domingo, 4 de outubro de 2009

Papo de aposentado

Artigo no Alerta Total - www.alertatotal.net

Por Arlindo Montenegro


Ontem, um monte de aposentados estava na porta da casa lotérica, desde cedo. Queriam ser os primeiros a fazer a fezinha semanal. E falavam, falavam, que velho desocupado o que mais faz é usar a língua. Fiquei ouvindo os comentários sobre criminalidade, ladroagem, educação e juízos sobre políticos:

-Tava no ônibus quando vi o malaco distribuindo papelzinho, pedindo dinheiro. Ele é um vagabundo da pesada... Aí, chegou perto de mim, olhei bem na cara dele e disse poucas e boas... Os pessoal todo devolveu os papelzinho sem dar dinheiro pra ele... devia estar na cadeia.

Uma mulher, que tentava controlar um filho terrível, entrou na conversa dizendo:

- Cadeia é bom pra eles... dão graças a Deus. Ficam sem fazer nada e comendo... Para aí meu filho! Você vai acabar quebrando a cabeça, vai doer muito e me dar mais trabalho... sossega!

Toda a velharia começou a falar:

- Cadeia devia ser com trabalho pra pagar o rango.
- O salário mínimo está quatrocentos e pouco... pra manter os vagabundo preso gastam uns dois mil por mês.

- É uma mordomia...

-Mordomia pra rico e traficante, que pé de chinelo come o pão que o diabo amassou...

- É, ladrão de galinha não tem vez...

- A ladrãozeira está aumentando. Ninguém tem mais sossego.

- Tudo culpa dos ladrão do governo que não faz nada pra botar moral.

- Era bom uma virada, já ta na hora...

Aí, houve uma pausa, como se ninguém se atrevesse a dizer o que pensava. Nenhum - daqueles senhores e senhoras - parecia do tipo intelectual que identificasse naquelas divagações sobre o cotidiano, o desprezo dos governantes às regras do estado democrático de direito. No mínimo havia um lapso de informação impedindo ligar os fatos e concluir.

Logo um velhinho, com chapéu de vaqueiro, olhou pela fresta da porta de vidro dizendo:

- Já passa das nove e não vão abrir? Será que estão de greve também? Este mês vai ser um sufoco pra receber a mixaria.

A mulher do menino terrível foi quem ponderou, sorrindo, que só falando com o Lula...

Pra quê? As línguas destravaram e a velhinha de bengala, que estava no primeiro lugar da fila, falou:

- Só se for no estrangeiro. Nunca vi gostar de viajar tanto. Tudo as nossas custas. Comendo e bebendo do bom e do melhor.

- Enganou todo mundo e se juntou com a gataiada num saco só de sem vergonha.

- É mesmo, juntam tostão com tostão que faz falta a quem trabalha e vivem na tripa forra andando de avião no bem bão.

- Enquanto o avião não cair que agora parece que só “aribú” fica lá em cima sem perigo de cair.

A mãe do menino estava gritando se ele queria levar umas palmadas. Alguém perguntou se só tinha aquele. Ela informou que sim, completando que melhor seriam dois brigando entre si. Então ela teria sossego. E não precisaria usar a cinta a todo instante. Inda bem que não havia na fila nenhum velhinho do “Conselho Tutelar”, senão a moça ia ouvir poucas e boas.

Finalmente a porta se abriu e as moças sorridentes nos caixas da lotérica começaram a receber as apostas. A esperança de complementar a aposentadoria embalando os pensamentos embaralhados por baixo dos cabelos brancos. Alguns risos de dentadura e outros banguelos.

Um certo ar de triunfo nos rostos de uma velhice forjada na dureza da vida. Uma velhice esperançosa da sorte lotérica.

Arlindo Montenegro é Apicultor.

Um comentário:

Jair - SP disse...

Caro Arlindo, o que mais preocupa, é a falta de mobilização dos aposentados e suas famílias em busca de seus direitos. Indignação, somente, não basta. Falta ação. FHC pode ter feito muito de bom, mas a EC 20/98 foi um crime contra as pessoas que construíram o país para que os socialistas pudessem se locupletar. Além do fato de ter havido traição às pessoas que o reelegeram, pois FHC voltou-se contra eles. Enfim, criou-se a Aposentadoria Socialista, nivelando todos por baixo e acabando com a classe média brasileira. Pessoas que consumiam sem endividamento, agora estão endividadas. O PT já estava no poder antes mesmo de Lula assumir. Tudo isto deve ser obra do nanico Gushiken. Lamentável os membros do STF, na época, julgarem inconstitucional somente o que lhes interessava. E a Previdência, não faliu, como previsto. No meu entendimento, as pessoas que estavam no sistema em 16/12/1998, devem ter suas aposentadorias com base na lei complementar, da constituição de 88, pois não foi concedida qualquer chance de as pessoas que estavam se aposentando, buscar a previdência complementar. Enfim, torna-se necessário e urgente o resgate do país das mãos dos três poderes. Cadê os Liberais? Os Conservadores Liberais? Vamos agir? Estou pronto para aderir.