sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governo sonega informações à pesquisa que deseja revelar a máfia do nióbio em novela da Record

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrão


Exclusivo - O mafioso de comercialização do nióbio, que redunda em perdas anuais estimadas de US$ 100 bilhões ao Brasil, pode virar assunto da novela “Máscaras”, da Rede Record. O escritor Lauro César Muniz, que cuida da trama, deseja colocar o polêmico e pouco conhecido assunto na ficção. O novelista tem tudo para sofrer retaliações por mexer no vespeiro do nióbio, tentando popularizar um tema conhecido por poucos brasileiros.

O governo já boicota oficialmente o assunto que é um tabu econômico. Existe até o risco de alguém ligado à presidenta Dilma Rousseff procurar a direção da Record ou da Igreja Universal do Reino de Deus, para “aconselhar” que o assunto não entre na trama da novela. O primeiro sinal disso é que o Departamento Nacional de Pesquisas Minerais, órgão do governo que guarda e sonega todas as informações sobre nióbio, se recusa a falar com a produção da emissora.

Carolina Agabiti, que faz produção para filmes e telenovelas, realiza uma pesquisa sobre o explosivo tema, cujas informações servirão para alimentar a trama da novela "Máscaras", da Rede Record. Segundo a pesquisadora, “a novela tem um enredo policial que prima por um enfoque realista. Por isso aprofundamos as pesquisas ao máximo porque queremos que as histórias tenham verdade”. Carolina fez uma pesquisa vasta pela internet, leu artigos científicos, e conversou com geólogos. “Tentei entrar em contato com o pessoal do DNPM (que não quis falar comigo)”.

A pesquisadora faz contato com especialistas em Nióbio. Já procurou o engenheiro Ronaldo Schlichting. Pretende falar também com o Almirante Roberto Gama e Silva. Se quiser aprofundar a pesquisa, pode ouvir também o economista Adriano Benayon do Amaral e o advogado Antônio Ribas Paiva. Todos explicam, didaticamente, como funciona o esquema de subfaturamento da exportação do nióbio promovido por transnacionais comandadas a partir da City de Londres, bolsa que dita as cotações mundiais do minério.

O Nióbio é estratégico por vários motivos. O Brasil detém 98% das reservas mundiais e a exploração do raro mineral está associada a terras raras, urânio e tório – matéria-prima fundamental para a indústria de ponta. Os chamados óxidos de terras-raras compreendem um grupo de 17 elementos químicos, utilizados principalmente em aplicações de alta tecnologia. O mercado mundial é atualmente controlado pela China, responsável por mais de 90% do fornecimento mundial. Mas os chineses, espertamente, restringem a exportação dos minerais de alto valor agregado.

Se “novela do nióbio” for mesmo para a telinha da televisão, sem censura, os brasileiros começarão a desvendar mais um mecanismo oculto de como a Oligarquia Financeira Transnacional atua para nos explorar e manter nosso País permanentemente na miséria.

Novidades em Araxá

Uma pesquisa independente, encomendada pela MbAC Fertilizantes, confirmaram a existência de altos teores de terras-raras, nióbio e fosfatos em Araxá – Minas Gerais.

Verificou-se a existência no local de 6,34 milhões de toneladas de minérios, com 5,01% de óxidos totais de terras-raras, 8,40% de P2O5, matéria-prima para fertilizantes, e 1,02% de Nb2O5, o óxido de nióbio.

Os recursos inferidos são de 21,94 milhões de toneladas, com 3,99% de óxidos de terras-raras totais, 7,86% de P2O5 e 0,64% de Nb2O5.

Os óxidos pesados de terras-raras (HREO), somados ao óxido de ítrio (Y2O3), representam 2,48% dos óxidos de terras raras totais.

Exploração programada

A MbAC Fertilizantes, que tem a propriedade total do projeto na área de 214 hectares, vai instalar uma planta-piloto no local.

"Os resultados confirmaram nossas expectativas de que a jazida de Araxá tem uma base significativa de recursos de óxidos de terras-raras com altos teores, quando comparada a outros depósitos no mundo".

A avaliação é do CEO e vice chairman da MbAC Fertilizantes, Antenor Silva, que discute “acordos com terceiros” para a exploração comercial de tamanha riqueza.

Te cuida, Eike

O famoso bilionário, que vem amargando perdas no valor de mercado de suas empresas, deve ficar cada vez mais esperto com a concorrência – que pode até destroná-lo.

O BTG Pactual, de André Esteves, e a AGN Participações, de Roger Agnelli, acabam de criar a B&A Mineração, que começa a operar daqui a dois meses.

