terça-feira, 14 de agosto de 2012

Acusado de chefiar o mensalão, Lula se preocupa com Efeito Paraguai e já brinca que pode suceder Dilma

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.ne
Por Jorge Serrão

O espetáculo verbal proporcionado pelos advogados de defesa dos 38 réus do Mensalão só confirma que o Brasil é mesmo o País da injustiça e da impunidade. Ontem, conforme prometera, o advogado gaúcho Luiz Francisco Corrêa Barbosa (que defende Roberto Jefferson) lavou a alma da nação ao repetir o que todo mundo sabe: o ex-presidente Lula da Silva não só sabia de tudo como comandava pessoalmente o esquema do Mensalão. Mas como “o mandante” não foi denunciado pelo Procuradoria-Geral da República, acusá-lo agora tem efeito apenas moral. De nada adianta na prática.

Malandramente, como de costume, Lula preferiu o silêncio sobre tudo que se falou (mal) dele no STF. Lula está certíssimo, porque sua blindagem e consequente impunidade – até segunda ordem – está garantida. Basta dar uma olhada no noticiário da mídia amestrada que – como de costume – minimizou ao máximo, na hora da edição final, as palavras do advogado Barbosa contra o poderoso chefão $talinácio. Lula agora aproveita para brincar com o factóide de que pode suceder Dilma – se ela não quiser disputar a reeleição. Dilma e Lula andam de mal por causa das rusgas sobre Petrobrás entre Graça Foster e Sérgio Gabrielli.

Barbosa proclamou no STF: "O presidente então não só sabia como ordenou o desencadeamento de tudo o que essa ação penal discute. Sim, ordenou. Aqueles ministros eram executivos". De novidade, o advogado de Jefferson citou, com base em investigações, que Lula beneficiou os bancos Rural e BMG (acusados de forjar empréstimos para justificar o dinheiro movimentado pelo PT no formato de lavagem). Barbosa denunciou que o BMG recebeu tratamento privilegiado do governo. O advogado lembrou que Lula baixou uma medida provisória que permitiu ao Rural operar o lucrativo esquema de crédito consignado para servidores públicos. Barbosa ainda brincou com os ministros do STF: “O rei está nu. Mostrem isto”.

Luiz Francisco Corrêa Barbosa cumpriu bem seu papel teatral na tribuna do STF, pretando que Lula “não só sabia como desencadeou tudo”. O advogado frisou que Lula não está entre os réus devido à “omissão” do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. E ainda ironizou: “O presidente não é só ‘safo’ [esperto]. Ele é doutor honoris causa em universidades internacionais. Mas é um pateta? Tudo isso aconteceu sobre suas barbas e nada.”. Aliás, Barbosa acusou Gurgel de “sentar na denúncia” contra Lula e de ter sido “omisso” – o que vai levar a um “festival de absolvições”.

Curiosamente, apesar do trabalho de seu advogado, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, continua repetindo a tese de que Lula não tinha conhecimento do mensalão. Mas Jefferson não perdeu a chance de alfinetar Lula através de seu defensor: "Entendi a técnica de defesa. Hoje o Barbosa pode dizer isso. Ele não diria há sete anos porque nem eu nem ele sabíamos que o José Dirceu foi ao BMG, que o BMG foi duas vezes ao Paládio do Planalto e se reuniu com o José Dirceu e o Lula, que o BMG é um dos maiores financiadores do PT, que o BMG favoreceu o caixa 2. Eu não sabia disso em 2005. Se eu soubesse, derrubaria o Lula. Eu sei o que eu vi: que o Lula não sabia (do mensalão). Mas eu não quero acusar o Lula. A minha tribuna já foi encerrada lá atrás. Eu era o ator. Agora, sou expectador e acusado".

Efeito Paraguai?

Lula anda meio preocupado com desdobramentos do efeito Paraguai – que derrubou da presidência seu coleguinha de Foro de São Paulo, o Bispo Lugo.

Sinal disso é que o ex-presidente recebeu ontem, em seu escritório no Instituto Lula, em São Paulo, o senador paraguaio Alberto Grillon Conigliaro.

O que ambos conversaram só Deus deve saber...

Brincadeira muito séria

A ex-primeira-dama Marisa Letícia tentou consertar ontem uma besteirinha política cometida por seu marido.

Marisa jura que Lula estava "brincando" quando afirmou que poderia sair candidato em 2014 caso a sua sucessora, Dilma Rousseff, não queira disputar a reeleição:

"Ele também não tem interesse. Há alguns meses ele falou brincando que se a Dilma não quiser, ele sairia, mas foi uma brincadeira. Lula não precisa mais disputar eleição. Dilma é quem deve disputar a reeleição".

A desculpa de Marisa foi dada em entrevista ao jornal "ABCD Maior", editado em São Bernardo do Campo (SP).

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Agosto de 2012.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por que não morres, lulla?

Só o estar vivo, desperdiça o ar necessario a quem è útil, nem que seja um simples vira latas.

E falando na alimentação, os porcos estão passando fome por você comer demais.

Ninguém investiga de onde vem todo o dinheiro que o maior corrupto em 500 nos de nossa Histria possui para alimentar seu "instituto", seu padrão de vida, os salários que paga aos funcionarios do seu instituto sede do Foro de São Paulo? Suas viagens de avião sempre em jatinhos?

Todos se calam? Será por terem telhados de vidro ou não querem ir parar numa fronteira do Acre?

Anônimo disse...

O kit gay vai mesmo ser introduzido nas escolas, por indicação do MEC e por dilma, atingindo crianças a partir dos seis anos de idade até os adolescentes no Ensino Médio.
onde se faz a apologia do gayzismo. Vindo de dilma, que esperar mesmo?

A nova geração vai virar boiola ou bi-se xual?

"Veja um novo exemplo de livros que estão invadindo as salas de aula com o objetivo não só de disseminar o gayzismo e o bissexualismo mas também agora o de estimular crianças a partir de 9 e 10 anos a fazerem sexo. O livro é sugerido pelo MEC a diretores e professores da rede pública e privada de ensino.

(...)

livros didáticos e paradidáticos que exaltam o homossexualismo e a "família" formada por um casal gay estão chegando nas escolas do país sob sugestão e estímulo do MEC.

(...)"

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=15742&Itemid=141

Anônimo disse...

Toda nossa midia è escrava de um modo ou de outro, submissa do PT e principalmente do PC do B.

Olavo de Crvalho denuncia exemplarmente esse fato.

"(...)

E no Brasil? Foi em 1973 que o ex-chefe da inteligência soviética no Rio de Janeiro, Ladislav Bittman, confessou ter sido, em 1964, o inventor e disseminador da lenda de que o golpe militar fora tramado e subsidiado pelo governo americano.

Como, decorridos vinte e oito anos da revelação, ninguém na mídia tupiniquim desse o menor sinal de desejar corrigir o engano geral, escrevi um artigo em Época para lembrar aos colegas que antes tarde do que nunca (v. http://www.olavodecarvalho.org/semana/sugestao.htm). Mais onze anos se passaram desde então – e até hoje a conversa de que "o golpe começou em Washington" ainda reaparece nos nossos "grandes jornais", a intervalos regulares, no tom de verdade consagrada. Credibilidade, neste país, é isso."

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=15744&Itemid=141


Anônimo disse...

Uai! D.Marisa já fala? Milagre!