quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lançada na Internet petição on line pedindo Auditoria Independente do Software nas urnas eletrônicas

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net (atualizado nesta quarta)

Por Jorge Serrão

O Fórum do Voto Eletrônico criou a Petição online: "Pela Auditoria Independente do Software nas urnas eletrônicas". O objetivo é pressionar o chefão Lula da Silva a sancionar, sem vetos, o o Artigo 5º da Minirreforma Eleitoral que cria a Auditoria Independente do Software das urnas eletrônicas por meio da recontagem do Voto Impresso Conferido pelo Eleitor em 2% das urnas sorteadas ao final da eleição. Para assinar a petição, até o dia 30 de setembro, entre em: http://www.peticaopublica.com/?pi=UE2009BR

O engenheiro Amílcar Brunazo Filho, do movimento Voto Seguro.org, autor da petição, avalia que o Artigo 5º da minirreforma eleitoral alinha o Brasil com todos os demais países que estão modernizando suas eleições pela adoção do conceito de Auditoria Independente do Software das Urnas Eletrônicas. Amílcar lembra que este conceito foi proposto pelo mesmo inventor da técnica de Assinatura Digital, Ph.D. Ronald Rivest, depois que compreendeu que só a assinatura digital não consegue garantir a integridade do resultado de urnas eletrônicas.

A Auditoria Independente do Software já foi ou está sendo adotada como padrão exigido em países como: EUA, Alemanha, Holanda,Reino Unido e, na América Latina, na Venezuela, na Argentina e no México. Amílcar destaca que nenhum país mais aceita máquinas eletrônicas de votar sem materialização do voto e sem auditoria independente:

A Auditoria Independente do Software cria uma forte defesa do eleitor contra fraudes internas no software das urnas eletrônicas, o que não ocorre com as atuais formas existentes de auditoria como assinaturas digitais, registros digitais do voto, testes de invasão externa e biometria do eleitor”.

Vantagens

Ao contrário do que insinuam os administradores eleitorais, o voto impresso não trará de volta as fraudes do voto manual.

Amilcar Brunazo adverte que o voto impresso conferido pelo eleitor difere do voto manual e não tem as mesmas fragilidades:

Não será levado pelo eleitor para fora da seção eleitoral e estará sempre relacionado a um voto digital de forma que um serve de controle do outro. Se um voto impresso for adulterado o voto digital acusará e vice-versa. A fraude será sempre detectada”.

Petição contra o Toffoli

Também foi lançada na Internet uma Carta Aberta para manifestar preocupação com o viés puramente político na indicação de nomes para a sucessão de Carlos Alberto Direito no Supremo Tribunal Federal.

O alvo direto é José Antonio Dias Toffoli, atual Advogado-Geral da União (AGU):

A biografia do candidato favorito do Presidente da República ao cargo de Ministro do STF não preenche os fundamentos constitucionais que imprimem a meritocracia na Justiça brasileira, com vistas a garantir a qualidade das decisões e sua credibilidade perante a sociedade”.

A Petition Online contra a indicação de Toffoli pode ser assinada em: http://www.petitiononline.com/br092009/petition.html

Gerando mais “empregos”

A Câmara aprovou ontem à noite, em segundo turno, com 380 votos sim 29 votos não e duas abstenções, a emenda constitucional que recria mais 7.709 vagas de vereadores no Brasil.

Mais uma vez, as galerias estiveram lotadas de suplentes de vereadores, que aplaudiram o resultado e cantaram, de pé, o hino nacional.

A emenda será agora promulgada pelo Congresso Nacional.

E vai começar uma briga na Justiça para que os suplentes de vereadores tenham direito, imediatamente, aos seus empregos.

Acredite quem quiser

Se você acredita no resultado de uma pesquisa feita com apenas 2002 entrevistados em 143 municípios (sendo que o Brasil tem 5.562 municípios), então o chefão Lula da Silva é mesmo o presidente mais popular do Universo.

Talvez Lula só perca para Deus – que administra o céu, a terra e todas as coisas.

Até o fim do governo, quem sabe, o índice não ultrapassa os 100%?

Na Alemanha Nazista, Adolf Hitler também tinha popularidade parecida – beirando a unanimidade...

O Bem avaliado

Bem avaliado em praticamente todas as análises setoriais, Lula consegue sustentar sua popularidade em patamar recorde.

Lula é aprovado por 81 % dos entrevistados, um ponto percentual a mais em relação à pesquisa anterior, realizada em junho.

Mas o maior nível ainda é de dezembro de 2008, quando a aprovação a Lula atingiu 84 %.

Confiança

O indicador relativo à confiança da população no presidente ficou praticamente estável.

