quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lula e Dilma privatizaram o gás do Pré-Sal

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net


Por Jorge Serrão e João Vinhosa

Por trás de todo grande lance de marketagem petista existe sempre um grande negócio. Agora surgem justificativas para os rumores de que o chefão Lula da Silva pretende ser ministro do Pré-Sal, caso se confirme a vitória presidencial de sua candidata Dilma Rousseff, que comandava a Casa Civil (repleta de escândalos de tráfico de influência) e presidia o Conselho de Administração da Petrobrás.

Lula e Dilma, tecnicamente, já privatizaram um dos grandes filões do pré-sal. Diferentemente do Gás Natural da Bacia de Campos e do Gás Natural da Bolívia, o Gás Natural do Pré-Sal não poderá ser transportado por gasoduto. O produto terá que sofrer uma mudança de estado, passando do estado gasoso para o estado líquido, para poder ser transportado em navios. Dessa maneira, como Gás Natural Liquefeito (GNL), será comercializado no mercado internacional.

Hoje, a Petrobras produz e comercializa o GNL no mercado interno por meio da Gemini – sociedade da qual detém 40% e que a White Martins é a sócia majoritária com 60% das quotas. Apesar de a tecnologia de liquefação de gás ser dominada por inúmeras empresas, a Petrobras declarou oficialmente que se associou à White Martins por ser ela a detentora da tecnologia de liquefação.

Dilma Rousseff, que – acumulando os cargos de Ministra de Minas e Energia e Presidenta do Conselho de Administração da Petrobras, se tornou a principal avalista da Gemini – deverá agora responder a seguinte pergunta:

Ao explorar o Gás Natural do Pré-Sal, a liquefação do produto será feita pela Gemini (leia-se White Martins), ou a Petrobras pagará os devidos royalties à White Martins pela apropriação de sua tecnologia?

Será que Dilma terá condições de reponder a tal pergunta antes do Halloween eleitoral de domingo?

Jorge Serrão é Jornalista, e João Vinhosa, Engenheiro.

5 comentários:

Jose disse...

Jorge

chavez será simultâneamente presidente da Venezuela e da Argentina e, se dilma ganhar, também será presidente do Brasil.

Logo, a PeTrobras, poderá mudar de nome.

Outra coisa, esse coronel (tem cada um...) gosta também muito bunda de melancia.

Verdades Ocultas disse...

Cologue em sue blog http://verdades-ocultass.blogspot.com/2010/10/sera-que-o-brasil-esta-mesmo-melhor.html

BLOG DO MARIO FORTES disse...

A oposição, mais uma vez, passará para história como inepta pela dificuldade de transmitir ao povo a verdade sobre os dias em que vivemos, onde o poder de Estado tenta fazer prevalecer a mentira, a calúnia e a aversão a ética.
O discurso anti-privativista dos governistas é uma falácia fácil de ser desmoralizada. Basta vontade, coragem.
Mas a oposição se mantém em plena letargia.
Perderá a eleição sem esboçar, com dignidade, a devida reação ante um poder corrupto e mentiroso.

Anônimo disse...

Serrão,

O assunto é de suma importância para a Nação (para o povo brasileiro), portanto, acreditando que você, como brilhante Jornalista que é (esta é a minha sincera opinião a seu respeito) e que, certamente, tem algum amigo (ou mesmo um conhecido mais "chegado") "infiltrado" nas hostes partidárias do Serra, bem poderia, usando um (ou mais) dos seus amigos, sugerir aos assessores do Serra, para que ele, o Serra, coloque a pergunta do artigo ("Ao explorar o Gás Natural do Pré-Sal, a liquefação do produto será feita pela Gemini (leia-se White Martins), ou a Petrobras pagará os devidos royalties à White Martins pela apropriação de sua tecnologia?").

Por que não? No benefício da dúvida, faça (encaminhe) a pergunta!

Receba um fraterno abraço.

VIDALVO DE OLIVEIRA disse...

ATENÇAO, OUSAR É PRECISO.

HOJE, 31 DE OUTUBRO DE 2010, A MAIORIA SILENCIOSA BRASILEIRA VOTA 45 A FAVOR DO BRASIL CONTRA LULA E A NOVA ORDEM MUNDIAL NAZI-SOCIALISTA

VIDALVO DE OLIVEIRA
P/MAIORIA SILENCIOSA