quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ciro contraria Lula, bate em Dirceu e avisa que não aceita sabotagens contra sua candidatura presidencial

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

Ciro Gomes mandou ontem um recado duro ao chefão Lula da Silva e ao assessor-secreto dele José Dirceu: quer ser candidato ao Palácio do Planalto. Derrotado duas vezes na disputa pela Presidência da República (em 1998 e 2002), Ciro garantiu que só deixará de ser candidato ao Palácio do Planalto se o seu partido assim quiser. Foi uma advertência para Lula e Dirceu pararem de sabotar sua candidatura junto ao governador Eduardo Campos, presidente do PSB, como aconteceu na noite em que Lula passou mal, semana passada.

Ciro garantiu ontem que não será candidato ao governo de São Paulo. Alegou que só transferiu o seu título de eleitor para São Paulo por causa de um pedido de Lula. O marido da bela Patrícia Pillar deixou claro: “Mantenho a minha candidatura. Pretendo ser candidato à Presidência da República para explorar ao máximo a complexidade e a riqueza do sistema de dois turnos". A decisão de Ciro obriga os petistas a sacrificarem alguém para disputar e perder o governo de São Paulo. Aloísio Mercadante deve ser escalado por Lula para a “missão” de morte política.

Ciro foi direto no ataque a José Dirceu – que articula tudo nos bastidores, principalmente a candidatura de Henrique Meirelles a vice de Dilma, para tirar o peemedebista Michel Temer do páreo. Ciro Gomes classificou de "golpistas" às articulações do ex-ministro José Dirceu na promoção de alianças estaduais: “A moral da aliança (PT-PMDB) é frouxa. É um roçado de escândalos”.

Troco imediato

Em seu blog do Zé, Dirceu faz um leve ataque a Ciro:

O noticiário parece samba de uma nota só: a tônica de todos os jornais ao noticiar a pesquisa é que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na disputa ajuda Dilma a encostar em Serra. Com ele fora, ela estaciona e Serra leva vários pontos de vantagem. Típica análise talhada para ajudar o candidato da mídia (Serra), estimular Ciro a sair para presidente, garantir um 2º turno e acabar o caráter plebiscitário da disputa”.

José Dirceu ainda tira uma onda de cientista político, garantindo que Ciro tira voto de Serra:

É preciso fazer outra pesquisa quando Ciro desistir - se desistir da candidatura à presidência, o que é uma decisão dele e do PSB - para se saber qual sua real influência no páreo. Nessa outra sondagem, aí sim vamos ver que Dilma continuará a subir e Serra a cair mesmo sem Ciro. Isso está claro desde já, mas para nossa direita midiática vale tudo, até camuflar o óbvio e manipular pesquisa”.

Divergências

Estrategistas do PT divergem sobre a candidatura Ciro. A maioria acha que ele na corrida tira votos da Dilma.

Uns poucos avaliam que a presença dele na disputa pode até ajudar a petista a vencer no primeiro turno.

Os gênios petistas só precisam se entender quando fazem tais contas mágicas.

Fênix Tucana

Tudo ainda pode acontecer na definição de nomes que disputarão o trono tupinicosoviético do $talinácio.

No alto ninho tucano, tem gente poderosa jurando que Fernando Henrique Cardoso amaria ressurgir como um candidato Fênix contra a Dilma.

O ritmo de palestras que ele vem dando, para públicos segmentados, sinaliza que FHC está pronto para entrar no ringue.

Pesadelo e sonho

Eis a questão: o notívago José Serra será mesmo o candidato tucano à Presidência em 2010?

Lá onde a coruja fica de olho bem aberto de madrugada, comenta-se que Serra tem tudo para vir candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.

Até aos 45 minutos do segundo tempo da definição de candidaturas, lá em Minas Gerais, Aécio Neves também sonha com tal possibilidade...

Danou-se

Se Serra não for candidato a presidente, quem corre risco de se ferrar politicamente é Geraldo Alckmin.

Como os tucanos pretendem honrar o acordo com Orestes Quércia, apoiando-o para o Senado, Alckmin tem tudo para ficar na pista.

Ainda mais porque a eleição para duas vagar ao Senado por São Paulo – tendo bons de voto como Netinho de Paula (PC do B) Soninha (PPS) e Gabriel Chalita (PSB) – certamente deixará sem emprego Romeu Tuma (DEM) e Aloísio Mercadante (PT), se eles vierem à reeleição.