A parcela dos que dizem confiar em Lula permaneceu em 76% neste mês.

A proporção dos que não confiam no dirigente do país subiu de 21% em junho para 22% em setembro.

Quem acredita no Odorico Paraguaçu de Honduras?

Refugiado há dois dias na embaixada do Brasil em Honduras, o presidente deposto Manuel Zelaya garantiu ao jornal O GLOBO, por telefone, que não planejou, previamente, seu refúgio diplomático, durante a visita que fez ao Brasil, em 12 de agosto.

Zelaya alegou ter escolhido a representação brasileira em Honduras devido ao caráter democrático do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, classificado por ele como “um amigo de Honduras”.

Zelaya e seus aliados do Foro de São Paulo colocaram o Brasil em uma ridícula situação diplomática, sem precedentes na História.

E o Odorico Paraguaçu de Honduras, com seu chapelão, vira mais um problema gratuito para o Brasil.

Teatro puro

O governo brasileiro pediu ontem a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a crise em Honduras após o retorno do presidente deposto, Manuel Zelaya.

Em uma carta endereçada aos membros do Conselho, a representante permanente do Brasil na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, afirmou que o governo está preocupado com "a segurança do presidente Zelaya e com a segurança e integridade física da embaixada brasileira e de seus funcionários".

A diplomacia brasileira – infiltrada pelos “macunaímas sociopatas” do Foro de São Paulo – devia ter pensado nisso antes de armar o teatrinho com o Odorico Paraguaçu de Honduras.

Leia o artigo de Arlindo Montenegro: Os macunaímas sociopatas

Alô, alô, Terezinha!

O documentário do diretor Nelson Hoineff, sobre a vida do Chacrinha, será apresentado hors concours no Festival do Rio 2009, na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, às 19h, no Cine ODEON Petrobras.

O documentário, que estréia dia 30 de outubro para o grande público, retrata a vida de Abelardo Barbosa, popularmente conhecido como Chacrinha, que foi o maior fenômeno da comunicação televisiva brasileira.

Veja mais detalhes do filme no Fique Alerta - www.fiquealerta.net

Aliás, se estivesse vivo, Chacrinha daria seu Troféu Abacaxi para o Zelaya...

Discurso do Chefão

Stalinácio da Silva abre daqui a pouco a Assembleia Geral das Nações Unidas com um discurso centrado na crise econômica.

Lula falará durante 15 minutos, abordando três grandes questões: a crise, a governança mundial e as mudanças climáticas.

O aspone Marco Aurélio Garcia advertiu que a situação em Honduras será "evocada de passagem" pelo presidente.

Gol do Meirelles

O presidente Henrique Meirelles abriu ontem o seminário "Copa 2014 Rodada de Negócios".

O grande timoneiro do BC do B apresentou seu panorama macroeconômico do Brasil,

O evento prossegue hoje no hotel Tivoli, em São Paulo, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de negócios e parcerias entre empresas brasileiras e portuguesas para a realização da Copa de 2014 no Brasil.

Medo oficial

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, admitiu no evento que existe um temor por parte do governo de que algumas das arenas prometidas à Fifa possam se tornar obsoletas após a realização do Mundial:

"Estamos incentivando a construção de estádios menores em cidades onde não há perspectiva de retorno após a Copa".

A grande mãe BNDES abrirá linhas de financiamento - limitada em R$ 400 milhões para cada uma das 12 cidades - para todas as obras que visam a melhorar a infraestrutura do País para o torneio.

Bola de cristal

O Projeto de Lei de Execução Fiscal, em tramitação no Congresso Nacional, foi tema de discussão ontem, durante reunião do Conselho Superior de Direito da Fecomercio, em São Paulo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, advertiu que, da maneira como está formulado, o novo texto não deve ser aprovado no Congresso Nacional:

A meu ver, dessa forma não passa pela aprovação nas Casas Legislativas. É fundamental que ocorra a preservação das competências dos Três Poderes, fato que não ocorrerá com a nova lei".

Mandou bem, vovó!

A criatividade tem condições de driblar a censura, a autocensura e os preconceitos.

Os publicitários Rynaldo Gondim e Marcello Serpa, da AlmapBBDO, criaram um novo comercial para as Havaianas, em resposta às reclamações de telespectadores que se sentiram ofendidos pelo papo sobre sexo entre neta e avó.

No novo comercial, a mesma atriz que encarnou a avó aparece com um notebook e explica a decisão do anunciante:

"Algumas pessoas reclamaram da propaganda das novas Havaianas Fit. Em respeito a elas, Havaianas decidiu tirar o comercial da TV. Por outro lado, algumas pessoas adoraram a propaganda. Em respeito a elas, Havaianas decidiu manter o comercial na internet. Democrático, né! Se você quiser assistir o comercial, entre no site. Viu como eu sou moderninha".

