sábado, 7 de abril de 2012

Carta Aberta ao Ancelmo Gois - O Globo

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Maria Joseita S. Brilhante Ustra

Calma, gente


O site " A Verdade sufocada", de militares viúvas da ditadura, publicou (fruto de um trabalho de jornalismo investigativo ou então de arpongagem) foto, nome, profissão e endereço eletrônico de cinco jovens que teriam participado daquela manifestação em frente ao Clube Militar no dia 29 de março e que acabou em tumulto.


Lá dentro, como se sabe, ocorria um ato para celebrar os 48 anos do golpe.


Segue... O site publica ainda o vídeo em que o cineasta Sílvio Tendler, autor de "Jango" e "Anos JK", convida pessoas para a manifestação contra a ditadura." (Ancelmo Gois - O Globo - 05/03/2012)

Sr Anselmo Góis, Calma, gente, digo eu, simples velhinha de 75 anos, inicialmente, professora primária, que por dever de serviço de meu marido e circunstãncias da vida, me vi envolvida, juntamente com minha família, no meio de algumas situações que me levaram a sublimar, em um simples site, uma frustação do que não pude realizar - fazer faculdade de jornalismo para exercer a profissão.

Aposentada como técnica legislativa, há mais de 20 anos, passei a dedicar-me a pesquisas sobre luta armada e , com o lançamento do livro do meu marido, criei um site , inicialmente, para difundir o mesmo, que a maioria da grande mídia boicotou.

Depois, veio, pouco a pouco, a vontade de colocar no sítio, pesquisas feitas e que alguns que acessam o meu site poderiam não conhecer. Com isso, os acessos aumentaram - hoje beiram 8milhões de acessos.

Eu, leiga em computação, pouco a pouco, fui dominando a máquina, e hoje, encontro o que quero no meio virtual, que depois de confirmado com novas pesquisas em livros, publico depois de ter certeza de que a notícia é verdadeira. Esta é minha maneira de trabalhar. Não publico nada que não tenha investigado.

O seu comentário, Sr Ancelmo Góis, que, como filiado ao PCB, fez curso na antiga União Soviética, e continua simpatizante da causa, só me envaidece. Imagine dizer que, o que publicamos no site, é "fruto de trabalho de jornalismo investigativo ou então de arapongagem"...

Estou com a alma em festa e o coração a gargalhar. Mas creio que o senhor, renomado colunista social, deveria fazer um trabalho mais investigativo, sobre o responsável pelo site, pois como não investigou, ao mesmo tempo que elogia o trabalho jornalistico, retira da autora os créditos de seu trabalho.

Militares colaboram com artigos, é verdade, mas, nenhum militar pode ser responsabilizado pelas matérias postadas, a não ser que sejam assinadas. Entre as 7763 matérias , divididas em várias sessões, publicadas até hoje, temos mais matérias de civis do que de militares.

Calma gente, respeitem o trabalho de uma velhinha, de bengala, com dificuldades de locomoção, que passa os dias sublimando seu sonho de ter sido jornalista, enquanto conta para a juventude a sua vivência em fatos que viu e viveu da história do Brasil recente.

Sr Anselmo Gois, complete seu trabalho, fazendo essa velhinha mais feliz, investigue e dê o crédito de seus elogios a quem de direito. Desse prazer de ver-me reconhecida como responsável pelo site, eu não abro mão. Faça uma correção de seu texto: responsável, ou editora ou o que quiser.

Maria Joseita S. Brilhante Ustra, esposa de militar, é editora do site do Ternuma

10 comentários:

Paulo Santos disse...

Essa dita comissão da verdade nos faria um imenso favor se divulgasse os nomes dos jornalistas que na década de 60/70 estavam na folha de pagamento da KGB.

Anônimo disse...

IBOPE

A ARTE DA MENTIRA

http://blogdomariofortes.blogspot.com.br/

Antônio Rafael Costa disse...

Que lição de civismo! Quanto amor à ao Brasil e aos brasileiros! Parabéns, Sra. Maria Joseita, pela sua iniciativa e coragem. Sujeitinhos como Ancelmo Gois, lambe-botas dos riquinhos, não merece a nossa atenção. Mas, também, não podemos deixar que jornaliztazinhos meia boca como esse tal saia fazendo ironias desrespeitosas. A senhora não tem o diploma, mas é muito mais jornalista do que esse babaca.

Ricardo disse...

"Lá dentro, como se sabe, ocorria um ato para celebrar os 48 anos do golpe"

Meus respeitos a essa Senhora,que mostra capacidade de luta,apesar da avançada idade.Mas estranho ela própria usar o termo "golpe".

Anônimo disse...

Um assunto que foge a este tema, mas que tem de ser denunciado.

Sou assinante da NET COMBRO para a televisão. Escolhi os canais, e entre eles todos de desporto, incluindo o unico canal que dava desporto automovel, o SPEED.

Há um semana, fui surpreendido com a saida desse canal pelo FOX desporto. LIguei para saber como era. Uma atendente feminina muito educada lá me foi explicando que seria essa alteração seria apenas até ao dia 6 deste mês, portanto, o prazo limite foi ontem. Depois, eu como assinante, escolhia se o queria ou não!

Como só transmite futebol e, para isso já tenho 3 canais da ESPN, SportTv e BandSport, hoje voltei a ligar para dizer que não quero o FOX desporto.

Fui confrontado com a seguinte resposta: O canal SPEED de desporto não volta mais! Quer dizer, desporto automovel è crime no Brasil! Só o que a FOX desporto quiser apresentar não mencinando a falta de respeito e educação primária para com seus assinantes por parte da NET Combro!


Isto è mesmo uma ditadura desde que a SKY comprou não se sabe como, durante a ditadura corrupta lulista o canal concorrente DirecTV, ficando com o monopolio das transmissões televisivas dos desportos no Brasil!

E isso não falando nas pessimas dublagens em filmes e documentarios estrangeiros como se a classe D e E ligassem alguma coisa para canais privados de transmissão de TV.

Somos mesmo uma republiqueta emergente da porra! Este governo só pratica terrorismo de Estado!

Anônimo disse...

imprensa vendida está atirando para todo lado, querem ganhar no grito, já que estão no poder e podem tudo nestepaiz.

ANGU - ARTE, POESIA&KONTRAKULTURA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Por favor , sr. editor como já comunicado por e-mail a mensagem publicada acima não representa a opinião da revista. Houve uso indevido do logo. Não é da linha editorial esse tipo de manifestação. Pode apagá-la. Obrigado.

Jorge Serrão disse...

caro editor do site alerta total,


Em nome de nossa revista solicito a imediata retirada do comentário
postado indevidamente em nome da revista ANGU - Arte, Poesia & Kontrakultura
no texto "Carta Aberta à Anselmo Góis."


O nome da revista e o logo foram usados indevidamente. A revista
nada tem a ver com o assunto tratado no texto comentado. Sequer é de nossa
linha editorial esse tipo de comentário ou publicação. Contando com sua compreensão,




Obrigado,


ANGU , arte , poesia & kontrakultura

Rômulo A.R.Fontes disse...

pra valer: saudade mesmo, só se for do jornal" Letras e Marchas"Ou então da brava coluna assinada no U.H.RJ assunada pelo jornalista Adirson de Barros.Abrs.