quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vivo, Claro, Oi e TIM lançam o cartel da TV Digital paga no Brasil, a maior ameaça contra as redes de TV tradicionais

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net (atualizado nesta Quarta)

Por Jorge Serrão


Nasce o cartel da televisão digital fechada no Brasil. Como a Rede Globo já temia, as operadoras de telefonia se uniram para se transformar em uma fortíssima e fatal concorrente das emissoras de radiodifusão no complicado e lento processo de digitalização da televisão no Brasil. A Vivo, a Claro, a Oi e a TIM se uniram para lançar pacotes de TV digital paga, pelos telefones celulares. A guerra pela audiência no celular começa a partir de outubro.

O novo sistema é um golpe mortal, no longo prazo, nas tradicionais emissoras de televisão. Na briga, as teles levam duas vantagens táticas. Primeiro, a mobilidade do serviço, que começará com a transmissão de televisão digital e, certamente, evoluirá para outros serviços agregados de informação. Segundo, porque a TV Digital no Celular poderá se aproveitar da base de clientes do sistema de telefonia móvel.

No futuro próximo, mesmo com o sistema pago, a fidelização, se bem trabalhada, pode ser o diferencial competitivo das teles contra as tradicionais emissoras de TV. O grande diferencial será a qualidade da programação oferecida. Quem dispuser de conteúdo com mais qualidade vencerá a briga pela audiência – que será medida com base em dados verdadeiros, e não nas duvidosas amostragens atuais dos institutos de pesquisa. O novo sistema pode gerar uma revolução no esquema de produção audiovisual – que atualmente sofre restrições de distribuição dos produtos.

Inicialmente, as operadoras de celular não atralaram a oferta de “TV Digital” a um pacote de dados, o qncareceria o produto. Os consumidores pagarão apenas a média de R$ 29,90 por pacotes básicos de recepção para 30 canais disponíveis. O pagamento será na conta telefônica ou no cartão de crédito - digitando o número como se o celular fosse máquina de débito. Além do já conhecido “pay-per-view” (pague pelo uso), as teles ambém oferecerão vídeos sob demanda (VOD) que poderão ser “salvos” no celular. Malandramente, as teles não cobrarão pela transmissão digital das emissoras abertas.

Como funciona

Os canais digitais serão transmitidos, via satélite, das produtoras para as empresas de distribuição.

Integradoras, essas armazenadoras de conteúdo já firmaram contratos com as operadoras de celular, que venderão o acesso digital aos clientes.

Instalando um aplicativo ao celular, que estará conectado à Internet, o cliente terá opções de canais para assistir.

Virou inimigo

Os promotores da justiça militar da Venezuela, acusaram o General da reserva Antonio Rivero pelo "delito de ultraje à Força Armada e divulgação de assuntos secretos".

Tudo porque o General denunciou a cubanização do Exército, com a presença de oficiais cubanos nos quartéis.

E o novo presidente da Colômbia, o fanfarrão Juan Manuel Santos firma um acordo com Hugo Chavez para criar uma comissão que investigará a presença das Farc em solo venezuelano...

Rei na bolsa

A BM&FBovespa cntratou Edson Arantes do Nascimento como garoto-propaganda.

A Bolsa quer popularizar o investimento em ações no País e ampliar o número de investidores pessoas físicas para 5 milhões até 2015.

A campanha de publicidade, com Pelé, será lançada dia 17 deste mês.

Começou cedo...

Um menino de apenas 13 anos é acusado de chefiar um bando que assalta repúblicas de estudantes em Araraquara, a 272 km de São Paulo.

Dezenove estudantes foram rendidos e ameaçados durante duas horas por cinco rapazes, armados com facas.

O moleque de 13 anos foi apontado pelas vítimas como o mais violento, pois teria agredido as vítimas com chutes nas costas.

O garoto tem um futuro promissor: se não estudar e entrar para a política, um dia via presidente da republiqueta.

Vida que segue...

Ave atque Vale!

Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 11 de Agosto de 2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meio fora do contexto, mais tudo a ver quando se trata de Lula- Blog do Ucho.
O novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, reuniu-se na terça-feira (10) com o candidato a ditador Hugo Chávez para selar a paz entre os dois países. O encontro aconteceu na cidade colombiana de Santa Marta e serviu como ponto final para o entrevero que se iniciou com o tiranete venezuelano e o ex-presidente Alvaro Uribe.

Durante a reunião, Chávez se comprometeu a não permitir a presença de integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em território venezuelano. Trata-se de uma promessa ridícula, pois o mundo sabe que o presidente da Venezuela utiliza a narco-guerrilha colombiana como braço armado e centro de treinamento para as guerrilhas bolivarianas.

O suposto recuo de Hugo Chávez e a retomada das relações diplomáticas entre os dois países faz parte de um acordo com o presidente Luiz Inácio da Silva, que quer sepultar de uma vez por todas a polêmica sobre as relações umbilicais do Partido dos Trabalhadores com as Farc, assunto que se for mantido em pauta prejudicará sobremaneira a candidatura da companheira Dilma Rousseff, outra adepta confessa do terrorismo.

Erra a esquerda chicaneira que se alastra pela América Latina ao pensar que Juan Manuel Santos é um otário com mandato, pois não se pode esquecer que a Colômbia conta com ajuda financeira e militar dos Estados Unidos. Qualquer movimento estranho de Chávez e da narco-guerrilha pode deflagrar uma guerra no continente. Especialmente porque o espetáculo circense do qual Hugo Chávez é o principal palhaço está demorando demais para acabar.

pacotes claro tv disse...

Pelo menos espera-se investimento em serviços melhores e preços competitivos para os consumidores.