terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Militar e a Política

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Luiz Jorge Saliba


É um erro acreditar que o militar, por sê-lo, seja capaz de, sendo presidente, mudar alguma coisa. O Brasil não é um quartel e o povo não é tropa a ser comandada. É preciso ser mais escorregadio que sabão e sabemos que, nós, militares, não temos esta qualidade que orna os vis em geral e os mais inteligentes, em particular.

Além do mais, estamos vivendo uma era de degeneração em todos os campos, desde o político, até às peladas de rua. Era de degeneração bastante condizente com os tempos, com o rumo e com o fim (como fim e como meta). Nós, militares, fomos formados para sermos como que arautos da disciplina, da ordem, da justiça e do bem. Infelizmente, somos arautos do que já está ultrapassado, encarquilhado, antigo, preconceituoso e presunçoso.

Somos dados à opinião e simplesmente não aceitamos determinadas coisas que estão na ordem do dia e que, sem a menor dúvida, são desejadas pela maioria. Apegamo-nos a uma ideologia que é, sobretudo, antagônica à outra e, neste modo de ser, encruamos. Mas não evoluímos como força armada, como política de pessoal, política educacional, enfim, como política de modo geral. Só partimos para o confronto, nunca para a associação justa com o poder que discriminamos.

As qualidades dos militares foram excluídas do primeiro escalão exatamente por este modo de ser. E, sinceramente - já disse isto algumas vezes - perdeu muito mais o governo ao se deixar assessorar por gente que não entende nada de Forças Armadas e que, também, está encarquilhado em uma visão do militar como um sujeito bronco, fácil de levar, é só dar um grito e todos se micham (ou se mijam).

Como aspirar um General (ou um militar) presidente? Algum deles poderia reverter o descalabro em que nos encontramos como nação? Alguém quer esta bomba para si mesmo? Só se for louco!

Deixemos que os civis continuem a fazer o que estão fazendo. A derrocada (ou algo mais positivo) pode ser o futuro de todos nós, civis e militares se, e somente se, não houver caráter nos homens públicos como existem nos militares de todas as patentes, postos e graduações, um caráter forte e positivo, justo e bom.

Como tal General governaria o País? Emitiria um novo AI-5? E ainda diria que é para o bem da nação!

O bem da nação é o que acontece agora, neste exato instante. É como é. Temos muito a aprender. A derrocada é e sempre será o maior mestre para todo brasileiro.

Devemos saber com toda a força de nossa alma que a corrupção e os corruptos podem governar o País, podem imaginar que o fazem avançar, mas a realidade é uma só: eles o desgraçam a longo prazo!

Luiz Jorge Saliba é Coronel da Reserva do EB.

17 comentários:

Anônimo disse...

"Devemos saber com toda a força de nossa alma que a corrupção e os corruptos podem governar o País, podem imaginar que o fazem avançar, mas a realidade é uma só: eles o desgraçam a longo prazo!"


Prezado coronel Jorge Saliba,

Muito me preocupa declaração como esta sua, pois ao contrario de sua afirmativa penso que as forças Armadas são as ultimas guardiãs da Ordem e da Lei. Se corruptos pode governar o país, e voces não fazem nada, que dirá de forças internacionais que nos querem sob seus solados como escravos.
De uma semana para cá começo a acreditar que não haverá resistencia a implamtação de regimes não democraticos em nosso pais, ou então voces vão servir aos vermelhos, hipotese que prefiro nem pensar novamente.

Anônimo disse...

É a rendição incondicional. O disciplinado, justo e bom do caráter militar se desenvolve durante a vida - treinamento e exercício profissional. Uma das ferramentas de estudo específico que une a pesquisa e aplicação de militares e civis é a estratégia. No mínimo, do que se intui da reflexão do Cel. Saliba, é que a ironia cáustica esconde o horror diante do jogo de cartas marcadas. E mais, que a estratégia desenvolvida por nossos militares, tem sido subordinada, como a economia, aos modelos internacionalistas.
Queira Deus que haja quem pense diferente. Ou teríamos de admitir que os militares premidos entre as propostas comunistas de um lado e para a construção de um estado democrático de direito do outro lado, abrem mão do seu carater, da sua missão constitucional e da defesa da nação: entregam o ouro para o bandido de mão beijada!

Anônimo disse...

Sem AI-5, sem ficar remoendo o passado.

Cumprir um juramento e deixar de ser COVARDE!

Airo Zamoner disse...

