quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sem poder para exonerar diretamente, Nelson Jobim pede e $talinácio bota na geladeira o General Santa Rosa


Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alertawww.fiquealerta.net (atualizado nesta quinta)

Por Jorge Serrão

Embora tenha conquistado “licenças jurídicas” para usar farda sem ser militar (mas apenas militante do bloco de caciques do PMDB), o ministro Nelson Jobim ontem demonstrou que não manda tanto quanto faz parecer, no cargo de titular do Ministério da Defesa. Tanto que ele não exonerou, como gostaria, o General de Exército Maynard Marques de Santa Rosa da chefia do Departamento Geral de Pessoal do Exército. Jobim teve de pedir ao chefão-em-comando $talinácio para fazê-lo. Lula, que detesta desgastes pessoais com os militares, não teve outro jeito.

Só o Presidente da República tem o poder constitucional de nomear, exonerar ou promover oficiais nas Forças Armadas. É por isso que, na constante busca por mais poder, Jobim enviou ao Congresso a proposta de concessão de atribuições maiores ao Ministro da Defesa. A ideia de Jobim é flagrantemente inconstitucional. É indelegável o comando do Presidente da República sobre os militares, não permitindo intermediários. Mas o casuísmo corre o risco de ser aprovado por deputados e senadores absolutamente submissos às vontades do Poder Executivo. E, depois, tolerado por um Supremo Tribunal Federal que também não usa sua independência conforme a nação necessita.


Ontem de manhã, seguindo os trâmites e mostrando que seu poder ainda é relativo, Jobim comunicou à imprensa: “Acabei de enviar ao presidente da República a exoneração do general Santa Rosa da chefia do Departamento-Geral do Pessoal. Pela manhã, conversei com o comandante do Exército, general Enzo (Martins Peri), e pedi a ele providências imediatas tendo em vista as notícias que haviam circulado. Ele confirmou a notícia e disse que sugeria a exoneração, o que foi enviado agora para o presidente”.


O General Santa Rosa foi exonerado por Lula porque escreveu uma carta a um amigo, que passou a circular via Internet, protestando que o governo está se criando uma “Comissão da Calúnia” com o nome de “Comissão da Verdade”. O militar, que ocupa cargo de confiança na cúpula do Exército, foi direto na crítica: “Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa. A história da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar 30 mil vítimas por ano”.

Sobre as atitudes de Jobim, leia o artigo de Antônio Ribas Paiva: Jobim, o Exército e a Constituição Federal

Lula linha dura

O comandante $talinácio mandou sua máquina de propaganda soltar uma frase de efeito para tentar intimidar as Legiões descontentes com o AI-51 e para evitar novas manifestações como a do exonerado General Santa Rosa:

Que fique claro que não vou aceitar esse tipo de comportamento”.

Santa Rosa agora ficará como adido do comandante do Exército, sem função, até 31 de março de 2010, quando completa 12 anos de generalato e será compulsoriamente transferido para a reserva.

Mas o fato de o General ser mandado para a “geladeira” não esfria o descontentamento dos militares com o esquema autoritário do governo Lula.

Notinha

O Ministério da Defesa soltou uma nota para justificar a exoneração de Santa Rosa:

Diante do caso, o comandante do Exército sugeriu que a providência solicitada pelo ministro [da Defesa, Nelson Jobim] fosse a exoneração do oficial-general, proposta aceita e imediatamente encaminhada à apreciação do presidente da República".

Como Lula não vai apreciar muito, a exoneração deve ser assinada nesta quinta-feira e publicada, o mais depressa possível, no Diário Oficial.

Convocação Geral

A base governista deu mole e a oposição conseguiu aprovar a convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para falar, no Senado, sobre os pontos polêmicos e obscuros do Plano Nacional de Direitos Humanos – mais conhecido como AI-51.

Junto com Dilma, foi aprovada a convocação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e do jurista Ives Gandra, que polemizaram sobre o assunto publicamente.

Os três têm a liberdade de marcar a data do depoimento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Samba do Presidente?