Criada para atuar no ramo de mineração no Brasil, no restante da América Latina e na África, a empresa terá braços de logística e de bioenergia – com atuação bem semelhante ao sistema de Eike Batista.

Poder Parelelo ao Fardado

Militares estão alarmados com o que o Padre Paulo Ricardo tem dito em suas pregações via internet.

O religioso revela, abertamente, como funciona o poder paralelo que existe dentro das FFAA:

http://padrepauloricardo.org/episodios/o-poder-paralelo-dentro-da-igreja

Quem procura acha

Quem perde o poder no Brasil dificilmente fica desamparado de grana.

O ex-senador Demóstenes Torres, que teve o mandato cassado, voltará a atuar no Ministério Público de Goiás.

Ontem, protocolou um comunicado de exercício, documento com o qual ele reassumiu as funções de procurador de Justiça, fazendo jus a um salário que beira os R$ 20 mil.

Vai dar em nada...

As suspeitas de irregularidades na compra do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil podem ser investigadas.

Pelo menos o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), protocolou ontem um pedido para que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e o Tribunal de Contas da União investiguem a operação.

Nem a Velhinha de Taubaté acredita que a apuração vá dar am alguma coisa...

Brasil bom de copo

A tal da estagnação econômica, que já começa a preocupar o governo Dilma, parece não afetar a classe alta boa de copo.

Antes mesmo do lançamento nos Estados Unidos e na Europa, a centenária Johnnie Walker, que há 20 anos não lançava uma marca de uísque, deixou ontem os brasileiros provarem de seus dois novos rótulos Premium, o Gold Label Reserve e o Platinum, que só chegam ao mercado em setembro.

"O Brasil já é o maior mercado de Red Label no mundo”.

Palavras de Otto Von Sothen, presidente nacional da Diageo, que comercializa a marca por aqui.

Barrada no baile

O governador petista do Rio Grande do Sul atrapalha a carreira política de sua radical filha.

A juíza da 161ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, Elisa Corrêa, acolheu pedido liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a proibição da candidatura de Luciana Genro a vereadora da capital gaúcha pelo PSOL.

Para piorar, a moça fica impedida de participar da campanha eleitoral, por ser filha de quem é...

Novidades poéticas

Confiram as novas poesias no site do escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto.

Na página principal, http://www.wanderlino.teixeira.nom.br/, acesse “Clique e leia poemas de Vide versos – edição esgotada”, livro publicado em 1986.

Após a leitura do primeiro poema, para prosseguir clique em “próximo” (canto direito, baixo) e se aprofunde no belo trabalho deste poeta fluminense (redundância, já que o cabra de Niterói torce pelo Tricolor das Laranjeiras).

Choronas de graça in Sampa

No próximo domingo, às 11h, o Clássicos em Cena leva à Praça Victor Civita (Pinheiros, ZO de São Paulo) o Grupo Choronas.

Formado por quatro musicistas, o grupo encanta e comove com apresentações dos mais diversos ritmos da música brasileira: choro, baião, maxixe e samba. Isso, misturando obras tradicionais com recentes, algumas consagradas e outras que são verdadeiras pérolas menos conhecidas do nosso cancioneiro.

O concerto contará com comentários do Maestro Parcival Módolo, que toca o projeto há 12 anos, e que domingo contará com a ajuda as choronas Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia Cesar (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de 7 cordas) e Roseli Câmara (Percussão).

Quem será o próximo?

Aos 53 anos bem vividos, a famosa Gretchen terminou seu casamento com o pecuarista Tulio Sotto Mayor, de 35 anos.

Foi o décimo sexto casamento da cantora.

Número para matar de inveja muito político que pratica o troca-troca partidário no Brasil...

Sexta-feira 13, dia de ir ao centro...

A Confraria do Garoto celebra sua data magna (sexta-feira (13)), na avenida 13 de maio, no centro do Rio de Janeiro, em frente ao número 13, às 13h.

Sob comando de Nelson Couto, o Xerife, vai distribuir folhas de arruda-macho para espantar o olho grande alheio.

Como o Rio de Janeiro é a única cidade no mundo que comemora a sortuda data, a Confraria aproveita para coroar a Miss sexta-feira 13, ao som de Cidade Maravilhosa.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de sexta-feira 13 de Julho de 2012.

6 comentários:

Anônimo disse...

Grata pela lembrança dos 31 anos da publicação do livreco de Boff pelas palavras do R.P. Paulo Ricardo.

Anônimo disse...

