sábado, 7 de agosto de 2010

Remuneração de Blogueiro

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Arlindo Montenegro

Supõe-se que uma prestação de serviço mereça uma remuneração. Mas para grande parte dos blogueiros brasileiros, esta atividade parece funcionar apenas como um diário, um registro de reflexões, opiniões, juizos apressados, grosserias desesperadas e protestos. Outros são registros profissionais e busca de afirmação. Existem uns poucos que desenvolvem conteúdo. E finalmente os que se debruçam sobre assuntos mais áridos ou movediços, como a economia e a política.

O que se percebe é que muitos blogs são janelas para temas informativos e de conteúdo, enriquecedores da percepção dos visitantes, garimpeiros de verdades que a propaganda oficial e sua mídia, professores e "teólogos" materialistas, escondem, com o fito de preservar os antolhos da militância, alicerce do poder esquerdista.

E a única remuneração dos blogueiros não militantes da esquerda tem sido a certeza de um voluntariado que grita pela lucidez, no meio de uma guerra entre o espírito e a matéria. Muitos tem os textos plagiados e outros não contam nem com a gentileza de um comentário, que seja polêmico, agradecimento ou xingamento, todos motivadores da reflexão do blogueiro e incentivo para a continuidade do trabalho que, de solitário passaria a ser interativo.

Cada blogueiro e cada leitor carregam um universo de experiência de vida e a necessidade de comunicar-se, dividir suas "descobertas" e testar as reações. Isto nos alimenta no âmbito intelectual e facilita as escolhas pela vida afora. Quando a comunicação é unilateral, semelha somente semente que não brota, seja em flor, fruto ou espinho.

Quando o Google ou qualquer outra destas plataformas que recolhem, arquivam e disponibilizam para o mundo as manifestações literárias, artísticas, crentes ou descrentes na possibilidade de uma civilização plural, livre de controles totalitários, tem a informação de conjuntos, que proporcionam aos pesquisadores avançados a formulação de estratégias para a engenharia social.
"Quem cala, consente"... quem fica "em cima do muro", "passa pela vida em brancas nuvens", sem comprometer-se. É bem isto que os poderosos almejam.

Quanto menos a gente defende os espaços de manobra e liberdade, tanto mais restrita e direcionada a informação ou ausência da informação, menos escolhas e maiores as possibilidades de enganos, maiores as perdas individuais. Mais poder para os que mantêm as nações separadas em classes sociais – uns de barriga cheia e outros de barriga e mente vazia.

No ambiente da incultura a que estamos submetidos os brasileiros, os blogs têm sido a melhor das fontes de informação. Mas estão carentes de resposta, de interatividade, da manifestação dos leitores, da mobilização física nos momentos em que as ameaças sejam vitais, comprometendo as conquistas democráticas fixadas durante séculos e ameaçadas por uma minoria barulhenta e organizada, bem organizada e bem financiada por recursos públicos, apoderados por homens que se dizem "públicos", mas tratam, em sua quase totalidade, apenas do enriquecimento particular ilícito.

Quase totalidade dos blogueiros, sem remuneração, ainda podem juntar livremente idéias e informações, refletir, complementar, transmitir, facilitando soluções para as mais diversas ignorancias. Semeiam conhecimento gratuitamente. Elegeram uma missão libertária. O mínimo que merecem é o comentário, o argumento, a pergunta, a polêmica num marco de respeito.

Tenho recebido manifestações que não publico. Respeito e compreendo ansiedades, mas não compartilho com a utilização das mesmas armas que, na história nada resolveram do conflito maior, entre os que querem manter suas culturas e avançar nas conquistas do bem estar civilizado e os que querem destruir tudo para tentar um modelo caracterizado pela brutalidade, pela crueldade, pela morte.

E é gente de uma "humanidade" brutal, canibalesca, que utiliza esta ferramenta de comunicação universal, para mostrar a própria cara deseducada e a pobreza espiritual, com xingamentos contra uma senhora respeitável, que presta inestimável serviço de informação, por amor ao próximo, por patriotismo, por denunciar a sujeira da ideologia do Foro de São Paulo, fonte de todas as políticas que deseducam e enterram o espírito desta nação brasileira.

Graça Salgueiro é uma senhora notável, uma intelectual cuja sensibilidade está a salvo destas grosserias proprias da esquerda que, carente de argumentação e razão, vazia de conteúdo e informação, atira pedras que precedem as leis contra a manifestação do pensamento, logo as cadeias como em Cuba, os campos de concentração, fuzilamentos sumários, genocídios da história do comunismo.

E pior, existem "intelectuais, acadêmicos" que defendem o autoritarismo e a força contra as idéias, listam blogs de direita, como alvos para a censura do estado. Forças mais poderosas, princípios, valores maiores acabam por criar ambientes mais seguros, mais propícios para a vida e solução natural das dificuldades. Graça, Olavo de Carvalho, Jorge Serrão e outros tantos, sabem disto. Têm valor.

