e ao ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia.

As gravações foram divulgadas na semana passada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e mostram o presidente do Senado e seu filho, Fernando Sarney, negociando a contratação Henrique Dias Bernardes, 27, namorado da neta de Sarney, Maria Beatriz Sarney.

+ Unidos

O Grupo + Unidos, formado por mais de 100 grandes companhias norte-americanas que atuam no Brasil, promove mais um encontro nesta quinta-feira, dia 30, das 12h às 14 horas, na Amcham (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo.

O ambientalista, documentarista e educador Jean-Michel Cousteau (filho do famoso Jacques) fará uma palestra sobre “Meio Ambiente: Educação e Colaboração”.

O evento será prestigiado pelo embaixador dos EUA no Brasil, Cliford Sobel, que está quase de saída do cargo.

Aulas de Capimunismo

Comemorou sua formatura ontem a terceira turma do curso de "Especialização em Estudos Latino Americanos", da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Os estudantes são grupos de militantes do MST e da Via Campesina, capacitando “os militantes dos movimentos ligados à Via Campesina sobre lutas resistência que tivessem como meta entender, discutir e agir a partir de uma matriz histórica latino-americana."

Desde 1999, a UJF prepara militantes de movimentos sociais terroristas recuperando o pensamento de intelectuais e militantes latino-americanos, como Simon Bolívar, José Martín, Che Guevara, Mariategui, "a partir da articulação dos movimentos sociais e das lutas dos camponeses no mundo, afetados pelas políticas da OMC e das grandes empresas transnacionais".

Semana passada, os militantes tiveram aula como o doutor em Ciências Sociais da Universidade de Havana, professor Luiz Armando Suárez Salazar, responsável pela disciplina História Política na América Latina, para "capacitar esses jovens militantes a pensar criticamente, possibilitando criar alternativas para o quadro político vivenciado por eles".

Quem vem para o prêmio?

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, baixa nesta quarta-feira, em São Paulo, acompanhada de 50 empresários.

Na quinta-feira, ela receberá a medalha de Honra do Mérito Industrial da Fiesp.

Michelle tem encontro marcado com Lula da Silva e com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, na Avenida Paulista, número 1313, onde fica o “escritório” informal do chefão na Paulicéia Desvairada.

Mais uma baixadinha?

O Conselho Monetário Nacional realiza nesta quinta-feira sua reunião mensal para decidir dar uma travada na redução da taxa de juros no Brasil.

No mesmo dia, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil divulga a ata da última reunião, que baixou a taxa Selic para 8,75%.

Apesar da vontade do CMN e do Copom, o chefão Lula vai implorar ao Presidente Henrique Meirelles (do BC do B, o partido monetarista e capimunista) que, mês que bem, dê mais uma baixadinha de 0,25% nos juros.

O mundo é dos NETs?

A Associação dos Analistas de Investimento e Profissionais do Mercado de Capitais promove quinta-feira que vem uma reunião de investidores com a NET Serviços de Comunicação.

Será a partir das 8h da manhã no Salão Rio de Janeiro II do Hotel Sofitel, em Copacabana.

A NET - que comemora um lucro líquido de R$ 129,7 milhões no segundo trimestre, graças aos 3 milhões 480 mil clientes de TV por assinatura - agora pretende comprar canais a cabo na Argentina e no Uruguai, segundo informa o Mestre Aziz Ahmed.

A net é dos PMs

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro promoverá um avanço institucional com a criação de um blog ou microblog (Twitter) do Comando Geral da Corporação.

A Novidade, para breve, é uma iniciativa do Mário Sérgio de Brito Duarte, atual comandante-geral da PM fluminense.

O próprio coronel, de 50 anos, já tinha um blog: “Segurança Pública – Ideias e Ações”, em http://www.marius-sergius.blogspot.com/

Leia mais no Fique Alerta: http://www.fiquealerta.net/

Diversão para Brizolistas

Já estão na internet os velhos tijolaços assinados pelo ex-governador Leonel Brizola.

Os mais de 1.700 textos – escritos, na verdade, pelo jornalista Fernando Brito, ghost writter e assessor que lia o pensamento do caudilho – foram reunidos pelo deputado federal Leonel Brizola Neto, líder do PDT na Câmara.

Tudo pode ser revisto em: Arquivo de “Tijolões” do Brizola

Love Story do Capitalismo

O polêmico cineasta Michael Moore promete para 2 de outubro seu novo documentário.

Capitalism, a Love Story” tratará da crise financeira internacional, abordando a demissão de 14 mil pessoas nos EUA.

Moore quer concorrer com seu filme no famoso Festival de Veneza, de 2 a 12 de setembro.

Orgulho Militar Gay

Pela primeira vez na História, este mês, a capa da "Soldier", revista oficial do Exército britânico, mostra o soldado gay e fardado James Wharton sob o título "Orgulho".

O Exército inglês finalmente se sente à vontade com o novo perfil de seus componentes, depois de 10 anos que as Forças Armadas suspenderem a proibição de homossexuais na caserna.

Há, poucos meses, o chefe do Exército, general Richard Dannatt, fez História ao discursar em um congresso da comunidade LGBT, e os militares britânicos marcham em paradas gays usando seus uniformes.

Já pensou se a moda pegar no Brasil?

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Inteligente (analítico e provocador de novos valores humanos) com análise estratégica, conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 28 de Julho de 2009.

4 comentários:

Anônimo disse...

"É enorme a brecha entre os objetivos idealizados na legislação de 1964 e as
realidades de hoje. Concebido como um anjo Gabriel, o Bacen (Banco Central)
virou um Frankenstein. Por isso, quando me perguntam se sou ou não a favor da
'independência' do Bacen, minha resposta é de tipo existencial: será que o
monstro deve existir?" Roberto Campos.

Anônimo disse...

O polêmico cineasta Michael Moore para mim não passa de um picareta em muitos assuntos. Prefiro o Alex Jones, que é um jornalista muito mais informado e respeitado que esse sujeito.

Anônimo disse...

Já pensou se a moda pegar no Brasil?

nem pensei e nem quero pensar senhor serrão, vira essa boca pra lá

Anônimo disse...

Cuidado com projeto de lei de Eduardo Azeredo, que quer manter controle dos usuários com pretexto de segurança para evitar coisas que não podem ser evitadas.