segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Processos de 33 réus do Mensalão podem voltar à primeira instância, se STF acatar pedido de Bastos

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Leia mais artigos no site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão

O escândalo do Mensalão tem tudo para ser julgado no dia 31 de Fevereiro. O Supremo Tribunal Federal tende a acatar, a qualquer momento, a mais recente manobra protelatória para o julgamento do pagamento de propinas mensais à base aliada para garantir votações pró-governo. O ministro-relator Joaquim Barbosa analisa uma “questão de ordem” para que apenas três dos 36 réus sejam julgados no STF, e os demais tenham sua situação apreciada em primeira instância.

A “questão” foi levantada pelo jurista Márcio Thomaz Bastos, que defende um dos mensaleiros. Apenas por coincidência, ele foi o ministro da Justiça de Lula da Silva – com quem dividiu, nos bastidores, a indicação de ministros para o Supremo. Se Barbosa reconhecer que apenas deve julgar quem tem foro privilegiado (os deputados Valdemar Costa Neto, João Paulo Cunha e Pedro Henry), os outros 33 réus do mensalão terão seus processos retornados à primeira instância. Assim, tudo “começaria de novo” e a data para o desfecho do caso, com facilidade, será 30 ou 31 de fevereiro (dias que inexistem em nosso calendário).

Na questão de ordem levantada para Joaquim Barbosa, Thomaz Bastos classificou de inconstitucional o foro privilegiado para todos os réus. O jurista alega que a medida restringe o direito que todos têm de serem julgados em duas instâncias. Também defende que aqueles já saídos do governo ou sem mandato parlamentar não têm mais direito ao foro privilegiado. Com a manobra de Bastos (que tem lógica jurídica e política), o relator Barbosa cai em mais uma armadilha. Sem previsão para terminar, o julgamento do mensalão tem tudo para ser ainda mais postergado.

Por falar no sub-Chefe...

O Centro de Inteligência da Polícia Federal, tem horas de grampos telefônicos que mostram como José Dirceu age na condução estratégica do PT e junto aos grandes empresários que atendem as contas do Governo.

O site Quidnovi divulga na íntegra e com exclusividade o depoimento de José Dirceu prestou na Justiça no processo do Mensalão do PT:

http://issuu.com/revistaquidnovi/docs/depoimento_ze_dirceu_mensal_o_pt?mode=window&viewMode=singlePage

O ex-ministro chefe da Casa Civil de Lula foi definido pelo procurador geral da República Roberto Gurgel como o comandante das ações dos demais integrantes dos núcleos político e operacional do grupo criminoso

Vão soltar?

O advogado mineiro Marcelo Leonardo entra hoje com pedido de habeas-corpus em favor do publicitário Marcos Valério – que passou o fim de semana preso em cela especial na sede do Serviço de Polícia Interestadual (Polinter), no Complexo dos Barris, na Bahia.

Principal expoente do escândalo do mensalão, Valério agora é acusado de liderar um esquema de fraudes em registros públicos de imóveis (provavelmente para ajudar a esquentar ou lavar dinheiro de esquemas mensaleiros).

Ele e sua turma devem responder por falsidade ideológica e de documentos, e formação de quadrilha.

Pediu pra sair...

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, apresentou ontem sua carta de demissão a presidenta Dilma Rousseff, em encontro no Palácio do Alvorada.

A amiga Dilma, claro, aceitou o pedido e nomeou, a partir de hoje, o secretário executivo da pasta, Paulo Roberto dos Santos Pinto, para assumir o cargo em caráter interino.

Em nota, a presidenta Dilma ”agradeceu a colaboração, o empenho e a dedicação do ministro Lupi ao longo de seu governo e tem certeza que ele continuará dando sua contribuição ao País”.

Quem será o sétimo?

Sexto ministro que sai do governo em meio a um bombardeio de denúncias de irregularidades, Lupi deu sua versão para a saída:

Faço isto para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o trabalhismo não contagie outros setores do governo”.

Lupi agora faz companhia aos demais membros do time da herança maldita deixada por Lula para Dilma: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e Orlando Silva (Esportes)

Problemas togados

A Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, investiga a evolução patrimonial de 62 magistrados que não apresentaram declaração de renda nos últimos anos ou foram denunciados.

Nesse trabalho, Eliana conta com o apoio da Receita Federal do Brasil, da Controladoria-Geral da União e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Eliana Calmon explicou que a iniciativa não quer dizer que todos investigados sejam culpados, já que os magistrados muitas vezes são acusados pela parte - que perde a ação como forma de vingança.