Planos alternativos

No PT, se o chefão Lula der a ordem, e Ciro Gomes tirar mesmo o corpo fora, Mercadante vem candidato (para perder) ao governo de São Paulo.

O sonho dourado de Romeu Tuma, no provável próximo governo tucano, é ser nomeado Secretário de Segurança Pública.

O Super Homem da inteligência do DOPS, nos tempos de presidência dos generais, só não aceita é a aposentadoria precoce.

Para $talinácio Temer

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) deu ontem uma cutucada no aliado Lula para avisar, indiretamente, que ele não pode deixar Michel Temer na mão.
Sarney voltou a criticar a edição de medidas provisórias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

Repito pela enésima vez, porque tenho necessidade de restabelecer as funções plenas do Congresso Nacional. Continuamos fugindo da armadilha do rito de tramitação das medidas provisórias, que perturba o funcionamento das instituições, sobretudo nas nossas casas legislativas”.

Quem tem aliados, como Lula tem, não precisa de inimigos...

Que a campanha lhe seja leve...

Tarso Genro anunciou que deixará o Ministério da Justiça, no próximo dia 10, como pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul.

Tarso vai colaborar para a complicar a aliança com o PMDB, já que José Fogaça queria ser o “palanque único” da Dilma nos Pampas.

Como Tarso e o candidato dele mesmo e da ala radical do PT, a campanha por vai ser mais pesada que o normal.

Luiz Paulo Barreto, atual secretário geral do Ministério da Justiça, vai substituí-lo.

Católicos contra o AI-51

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eugenio Sales, e o atual arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, dentre 68 religiosos católicos, assinam um duro manifesto contra a versão III do Programa Nacional de Direitos Humanos:

Há propostas que banalizam a vida, descaracterizam a instituição familiar do matrimônio, cerceiam a liberdade de expressão na imprensa, reduzem as garantias jurídicas da propriedade privada, limitam o exercício do poder judiciário, como ainda correm o perigo de reacendar conflitos sociais já pacificados com a lei da anistia. Estas propostas constituem, portanto, ameaça à própria paz social”.

Leia, abaixo, o manifesto nos artigos desta edição do Alerta Total: Pronunciamento dos Bispos Católicos sobre PNDH3

Leia também os artigos: Carlos Alexandre, um filho “vivo” da subversão e Psicopatas no Poder

Revista Militar

Será lançada hoje, em Londres, a revista “The Military Balance 2009”.

Editada pelo International Institute for Strategic Studies, a publicação traz um panorama completo das capacidades militares e da “economia de defesa” de 170 países.

A revista pode ser comprada por 117 Euros, via Internet, pelo site do IISS: www.iiss.org

Papo malandro

Conversinha estranha esta de que o consumo de energia elétrica no Brasil bateu o recorde e pode aumentar ainda mais.

Curioso o governo mandar a Petrobrás ligar suas termoelétricas...

Coincidindo no momento em que Hugo Chavez precisa de energia na Venezuela para conter sua crise irreversível.

Será que a petralhada vai racionar um pouco a energia aqui, para dar uma ajudinha ao Chapolim Colorado?

Eterna briga interna

O futuro político Henrique Meirelles (do BC do B) e Guido Mantega (que faz politicagem na Fazenda) divergiram ontem, em público, no 20.º Seminário do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.

Enquanto Mantega descartou um aquecimento excessivo do consumo e a necessidade de aumento de juro, Meirelles indicou que massa salarial, comércio e crédito estão crescendo acima do sustentável.

O mercado financeiro acendeu um sinal de alerta para tamanha diferença de pensamento e ação entre os condutores da política econômica de Lula.

Olha que esta briguinha queima o filme do Meirelles com os petistas e ele nem chega a ser vice da Dilma...

Superpoderosas

A secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, assumirá o lugar da “irmã” Dilma em março.

Erenice, que se preparava para ser ministra do Superior Tribunal Militar, vai presidir o grupo de trabalho para criação da comissão da verdade prevista no AI-51 - o Programa Nacional de Direitos Humanos dos coletivistas nazipetralhas.

A ex-namorada do cadáver politicamente insepulto Celso Daniel, Miriam Belchior, que atua na Casa Civil como subchefe de articulação, vai comandar o grande esquema do PAC.

Droga de Modelo

Agnolha Lucio da Silva, de 24 anos, foi apanhada ontem pela Polícia, na Rodoviária Novo Rio, com uma pedra de crack de um quilo.