Marchinha de salão composta por um leitor anônimo, no melhor estilo de general da banda e com a animação de carnaval, para protestar contra a exoneração do General Maynard Santa Rosa pelo Genérico da Farda:


SERGE DASSAULT FALOU

QUE SEU AMIGO SACANEOU

ERA PARA SER VINTE

MAS ELE LOGO AUMENTOU


ENTÃO BRABO ELE BERROU

DE GAULLE NUNCA SE ENGANOU

O BRASIL NÃO É UM LUGAR SÉRIO

QUANTO MENOS O OCUPADO PELO GENÉRICO


ENTÃO PRA NÃO PIORAR

É MELHOR PAGAR

POIS SE O RAFALE NÃO DECOLAR

COM QUE CARA O SARKOZY VAI FICA


RSERGE DASSAULT FALOU

QUE SEU AMIGO SACANEOU

ERA PARA SER VINTE

MAS ELE LOGO AUMENTOU

ENTÃO BRABO ELE BERROU

DE GAULLE NUNCA SE ENGANOU

O BRASIL NÃO É UM LUGAR SÉRIO

QUANTO MENOS O OCUPADO PELO GENÉRICO


ENTÃO PRA NÃO PIORAR

É MELHOR PAGAR

POIS SE O RAFALE NÃO DECOLAR

COM QUE CARA O SARKOZY VAI FICAR


ENTÃO MINHA GENTE HONESTA

PRA ISSO NÃO ACABAR EM FESTA

VAMOS SALVAR O FUTURO DA GENTE

VOTANDO NO GENERAL MAYNARD PARA PRESIDENTE!

Doutor Robualdo Probo Filho, que faz suas gaiatices por este blog, já manda avisar que nada tem a ver com esta musiquinha.

Solidariedade a outro General

Mensagem do General Murillo Tavares, que circula na Internet, em solidariedade ao General de Exército Raimundo Nonato de Cerqueira Filho – candidato a uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar:

“Durante os anos de 1966 e 1967, tive o prazer de ser Comandante da Companhia de Cadetes de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras. Foi, então, meu subordinado direto o hoje General de Exército Raimundo Nonato de Cerqueira Filho. Conheço-o desde jovem e sei de suas qualidades, que o levaram a concluir o curso da AMAN no primeiro lugar de sua turma. Acompanhei sua carreira e a de seus companheiros, com alguns dos quais tive a satisfação de servir anos mais tarde. Brilhante, ousado oficial pára-quedista, com especialização em Operações Especiais e outros cursos. Comandante Militar da Amazônia e do Comando de Operações Terrestres como general de qautro estrelas, além de outras destacadas missões como general de duas e três estrelas. Indicado para juiz do Superior Tribunal Militar, teve de submeter-se, como manda a lei, a audiência no Senado Federal. Ali, interpelado por Eduardo Suplicy quanto a homossexuais no serviço do Exército, exerceu seu direito de externar opinião contrária, mesmo sabendo que iria contra a hoje atuante comunidade de pederastas, lésbicas e assemelhados. Não temeu perder a indicação para um cargo que coroa uma brilhante carreira. Não ficou em cima do muro, nem tentou ser agradável a uma minoria que, pelo barulho que faz, parece ter-se tornado maioria. Aliás, ele foi até delicado, porque disse que não tem nada contra homossesuais, mas não quer vê-los no Exército por considerar que lhes falta autoridade para comandar. Grosseiro seria se tivesse respondido ao senador que não gosta nem de viados nem de cornos... Solidarizei-me com ele, por telefone, e lhe disse do orgulho que sentia por ter tido a oportunidade de comandá-lo e de participar de sua formação de Oficial de Infantaria por dois anos. É de homens da têmpera dele que o Brasil precisa. O resto é querer aparecer e ganhar votos...”

O senador petista Eduardo Suplicy vai ficar PT da vida com tal mensagem...

Mistério simples

Apesar do grandes estardalhaço sobre o “mensalão do DEM” – muito maior que o completamente impune mensalão petista -, o governador do Distrito Federal se mantém no cargo.

José Roberto Arruda foi obrigado até a “pedir para sair” da Maçonaria, onde era Mestre Maçom, mas continua firme e forte no poder.

Só que é simples descobrir: Por que Arruda não cai?

Só Íris não sabe?

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, avisou ontem que o PMDB de Goiás espera para os próximos dias uma decisão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre sua disposição em concorrer nas eleições deste ano, já que não dá para esperar até março:

"Tem que decidir rápido porque a demora pode nos levar a perda de terreno, de espaço".


Meirelles já avisou ao chefão Lula que vem ao Senado, e que Íris pode sair candidato a governador.

Partido do Movimento dos Banqueiros?

De Roberto Requião, governador paranaense que promete brigar para ser candidato a Presidente da República pelo PMDB:

Mostraram as garras designando o Meirelles para fazer um programa para o PMDB. O PMDB é o partido das classes populares, o Meirelles representa o capital vadio, os banqueiros, o capital que não produz nada, a especulação das bolsas, o lucro fantástico dos bancos, e isso nos estimula ainda mais, mexe com nossa adrenalina, e nos chama à responsabilidade de participar da convenção com um programa nacionalista e popular”.