A ministra reafirmou existir corrupção no Judiciário, mas em grau muito pequeno porque, em sua opinião, a maioria dos magistrados trabalha honestamente.

Comprando terra

Um ano e meio após o governo impor restrições à compra de terras por estrangeiros, investidores internacionais exploram brechas da lei para continuar adquirindo propriedades rurais no país.

A Folha de S. Paulo de domingo denunciou três casos de fundos voltados para investimentos na comercialização de madeira, cujos acionistas são estrangeiros e que estão atuando no país após a adoção das restrições.

Esses grupos tentam contornar a legislação vigente por meio de estruturas nas quais os estrangeiros lideram os investimentos - o que pode lhes conferir peso para encabeçar decisões -, mas os brasileiros aparecem como sócios majoritários.

Separação apenas jornalística

Fátima Bernardes se separa do marido Wiliam Bonner hoje à noite bancada do Jornal Nacional

Será trocada pela bela Patrícia Poeta – que deixou o Fantástico.

Criativa e sacana foi a manchete do jornal "Meia Hora", do Rio de Janeiro, com um título de duplo sentido para avacalhar com a mudança de casal no JN:

Fátima abandona Bonner e vai fazer programa”.

Segredinho

Fátima deve estrear, em 2012, seu próprio programa nas manhãs globais – logo depois do Mais Você.

O programa Ana Maria Braga, que não anda bem de audiência, permanece no ar porque já fechou todas as cotas de patrocínio para o ano que vem...

O programa que a Fátima fará é um dos segredinhos da Globo para abril do ano que vem.

Herança maldita

A surpreendente absolvição da ex-manicure Adriana Ferreira de Almeida, uma loura de 34 anos, não garante acesso à herança do milionário da Mega Sena Renné Senna, assassinado em 2007, aos 54 anos.

O advogado Marcus Rangoni, que representa a filha de Renné, informa que ainda tramita na esfera cível uma ação que pede que Adriana seja considerada indigna de receber os bens deixados pelo ex-companheiro.

O prêmio de R$ 51,8 milhões na Mega Sena se transformou em uma fortuna estimada em R$ 100 milhões.

Em testamento, Renné tinha deixado metade do valor para a filha, Renata Senna, e metade para Adriana.

Voz do povo

Acusada de mandar matar o marido Renné, a viúva foi considerada inocente pelo juri popular no Tribunal do Júri de Rio Bonito (72 km do Rio).

A promotora Priscila Naegele se disse surpresa com o resultado devido à "consistência" das provas e prometeu recorrer.

Se os desembargadores acolherem o pedido de anulação, será marcado novo julgamento no Tribunal do Júri.

Provas

Deficiente físico, com duas pernas amputadas por causa da diabetes, o ex-lavrador foi morto com quatro tiros na cabeça em um bar em Rio Bonito.

O ex-PM Anderson Sousa e o funcionário público Ednei Gonçalves Pereira, acusados de serem os autores dos disparos, foram condenados, em julho de 2009, a 18 anos de prisão.

A promotoria argumenta que Adriana foi a mandante do crime, e cita como prova as diversas conversas telefônicas que ela manteve com Sousa, inclusive na véspera do assassinato.

Tudo maravilha...

O Corinthians foi pentacampeão brasileiro no dia em que seu ídolo Sócrates partiu para o Gramado Eterno.

O Vasco da Gama, para manter a velha tradição, ficou satisfeito com o vice-campeonato, e o Flamengo, cheio de dívidas, conseguiu sua vaguinha para a Taça Libertadores do ano que vem.

O Lupi desencarnou da amada Dilma...

Portanto, tudo está no melhor dos mundos possíveis no Brasil...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 5 de Dezembro de 2011.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Bastos é advogado de dez em cada dez petista envolvido em crime. Está faturando tando que comprou até jatinho.

Anônimo disse...

Esse tal de thomaz bastos, maçom, era a eminência parda por trás do psicopata do lulla no primeiro mandato e foi diretamente responsável pela entrega da reserva Raposa Serra do Sol à Oligarquia Financeira Internacional e pelo nosso reconhecimento na ONU dos povos selvagens à sua autodeterminação ou independência. lulla até veio dizer que foi obrigado a fazer isso!! Estão esquecidos?

Esse thomaz bastos è um internacionaista tal como o louco do lulla! Para eles, o Brasil è apenas um modo de vida, um modo de de enriquecerem. Vale tudo!

Isaac disse...

Existe algum site ou alguma "Ação Popular" para pressionar o supremo votar ainda esse an?