quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lula só não afasta Tuma Jr da Secretaria Nacional de Justiça porque teme reação do bem informado Tuma pai

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net (atualizado nesta Quinta)

Por Jorge Serrão

O chefão $talinácio só não exonera Romeu Tuma Júnior da Secretaria Nacional de Justiça porque teme uma reação, nos bastidores políticos do poderoso pai dele, o senador Romeu Tuma, que é o fiel guardião da chamada “Lenda do Boi”. Lula tem relações umbilicais com Tuma desde os tempos em que o hoje senador comandava a área de inteligência do DOPS. Quando Lula foi preso por liderar uma greve do Sindicato dos Metalúrgicos, Tuma permitiu que Lula deixasse a cadeia para comparecer ao enterro da mãe.

Tuminha também tem relações de amizade com Lula. São tão próximos que o toque de campainha do telefone do secretário Tuma teria uma gravação que imita a voz do presidente. Tuma Júnior também torce pelo Timão do chefão – o Corinthians. O caso Tuma Júnior, suspeito de ligações com a máfia chinesa, deixa Lula com a cabeça tão cheia que ontem o presidente cometeu uma gafe. Chamou o técnico da seleção brasileira de Tuma, no lançamento da Autoridade Pública Olímpica e da estatal Brasil-2016. Pelo visto, Dunga está tão “prestigiado” quanto Tuma.

Ontem, em entrevista ao Jornal do SBT, Lula demonstrou que não pode mesmo mexer com Tuminha e ainda fez um teatrinho sobre o caso: “"Nós temos que ter clareza que o Tuma tem serviços prestados de forma extraordinária à polícia de São Paulo e à polícia brasileira. Há indícios de conversas dele com pessoas que são suspeitas, mas não há nenhuma prova concreta de que ele cometeu qualquer ilícito. Nessa situação, eu prefiro que haja o afastamento dele e uma apuração correta. Se o ministro entendeu que as férias dariam tempo para fazer a investigação, eu acho que o ministro tomou a atitude certa".

Além do poder de influência pessoal de seu pai sobre Lula, Tuminha se salva porque não existe uma regra na administração federal que exija o afastamento de ocupantes de cargos públicos acusados ou suspeitos de irregularidades.

Também não cai

Tão estável quanto Romeu Tuma Júnior é a situação do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional.

O General Jorge Armando Félix também não será saído do cargo, apesar da grave, e pouco repercutida, denúncia de que o GSI mandou a área de inteligência da Receita Federal quebrar o sigilo fiscal de seis oficiais do Exército – todos não muito queridos do Palhaço do Planalto.

Até porque existem indícios de que a ordem para a violação realmente não partiu de Félix, e pode ter sido realizada à revelia do militar.

Abafando

A ordem para investigar os oficiais foi assinada eletronicamente, em 18 de janeiro passado, pelo coronel Fernando Lima Santos, chefe de gabinete do general Jorge Félix.

Os alvos foram quatro generais, três da ativa, e dois coronéis

Agora, a ordem oficial no Poder Maior do Detrito Federal é abafar o caso e tentar deixar tudo como dantes nos quartéis do Abrantes...

Farsa da capitalização

O Sindipetro-RJ coloca em xeque a necessidade tão urgente de capitalização da Petrobrás:

Estamos diante de uma farsa montada pelo governo brasileiro, pela mídia e pelo sistema financeiro internacional para aprovarmos as propostas do novo marco regulatório do governo Lula. Na pauta do Senado Federal está a partilha proposta por Lula e pela qual as multinacionais podem abocanhar 70% das reservas do Pré-Sal”.

Veja os argumentos de Emanuel Cancella, diretor do sindicato, em: Petrobrás e a farsa da falta de recursos

Leia também o artigo de João Vinhosa sobre o caso Gemini: Corrupção na Petrobras: resposta ao Sindipetro

Marco Regulatório

O Modecon convida a todos para o debate “O novo marco regulatório do petróleo: a visão da Petrobrás”.

