sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dilma dá sinal verde para Banco Central subir juros, quando Tombini admite desconforto econômico

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrãoserrao@alertatotal.net

A Presidenta Dilma Rousseff liberou o Comitê de Política Monetária do Banco Central para aumentar a taxa básica de juros em fevereiro. As declarações ontem de Alexandre Tombini, Presidente do BC do B, em entrevista a Miriam Leitão, alegando que “a situação não era confortável”, foi apenas a senha para a subidinha na Selic, depois de seguidas quedas.

O problema de o Copom subir os juros em sua próxima reunião é o efeito psicológico que isto gera no sempre nervoso e volátil mercado – uma entidade comparável, no Brasil, a um menino mimado que reage sempre mal quando mamãe economia dá qualquer desandada. O azar de Dilma é que o pirão ameaça desandar justamente na véspera do ano reeleitoral, quando o governo precisa abrir os cofres para investimentos que rendam votos.

“Traidor”

É assim que Renan Calheiros começa a ser tratado pela cúpula petista. O problema maior é que a recíproca também é verdadeira. O senador peemedebista, recém-alvejado com quatro milhões e 500 mil emails contra sua candidatura à Presidência do Senado, também se sente traído pelo Partido dos Trabalhadores. O mesmo xingamento recíproco acontece entre Henrique Alves e a petralhada. No que vai dar tanta tensão política ninguém sabe. Ainda mais em véspera de crise econômica.

A guerra tem dois motivos: os acordos mutuamente descumpridos após as disputas pelo comando do Congresso Nacional e a antecipação da sucessão presidencial de 2014. O comando do PMDB não aceita que Dilma cogite disputar a eleição em parceria outro que não seja Michel Temer. O atual Vice-presidente não aceita ser trocado por Eduardo Campos (PSB), na manobra para evitar que o neto de Miguel Arraes seja uma candidatura própria de esquerda contra Dilma.

Nas fofocas palacianas, volta a rolar com intensidade a versão de que Dilma e Temer estariam estremecidos. Por enquanto, tal conflito não é abertamente confirmado. Mas tudo mundo sabe que sempre existiu uma antipatia recíproca entre a Presidenta e o vice. No momento em que começa a enfrentar problemas econômicos, Dilma não tem a menor condição de bater de frente com o PMDB – que domina o Congresso. Assim, se Dilma vier à reeleição (conforme já programado), será obrigada a manter o casamento com Temer.

O PT, no entanto, age segundo o próprio interesse de sua cúpula. Hoje, a moeda de troca com o PMDB para negociar com Temer é a candidatura ao governo de São Paulo. Por isso, Lula já lançou o factóide de uma inviável candidatura Guido Mantega – o ministro da Fazenda em fase de derretimento. Rui Falcão, presidente do PT, solta no ar outro factóide: uma candidatura de Michel Temer ao Palácio dos Bandeirantes – coisa que Temer não quer. No final das contas, quem deve enfrentar Geraldo Alckmin é o ex-queridinho dele, Gabriel Chalita – apadrinhado por Temer que agora tenta colocá-lo no ministério da Ciência e Tecnologia.

O problema é o desgaste interno no PT para aceitar abrir mão da cabeça de chapa em São Paulo. Ainda mais que os petistas apostam na reedição de um milagre como o que conseguiu eleger Fernando Haddad para a Prefeitura da Capital. Uma eventual decisão de apoiar Chalita (em troca da vaga de vice-presidente da República, da qual Temer não pretende abrir mão) aprofundaria uma crise interna no PT de São Paulo. Aloísio Mercadante Oliva, atual ministro da Educação, sonha em ser governador em 2014. Marta Suplicy, atualmente fazendo turismo no ministério, alimenta a mesma embição. Se forem tirados da jogada, vão causar problemas.

Só não vão causar mais confusão que a crise econômica em curso...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 7 de Fevereiro de 2013.

7 comentários:

Anônimo disse...

