segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sucessão tumultuada: Alckmin baterá chapa com Aécio e PT teme traição do PMDB apoiando PSB


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alertawww.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net
Brigas internas nos partidos e entre eles, traições entre tradicionais aliados de esquerda e a costumeira falta de proposta para resolver graves problemas do Brasil. Eis a previsão para a sucessão presidencial de 2014 – que deverá ter Dilma Rousseff enfrentando Eduardo Campos (neto do falecido Miguel Arraes e governador de Pernambuco) e um candidato tucano (Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, ou o senador mineiro Aécio Neves). Ou seja, nada de novo no front sucessório – a não ser que a crise econômica produza mais estragos que o previsto.

Há 10 anos aparelhando o trono real do Palácio do Planalto, em parceria com o PMDB que dita os rumos no Congresso, o PT é quem corre grande risco de perder o poder em 2014. No quadro de normalidade política-econômica, a Presidenta Dilma Rousseff figura como franca favorita à reeleição. Mas se algum pirão desandar – o que se torna cada vez mais provável – o PT sofrerá com a divisão de sua base de apoio. Hoje o partido é refém do eternamente governista PMDB. O temor petista é que a candidatura de Eduardo Campos, confirmadíssima pelo PSB, seduza e conquiste o apoio formal do PMDB - que “trairia” o PT, em nome do previsível pragmatismo cínico.

Além de perder o apoio do PMDB, o PT já não é considerada uma companhia natural para velhos aliados – exceto o PC do B. PDT e PR, que sempre tiveram na base amestrada, ameaçam pular do barco na disputa do primeiro turno de 2014. O PSD do queimado Gilberto Kassab também é outra incógnita que remará conforme a maré – e nunca contra ela – sem declarar fidelidade total ao PT. O próprio Partido dos Trabalhadores já sente um desgaste interno entre as diversas “tendências” que abriga. A punição à cúpula mensaleira – que deve se sacramentar na véspera da eleição – deve agravar a divisão petista, com Lula e seu grupo sem a mesma hegemonia natural de antes.

Medo maior do PT é um agravamento de crise econômica. No governo Dilma, todos sabem que a coisa não anda bem – conforme o previsto. A economia não cresce. Os impostos continuam altíssimos. Os juros ainda são altos para quem deseja produzir e agora parecem baixos para remunerar uma grande massa de investidores em títulos públicos. A dívida interna cresce de forma estratosférica, sem uma qualidade de investimentos estatais. Os petistas agora são obrigados a pregar a bandeira das “parcerias-público-privadas” – que nada mais são que as “privatizações” ou “privatarias” que a retórica deles sempre amaldiçoou – para que se viabilizem alguns investimentos em infraestrutura.

O modelo capimunista do PT já faz mais água que o titanic. Os problemas de gestão, caixa e produção na Petrobrás são culpa absoluta dos administradores petistas – por incompetência ou corrupção. Problema quase idêntico acontece na Eletrobrás – com a pequena diferença de que o caos no setor elétrico deve ser mais debitado na conta do PMDB, junto com a da Dilma (que sempre foi tida como a “gestora” desta área, desde os mandatos de Lula da Silva. Por tantos problemas em setores essenciais, investidores e banqueiros já pensam como poderiam dar férias aos petistas no comando do barco Brasil.

A opção natural deles seria o retorno do PSDB ao poder. Só que os tucanos não conseguem se credenciar como alternativa ao PT. Sonhando sempre com a Presidência da República, Aécio Neves perde muito tempo em articulações de bastidores e não define se é candidato. Na vacilada dele, Geraldo Alckmin já bota seu bloco de marketeiros na rua. A entrevista dele nas páginas amarelas da Veja deixam claro que ele vai disputar as prévias do PSDB. Alckmin já sai com o enredo da segurança pública, combinando com a defesa das reformas que nunca saem do papel: tributária, administrativa, trabalhista e do judiciário.

O problema dos donos do poder é a falta de opção de escolha dos substitutos para os petistas. Qualquer mexida, além de ser a mera troca de seis por meia dúzia, ainda pode provocar instabilidade política. A absoluta falta de oposição real, com propostas claras e viáveis para o desenvolvimento do País, é o drama mais assustador. Uma eventual gestão de Eduardo Campos soa como grande incógnita. Uma surpreendente vitória tucana (com Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou com a Fada do Dente), além de não mexer profundamente no modelo, ainda poderia renascer a força do PT com aquilo que sempre soube fazer: oposição irresponsável ao governo que aparelhou por mais de uma década.

Surpresas até 2014? Só se for a crise econômica – que pode nem atingir o Brasil em cheio no ano da Copa do Mundo de Futebol da Fifa. Ou, então, se houver um agravamento do confronto entre o Legislativo e o Judiciário, com consequências imprevisíveis para o Executivo. Até um bebê de colo sabe que Renan Calheiros no comando do Congresso é um fator de extrema instabilidade – já que a bronca contra ele começa a crescer, tornando-o insustentável perante a opinião pública. A dúvida é se tal movimento anti-Renan (e anti-político) pode tomar proporções tão graves a ponto de gerar pré-condições para alguma mudança ou ruptura institucional. Provavelmente, não!

Tema para 2014

Marketeiros já avaliam qual será o grande tema que vai mobilizar a opinião pública na eleição de 2014.

Os tucanos apostam na retórica para o Sul-Sudeste em torno da segurança pública, e vão apresentar projetos de lei no Congresso sobre assuntos ligados a esta área.

Já os petistas apostam que Dilma se reelege com votos do norte-Nordeste em torno da promessa de continuidade dos programas assistencialistas já em execução.  

