quarta-feira, 20 de abril de 2011

General Peri faz discurso pró-globalitário e prega salto ousado para transformação do Exército

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net/ Leia mais artigos no site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

Os discursos de ontem, na comemoração do Dia do Exército, no Forte Apache, em Brasília, deixaram claro, nas entrelinhas, que a Força Terrestre já está pronta para o processo radical de reengenharia planejado pelo Ministério da Defesa. O comandante da Força, General Enzo Martins Peri, sem ser específico, falou na imposição, “para a força terrestre, que se queimem etapas para, de um salto ousado, se chegar à sua transformação, como já propõe a Estratégia Nacional de Defesa”.

As palavras e gestos também tornaram evidente que não haverá qualquer reação dos militares da ativa à criação da polêmica e agora rebatizada “Comissão Nacional da Verdade e da Conciliação” – para apurar os supostos “crimes de violação dos direitos humanos” cometidos durante o governo dos presidentes-generais (1964-1985). Teria sido de graça que a ministra dos Direitos Humanos, a radical petista Maria do Rosário, recebeu uma condecoração do EB, junto com outras 200 “personalidades”?

Uma interpretação simplória da mensagem lida em nome da chefona-em-comando das Forças Armadas, na presença da própria Dilma Rousseff, indica que o Exército está completamente alinhado com o atual esquema de governo: "As tropas da Força Terrestre, em permanente prontidão, são a garantia indispensável da segurança do país. Um país de vocação pacífica e democrática, que valoriza o diálogo, a justiça, o respeito aos direitos humanos e que vem se consolidando como uma sociedade próspera e fraterna, que busca a igualdade de oportunidades para todos. Na verdade, uma das maiores democracias do mundo".

Mais patético foi o discurso do Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, demonstrando que o alto comando militar caiu mesmo no canto globalitário da sereia. No seu discurso, o General Peri chegou a pregar que é preciso que o Exército deixe para trás o sonho de ser uma grande potência: “Hoje, vivemos um momento singular dessa nossa história. É dada a esta geração a oportunidade - mais que isso, o dever - de cruzar a ponte que nos separou do futuro, deixando para trás, de forma definitiva e irreversível, o sonho de ser potência emergente para linhar-se entre os principais atores globais, credor de respeito internacional, possuidor de voz ativa em foros mundiais e detentor de responsabilidades que ultrapassam nossas fronteiras”.

Em resumo: O 363º aniversário da 1ª Batalha dos Guararapes não poderia ter sido comemorado de forma tão patética.

Espetáculo

Ex-guerrilheira que jura ter sido sistematicamente torturada enquanto esteve presa, por três anos, durante a “dita-dura” militar, a Presidenta Dilma deu ontem um show de exaltação ao Exército em seu discurso cuidadosamente escrito por algum redator do Palácio do Planalto, seguindo a linha de algum estrategista do Ministério da Defesa ou do próprio Exército:

"Os soldados brasileiros desenvolvem - em todo o território nacional e nas regiões mais remotas e isoladas do Brasil - ações de cunho social de valor inestimável: levando serviços de saúde a populações carentes, prestando socorro em situações de calamidade, apoiando os trabalhos da Justiça Eleitoral, participando de projetos de instalação de infraestrutura física ou, em caráter emergencial, garantindo a lei e a ordem".

Dilma estava tão feliz no evento do EB que quebrou o protocolo e cumprimentou um a um dos que estavam na primeira fila dos agraciados com medalhas dadas pelo Exército.

Dilma até posou para foto (acima) no protótipo do futuro carro blindado do EB, O Guarani, que será construído pela Iveco – do grupo Fiat.

E a gasolina?

O volume de 1 milhão de barris, extraído do campo de Lula, na Bacia de Santos, foi vendido para a estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (Enap).

Enquanto a Petrobrás comemora seu primeiro negócio com o pré-sal, o consumidor se dana pagando um combustível caríssimo.

A empresa tem a cara de pau de admitir que pode faltar gasolina em alguns postos do País, sob uma alegada escassez do álcool anidro, que é adicionado à gasolina na proporção de 20%.

Leve suspeita

O mais curioso é que o álcool está caro e “faltando”, mesmo na safra de produção de cana.

O comércio do “etanol” é dominado pelas transnacionais britânicas Raizen (Shell) e BP.

Será que nós consumidores, pagando um absurdo pelo álcool, estamos ajudando essas empresas a pagarem o investimento feito na compra das usinas?

Tirando o time

Preocupação para o banqueiro André Esteves.

O fundo norte-americano JC Flowers & Co quer vender as ações que detém no banco BGT Pactual.

Por que será que os investidores lá de fora querem tirar o time daquele que parece um grande negócio no Brasil?

Lula midiático

Extalinácio parece mesmo em campanha para Rei da Cocada Preta - com retorno programado ao poder em 2014.

O site Mobilização BR, que apoia os movimentos sociais em todo do Brasil, divulgou ontem um vídeo em que o ex-presidente Lula convoca as redes sociais para o debate da reforma política.

O vídeo foi gravado segunda-feira, durante a reunião com uma comissão de senadores, deputados e lideranças do PT para discutir a atuação do partido durante o debate da reforma política.

No vídeo, Lula fez demagogia, como sempre, e pregou a proibição do uso de dinheiro privado em campanhas.

Chega de segredinho

As comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Direitos Humanos do Senado (CDH) aprovaram ontem o projeto de lei que acaba com o sigilo indeterminado de documentos públicos.