O “confronto” será entre o gerente de Energia da Petrobrás Luiz Fernando Gutman e o diretor do Sindipetro-RJ Francisco Soriano.

O evento será na próxima segunda-feira (dia 17), às 17h 30min., na ABI – Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro, Rio de Janeiro.

Palestra importante

Uma ótima oportunidade para se entender a importância estratégica do Pré-Sal para o Brasil, bem como a realidade do petróleo no mundo atual.

O presidente da Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobras), Fernando Leite Siqueira, proferirá a palestra “O Pré-Sal e a conjuntura do petróleo no mundo”, no dia 18 de maio, às 16 horas, no auditório do Clube de Oficiais da Reserva e Reformados da Marinha.

O Clube de Oficiais da Reserva e Reformados da Marinha fica na avenida Passos, 122 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro.

Para mais informações: (21) 2233-4560.

Serra apanhando

O presidenciável tucano José Serra virou alvo de uma ação de petistas, que aparelham alguns Conselhos Estaduais de Economia.

Serra é acusado de uso indevido da qualificação de economista, já que não tem bacharelado em economia nem é registrado em qualquer Conselho Regional de nenhum estado brasileiro.

Os acusadores reclamam que o procedimento do candidato caracteriza falsidade ideológica e charlatanismo, em prejuízo dos que exercem legalmente a profissão.

Marina programada

O Partido Verde lança no domingo a pré-candidatura de Marina Silva à Presidência da República.

A pré-Convenção do partido será realizada a partir das 11h no Riosampa (rodovia Presidente Dutra, km 177), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Marina estará ao lado de Fernando Gabeira, pré-candidato do PV ao governo do Rio, Alfredo Sirkis, coordenador da pré-campanha presidencial, e Aspásia Camargo, pré-candidata ao Senado pelo Estado do Rio.

Censura imperdoável

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), queimou seu filme com a liberdade de imprensa.

Recorreu à Justiça para impedir que o jornal Diário do Grande ABC continue a divulgar a dilapidação do patrimônio público em sua gestão.

Depois dessa, Marinho devia inaugurar uma estátua em homenagem ao companheiro Josef Stalin, abraçado, claro, com o chefão $talinácio, que é um ilustre eleitor da produtiva cidade do ABCD paulista.

Pressão

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiou a liminar concedida pela 1ª Vara Cível de Santo André que proíbe o jornal Diário do Grande ABC de noticiar que a prefeitura de São Bernardo do Campo estava doando a centros de reciclagem, cadeiras e mesas utilizadas nas escolas municipais:

"Diante dos fatos, a ANJ apoia a decisão do jornal de recorrer da proibição, para que o mesmo Poder Judiciário que decidiu pela censura prévia restabeleça o primado constitucional. O direito à informação, mais do que dos meios de comunicação, é de toda sociedade".

A ANJ considera essa medida judicial como o estabelecimento de censura prévia.

Stalinismo vivo

Os russos estão festejando os 65 anos de vitória contra o nazismo, com muitas fotos do ditador Stalin.

Mesmo sabendo que o camarada foi sanguinário que o mesmo Hitler de quem era parceiro antes de passar para o lado dos ingleses, americanos e todas as nações realmente aliadas contra o "nacional socialismo".

Os russos festejam o "internacional socialismo" que se fortalece a cada dia, após adotar a economia capitalista condenada por Marx.

Efeito terror

O presidente da Consultoria para os Direitos Humanos da Colombia, Marcos Romero, declarou que nos últimos três anos o número de desaparecidos já supera as cifras da Argentina durante a ditadura militar.

Os registros apontam 38.255 pessoas desaparecidas.

Só nas últimas décadas de ação das Farc, FLN e milícias narco terroristas, as mortes de colombianos já superam o número de 100.000.

Venezuela = Cuba

Cada vez mais, o país governado por Hugo Chavez se parece com a Cuba dos irmãos Castro.

Confira esta entrevista no programa “Maria Elvira Live”:

http://www.youtube.com/watch?v=7uzQ_1HaJiw&feature=player_embedded

Tem culpa ela?