"Não se mede uma grande nação pelo PIB"

Dá para acreditar que somos governados por uma doente mental que faz esta afirmação? Dá para acreditar que estudou economia? Dá para acreditar que esta monumental afirmação vem da pessoa que governa o Brasil, nação continental? Não chegou o fdp do canceroso com suas bombásticas, infelizes e constantes afirmações estupidificadas envergonharem o Brasil? Agora, vem esta louca terrorista fazer esta louca afirmação?

Merecemos?

Porque não? Somos o cu da Nova Ordem Mundial! Como è que não poderia haver uma afirmação deste quilate?

Outra coisa. Esta louca terrorista pôs-se ao lado da Argentina contra a Inglaterra, impedindo que navios ingleses atracassem em nossos portos marítimos. Agora vai visitar a Inglaterra e ser recebida oficialmente pela colonialista rainha dos ingleses!

Dá para acreditar?

Afinal quem manda no Brasil?

Anônimo disse...

Quanto lulla e dilma estão "comendo" com a venda do nosso niobio, se 60% do preço da sua venda, não retotna ao Brasil? Onde fica?

"O Brasil detém 98% das reservas mundiais exploráveis de nióbio e o mundo consome anualmente cerca de 37.000 toneladas do minério, totalmente retiradas do Brasil.

O minério de nióbio bruto é comprado no garimpo a 400 reais o quilograma, portanto, sem contar a necessidade de formação de reservas estratégicas dos países do primeiro mundo, e o acréscimo do preço em razão do beneficiamento do minério, feito em Araxá, Minas Gerais, e Catalão, em Goiás, deveríamos contabilizar, pelo menos, 6 bilhões e 580 milhões de dólares, a mais, em nossas exportações anuais.

O preço do metal refinado, 99,9% puro, cotado na Bolsa de Metais de Londres a 90 dólares o quilograma, é meramente simbólico, porque o Brasil é o único fornecedor mundial. Portanto, é ele quem deveria determinar o seu preço. E por que não o faz?

Mal comparando, nióbio a 90 dólares o quilograma é hoje o mesmo que petróleo a menos de um dólar o barril.

No caso do petróleo, a OPEP estabelece o preço do óleo, equilibrando os interesses dos consumidores e produtores, porque o preço do petróleo é uma "questão de Estado". O mesmo não ocorre com o nióbio; absurdamente, quem estabelece o preço de venda do produto são os seus compradores. Por quê?

Apenas uma fração dos valores e quantidades reais do nióbio "exportado" seria suficiente para erradicar a subnutrição da população explorada e empobrecida, e livrar o Brasil da desfavorável condição de devedor, além de financiar o seu desenvolvimento.

Os Estados Unidos, a Europa e o Japão são 100% dependentes das reservas brasileiras de nióbio, metal que é tão essencial como o petróleo, só que muito mais raro.
Como já demonstramos, sem nióbio não existiria a indústria aero-espacial, de armamentos, de instrumental cirúrgico, de ótica de precisão e os foguetes e os aviões a jato não decolariam.
Ora, se por petróleo as potências vão à guerra, imagine-se o que não fariam eles para garantir o nióbio grátis, que retiram do Brasil, com a conivência de governantes, cujas campanhas políticas e projetos são previamente financiados, como muito bem estão a nos provar as CPI's em andamento no Congresso Nacional.

O "tratamento VIP", segundo a Folha de São Paulo, dispensado a Luiz Inácio, em Araxá, bem como o financiamento de seus "projetos" pessoais, são no mínimo suspeitos e merecem uma investigação urgente e criteriosa por parte do Ministério Público Federal.

Perante ao apresentado não restam dúvidas, podemos afirmar que o Brasil está pagando para ter todo o seu nióbio roubado e que os nossos últimos "governantes", para não perderem os seus assentos em Davos, Washington, Zurick, Frankfurt, Nova Iorque, Amsterdã e..., vão continuar fiéis discípulos e feitores da pavorosa doutrina da subjugação nacional."

http://www.anovademocracia.com.br/27/17.htm

Anônimo disse...

Wikileaks cita mineração de nióbio em Araxá como possível alvo de terroristas.

http://www.youtube.com/watch?v=Hp9BxTetncY&feature=related

HORIOSVALDO DA SILVA disse...