A proposta seguirá, agora, para análise da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e, se aprovada, vai para votação em plenário.

A intenção é que o projeto seja votado a tempo de ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 3 de maio, dentro das comemorações do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

Briga boa

O PSOL apresentou Ação Direta de Inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal, contra a Medida Provisória 520, que autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A.(EBSERH).

O partido acredita que a criação da empresa fere o princípio constitucional da autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades.

O PSOL defende que, nos termos do artigo 207 da Constituição, os hospitais universitários se inserem no âmbito da pesquisa e extensão do ensino, e, portanto, devem ser administrados pelas próprias universidades.

Pessimistas?

Os industriais brasileiros estão menos otimistas.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,8 ponto em abril na comparação com março e ficou em 59,7 pontos.

Foi o terceiro mês consecutivo de queda do indicador medido pela pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Desarme os bandidos!

Mais uma prova da inutilidade das campanhas pra desarmar a população civil que age dentro da lei e da ordem.

A Polícia Militar de São Paulo apreendeu ontem, com uma quadrilha de assaltantes, uma submetralhadora de fabricação caseira com silenciador.

Dois dos quatro bandidos presos com a arma feita em casa já haviam cumprido pena por roubo e seqüestro – o que indica sua alta qualificação profissional para o exercício do crime.

Brincando com o perigo

Quer que eu venha de bicicleta? Eu sou prefeito. Ando de carro oficial e com segurança. Ou você quer que eu seja morto como o Celso Daniel?”.

Esta foi a ironia cínica empregada pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ao ser abordado por repórteres ao final de uma reunião de 32 prefeitos petistas com os companheiros Lula e José Dirceu, em um hotel, em Osasco, na Grande São Paulo.

Aliás, aproveitando a deixa do Marinho, por que os petistas não abrem uma Comissão da Verdade para apurar as verdadeiras causas do assassinato, com requintes de tortura, do prefeito de Santo André, Celso Daniel?

Picaretagem

Marinho e outros prefeitos foram ao encontro particular, partidário, nos carros oficiais das Prefeituras.

Os petistas foram tão caras de pau que deixaram os carros oficiais estacionados em ruas próximas ao hotel.

Tudo para tentar dar uma disfarçada na irregularidade do uso da coisa pública.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 20 de Abril de 2011.

5 comentários:

Anônimo disse...

Exclusivo: Rocha Matttos reabre caso Celso Daniel
"http://www.brasil247.com.br/pt/247/poder/1216/Exclusivo-Rocha-Matttos-reabre-caso-Celso-Daniel,662846025.htm"

Anônimo disse...

Enfim, já temos um Exército Vermelho! E o melancia peri, nem cara tem para levar um valente par de bofetadas!

sicário disse...

JOrge...

O salto para o futuro, a transformação não só do exército mas das tres forças armadas começou quando "homens" como Peri, se enamoraram de uma Ceci, passearam no carro de combate Guarani e resolveram se dobrar e fazer a vontade de um grupelho golpista.
Esse aí é a caricatura do general que o Casseta e Planeta retratou no filme " A taça do mundo é nossa" ou então aquele que foi cantado pela Legião Urbana na música "Faroeste Caboclo"....fica atrás de uma mesa com o $@¨* na mão!
É isso aí generalzinho...viva a globalização Bolivariana. Daqui a pouco vai bater continência para o Chavez, Fidel, etc...

Anônimo disse...

Primeiro aviltam os salários dos militares, para mais facilmente dobrá-los. Depois ficam a prometer a modernização das forças, mas ficam só na promessa. Cadê os aviões que iam ser comprados para a FAB? Cadê o submarino nuclear da Marinha?
A grande verdade é que as FF.AA. brasileiras foram sucateadas. Através dos salários baixíssimos a carreira militar já não atrai jovens inteligentes. Qual o garoto que hoje sonha ingressar numa academia militar sabendo que o salário após 4/5 anos de estudo em regime de internato será menor do que o de um servidor de cafezinho do senado ou de um soldado da polícia de Brasília? Daí o nível do oficiliato brasileiro estar caindo assustadoramente. E todos nós sabemos no que isto resulta. E eles sabem, sabem tão bem que fazem isto proporitadamente, de forma fria e calculada.
Na comemoração do dia do Exército, falou-se em tudo, menos em reposição salarial. Por que? Todos sabemos porque.
Até quando isto irá? Só Deus sabe.

Anônimo disse...

ETA GENERAL BOM DE BOLA. UM PAÍS COM AS RIQUEZAS QUE TEM(TEMOS CONDIÇOES ÍMPARES EM RIQUEZAS ESTRATÉGICAS) E UM GENERAL COMANDANTE, ABDICA DA CONDIÇÃO DE DEFESA DESSE POSTENCIAL E DA SOBERANIA ECONOMICA E POLÍTICA. QUE DIZER? ESTAMOS F....UMADOS E, AINDA CRITICAM O PRESIDENTE DA VENEZUELA. É PRA CHORAR E MUITO. QUE PAÍS INFELIZ ESSE NOSSO."DEUS QUANDO CRIOU O MUNDO FOI CRITICADO POR UM DOS SEUS ACESSORES, AO DESTINAR PARA O BRASIL SÓ COISAS BOAS, AO QUE RESPONDEU, ESPERE SÓ O POVINHO QUE COLOCAREI LÁ"