Argentina, Paraguay e Brasil indidgnados com a cineasta Kathryn Bigelow, que ganhou o Oscar de 2009 pelo filme "Em Terra Hostil".

Tudo porque a moça avisou que vai filmar "A Trípice Fronteira", que de acordo com a Interpol e as polícias locais é um dos principais centros de criminalidade e narcotráfico do continente.

Na "Ciudad del Este" - Paraguai, Foz do Iguaçu - Brasil e "Puerto Iguazú" - Argentina reside uma comunidade de origem árabe, que os EEUU juram manter ligações com o terrorismo islâmico.

Raridade fotográfica

Quer ver como era o seu bairro em 1958?

Basta clicar no www.geoportal.com.br e digitar a cidade e rua de interesse.

Ao lado direito do mapa, no link 1958, é possível ver como determinada região era geograficamente na época. São fotos da capital paulista inteira e partes de Guarulhos, Osasco e Grande ABC, todas tiradas em 1958 e depois, em 2008, para comparação.

O Geoportal é um serviço de mapas via internet que disponibiliza mapas de 2.818 cidades brasileiras – o maior acervo do Brasil – e imagens aéreas de mais de 400 cidades, todos produzidos pela Multispectral, empresa brasileira pioneira na produção de mapas digitais no Brasil, desde 1989.

Minhocão no cinema

Estreia dia 4 de junho nos cinemas o documentário ELEVADO 3.5, dirigido pelos diretores João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo.

O filme é sobre a vida de pessoas que moram, trabalham e/ou circulam ao longo do Minhocão, via elevada que atravessa a região central de São Paulo, e que agora a Prefeitura de São Paulo pensa até em demolir.

Vencedor do Festival “É tudo verdade / It’s all true” em 2007, o filme também será exibido ao ar livre, no próprio Minhocão, no dia 30 de maio.

Muito em cima da hora

A um custo de R$ 670 milhões para os cofres públicos, o governo do Rio de Janeiro promete entregar o Maracanã pronto para a Copa das Confederações em junho 2013.

Como as obras devem durar dois anos e quatro meses, o prazo é curtíssimo.

O Mário Filho só deve ser fechado para obras no final de agosto, para ser entregue no final de 2012 para vistorias da Fifa.

Loucos por comédia

Depois do grande sucesso de VTNC, Cacá e a Cris Nicolotti acabam de lançar o www.tvloucosporcomedia.com .

É um site de atores fazendo comédia, textos da web, da vida real, de piadas e de causos, escolhidos a dedo pela Cris Nicolotti.

Tudo gravado sem ensaio, sem cortes, no improviso, ao vivo, num processo bem caseiro, com figurino que cada um trouxe da sua casa e iluminado com 3 lâmpadas de 60 watts. Perceba que não tem cortes.

Loucos por música

Os apreciadores da música clássica no Brasil acabam de ganhar um novo Portal, o Concertino (www.concertino.com.br), totalmente dedicado à pesquisa de música clássica no mundo.

O portal tem conteúdo em português e pesquisa feita minuciosamente pela própria Elza, também uma estudiosa voraz e apaixonada pelo assunto.

Elza de Moraes Fernandes Costa, musicista-piano, é sua principal mantenedora.

Vale a pena ir, comprar e ler

O professor rubro-negro Bernardo Borges Buarque de Hollanda, da FGV, lança esta noite, em São Paulo, o livro “O Clube como Vontade e Representação – o Jornalismo Esportivo e a formação de torcidas organizadas no futebol do Rio de Janeiro”.

Será a partir das 18 horas, no Bar O Torcedor, que fica no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

A obra sai pela Editora 7Letras.

Doação

A TVA e a Fundação Telefônica doarão à Cruz Vermelha carioca uma caminhonete 4x4, cabine dupla, no valor de R$ 80 mil, em prol das vítimas das enchentes do Rio de Janeiro.