A lourinha vinha de São Paulo onde trabalhava como garota de programa há um mês.

A “prima” foi contratada, via teletone, por um presidiário da Paraíba - identificado pela polícia apenas com Gino - que lhe pagaria R$ 1 mil para transportar "um remédio que não vende em farmácia".

Fugindo da polêmica

Nem quem tem poder de fogo no mercado gosta de brigar com a turma do $talinácio que aparelha a Petrobrás.

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) preferiu não contestar o resultado da licitação da Petrobras, cujas agências vencedoras já eram conhecidas duas horas antes da abertura dos envelopes.

Em nota oficial liberada ontem à tarde, a ABAP evitou críticas ao processo e se ofereceu para colaborar com a Petrobrás em licitações futuras:

"A ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade, reitera sua crença na evolução dos processos licitatórios de contas públicas, alicerçados na melhor técnica e na apresentação de propostas apócrifas. A ABAP, preocupada com a antecipação dos resultados na recente concorrência da Petrobrás, coloca-se à disposição da comissão de Licitação para contribuir com o aperfeiçoamento e transparência do processo em curso, visando proteger os interesses das agências suas associadas, sejam elas vencedoras ou perdedoras da licitação".

Apagão no Itaú

Ontem à noite, o tradicional relógio gigante do Itaú, em São Paulo, sofreu uma pena.

Ficou completamente apagado – provavelmente por alguma pane causada depois de mais um megatemporal no fim de tarde paulistano.

Ou será o sinal divino de que algo estranho está prestes a ocorrer no sistema financeiro – e a urucubaca bateu antes no relojão do banco?

Galinheiro Global

Depoimento do apresentador do BBB, Pedro Bial, à revista Playboy sobre seu passado de “mulherengo”:

Eu sempre tive um espírito galinhesco. Mas muito mais pelo exercício da sedução e da conquista do que da realização do coito propriamente dito. Sou ainda um sedutor. Mas esse galinha vivia junto com um cara que não tinha exatamente facilidade para se despir na frente de uma mulher na primeira noite. E hoje eu vejo, à distância, que eu era um galinha muito incentivado pelas mulheres”.

É o uso e abuso do marketing para cantar de galo em cima das iludidas que cacarejam diante de “astros” televisivos.

Desvantagem do álcool

O álcool combustível registrou alta de 12,93% em São Paulo em janeiro, deixando de ser vantajoso frente à gasolina pela primeira vez desde janeiro de 2007.

A relação entre o preço dos dois combustíveis atingiu 72,85% em janeiro.

Em janeiro de 2007, a relação era de 56,80%.

Conta fácil

Com base no poder calorífico dos combustíveis, especialistas indicam que o álcool é competitivo até chegar a 70% do preço da gasolina.

Para fazer a conta, deve-se dividir o preço do álcool pelo da gasolina.

Se o resultado ficar acima de 0,70, o álcool deixa de ser vantajoso.

Toma mais um limão...

Em mais um espetáculo de idiotice juvenil, um calouro, de 18 anos de idade, do curso de veterinária da Unicastelo foi obrigado a beber álcool combustível durante o trote da universidade.

Lá no Detrito Federal, um cara que nunca quis ser calouro de universidade, sem que ninguém obrigue, adota o álcool como seu combustível favorito.

São apenas duas manifestações de como o Brasil se idiotiza a cada dia.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 3 de Fevereiro de 2010.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho medo que o Serra apareça na campanha da mesma forma que o Alkimim, ou seja, completamente insosso, pisando em casca-de-ovos diante dos terroristas.

Talvez o Ciro veja que é preciso antes desbancar a Destemperada para ir para o segundo turno com o Serra.

Se o Ciro colocar a realidade da Destemperada e dos Petralhas na campanha, aí o Brasil ganha, já que essa gente montou um estado paralelo, inclusive com uma milícia paramilitar.

Se perderem, vão literalmente tentar colocar fogo no Brasil com a velha política deles do quanto pior para o Brasil, melhor para eles, mas isso pode ser mudado se soltarmos os cachorros neles e abrirmos as portas das prisões que é o lugar deles, desta feita com um julgamento justo.

Oswald disse...

Romeu Tuma não é do DEM e sim do PTB. Sds.

Alerta Total disse...

Nosso editor aqui é uma besta. Eu jurava que o Tuma era do PT.