Pois por exemplo aonde está todas as MINAS do NIÓBIO e do TÂNTALO-BRASILEIROS-etc-os quais uns dizem serem mais-de-70%-outros-mais-de-98%-do-NIÓBIO-MUNDIAL-está no BRASIL e de qualquer tipo de MINÉRIO BRASILEIRO pois tudo na verda de pertence á cada brasileiro desde os brasileiros-mais pobres-miseráveis-até-aos-mais-abastados-pois as RIQUEZAS BILIONÁRI AS-que podem poderiam advir do NIÓBIO e de todos os MINÉRIOS BRASILEIROS-á favor de cada brasileiro da mesma forma que faz o CANADÁ com os seus menos de 02% do NIÓBIO MUNDIAL está no CANADÁ-mas as lideranças-etc-canadenses ao contrário das lideranças-etc-brasileiras faz com que estes menos de 02% seja 100% á favor de quem lá vive-sendo e ou não sendo cana dense-e o NIÓBIO TANTALO BRASILEIRO e os OUTROS MINÉRIOS-etc-sempre foi uma REALIDADE há mais de 02 séculos atrás e mas foi sempre OCULTADO NEGADO aos brasileiros-absurdamente pelas próprias lideranças-etc-brasileiras-pois absurdamente ti nha até mesmo CIENTISTAS BRASILEIROS que não sabia nada sobre o NIÓBIO mas agora tudo que se refere ao PETRÓLEO GÁS NATURAL AMAZONICO e do PRÉ-SAL-só será 100% uma REALIDADE á favor e ou contra os brasileiros só daqui há 10, 20, 50 anos -etc-
-
mas absurdamente parece que tudo que é NIÓBIO e TANTALO BRASILEIRO-e outros tipos de MINÉRIOS-mas aqui no BRASIL pare ce que pertence á já bilionária-FAMILIA REAL INGLESA-e aos americanos-ROTHISCILD-etc-e não aos próprios brasileiros pois em tão na verdade então tudo lá poderia estar tudo TRANSPARENTE-ONLINE INFORMATIZADO INTERNET SATÉLITE AOVIVOEÁCO RES-etc-da mesma forma como fazem com SOFTWARES-PROGRAMAS-SATÉLITES-etc-mas-para-acharem-a onde está as tais MI NAS-de todos os tipos de MINÉRIOS-e como também de PETRÓLEO GÁS NATURAL-etc-e como fazem também com coisas simples festas shows banais como é fazem aonde está os ESTÁDIOS DE FUTEBOL PARA COPA DO MUNDO 2014-princi palmente como vi vem fazendo aonde está o ESTÃDIO DO CORINTHIANS/SP tudo lá está sendo vigiado 24 horas dia e noite 365 di as do ano-pelos corinthianos e pelos anticorinthianos-etc-
-
poderiam falar para tudo e para todos e ou ainda colocar em-CAMISE TAS-YOUTUBE-FA CEBOOK-ORKUT-e-em todos-as” REDES-SOCIAIS”-discutirem sobre isto e falar com tudo e com todos e fazer passeatas manifes tações protestos-etc-mas tudo de forma pacífica e como também fazer com que seja sempre uma MATÉRIA ESCOLAR em todos os GRAUS ESCOLARES e em todos os MEIOS DE COMUNICAÇÃO MÍDIA EM GERAL-REVISTAS JORNAIS LIVROS-TV’s-RÁDIOS-e que se ja DISCUTIDO ABERTAMENTE mas de forma democrática-pois pertence á cada brasileiro-mas até em RÁDIOS COMUNITÁRIAS-etc-e até mesmo mandar e-mails á todos os CONGRESSISTAS BRASILEIROS-e como falar por exemplo ao-0800-619-619-da CAMARA FEDE RAL-e-ou-também-pelo-0800-612-211-do-SENADO-FEDERAL-etc-
-
mas-por-que-nada-disto-e-são-TRILHÕES-e-TRILHÕES-de-dólares-mas-ainda-nada-disto-ainda-não-se-traduz-em-RIQUE ZAS-QUALIDADE-PA DRÃO-DE-VIDA-PODER-AQUISITIVO-MELHOR-DO-MELHOR-como tem todos os povo populações mas lá da NORUEGA CANADÁ-etc-mas-do-outro -lado-o=que=tem-á-favor-de-cada-um-dos-mais-de-200-milhões-de-brasileiros-de-hoje e nem quando eram menos de 02 milhões de brasileiros ???por quê???mas isto ainda não foi nenhum cen tavinho mas á favor de todos os mais de 200 milhões de brasileiros-etc-veja bem tudo e todos-estes estrangeiros exploradores da RIQUEZA BRASILEIRA estão no BRASIL mas por que então tudo e to dos da mesma forma não vão lá para o HAITI-etc-
-

HORIOSVALDO DA SILVA disse...

