quinta-feira, 18 de março de 2010

Brasil permanece em primeiro lugar no ranking mundial dos juros altos reais, para alegria do “Capital Motel”

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net

Por Jorge Serrão

O Brasil continua internacionalmente conhecido como o País da Usura, como um dos melhores lugares do mundo para o especulador externo ganhar dinheiro. A manutenção da taxa básica de juros pelo soviético Comitê de Política Monetária do Banco Central deixa o Brasil na primeira posição mundial no ranking de juros reais. Os estratosféricos 4% praticados por aqui atraem capital volátil, mas prejudicam a atividade produtiva interna, além de aumentar a já elevadíssima dívida pública interna.

Os juros altos no Brasil beneficiam bancos, corretoras, administradoras de cartões de crédito e grandes empresas em condições de captar dinheiro no exterior, além de milionários ou bilionários que tenham contas, lá fora, em moeda estrangeira. Todos ganham sem risco no Cassino Brazil. O País toma dólares no exterior, a juros baixos, e aplica em títulos públicos. A remuneração é pela taxa Selic (mantida convenientemente alta pela oligarquia do Banco Central do Brasil).

O Copom do BC do B manteve a taxa Selic em 8,75% ao ano pelo quinto mês consecutivo. Estudo da consultoria Uptrend revela que o Brasil lidera a usura globalitária com taxa de 4%. Ganhamos com dianteira da Indonésia, com 2,6% de juros reais. China, com juros de 2,5% ocupa a terceira posição. Austrália, com 1,9%, a quarta. As últimas posições no ranking de juros reais ficam com Índia, com juros reais de -11,2%, Venezuela (-5,9%), Turquia (-3,3%), Inglaterra (-2,9%) e Israel (-2,5%).

Leia o artigo de Adriano Benayon: Brincando à beira do Abismo – que mostra como o “Capital Motel”, que entra e sai, faz a festa no Brasil.

Fica frio, Presidente

O presidente Henrique Meirelles não tem o que se preocupar com a investigação de prática de crime contra a ordem tributária.

O advogado dele é ninguém menos que Márcio Thomaz Bastos.

O ex-ministro da Justiça, que é fã de Carmem Miranda, teria capacidade até para fazer Judas ser absolvido, se o traidor fizesse parte da turma do $talinácio – o que ainda não é o caso, ao menos por enquanto...

Apesar da força de Bastos, não custa nada sair candidato a Senador, e vencer, para garantir a imunidade parlamentar...

Promessa

$talinácio jura a aliados que vetará a chamada emenda Ibsen, que trata da redivisão dos royalties do petróleo, caso ela seja aprovada no Congresso.

A emenda, que prejudica especialmente os Estados que centralizam a produção, como o Rio e o Espírito Santo, passará agora pelo Senado.

A emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada, dividiu igualmente os royalties do pré-sal entre os três entes federativos, sem distinção entre produtores e não produtores.

Ontem, Serginho Cabral, principal aliado do Planalto, reuniu mais de 150 mil pessoas, num dia chuvoso, para uma mega-manifestação contra a emenda Ibsen.

Fique onde está

Embora esteja tecnicamente sem mandato, o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), não perderá tão cedo o direito de permanecer em prisão especial.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, avisou que só pedirá a transferência da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para um presídio comum se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar, em julgamento de recurso, a decisão do tribunal local.

Como isso não tem data para acontecer tão cedo, Arruda vai ficando onde está...

Jura?

O governador de São Paulo, José Serra, pretende anunciar sua candidatura à Presidência da República no dia 10 de abril, um sábado, em Brasília.

Promessa do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE):

Quando terminar a Semana Santa, ele será candidato. Nada mais lógico, mais tranquilo, mais seguro e mais correto".

Licitação providencial

A Prefeitura de São Paulo pretende abrir uma licitação ainda neste ano para adquirir esses radares na forma de pistola.

Só aguarda a liberação do Denetran – Departamento Nacional de Trânsito, para fazer a alegria dos fornecedores do caro equipamento.

O “tiro” seria dado contra os motociclistas que serão inconstitucionalmente impedidos de ir e vir pela Avenida 23 de maio.

Como as placas das motos ficam na parte de trás, a fiscalização só pode ser feita pelos agentes da CET - um dos maiores instrumentos de repressão psicossocial à sociedade, sob a desculpa de que combate delitos de trânsito.

Ação judicial

O sindicato dos motociclistas vai entrar na Justiça contra a medida inconstitucional de Gilberto Kassab.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de São Paulo (Sindimoto), Aldemir Martins, reclama:

"Estão proibindo um meio de transporte em uma via pública. Se querem diminuir os acidentes, então que invistam em educação no trânsito ou façam uma faixa exclusiva, como seria o certo na Marginal".

Negócio prejudicado?

O empresário Fernando Botelho teme que as trapalhadas políticas de Lula, em Israel, atrapalhem um meganegócio proposto pela Camargo Corrêa.

A empreiteira gostaria de fazer a transposição das águas do Mar Mediterrâneo para o Mar Morto.

O projeto, de US$ 5 bilhões, garantiria água e energia para a região, com a construção de uma Hidrelétrica.

Viva o avião

Tem petralha PT da vida com o eterno sindicalista Luiz Marinho.

O prefeito de São Bernardo do Campo está na Suécia.

Passeia a convite da Saab-Scânia, fabricante do caça Gripen, preferido da FAB, mas preterido pelo chefão Lula da Silva em favor do avião francês da Dassault.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Março de 2010.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dizem que Eike Batista é testa-de-ferro do PT......Será verdade??Talvez isso explique o aumento escandaloso de sua fortuna...

Anônimo disse...

Ei, partido da bandidagem, quando é que vão soltar o PCC?

Ontem, 50 militantes do partido da bandidagem tentaram acertar um ovo em José Serra. É o sindicato da categoria, que mobilizou 1% dos professores aloprados e que estão aí para gerar um factóide contra o governador paulista. Nenhum deles comprou apartamento da Bancoop, porque foi avisado antes. É só o começo da guerra suja do "roçado" paulista, como diz o cearense maluco que não quis parceria com corruptos. Alô, partido da bandidagem, quando é que vão soltar o PCC?

Anônimo disse...

Alo Serrao,

Uma sujestao: o seu blog demora muito a carregar porque tem muito penduricalho pra abrir. Se voce construir um blog mais leve com enfase no conteudo, voce facilitaria tremendamente os acessos.
Um abraco.

Anônimo disse...

ESSE FILME NÓS JÁ VIMOS!!! Collor também pediu que Dilma tente uma aproximação com o presidente do partido, Roberto Jefferson, que denunciou o mensalão do PT: "A senhora, que é uma mulher, tem que usar todo $$$$eu encantamento para trazer para a campanha o nosso presidente Roberto Jefferson".