segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A volta do Lula – que ainda não foi

Artigo no Alerta Total – http://www.alertatotal.net/


Por Jorge Serrão

Dilma ganhou a eleição no Dia das Bruxas. Parabéns para ela. Que a vida lhe seja leve. Agora ela terá de enfrentar outras batalhas. Retomar seu tratamento contra um câncer linfático que o esquema marketeiro dela jurou estar debelado, mas que nenhum médico, em sã consciência, afirma ser verdade. Também terá de lutar contra outros linfomas políticos – os “aliados” e “companheiros” que ajudaram ela a vencer. Haja quimioterapia.

No cenário de incertezas sobre o futuro da Dilma – político ou pessoal -, já surgem especulações bem factíveis. A principal delas gera respostas a uma pergunta: Se a Dilma tiver um problema sério de saúde, que a impeça de governar, o que acontece? Depende do tempo. Se ela assumir normalmente o mandado, caso alguma desgraça ocorra, só poderá ser substituída por seu vice Michel Temer passados 16 meses da posse. Antes disso, surge a necessidade legal de uma nova eleição presidencial.

Já pensou se algo acontece com a Dilma antes deste prazo? Alguém no Palácio do Planalto já pensou... Ontem, em rodinhas reservadas do PT, já se falava na “solução”, caso alguma tragédia de abata sobre a Dilma. Michel Temer não poderia assumir completamente antes de 16 meses de mandato. Lula seria o candidato natural para a eleição de emergência. Seria loucura e maldade pensar em tam hipótese trágica, não fosse o PT o partido de Celso Daniel e Toninho do PT. Lá, ninguém dura para sempre, principalmente se cai em desgraça política.

Lula pretende mesmo retornar em 2014. Se Dilma der certo, volta com o apoio dela. Se Dilma der errado, rompe com ela e tenta voltar do mesmo jeito. Se algo de ruim acontecer antes de 16 meses de mandato, o Cara pode ressurgir como salvador da pátria – e, se eleito, ainda poderá disputar uma reeleição em 2014... O cenário é mórbido, mas é uma hipótese legal e institucionalmente legal.

O futuro é sempre incerto. Amanhã é Dia dos Mortos. Domingo, Dias das Bruxas, foi também o Dia dos Muito Vivos. Quem viver, verá o que vai acontecer no Brasil sob a batuta da histórica brizolista Dilma Rousseff. Uma coisa é certa. A futura presidenta, por sua personalidade, não tem vocação para bonequinha, nem vaquinha de presépio. Ela tem tudo para radicalizar com suas canetadas oficiais.

O radicalismo ou não vai depender do que ela tem a ganhar ou a perder. Futuro Rei do Pré-Sal, Lula tentará assombrá-la. Se vai conseguir, são outros quinhentos milhões de dólares. Por enquanto, só podemos desejar a ambos que o novo velho governo lhes seja leve! - como na ironia machadiana de Brás Cubas. Te cuida, Dilma! O diabo mora no gabinete ou no palácio ao lado...

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1 de Novembro de 2010.

13 comentários:

Anônimo disse...

Serrão, por que tanto pessimismo?
O Brasil acabou, e você fica aí a se torturar?
O quê vier é prejuízo; para o povo que elegeu os torturadores por três vezes. Ou 33? Ou serão 333?

Eduardo F Netto disse...

Cada Povo tem o Presidente que merece. Ou em terra de cego quem tem um Olho e Rei.
Agradeço a todos a Mobilização que fizemos para garantir um futuro melhor.
Ganhamos em 11 estados, Eles ganharam praticamente no Norte Nordeste, com o voto de cabresto, com o Bolsa Família ( Compra Família) fizeram campanha durante 4 anos, anunciam em todos Jornais, revistas, Rádios de todo o Brasil. Pregando um Brasil que não existe:
Agora cabe a nos, começarmos a nossa pregação a partir de hoje.

Anônimo disse...