Pois por exemplo aonde está todas as MINAS do NIÓBIO e do TÂNTALO-BRASILEIROS-etc-os quais uns dizem serem mais-de-70%-outros-mais-de-98%-do-NIÓBIO-MUNDIAL-está no BRASIL e de qualquer tipo de MINÉRIO BRASILEIRO pois tudo na verda de pertence á cada brasileiro desde os brasileiros-mais pobres-miseráveis-até-aos-mais-abastados-pois as RIQUEZAS BILIONÁRI AS-que podem poderiam advir do NIÓBIO e de todos os MINÉRIOS BRASILEIROS-á favor de cada brasileiro da mesma forma que faz o CANADÁ com os seus menos de 02% do NIÓBIO MUNDIAL está no CANADÁ-mas as lideranças-etc-canadenses ao contrário das lideranças-etc-brasileiras faz com que estes menos de 02% seja 100% á favor de quem lá vive-sendo e ou não sendo cana dense-e o NIÓBIO TANTALO BRASILEIRO e os OUTROS MINÉRIOS-etc-sempre foi uma REALIDADE há mais de 02 séculos atrás e mas foi sempre OCULTADO NEGADO aos brasileiros-absurdamente pelas próprias lideranças-etc-brasileiras-pois absurdamente ti nha até mesmo CIENTISTAS BRASILEIROS que não sabia nada sobre o NIÓBIO mas agora tudo que se refere ao PETRÓLEO GÁS NATURAL AMAZONICO e do PRÉ-SAL-só será 100% uma REALIDADE á favor e ou contra os brasileiros só daqui há 10, 20, 50 anos -etc-
-
mas absurdamente parece que tudo que é NIÓBIO e TANTALO BRASILEIRO-e outros tipos de MINÉRIOS-mas aqui no BRASIL pare ce que pertence á já bilionária-FAMILIA REAL INGLESA-e aos americanos-ROTHISCILD-etc-e não aos próprios brasileiros pois em tão na verdade então tudo lá poderia estar tudo TRANSPARENTE-ONLINE INFORMATIZADO INTERNET SATÉLITE AOVIVOEÁCO RES-etc-da mesma forma como fazem com SOFTWARES-PROGRAMAS-SATÉLITES-etc-mas-para-acharem-a onde está as tais MI NAS-de todos os tipos de MINÉRIOS-e como também de PETRÓLEO GÁS NATURAL-etc-e como fazem também com coisas simples festas shows banais como é fazem aonde está os ESTÁDIOS DE FUTEBOL PARA COPA DO MUNDO 2014-princi palmente como vi vem fazendo aonde está o ESTÃDIO DO CORINTHIANS/SP tudo lá está sendo vigiado 24 horas dia e noite 365 di as do ano-pelos corinthianos e pelos anticorinthianos-etc-
-
poderiam falar para tudo e para todos e ou ainda colocar em-CAMISE TAS-YOUTUBE-FA CEBOOK-ORKUT-e-em todos-as” REDES-SOCIAIS”-discutirem sobre isto e falar com tudo e com todos e fazer passeatas manifes tações protestos-etc-mas tudo de forma pacífica e como também fazer com que seja sempre uma MATÉRIA ESCOLAR em todos os GRAUS ESCOLARES e em todos os MEIOS DE COMUNICAÇÃO MÍDIA EM GERAL-REVISTAS JORNAIS LIVROS-TV’s-RÁDIOS-e que se ja DISCUTIDO ABERTAMENTE mas de forma democrática-pois pertence á cada brasileiro-mas até em RÁDIOS COMUNITÁRIAS-etc-e até mesmo mandar e-mails á todos os CONGRESSISTAS BRASILEIROS-e como falar por exemplo ao-0800-619-619-da CAMARA FEDE RAL-e-ou-também-pelo-0800-612-211-do-SENADO-FEDERAL-etc-
-
mas-por-que-nada-disto-e-são-TRILHÕES-e-TRILHÕES-de-dólares-mas-ainda-nada-disto-ainda-não-se-traduz-em-RIQUE ZAS-QUALIDADE-PA DRÃO-DE-VIDA-PODER-AQUISITIVO-MELHOR-DO-MELHOR-como tem todos os povo populações mas lá da NORUEGA CANADÁ-etc-mas-do-outro -lado-o=que=tem-á-favor-de-cada-um-dos-mais-de-200-milhões-de-brasileiros-de-hoje e nem quando eram menos de 02 milhões de brasileiros ???por quê???mas isto ainda não foi nenhum cen tavinho mas á favor de todos os mais de 200 milhões de brasileiros-etc-veja bem tudo e todos-estes estrangeiros exploradores da RIQUEZA BRASILEIRA estão no BRASIL mas por que então tudo e to dos da mesma forma não vão lá para o HAITI-etc-
-