O veículo era uma necessidade apontada pela instituição, para ser utilizado em áreas afetadas por catástrofes. Empregados de todo o Grupo Telefônica participaram da campanha, totalizando a arrecadação de R$ 7 mil, que foi dobrada pela própria empresa.

Os funcionários da TVA do Rio de Janeiro fizeram a expressiva doação de outros R$ 10 mil e a Fundação Telefônica complementou com o valor necessário para a compra do veículo.

Reinserção social

A Simpress, empresa líder em outsourcing de impressão e em gestão de documentos, fechará uma parceria com a ONG Apaf (Associação paulista de apoio à família).

A instituição é voltada para reinserção social de crianças e mães de famílias da região, criando novas oportunidades para as famílias necessitadas.

As ações da entidade baseiam-se na inserção de mulheres no mercado de trabalho e no desenvolvimento educacional das crianças, com intuito de atingir a sociedade como um todo.

Tomaram todas

Cerca de 16.500 pessoas passaram pelo Expo Center Norte e conferiram os destaques e novidades dos 300 expositores que levaram os sabores e aromas de vinhos de várias partes do mundo ao maior salão de vinhos da América Latina, que aconteceu em São Paulo entre os dias 27 e 29 de abril.

Junto com a 14ª edição do ExpoVinis Brasil 2010, aconteceu a 7ª Brasil Cachaça e da 10ª EPICURE, feiras dedicadas, respectivamente, à mais brasileira das bebidas e aos charutos e presentes finos, que aconteceram paralelamente ao ExpoVinis Brasil.

Quem quiser colocar no calendário, a 15ª edição do ExpoVinis Brasil (www.expovinisbrasil.com.br) já está programada entre os dias 26 e 28 de abril de 2011 no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho.

Erremos! E agora consertemos...

Ao contrário do que equivocadamente publicamos no Alerta Total de 11 de maio, o General Durval de Andrade Nery não é nem nunca foi membro do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), onde o embaixador norte-americano, Thomas Shannon, deu uma palestra, como o link abaixo confirma:
http://embaixada-americana.org.br/index.php?action=saopaulomateria.php&id=8952&itemmenu

O General Nery é coordenador de Estudos e pesquisas do Cebres – Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos, fundado em 1981, que realiza estudos e pesquisas sobre temas estratégicos de âmbito nacional e internacional.

O Cebres é presidido pelo Maj Brig Oswaldo Terra de Faria e tem como 1º Vice-Presidente o Cel Amerino Raposo Filho um de seus fundadores.

Para trocar Cebres por Cebri, nosso redator deve ter tomado umas a mais lá no boteco do Detrito Federal, e será punido com uma semana só de água da torneira, sem direito à filtragem.

Missão quase impossível

O Flamengo perdeu ontem à noite por 3 a 2 para o Universidad de Chile diante de 70 mil torcedores no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores.

Agora, o rubro-negro terá de vencer por dois gols de diferença em Santiago, na próxima semana, para se classificar.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Maio de 2010.

5 comentários:

Anônimo disse...

O fascínio pelo risco sempre é atribuído ao jovem. Mas, existe um lugar em que o jovem evita arriscar, este local chama-se Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo.
Segundo informações prestadas pela Bovespa, a grande maioria dos investidores, pessoas físicas pelo volume aplicado, está na faixa etária entre 40 à 59 anos. Ou seja, na Bovespa os idosos estão substituindo os jovens com relação ao risco.

Como o número de investidores em ações no Brasil é bem restrito – cerca de 550 mil CPF's.-, qualquer conclusão esbarra no pequeno número de investidores de renda variável que operam na Bovespa, mesmo com o advento do home broker. E olhem que a Bovespa deu uma boa melhorada nos últimos anos, pois antes do ano 2000, o número dos que operavam na Bovespa ficava perto dos 150 mil CPF's (como informação, são cerca de 90 milhões de norte-americanos que investem em ações).

Os expert's em mercado de risco, se deparam basicamente com três perguntas -
Falta cultura econômica para o jovem brasileiro aplicar na Bolsa?
O jovem brasileiro é avesso ao risco financeiro?
É somente a falta de numerário para aplicar ou também há envolvimento e/ou hereditariedade cultural econômica?