A terrorista bulgara não deixa o câmbio do dolar chgar a US 2.000, colocando o real hiper super valorizado sem nenhum apoio econômico que o justifique. As exportações não compensam à industria virada para exportação. Então por quê incentivar a industria a produzir? Para consumo interno? Para falência delas próprias?

Agora, subir ainda mais os juros para agradar a quem? Só pode ser à Oligarquia Financeira Transnacional ou para que lulla tenha fabulosos lucros nos seus ngocios que começaram no tempo em que a terrorista bulgara era chefe da sua casa civil. Se um lucra, logo o outro também lucra, ou a terrorista só ajuda enriquecer o maior fdp do Brasil por amor à amizade entre dois loucos?

Anônimo disse...

Poderosa madrinha.

Do Lauro Jardim:

A proximidade com Lula não garantiu à notória Rosemary Noronha apenas favores, passeios em navios e indicações para cobiçados cargos no serviço público.

Entrar para a lista dos afilhados de Rose valia um passaporte para a vida mansa, que o diga o seu ex-marido: José Cláudio Noronha.

Nos três anos e meio em que integrou conselhos administrativos da Brasilprev e da antiga Aliança do Brasil, Noronha recebeu 132.000 reais sem precisar sair de casa.

Como era suplente nos dois colegiados e o titular nunca faltou, Noronha jamais participou de uma reunião sequer, mas a remuneração era depositada em sua conta-corrente todos os meses, religiosamente. Receber esse dinheiro, ressalte-se, não é ilegal; é apenas imoral, dada a forma como conseguiu ser nomeado.

A renda complementar só foi cortada quando as tramóias de sua madrinha foram descobertas pela PF. Os números que engordaram o caixa do marajá José Noronha foram enviados pelo próprio Banco do Brasil ao gabinete do deputado Rubens Bueno

Ildo Gaúcho disse...

Republiquei sua matéria no meu blog:http://sufandonoassude.blogspot.com.br/
ILdomar Marques

Anônimo disse...

A anunciada alta dos juros demonstra inequivocamente as incertezas na condução da economia brasileira. Estão feito baratas tontas, sem saber direito o que fazer. É o preço da ignorância. Cagliostro

Anônimo disse...

E se o PMDB rifar o PT, oferecendo a cabeça de chapa da eleição presidencial de 2014 ao jovem coronel nordestino do PSB, ficando com a vice?

Anônimo disse...

Pense um pouco. Dilma sapatão, comunista, provavelmente nem brasileira é (há suspeita de ter nascido na Bulgária). Temer
maçom, casado com uma mulher bem mais jovem do que ele (40 anos), linda e chamada de musa. Numa coisa eles concordam, em destruir a igreja cristã. Acresça à isso o fato de Gilberto Carvalho ter sido jesuíta, uma parte da igreja católica que traiu os princípios do cristianismo, e de ser socialista(seja o que isto signifique hoje em dia). Ambos(Dilma Roussef e Gilberto Carvalho) toda vez que discursam, defendem o projeto do PT em todas as ocasiões(provavelmente não falarão daqui para a fente). O que para o bom entendedor é igual a dizer que não interessa o projeto do Brasil, mas sim o projeto do PC Brasileiro, mais conhecido como PT. Filial dos PCS da China, da Rússia e de Cuba.
Não defendo nenhuma religião, mas a verdade tem que aparecer.

http://www.perfeitadevocao.org/site/ConspiracaoAnticrista.php?id=295

http://bibliot3ca.wordpress.com/a-companhia-de-jesus/

http://www.youtube.com/watch?v=KgHkIkQpW8k

http://www.cdpb.org.br/opcao_totalitaria_dos_jesuitas.pdf

http://darkandnumb.blogspot.com.br/

http://guerracivilbrasileira.blogspot.com/

Marcio disse...

Quanto pior entre eles melhor; que se estraçalhem uns aos outros.
Dilma disse em 2010 "nem Cristo querendo, tirará de mim essa vitoria".
A resposta virá.
2013 já começou com varias más perspectivas a meu ver, a coisa piorará e comprometerá de vez a reeleição e o proprio PT.