Os petistas que se cuidem que Requião vem com tudo para, pelo menos, atrapalhar a aliança com a Dilma.

No site http://www.pmdbdobrasil.com/, Requião reproduz um artigo que mostra “quem é Henrique Meirelles, indicado por Michel Temer para redigir o programa do PMDB”.

Não pode sambar na prova

Repaginada por intervenções plásticas, celebridade Geisy Arruda, de 20 anos, terá uma grande chance de mostrar que sabe tudo de Turismo.

Por ordem judicial, a Uniban marcou as provas especiais que serão feitas por sua ilustre (quase ex) aluna entre os dias 18 e 26 de fevereiro.

Mais loura ainda, dentes mais claros, 1,70 de altura, 65 quilos, 73 cm de cintura, busto de 102 cm, quadril de 105 cm e 800 mm a mais de complemento no bumbum, Geisy pretende brilhar nos sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo.

Depois do carnaval, espera-se que ela esteja preparada para não “sambar” nas provas da Uniban.

Defesa do Pré-sal

Um grande ato em defesa do Pré-Sal está marcado para o próximo dia 22 de março, às 18 horas, no auditório do Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro.

O grande objetivo é barrar a continuação dos leilões do nosso petróleo e do gás (ainda previstos no contrato de partilha), que vem sendo realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a volta do monopólio estatal do petróleo, tendo a Petrobrás como empresa 100% estatal e pública.

Além da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) organizam o evento o Clube de Engenharia, o CREA-RJ, a UNE (União Nacional dos Estudantes), o Modecon (Movimento em Defesa da Economia Nacional), a FNP (Frente Nacional dos Petroleiros), a FUP (Federação Única dos Petroleiros), Senge-RJ (Sindicatos dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro).

Detrito News?

O grupo português Ongoing, que controla o jornal Brasil Econômico, planeja lançar um jornal político para circular em Brasília.

A publicação, que seria inspirada no norte-americano Washington Post, terá o formato tablóide berliner e páginas na cor salmão, em formato semelhante à publicação econômica.

Como o nome do novo jornal não foi escolhido, o infame doutor Robualdo Probo Filho e seu fiel mordomo Gordaum, sugerem um título: Detrito News...

De luxo, pode...

Está tudo pronto para que a reinauguração da casa de tolerância mais famosa de São Paulo.

O prefeito Gilberto Kassab autorizou, sexta-feira passada, a expedição do alvará de funcionamento da nova sede do Café Photo.

Vai funcionar na Avenida Juscelino Kubitschek, 373, no Itaim Bibi, para alegria de uns e desespero de muitos outros.

Oportunidades

Quem quiser trabalhar no Café Photo pode acessar o site da instituição.

Basta preencher um formulário eletrônico: http://www.cafephoto.com.br/trabalhe_photo.asp

quem quiser ser um cliente vip do upstairs club da casa paga apenas R$ 3.500 por ano, com direito a uma garrafa de whisky CHIVAS REGAL que fica guarda, à disposição, no 3º andar da badalada casa.

Pro céu...

Ex-seminarista, o Chefe de Gabinete do chefão Lula da Silva – que era muito amigo do assassinado prefeito Celso Daniel – só pode estar lutando por uma oportunidade de trabalho lá em cima, no céu, com Santo André.

Ao admitir com tanta sinceridade, em entrevista ao jornal O Globo, que “o vício da corrupção entrou em nosso partido”, o grande articulador Gilberto Carvalho merecia ser canonizado por Bento 16.

O curioso é que a cúpula petista só ataca os corruptos com a retórica – e não com ações concretas...

Piada-séria do ano

Sério candidato ao e-mail-piada do ano de 2010, circulando a todo vapor no maravilhoso mundo virtual:

Horário político é o único momento em que verdadeiros ladrões ficam em cadeia nacional”.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 11 de Fevereiro de 2010.

6 comentários:

Anônimo disse...

O falo masculino realmente povoa a mente dos políticos brasileiros. Não que eu seja devoto do falo dos outros, sendo apenas fanático pelo meu...Mas, são tantas as tentativas de exibir e botar para fora o dito instrumento nos tempos atuais, que torna-se impossível não ficar vexado com tamanho despudor em que os políticos e os analistas políticos tratam dos falos.
Houve época mesmo, quando o voto ainda era de papel e era necessário ser preenchido, que um tal Alisando Cresce foi eleito pelo Rio de Janeiro.
Lá, para as bandas do nordeste, um tal de Bigorna Torta (deve ser para a esquerda), de certa feita foi eleito com vantagem descomunal.
Agora, surgiu este taludo apoiado pelo Serrão, que ao que parece, deverá também aderir ao PPL (Partido da Pintolândia).
Ou seja, os políticos brasileiros estão com as pir... voadoras nas cabeças.