Se é verdade que Dilma fez parte de grupo guerrilheiro (e terrorista, não?) que tinha as mãos sujas por assaltos, roubos, atentados e ASSASSINATOS (!!!), Deus não abençoará um(a) presidente com o passado de Dilma. Não abençoará seu governo, não nos abençoará durante os próximos anos. Podem anotar! Vocês petistas, “dilmistas”, “lulistas”, estão comemorando cedo demais! O Brasil terá dias ruins pela frente e será culpa de vcs, imprudentes que apoiaram sua candidatura, inclusive Lula, que a lançou. Não sabem que é o Onipotente quem decide tudo ??? E ele vai ajudar Dilma, se ela tem esse passado ??? Sem falarmos do vídeo onde ela se posiciona A FAVOR da legalização do aborto, além do que é permitido hoje, apesar de agora ela se dizer contra mudança na atual legislação — será?. Deus (nada a ver com qualquer religião) não nos dará bons dias com Dilma. Podem guardar o que escrevo! E a culpa será de vocês, que votaram nela, que apoiaram sua candidatura. A não ser que tudo isso sejam mentiras, o que eu duvido. Ou que Ele seja mesmo… “brasileiro”…

Mujahdin Cucaracha disse...

Para você, burguês de direita que trabalha e produz alguma coisa; que tem renda mensal acima de R$ 1.500,00; que paga impostos sem usufruir de serviços públicos mínimos, sendo obrigado a pagar, também escola pública, plano privado de saúde, segurança privada para sua rua ou prédio; e que faz parte do grupo reacionário, antisocial e contrarevolucionário dos oitenta milhões de eleitores que não votaram na presidente eleita ontem [Abstenções: 29.194.356 (21,50%) + Nulos: 4.689.310 (4,40%) + Brancos: 2.452.591 (2,30%) + votos no outro candidato 43.710.422 (43,95%)], fica o meu recado:
Não se deixe abater, trabalhe duro e trate de produzir mais pois aí vem o novo imposto progressivo sobre a "grande fortuna" que você acumula, a fim de sustentar os 55.752.092 de banqueiros e especuladores da dívida pública; sem terras; sem teto; sem emprego; funcionários públicos 'comissionados'; ocupantes de 'cargos de confiança'; usuários do 'cartão corporativo do governo federal'; usuários das 'verbas secretas palácianas'; usuários do bolsa-família; usuários do 'auxílio-reclusão' e de outros "benefícios sociais" que necessitam de sua colaboração para continuar o trabalho de destruição moral da população brasileira, iniciado por FHC e aperfeiçoado por Luis Inácio.
Sem contar os diversos "cumpanhêrus" internacionais que também necessitam do auxílio brasileiro para a implantação dos desígnios do Foro de São Paulo para a América Latrina.
Isto é democracia, e ela tem seu preço.
E é você quem deve pagar!!

Paulo Figueiredo disse...

Maquiavel na vida de Lula e do PT

Não temos dúvidas de que a equipe que orienta a política de Lula é grande conhecedora das páginas de “O Príncipe” de Niccolò di Bernardo dei Machiavelli. Vou além, quem leu, e entendeu a pasmosa obra, “Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu”, do genial Maurice Joly, tem grande impressão de que aqueles ensinamentos também norteiam, significativamente, as ações de Lula. Caso contrário, estaríamos diante de coincidências intangíveis e inacreditáveis.

Entretanto, como a vaidade provoca o turvamento das visões e percepções e, no reforço desta assertiva, cito texto do provérbio: “A arrogância precede a queda e a altivez do espírito precede a ruína”; ou ainda mais no popular: “De tanto ir à fonte, o cântaro um dia se quebra”; muitas das vezes os vaidosos passam a pensar que são muito mais sábios que os próprios ensinamentos; donde sobrevêm os desmoronamentos dos projetos muito audaciosos.

Vejamos:

Supondo, mesmo, que as equipes de orientação política do governo Lula se baseiam nos ensinamentos de Joly e de Machiavelli para traçarem diretivas e nisso estão obtendo estrondoso e inegável sucesso. Porém, há um ensinamento que possa estar passando despercebido, ou negligenciado; e se assim for, Lula cairá em desgraça durante o governo Dilma; basta observarmos o que vaticina Machiavelli no Capítulo III do mesmo “O Príncipe”:

“Quem é causa do poderio de alguém, arruína-se; por que este poder resulta da astúcia ou da força e ambas são suspeitas para aquele que se tornou poderoso”.