Esquenta não...

Hoje, 23 de setembro, é Dia do Sorvete.

Cada brasileiro consome hoje, em média, 4,98 litros anuais de sorvete, segundo a Abis (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete).

O Brasil é o 10º produtor de sorvetes do mundo e o faturamento da indústria nacional já ultrapassa US$ 1,3 bilhão por ano.

Como 100g de sorvete de creme têm 208 calorias - enquanto a mesma quantidade de pão francês tem 269 e de ovo frito, 216 calorias -, então vamos entrar numa gelada que a primavera já chegou...

E que tal mandar um sorvetinho para o Zelaya, pela fria em que ele meteu o Brasil?

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo analítico, independente e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Setembro de 2009.

5 comentários:

Esperança disse...

O governo desmoraliza a política externa brasileira em Honduras

O aventureirismo e a irresponsabilidade política tomaram conta do governo do PT e do Itamaraty, porque só isto explica a trapalhada protagonizada pela dupla Lula-Amorim no caso de Honduras.
. Em 1961, o então chanceler Afonso Arinos, amparado por Jânio, criou as bases da moderna política externa brasileira, cuja pedra de toque sempre foi o respeito ao princípio da autodeterminação dos povos. Isto significa a não ingerência nos assuntos internos dos outros Países.
. Ao entrar numa conspiração internacional para contrabandear para Tegucigalpa o ex-presidente Zelaya, alojando-o na embaixada brasileira em Honduras, o governo brasileiro demonstrou que está mais para Foro de São Paulo do que para OEA ou ONU.
. O Brasil sequer mantém relações diplomáticas com Honduras, já que Lula mandou fechar a embaixada.
. Lula e Amorim rasgaram todos os princípios em que se baseava a política externa brasileira e com isto perderam o respeito dos povos.
. Ao apostar no tudo ou nada, o Brasil ficou com nada, porque as autoridades hondurenhas cortaram a luz, o telefone e a água da embaixada em Tegucigalpa. O que fará o Itamaraty: mandará Jobim invadir Honduras ? É claro que não. O Brasil sairá apenas desmoralizado desse degradante episódio internacional.
- O Senado, que em nome da Nação fala sobre relações externas, bem que poderia desautorizar essa inaudita violência praticada pelo governo brasileiro contra o povo e o governo de Honduras.
Polibio Braga 23.09.09

Anônimo disse...

eheheheh

A maior dor de cotovelo dos ditos "democrata$" foi a adesão maciça da população em rpol de Adolf Hitler.

Ainda está para nascer um candidato democrata que conquiste tal adoração, respeito e admiração por parte do eleitorado.

Qual é o segredo de tanto sucesso?

HITLER TRABALHOU INCANSAVELMENTE PARA SEU POVO. NÃO É SIMPLES? ELE NÃO TRAPACEOU EM PROL DO GRANDE CAPITAL, PARA OS BANCOS E PARA A DITADURA PARTIDÁRIA...

Anônimo disse...

Enquanto Lula perde tempo e gasta nosso dinheiro em aventuras dignas de países de terceiro mundo, os brasileiro continuam morrendo de gripe suína.

Já estamos com 1.056 óbitos contabilizados, fora os "não contabilizados".

E ai , Temporão, você não fala mais nada? Silencio proposital...

Anônimo disse...

oi mim chamo tainá moro em itabuna bahia no bairro santo antonio e gostaria que tom falace no seu programa que meu cachorro que se chama pando sumio neste domingo 30/05/11 ele é preto e branco tem 4 messes

reconpeça: minha eterna gratidao

Márcia Santana disse...

Ao alerta total. Tom sou aluna do colégio Luis Eduardo Magalhães, que fica no bairro parque boa vista. As condições da estrada do meu colégio é muito ruim, mesmo quando não tem chuva a estrada é péssima para andar, então imagine quando chove que a estrada fica cheia de lama. Estudo nesse colégio desde a quinta série e sempre foi desse jeito, Hoje em dia sou primeiro ano e já tive que enfrentar muita lama para poder estudar. Tom se coloque no meu lugar, nesse mundo que estamos vivendo hoje onde os jovens não querem nada com nada, EU QUERO ESTUDAR! mas desse jeito ta muito difícil, pois só tenho quinze anos e não sou obrigada a esta passando por isso, peço a você que mim ajude e que tente convencer ao Prefeito de Itabuna para tomar alguma providencia em relação a esta situação. Muito obrigada Tom.