Arlindo Montenegro é Apicultor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Seus artigos apresentam qualidade ímpar,Sr. Arlindo, que jamais comentei , sequer para cumprimentar sua disposição de estar sempre aqui nos oferecendo suas reflexões, suas pesquisas, sua ótica séria, coerente e acertada, segundo preceitos que também cultivo, e peco por não lhes haver dado nem mesmo um agradecimento . Faço-o agora, confesso, até com um pouco de vergonha por não ter tido a sensibilidade de imaginar que essa minúscula contrapartida já é uma resposta e tanto aos esforços e à dedicação de pessoas como o articulista e o administrador do blog. Mas observo que os assuntos aqui são trazidos de uma forma que não incita propriamente a interação que me levam a ser comentarista em outros blogs que parecem provocar um pouco mais essa forma de participação.
Acho que vocês trazem os assuntos de maneira tão completa que não nos sobra nada a acrescentar.
De toda forma, a falha é nossa de não retribuirmos o oferecimento.
Quero registrar meu agradecimento dizendo que a leitura quase diária deste blog é enriquecedora dos meus conhecimentos de assuntos de interesse do exercício da cidadania, com a abnegação do Serrão e seus colaboradores, pessoas de elevada coonsciência social , cultural e política, como é seu caso, prezadíssimo articulisat. Leitora Cativa (adotei esse apelido dado pelo Serrão)

Anônimo disse...

Duas frases deixadas para a posteridade, valem a pena serem citadas. A primeira é da Bíblia Sagrada que diz: “não deveis só observar o que os homens falam, mas sim, o caminho que trilham”. A segunda, atribuída a Rui Barbosa diz: “aquele que pouco lê, pouco fala, pouco entende, pouco sabe”.
A internet, como é sabido por todos, é um mundo sem fim...
O leitor paciente e de objetivos determinados, por certo, encontrará neste emaranhado de páginas e mais páginas, muitos conhecimentos e opiniões bem fundamentadas e de grande valia. Outrossim, encontrará também, farto material falso e de validade bem duvidosa. Espelhando, portanto, o que acontece na vida cotidiana de cada um.
Então, como extrair de “um mundo” de informações apenas aquelas que realmente merecem méritos e pausas para leitura e reflexões?
Bem, vamos voltar agora para as duas frases colocadas acima. Da primeira frase, tira-se a conclusão que devemos dar tempo para que aquilo que foi escrito, não seja apenas uma retórica.
Da segunda, devemos dar-nos a chance de aprendermos com o passar do tempo, e mesmo também, com a experiência dos outros, mesmo que estejam recheadas de quantidades de “baboseiras” e ideias infundadas, que também povoam este universo da internet e seus blogs.

O certo, o real, é que como em tudo na vida, temos que ir separando o joio do trigo, pois se assim não fosse, como o mundo teria chegado aos nossos dias, se o bem não coexistisse com o mal?

O jeito é permitir que as “coisas” aconteçam, sem contudo, deixar que as “coisas” nos dominem...

Anônimo disse...

Prezado Arlindo

Sempre que posso leios os seus artigos. Os de minha preferência são aqueles em que o senhor trata da nova ordem mundial. Até a próxima.

Anônimo disse...

Parabens pela sua perseverança em estar postando seus blogs e nos brindandando com informações.

Desde o ano de 1995, leio artigos em diferentes fontes, atigos estes que tratam da nova ordem mundial, teologia da libertação...entre outros...isto dispertou em minha pessoa a gana por mais informações e procurar fazer parte de um serviço indispensável....o de buscar e informar......

Sempre que tenho oportunidade recomendo seus artigos para amigos, bem como divulgo este sítio "ALERTA TOTAL", como grande prestador de serviço e fonte de informação...

Grande Abraço...

Ronald disse...

Sr. Montenegro,
Modestamente me incluo neste seleto time de comentaristas (e divulgadores também!) que prestigiam o ALERTA TOTAL, leitura diária obrigatória.
Após ler vossos artigos eu pude também apefeiçoar os meus conhecimentos. Amigos alemães e holandeses já haviam ma alertado para o desprezível papel do CFR e tal mas sobre o Bildeberg eu passei a saber nos posts sobre a Nova Ordem Mundial.
A profa. Graça ( ela sempre diz que não é professora mas eu digo que estou sempre aprendendo com ela...) é pessoa altamente conectada com a situação na América Latina, sabe tudo, conhece todo mundo, já recebeu cumprimentos de Alvaro Uribe, se não estou enganado, enfim, a profa. Graça é figura das mais queridas na blogosfera decente e sempre nos informa concretamente sobre a cahorrada que o gorila venezuelano promove entre outros absurdos que vemos acontecer em nosso continente nestes últimos 15 anos. Não me surpreendo pelo fato de ela estar sendo atacada pela ratosfera. Ela traz notícias que a mídia canalha e ordinária não divulga pois está comprada até a raiz do cabelo.
Obrigado mais uma vez por partilhar vossos conhecimentos.
Sds

Claudia Klein disse...

Obrigada pelo texto. Concordo em genero, numero e grau.

Para quem mantêm um blog, receber um comentário é a maior remuneração que se pode ter!

Milhares de pessoas, assim como eu, se dedicam a escrever um blog e acredito que quando ha paixao pelo tema, dominio do assunto, transparencia e compromisso, a recompensa existe. Sempre vai haver pessoas que compartilham dos mesmos motivadores e, portanto, ientificarão no seu blog um canal perfeito para alimentar essa paixão.
Parabens!
Claudia Klein