sábado, 19 de dezembro de 2009

Festival de Piadas Escatológicas

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão


Freira não deve se meter em assunto profano de prostíbulo. Da mesma forma como soa contraditório uma prostituta cuidar das questões sagradas do convento. No Brasil, tal confusão de papéis só colabora para a desmoralização generalizada. Em síntese, o falso moralismo é a mais pura e escatológica contravenção da moral.

A censura imposta há 140 dias ao jornal Estado de S. Paulo – legitimada pela mais Alta Corte Tupiniquim – ilustra bem nosso preocupante quadro de desmoralização institucional. Ontem, para tornar o assunto ainda mais grotesco, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Fernando Sarney, tentou ontem dar uma bola dentro. Mas dificilmente conseguirá reparar o gol contra que já tinha marcado contra a Democracia – aqui entendida como a Segurança do Direito Natural.

O filho de José Sarney enviou uma carta à presidenta da Associação Nacional dos Jornais, Judith Britto. Na missiva, Fernando comunicou, solenemente, que desistiu da ação que movia na Justiça contra o Estadão. Fernando pediu e conseguiu do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, uma liminar impedindo o jornal de publicar informações sobre a Operação Boi Barrica.

A Polícia Federal pegou emprestado o nome de um grupo folclórico maranhense, para batizar a investigação, desde 2006, sobre suspeitas de caixa dois na campanha de Roseana Sarney ao governo do Estado. Às vésperas da disputa eleitoral, Fernando Sarney foi denunciado por ter sacado R$ 2 milhões em dinheiro. Sarney nega tudo. Mais inocente que ele, apenas o próprio pai – cujos escândalos no Senado foram devidamente abafados e saíram da pauta da mídia amestrada pelas verbas do Palhaço do Planalto.

O filho de Sarney – que trabalha por canonização idêntica a do Pai - acabou indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Pela investigação, o órgão mais beneficiado pelos crimes foi o Ministério de Minas e Energia - controlado politicamente por seu pai. O Ministério Público agora decidirá se oferece ou não denúncia contra Fernando com base no trabalho da PF.

Mais grave que a decisão judicial de censura (imposta por um reconhecido desembargador amigo social da Família Sarney - foi a (in)decisão, semana passada, do Supremo Tribunal Federal. Sem julgar o mérito da liminar, a maioria dos ministros do STF entendeu que a ação apresentada pelo jornal não poderia ser examinada porque a decisão não desrespeitava julgamento do Supremo que derrubou a Lei de Imprensa.

O caso parece Piada Urgente do Casseta & Planeta. Ainda mais que Sarney - proprietário de jornal e de emissora de televisão no Maranhão - escreveu que desistiu da ação contra Estadão por considerar que a "liberdade de imprensa é um patrimônio da democracia". Para tornar a piada ainda mais engraçada, Sarney desistiu da ação no dia em que o Judiciário entrou em recesso.

Assim, o jornal só poderá ser comunicado oficialmente da desistência da ação no próximo dia 7 de janeiro. Até o fim das férias forenses, o jornal decidirá se aguarda a sentença extinguindo a ação ou se volta a publicar, imediatamente, as reportagens com denúncias sobre Fernando Sarney – que será um dos homens mais poderosos do País do Futebol até a conclusão dos grandes negócios da Copa de 2014.

Mais sem graça que a piada institucional causada pelo filho de Sarney – maior aliado do Filho do Brasil – é a piada produzida pela Polícia Federal contra o Partido Comunista do Brasil. A direção da PF já informou ao Ministério da Justiça que não vai autorizar a transferência do delegado Protógenes Queiroz para assumir a coordenação da Comissão de Segurança de Estádios, no Ministério do Esporte – comandado pelo PC do B, partido ao qual Protógenes se filiou.

O espírito de inquisição da PF ignorou que Protógenes seja, desde 2006, integrante da Comissão de Segurança em Estádios da Fifa (Federação Internacional de Futebol). A cúpula da Federal promete atrapalhar a vida do delegado enquanto estiverem em andamento investigações internas contra o cara que comprou uma briga federal contra o banqueiro Daniel Dantas – que foi patrão de muita gente poderosa no meio petralha.

Afastado de suas atividades policiais, Protógenes responde a 11 sindicâncias sobre investigações, que vão de o suposto uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Satiagraha até a manutenção de um blog na internet. Detonado pela PF, Protógenes pode acabar ganhando a devida “promoção” para se candidatar ao Senado pelo PC do B de São Paulo nas eleições de 2010.

Como o Brasil a cada dia se parece mais como uma União Soviética, sob a batuta do companheiro $talinácio, ainda corremos o risco de morrer de rir de tanta piada sem graça contra a honra brasileira.

Em tempo: O chefão deu a ordem para detonar o Arruda! O negócio deve feder ainda mais no Detrito Federal. Lógico, para esconder outras merdas - que o povo (vivendo nelas) nem consegue imaginar existirem.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Dezembro de 2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

então esse tal de Protógenes está de intimidades com o futebol há anos, e a pooderosa instituição não sabia ou permitia, mas funcionário público da carreira dele parece que tem limitações específicas para funções além da dedicação exclusiva...

Anônimo disse...

Good day !.
You may , perhaps very interested to know how one can collect a huge starting capital .
There is no initial capital needed You may begin to receive yields with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
The firm represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with structures everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become really rich in short time?
That`s your choice That`s what you wish in the long run!

I`m happy and lucky, I started to get income with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to choose a correct partner who uses your funds in a right way - that`s AimTrust!.
I earn US$2,000 per day, and what I started with was a funny sum of 500 bucks!
It`s easy to start , just click this link http://asonykyde.bigheadhosting.net/obonyd.html
and go! Let`s take our chance together to get rid of nastiness of the life