Anônimo disse...

Enterro Cubano

O cadáver de uma tia muito querida que morreu nos EUA, e foi enviada a CUBA ..

O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto parecia colado no visor de
cristal.

Quando abriram o caixão encontraram uma carta, presa na roupa com um
alfinete, que dizia assim:

'Queridos Papai e Mamãe:

Estou lhes enviando os restos de tia Josefa para que façam seu enterro em
Cuba, como ela queria. Desculpem-me por não poder acompanhá-la, mas vocês compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas que, aproveitando as circunstâncias, lhes envio. Vocês encontrarão, dentro do caixão, sob o corpo, o seguinte:
* 12 latas de atum Bumble Bee;
* 12 frascos de condicionador;
* 12 de xampu Paul Mitchell;
* 12 frascos de Vaselina Intensive Care (Muito boa para a pele. Não serve para cozinhar!);
* 12 tubos de pasta de dente Crest;
* 12 escovas de dente;
* 12 latas de Spam das boas (são espanholas);
* 4 latas de chouriço El Miño.

Repartam com a família, sem brigas.

Nos pés de titia estão um par de tênis Reebok novos, tamanho 39, para o
Joselito (é para ele, pois com o cadáver de titio não se mandou nada para
ele, e ele ficou amuado).

Sob a cabeça há 4 pares de 'popis' novos para os filhos de Antônio, são de
cores diferentes (por favor, repito, não briguem!).

A tia está vestida com 15 pulôveres Ralph Lauren.. Um é para o Pepito e os
demais para seus filhos e netos.

Ela também usa uma dezena de sutians Wonder Bra (meu favorito).
Dividam entre as mulheres.

Também os 20 esmaltes de unhas Revlon que estão nos cantos do caixão.

As três dezenas de calcinhas Victoria's Secret devem ser repartidas entre as
minhas sobrinhas e primas.

A titia também está vestida com nove calças Docker's e 3 Jeans Lee.

Papai, fique com 3 e as outras são para os meninos.
O relógio suíço que papai me pediu está no pulso esquerdo da titia.

Ela também está usando o que mamãe pediu (pulseiras, anéis, etc).
A gargantilha que titia está usando é para a prima Rebeca, e também os
anéis que ela tem nos pés.

Os oito pares de meias Chanel que ela veste são para repartir entre as
conhecidas e amigas ou, se quiserem, as vendam (por favor, não briguem por
causa destas coisas, não briguem!!!).

A dentadura que pusemos na titia é para o vovô, que ainda que não tenha
muito o que mastigar, com ela se dará melhor (que ele a use, custa caro).

Os óculos bifocais são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele
usa,e também o chapéu que a tia usa.

Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carola.

Eles não são exatamente os que ela necessita, mas que os use mesmo assim
porque são caríssimos.

Os olhos da titia não são dela, são de vidro.
Tirem-nos e nas órbitas e vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e
o anel de brilhantes para o casamento da Katiuska.
A peruca platinada, com reflexos dourados, que a titia usa também é para a
Katiuska, que vai brilhar, linda, em seu casamento.

Com amor, sua filha Carmencita.

PS1: Por favor, arrumem uma roupa para vestir a tia para o enterro e
mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma, pois realmente ela ajudou,
mesmo depois de morta.

Como vocês repararam o caixão é de madeira boa (não dá cupim). Podem
desmontá-lo e fazer os pés da cama de mamãe e outros consertos em casa.

O vidro do caixão serve para fazer um porta-retrato da fotografia da vovó
que está, há anos, precisando de um novo.

Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$ 20,99 o metro),
Katiuska pode fazer o seu vestido de noiva. Na alegria destes
presentes, não esqueçam de vestir a titia para o enterro!

Com amor, Carmencita.

PS2: Com a morte de tia Josefa, tia Blanca caiu doente. Façam os
pedidos com moderação. Bicicleta não cabe nem desmontada e carburador
de Niva, modelo 1968, aqui ninguem ouviu falar..

CHIVUNK disse...