(A história está repleta destes resultados, onde as crias políticas se viraram contra os criadores)

Lula irá se achar responsável pelo poder e desempenho do governo Dilma; esta, por sua vez, fará de tudo para se desvencilhar desta tutela. Quando surgirão as distensões e desavenças. Tudo isso aliado às graves dificuldades econômicas, que se avizinham, preditas por respeitáveis especialistas e encobertos, por enquanto, pela grande mídia. A vitória de Dilma, poderá ser como a “Vitória de Pirro”.

Se Lula planeja voltar coberto de glórias em 2014, seria melhor que os desgastantes temporais econômicos, dos próximos anos, fossem enfrentados pelo governo do PSDB.

Se assim ocorrer, Serra é um sujeito de muita sorte. E Aécio, preterido pelo partido, mais ainda; estará no Senado, incólume, “deitando a borduna”.

Abraço.

FERROMODELISMO disse...

Oi Anônimo:

O que você disse, fez-me lembrar daquela festa dos escravos, dias de pinga, depois acordaram para a realidade e viram o quê... nenhuma base estrutural para eles usufruírem a liberdade. Só a roupa do corpo. Hoje essa corja celebra a vitória de uma marginal que, como manda o manual de implantação do comunismo, um comunista tem que ser marginal, então essa celebração que é uma aberração me fez ver que tem mais coisas erradas a vir à tona. É estranho, eu sinto e até vejo alguns castigos divinos para essa corja. O Brasil pagará um preço caro por se atrever à arreganhação ao crime organizado com adoração.

FERROMODELISMO disse...

Para vir das brasas, só o diabo, Deus não vem das brasas, não vem do Brasil.

Carlo Germani disse...

Jorge Serrão,

É possível destacar o artigo sobre
o impedimento do vice para assumir
a presidência antes de 16 meses?

vidalvo de oliveira disse...

É, O MAL VENCEU, POREM É UMA VITORIA DE PERNAS CURTA, A NACIONALIDADE A MAIORIA SILENCIOSA QUE ONTEM 31 DE OUTUBRO SAU AS RUAS E VOTOU NO NUMERO 45 A FAVOR DO BRASIL CONTRA LULA E A NOVA ORDEM MUNDIAL NAZI SOCIALISTA JA SABIA PORQUE ENFRENTAMOS UM ESTADO QUE ALEM DE CORRUPTO É DESLEAL PARA COM A NACIONALIDADE, POREM UMA COISA É CERTA A FESTA VAI DURAR POUCO ATÉ PORQUER ESSAS PESSOAS A SERVIÇO DO NAZI SOCIALISMO NO BRASIL E NO MUNDO SÃO APENAS NUMÉROS, VAMOS PRA FRENTE AI VEM CHUVA.

VIDALVO DE OLIVEIRA

Anônimo disse...

Educação universal tradicional. Saber e inteligência em níveis superiores. Veneração a Deus como o regente dos pensamentos, palavras e ações.
Organização e planejamento estratégico.
Os que estão no poder são minoria e escória apoiada pelo psdb. Ideologicamente igual.
Que Brasil queremos? Em detalhe.....
O poder para os sábios, para os bons, para os que veneram a Deus.

Carla Pola disse...

Por gentileza,

Você poderia passar a Lei que fala sobre esses 16 meses, pois eu vasculhei a CF, o código Eleitoral e nada achei a respeito desses 16 meses. Em caso de vacância quem assume é o vice, que só não assumirá caso esteja impedido...

Por gentileza peço a lei que cita isso.

Pode se reportar ao meu e-mail:cpola@hotmail.com

Muito Obrigada
Carla

Chico Pexcador disse...

Caro Serrão,
Faço coro com aqueles que pedem mais informações a respeito da "carência" de 16 meses para a posse do vice.
Grato

Esperança disse...

Serrão, todos estão interessados em saber mais sobre o vice só assumir após os 16 meses da posse da Dilma, caso algo venha a acontecer.