Parabéns, Coronel
Lucidez absoluta em suas palavras! Sábias palavras. Sei que nem todos compreendem as intenções do artigo. Quem viveu na caserna entende perfeitamente a sabedoria de suas afirmações.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Leiam de novo o texto. Leiam mais uma vez. Leiam até entender e depois então, se acharem que é correto, joguem pedra no coronel.

Coronel Humberto Pinto disse...

O militar pode sim, ser Presidente do Brasil! Por que não?

Veja: www.sab-rio.110mb.com

O bravo coronel Jorge Saliba parece ignorar os militares brasileiros que exerceram a Presidência da República.

Com o advento da Internet esse conhecimento está acessível a qualquer pessoa.
Veja lista completa dos Presidentes do Brasil:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Brasil

Abraços.
Humberto Pinto cel

Anônimo disse...

Coronel,

O que procuro, como civil e eleitor, é um candidato culto, íntegro e respeitado, capaz de atender aos verdadeiros anseios do povo brasileiro.

E essas características observo em vários militares brasileiros que, uma vez na reserva, podem e devem continuar servindo o país.

Ninguém espera que resolva todos os problemas do país, mas que o mantenha no caminho da democracia e do liberalismo, e não na direção de um abismo chavista/bolivariano como o atual governo.

Política ou ditadura? os generais podem escolher.

Anônimo disse...

E o povo brasileiro, alienado, comporta-se tal como bois no curral de um frigorífico, que se perguntam se é verdade mesmo que existem açougues...

Essa frase, Coronel, bem poderia ser aplicada a militares com o seu raciocinio e complacencia.

Coronel, o Sr. é um melancia.

Observativo disse...

Os militares foram enganados pelos civis em 64, de uma parte pela elite financeira [incluo o quarto poder -- mídia] e de outra pelos políticos oportunistas que os empurraram para a derrubada de Jango, este um [desculpem o termo] um porralouca, um doidivanas e igualmente oportunista. Quem enriqueceu com o regime que chamam de militar foram os civis, sendo que um deles é até conselheiro do pelegão . Em São Paulo e Rio campeiam uma leigão de civis enriquecidos pelo governo de então. Tem razão o coronel em suas sábias palavras. O poder militar está de olho, mas não vai mais cair na lábio nem da esquerda [sempre torpe] nem da direita oportunista. Eles sabem melhor do que qualquer civil o que está desenhado nesta infeliz república, desde 1989...

www.cosmeticosviacorreios.com.br disse...

Prezado Coronel

Nunca se renda.... não é isso que aprendemos.... Não mude, não desista, não se renda....LUTE....

CÍPIO disse...

ESSA É A DESCULPA TÍPICA DOS AMERDALHADOS COVARDES QUE LEVAM O BRASIL RUMO AO ABISMO!
QUE VERGONHA, VER UM TEXTO TÃO EIVADO DE COVARDIA E FAZENDO APOLOGIA A DERROCADA... PREFERE E INDICA PARA TODOS SE FUDEREM PARA APREDEREM!! QUE FILOSOFIA! IGUAL A DE UM OFICIAL AMERICANO NA GUERRA DO VIETNAM AO SE REPORTAR AO SUPERIOR
-" TIVEMOS QUE DESTRUIR A ALDEIA PARA SALVA-LA!"

Anônimo disse...

"Anônimo Observativo disse..."

" Os militares foram enganados pelos civis em 64, de uma parte pela elite financeira [incluo o quarto poder -- mídia] e de outra pelos políticos oportunistas que os empurraram para a derrubada de Jango.."

Pode ser que o Governo Mundial tenha feito essa movimentação, mas o que esta em jogo não é a fortuna de alguns e sim milhoes de vidas do povo brasileiro.
O Observativo observou Honduras também?

Unknown disse...

Meu caro Coronel, exemplo de que o Brasil pode ser governado por um militar nós já tivemos e creio que deve ser do seu conhecimento. Respeito a sua preciosa opinião mas discordo que devamos ficar onde estamos. O Sr sabe que existem militares, formados dentro dos preceitos citados, que saberiam administrar os interesses da Nação Brasileira muito melhor que estes que ora estão administrando. Acredito que sua mensagem foi uma provocação....

Anônimo disse...