Ouvir verdades incomoda muita gente. Felicito o General pela coragem e pelo comprometimento com a nação. Agradeço, no particular, a todos aqueles que, no passado recente, combateram os que tentaram transformar o Brasil em uma republiqueta comunista.
Talvez, se o General tivesse matado ou mutilado um inocente; explodido um shopping inteiro; sequestrado ou roubado, faria jus a uma medalha ou a uma polpuda indenização. Não é? Mas, ao contrário, por dizer uma verdade, foi premiado com a exoneração de "um" cargo.
Finalizo meu comentário com as sábias previsões do mestre Paulo Bonavides, cujas palavras nos remetem ao vidente Michel de Nostredame, o famoso Nostradamus:

"O Brasil se acha bem perto de uma comoção institucional, que levará o povo às ruas, em protesto. Só a cegueira governante das elites políticas, que atraiçoam o povo e a nação, não tem sensibilidade de perceber que estamos com os pés à beira do abismo"

Anônimo disse...

Serra é esperto e está certo ao não assumir a candidatura à presidência. É a melhor atitude. E porque?? Ora, a Dillma está ESCANCARADAMENTE em campanha há mais de um ano. Vai em todas “inaugurações” de placas do PAC, junto com seu ventríloquo, o Lulla. Lulla faz discursos já pedindo votos à sua boneca candidata. Dillma faz discursos de candidata. Só não vê quem não quer ver. E o TSE?? Ora.....”tádominadooootátudodominadoo..”, diz aquele rap.....Lulla em campanha, Dillma em campanha acintosa, e o TSE não faz nada! O que vcs acham que vai acontecer se Serra já assumir a candidatura agora?? O TSE vai ficar na marcação e, ocorrendo qualquer deslisesinho, CRÁU NELE!! CRÁU NELE como fizeram com o ex-governador do Maranhão, o senador Capiberibe do Amapá e muitos outros...!! “Pros amigos tudo. Pros inimigos apenas a Lei” já dizia o saudoso Getúlio Vargas....

Anônimo disse...

OFERTA ESPESSIAU

DOWNLOAD – O Filho do Brasil inteiramente “de Grátis”

Download Lula – O Filho do Brasil. Grátis Compreto! Ligue para Brasília - Tel: (61) 3410.1370 - falar com Herr Franklin Goebbels Martins, ou aceçe http://ministeriopropagandapt.gov.br/brainwashing/filhobrasil/pt

Anônimo disse...

Off post:

Há sim leniência com os petralhas e principalmente no Ministério Público.

Mas note que os petralhas têm cuidado de lançar na mídia uma "tese" que é para desviar as atenções e os tribunais e o MP seguem a isca falsa, sempre.

No caso do MST, por exemplo, pode reparar que todo jornalista ao noticiar mais um crime dessa milícia paramilitar, sempre faz questão de citar que se trata de um organização não formal e logo concluem que, por isto, ninguém pode ser punido.

No caso da antecipação da campanha eleitoral pelo Bolivariano da Silva, antes diziam que era inauguração, coisa de governo etc. e assim vinha decidindo o TSE.

Com a demonstração de que não é o que se diz nesses eventos, mas a forma do mesmo que lhe confere as característica de mera inauguração ou comício, logo vieram vários "juristas" com outra tese para, desta feita, afirmarem que embora seja mesmo comício, não há previsão legal ou forma de punir o comportamento desleal daquele "que chuta a bola e parte para o rumo do gol adversário sem que o juiz tenha apitado o início da partida".

O curioso é que os tribunais demonstram não ter capacidade intelectual e independência suficiente para dar sua própria versão e estão sempre embarcando nessas "teses" que são lançadas pela mídia com antecedência, "teses" essas que são impreterivelmente favoráveis aos petralhas e que não têm fundamentação lógico-deôntica, pois, norma para punir quem antecipa a campanha existe e uma delas é não aceitar o registro da candidatura de quem o faça.

O que vai fazer o TSE? Tudo indica que vai apitar o início do jogo no momento que o Bolivariano da Silva e sua pupila destemperada estiverem com a bola dentro do gol adversário e não no meio do campo, para usar a metáfora futibolística que o Bolivariano da Silva e seus asseclas muito bem entendem.

Como de fato não se trata de um jogo de futebol em que a movimentação da bola no início da partida só ocorre com a autorização pelo juiz, sendo a punição para esses caso somente o reinício e invalidação do que ocorreu antes; no caso da campanha eleitoral, a punição para o que se lança antecipadamente na campanha é simplesmente excluí-lo do concurso, como ocorre nas licitações para garantir igualdade entre os candidatos.

É isso aí, a norma a ser aplicada é a mesma dos concursos públicos, das licitações e congêneres e que estão subsumidas na legislação eleitoral, já que eleição é um concurso público para escolha de agentes políticos pelo povo, pelo voto livre e direto.

Quem se antecipa na campanha eleitoral, está nada mais do que frustando a liberdade de escolha do eleitor, já que só tem aí um candidato, ou seja, aquele que se antecipou fraudando o processo eleitoral.