domingo, 24 de janeiro de 2010

(H)erodindo Lula?

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão

Na Presidência, não se converteria Dilma em refém da cartilha da esquerda autoritária recuperada e reescrita por um PT em declínio? Tudo indica que seja “sim” a resposta a esta pergunta formulada por Demétrio Magnoli - sociólogo e doutor em Geografia Humana pela USP, em seu recente artigo “O Bonaparte Ausente”, publicado quinta-feira passada pelos jornais O Globo e Estado de S. Paulo.

Antes da previsão de tempos autoritários, cabe indagar: Dilma se elege? Tem muita chance. Lula, com seus 80 por cento de popularidade, fará tudo para isto. Embora, para ele, faça pouca diferença. Se o vencedor for “seu amigo” José Serra, não faz mal. Ou se acabasse sendo seu amigo-inimigo FHC o ganhador (ninguém sabe o dia eleitoral de amanhã), o lucro seria o mesmo. Lula está de olho é na butique da Presidência em 2014.

A máquina estatal já está diabolicamente aparelhadinha pelos petistas para o próximo governo – seja deles, dos tucanos ou de outros bichos. No cenário global, trabalha-se com tendência a problemas econômicos a partir de 2011. O desgaste será administrado pelo sucessor. Lula posará de franco atirador – de cujo governo saiu com a fama de ter surfado na marolinha e já candidato a ganhar o campeonato de surfe de 2014.

Só tem uma enorme pedra no meio da prancha do malandro surfista. É o marisco do PMDB, que ficou agarradinho no governo de Lula e que pretende permanecer onde está, no futuro governo, de preferência ocupando a vice-presidência da Dilma. Os petralhas sabem que o estupro é inevitável. E nem dá para relaxar com a barra forçada para emplacar Michel Temer na dobradinha. Lula preferia o Cramulhão.

Por isso, nos bastidores, Lula tenta de tudo para sabotar a vice-candidatura do maçom Temer – mesmo sabendo que a vingança tem tudo para ser maligna, no curtíssimo prazo. Lula preferia que o vice da Dilma fosse Henrique Meirelles. Os banqueiros internacionais, que tanto lhe dão prêmios, ficariam contentes e satisfeitos com a indicação do companheiro. Mas Lula até tolera Hélio Costa, o Fantástico ministro das Comunicações, que até fugiu de comparecer à última reunião ministerial, para não se expor.

Mas tem um esquema oculto, correndo por fora, pra fritar Temer e fazer Hélio Costa tentar o governo de Minas Gerais. O tertius é Nelson Jobim. O “General Genérico” – como ironizam os militares da ativa e da reserva – disputa a batalha pela vice, na surdina. Faz jogo de cena com a área militar.

Jobim surfa nos episódios do AI-51 e do Haiti. Tudo para tentar se credenciar como “o homem moderado, para conter os ímpetos nervosos da guerrilheira aposentada”. Jobim acabará ganhando um Oscar “hors concours” de defeitos políticos especiais. O “prêmio” vem junto com um convite para trabalhar de astro principal do próximo filme do avô do Rambo.

Lula se lixa para o fim dessa história de peemedebistas se engalfinhando pelo poder. Desde que a briga não sobre para o lado dele, é claro. Lula só teme é desgastes políticos profundos – capazes de afetar sua popularidade. O mais recente e contundente é um tal manifesto que circula pela Igreja Católica (acima) comparando-o a Herodes (o governador da Judéia, perseguidor dos recém-nascidos, na época do nascimento de Jesus Cristo).

Conseguirá tal panfletagem prejudicar a imagem do ganhador do “Global Statesman Award” dado pelo Fórum Econômico Mundial? O tempo dirá se o $talinácio está mais para “Herodes”, “Judas do PMDB” ou “Filho do...”. Sua blindagem resiste. Até quando? Só os controladores dele sabem... Ou pensam que sabem...

PS – A ex-brizolista Dilma Rousseff declarou ontem que deseja “levar os brasileiros ao Paraíso”. A serpente falou a mesma coisa para Adão e Eva, tempos atrás... A diferença é que não há registros bíblicos de que a cobra fosse aliada do PMDB...

PS 2 - As correntes majoritárias do PT definiram ontem, durante reunião em São Roque, no interior de São Paulo, que o ex-ministro José Dirceu e os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha serão indicados para fazer parte do novo Diretório Nacional do partido, que assume em fevereiro. Os três podiam estrelar o filme “a volta dos que não foram” – já que, apesar dos prejuízos com o escândalo do mensalão, nunca deixaram de mandar no partido e querem mandar muito no próximo governo, se a Dilma ganhar.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 24 de Janeiro de 2010.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da foto,Serrão.

Blog de um Brasileiro disse...

Excelente texto. Vc sempre me dá o meu resumo político do dia.
Os textos estão cada vez mais com um humor agradável. Parabéns pela verve. Você e o Arlindo são ótimos na escrita.
Blog de Um brasileiro

Coyote Archery BR disse...

Offtopic
Amigo(a)
Quero pedir perdão por, mais uma vez, estar invadindo sua privacidade com esta mensagem, mas estou dando continuidade a divulgação de Fichas Suja desta vez divulgando a:

“Lista dos Senadores com Ocorrências na Justiça e nos Tribunais de Contas”

Afinal se não conseguirmos aprovar o Ficha Limpa temos “detonar” os Ficha Suja!
Peço que visite o meu blog, copie a lista e poste no seu ou divulgue através de sua lista de emails, esta chegando a hora da gente reagir contra os inimigos do Brasil.

http://caranovanocongresso.blogspot.com/2010/01/senadores-com-ocorrencias-na-justica-e.html

2010 chegou! O Brasil espera que façamos nossa parte limpando o congresso!
Agradeço sua atenção
Lord