SR. CORONEL
FOI COM MUITA SATISFAÇÃO QUE LI O QUE ESCREVEU SOBRE ¨O MILITAR E A POLITICA¨. O SR. CRIOU UM FATO NOVO PARA O POVO PODER OPINAR SÔBRE O MILITAR NA PRESIDENCIA DO BRASIL. SENÃO VEJAMOS; NA DEMOCRACIA DE ONTEM O PODER EMANAVA DO POVO E DE SEUS REPRESENTANTES NO CONGRESSO NACIONAL; NA DEMOCRACIA DE HOJE O PODER EMANA DO PRESIDENTE E DO CONGRESSO NACIONAL; NA DEMOCRACIA DE ONTEM O POVO CONSPIRAVA CONTRA OS GOVERNOS E SEUS REPRESENTANTES; NA DEMOGRACIA DE HOJE OS GOVERNOS E O CONGRESSO NACIONAL CONSPIRAM CONTRA O POVO.
PELO VISTO O SR. CORONEL, CONTINUA DEFENDENDO A DEMOCRACIA DE HOJE CONTRA O POVO, ACHANDO QUE NADA PODERA MUDAR ESTA
POLITICA DE CORRUPÇÃO E ESSA GUERRA CIVIL AQUI INSTALADA. O SR.É UM GRANDE PESSIMISTA, TRISTE DAQUELES QUE O SEGUIREM.
O POVO CLAMA POR UMA ESPERANÇA PARA A NAÇÃO BRASILEIRA, UM NOVO NOME QUE POSSA TRAZER PAZ E RESTITUIR O BRASIL AOS BRASILEIROS, UM OTIMISTA. LAMENTO PELO O SR. MAIS NADA NESTE MUNDO É IRREVERSIVEL.
HOJE ¨O MILITAR¨ É O SALVADOR DA PATRIA. O UNICO QUE PODERA REVERTER ESTE ESTADO DE GUERRA CIVIL INSTALADA NO BRASIL. ESTA CORRUÇÃO QUE SE INSTALOU NOS ORGÃOS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. NO CONGRESSO NACIONAL E CÂMARAS LEGISLATIVAS DOS ESTADOS E MUNICIPIOS, COM MUITAS EXCESSÕES, MAIS QUE CONTRIBUIRAM EM MUITO PARA DENEGRIR A IMAGEM DOS POLITICOS, JUNTO AO POVO.
OS VELHOS PRESIDENCIÁVEIS REPRESEN TANTES DOS GRANDES PARTIDOS ESTÃO AI. PARA NOVAMENTE PRESIDIR ESTA NAÇÃO, DE OLHO NO TESOURO NACIONAL.
ESTE FILME EU JA VÍ (A VOLTA DOS PRESIDENCIÁVEIS EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO). AQUELES QUE VOTAREM NELES FARÃO PARTE DO ELENCO. FUTURAMENTE NADA PODERÃO RECLAMAR.
VAMOS ACORDAR E DIZER NÃO A ESSES PRESIDENCIÁVEIS. VAMOS A DEVOLVER O PODER AO POVO, ELEGENDO O MILITAR E UM CONGRESSO QUE CUMPRAM AS LEIS EMANADAS DO POVO E PARA O POVO.
O POVO PRECISA DE TER UMA OPÇÃO NOVA E UMA NOVA ESPERANÇA.
O MILITAR
BRIGADEIRO DO AR, ERCIO BRAGA, ENGENHEIRO DO ITA, EX-PRESIDENTE DO CLUBE DA AERONAUTICA POR QUATRO ANOS CONSECULTIVOS, COM UM CURRÍCULO INVEJÁVEL NAS FORÇAS ARMADAS. CRIADOR DO MOVIMENTO DE RESTITUIÇÃO DO BRASIL AOS BRASILEIROS. PODERÁ VIR A SER ESTA ESPERANÇA PARA O NOSSO POVO. VIDE GOOGLE PARA CONHECÊ-LO.

CESAR PINTO CEL .

Anônimo disse...

Perdeu a oportunidade de ficar calado, alias só dão as caras depois de colocar o pijama...

ncs disse...

Nyk do Rio de Janeiro
Sou civil e acredito sim, que um militar com boas intenções possa governar bem nosso nosso país. O que não pode é misturar o passado com o presente, os tempos mudaram e hoje a corrupção é dezenas de vezes superior, a violência dispensa comentários, a imprensa desrespeita a lei(mentem e são formadores de opinião) a educação é uma vergonha...
Por isso, eu apoio um governante militar.

Luiz Jorge Saliba disse...

Só dão as caras depois de colocar o pijama! É verdade!
Mas não é o meu caso. Minha carreira foi interceptada por um míssil terra a terra PORQUE OUSEI DISCORDAR. Fui punido, transferido e taxado de comunista (o velho jargão para quem discorda).
Não me espanta ver a mesma assacadilha, sabemos quando condicionado é o ser humano comum, principalmente quando se divide entre a aceitação e a rejeição de algo.