Mormente a resposta é mais ou menos assim: o jovem no Brasil é essencialmente duro e suas prioridades não estão incluídas uma formação de poupança desde cedo, pois seus interesses variam entre um carro, baladas e os estudos regulares. Então, fica fácil concluir que: o jovem, quando tenta uma acumulação de capital via Bovespa, se encontra despreparado, tornando-se presa fácil para os chamados profissionais do Mercado e/ou experientes investidores.
E por minha conclusão, percebo que a acomodação do jovem está em alta. Haja vista a quantidade de comunidades cangurus que se formam nos lares hoje em dia, em que os filhos postergam ao máximo a sua saída da casa de seus progenitores.

Desprezando a máxima que diz: “a prática leva a perfeição”, o jovem desperdiça as oportunidades de aprendizado econômico, adiando quase que indefinidamente o seu ingresso no mundo financeiro.
Ou seja, os papais é que irão orientar os seus filhotes em grande parte da vida adulta financeira. Estando então despreparados, a entrada ao mundo financeiro não será suave e nem pausadamente, sendo sim abrupta e traumática desde o seu primórdio.
Ao contrário, no exterior, o jovem desde o início, na época da mesada, o jovem já tem a responsabilidade de administrar e se possível começar a acumulação do seu próprio patrimônio, sendo que seus pais prezam por este aprendizado.

Baseado na exposição acima, é fácil decifrar o por quê há tão poucas Empresas Brasileiras com o capital aberto (S.A.) e suas ações sejam negociadas na Bovespa. Sendo que não é raro o BNDES exercer a função que o Mercado Financeiro deveria ocupar. E o BNDES ocupa este espaço por quase inanição do mercado de renda variável, apesar dos esforços empreendidos pela BMF-Bovespa nos dias atuais.

Além de que os principais jornais e telejornais só se interessam pela Bovespa quando há fatos extremos – quedas e altas espetaculares. Entretanto, no dia-a-dia da Bovespa, é muito pouco acompanhada pela mídia, dificultando assim o aprendizado de todos, principalmente os jovens.

E quando o jovem por conta própria decide investir na Bovespa?
Normalmente é uma atitude que deixa marcas profundas na alma e no bolso... Compram na alta e vendem na baixa. E não raro, dilapidam boa parte do pequeno patrimônio próprio ou de parentes, ocasionando frustrações irremediáveis.

Conclusão Final – moral da história – o jovem que ainda não possui um razoável patrimônio próprio, ao levar traulitada na subida/queda das ações, desiste de uma vez por toda da Bovespa, cometendo um erro que o alijará, na maioria das vezes, definitivamente do Mercado Econômico. E sabemos pela observação que o aprendizado financeiro é primordial para a vida inteira, agora e no futuro também.
Saldanhas.

Anônimo disse...

Esse governo é o mais corrupto que já houve em toda a América Latina.

Uniblab disse...

Ei Serrão

Aproveite que o pobre redator já está condenado a beber água da torneira, e esclareça que o título que filme de Kathryn Bigelow recebeu no Brasil foi "Guerra ao Terror" (desca a página para conferir. "En Tierra Hostil" foi o nome do filme na Espanha.

grampo - n. ADW 03540 - ALFA VERDE disse...

Não sei o que esse blog pensa. Tuma jr, não pode nem ser amigo de contrabandistas, narco-guerrilheiros, traficantes, e puxadores de automóveis? O que que tem gente? Ele só é amiguinho deles, ué. rsssss Afinal, estamos no Brasil, não é?

grampo - n. ADW 03540 - ALFA VERDE disse...

Mas não é só por temer o Tuma Pai, que Lula não bota para a rua esse traficante, esse contrabandista e sei mais o que. Lula quando esteve preso, quando ainda era um desconhecido líder sindical, o Delegado Tuma, na época, o liberou para ir no enterro de sua mãe. No Brasil, é assim, troca de favores desde longas datas.