Vivo no Twitter

O moribundo Hugo Chávez usou o twitter hoje cedinho para avisar que já voltou a Caracas e que segue aferrado a Cristo, seus médicos e enfermeiras “até a vitória, sempre”.

O morto mais vivo do mundo deixou Cuba em um avião UTI às 4h 30min da madrugada e foi levado a um hospital militar na Venezuela.

Chávez ainda agradeceu aos irmãos Castro pela acolhida cubana.

Chegada tumultuada

Cerca 30 ativistas do Fórum de Entidades de Solidariedade a Cuba zoaram hoje de madrugada o desembarque da blogueira cubana Yoani Sánchez, no aeroporto dos Guararapes, em Recife.

Os radicalóides exibiram faixas com os dizeres: "Fora Yoani, agente do serviço dos EUA contra o povo cubano" e com a providencial mentirinha "Segundo a Unicef, existem 146 milhões de crianças subnutridas no mundo, nenhuma delas cubana".

No Brasil, Yoani vai participar da exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, do cineasta Dado Galvão.

Investigue-se

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) promete convocar os ministros Antonio Patriota (Itamaraty) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) a darem explicações sobre uma suposta estratégia para denegrir a imagem da Yoani no Brasil.

A revista Veja denunciou que o organizador do esquema era o embaixador de Cuba em Brasília, Carlos Zamora Rodríguez, que teria feito uma reunião no dia 6 de fevereiro, com militantes de partidos de esquerda, para uma montar a manifestação contra a cubana.

Além disso, como o Alerta Total revelou no sábado, sete agentes de inteligência cubanos foram retidos para averiguação pela Polícia Federal, no aeroporto de Guarulhos, pois vinham da Venezuela, com destino a Recife, com a missão de espionar a visita de Yoani ao Brasil.

Bronca contra a Globo

Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do Rio de Janeiro botam aboca no trombone:

A Rede Globo fechou o ano de 2012 com a demissão de 243 radialistas e 42 jornalistas no Rio de Janeiro.

Tais dispensas acontecem embora a emissora tenha assinado acordo no Ministério Público do Trabalho que a obriga a contratar – entre fevereiro de 2012 e de 2013 – 150 jornalistas e radialistas para acabar com o excesso de horas extras – muito acima do limite legal — dos profissionais de suas redações.

Drible

O acordo na Procuradoria do Trabalho da 1ª Região, assinado em dezembro de 2011 e revelado pelo Sindicato dos Jornalistas na edição 36 de seu informativo impresso, remete a uma ação civil pública de 2005.

O Ministério Público, após solicitar à Globo cópia do controle de frequência de empregados, encontrou casos de funcionários com expediente de 19 horas por dia, desrespeito ao intervalo mínimo entre expedientes (11 horas) e não concessão do repouso semanal remunerado.

Os sindicatos denunciam que a Globo pode estar tentando driblar o acordo, porque as contas não fecham.

Hermanos são invejosos...




Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Fevereiro de 2013.

12 comentários:

Anônimo disse...

Jorge

A noticia sobre a prisão de 7 espiões cubanos em Brasilia, desapareceu da net.

Mesmo procurando no Google, nada aparece!

Então o que leva este governo filho da puta a esconder dos brasileiros esse caso? Os cubanos já estão no governo, dizendo à vaca bulgara como governar o Brasil?

E a nossa inteligência? Mudou de campo com armas e bagagens? Nada me admira se já o tenha feito.

PELO VISTO, O BRASIL TEM SOLUÇÃO... disse...

Já pensou esse HOMEM comandando o Brasil . . .?

SINGAPURA

Sr. Lee Kuan Yew assumiu com mão de ferro o comando do país, e, em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram somente 50. Todos os outros, criminosos confessos, foram fuzilados. Todo homem público (político,policial, etc.) corrupto foi fuzilado, pois existiam muitas provas contra eles.
Todos os empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rápido do país.
Aquela multidão de drogados que ficava dormindo nas ruas, fugiu
desesperadamente para a Malásia, para não ter que trabalhar, ou seria fuzilado.
Havia uma mensagem de televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo, tipo "se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação".
Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas e se candidatou para presidente.

VENCEU AS ELEIÇÕES COM 100% DOS VOTOS.

Hoje, Cingapura é um dos países mais seguros de se morar. E um dos mais desenvolvidos, e mais seguros que os Estados Unidos, Inglaterra, ou Israel.
Já no avião, a ficha de desembarque tem um "DEAD" (morte) bem grande em
vermelho e a explicação da penalidade sobre o porte de drogas. Qualquer droga.
Com zero virgula nada de cocaína encontrada, o sujeito ou é sumariamente fuzilado, ou é condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados..
Um surfista brasileiro tentou entrar em Cingapura com uma prancha de surf recheada de cocaína. Óbvio que ele determinou sua própria morte. E a mãe do jovem traficante apareceu na TV pedindo para o Lula interceder pelo filho.
Não adiantou nada. Nem mãe, nem Lula, nem protestos, evitaram o cumprimento da lei.
Nos hotéis, os "Guias da Cidade" tem uma página explicando que a polícia de Cingapura garante a integridade física de qualquer mulher 24 horas por dia (isso porque na antiga Cingapura, sem lei e ordem, as mulheres que saíam
sozinhas eram estupradas e ou mortas) O chiclete é proibido em Cingapura, pelo simples fato de que, se jogados no chão, suja as calçadas da cidade.
Distribuir panfletos, sem chance. Só em lojas e não devem ser entregues às pessoas, que, se os quiserem, pegam-os em uma gôndola ou suporte. Jogar no chão então... dá multa cara. Ano retrasado, a secretária local de um amigo, que estava fazendo um trabalho por lá, foi seguida pela polícia desde sua casa até o trabalho. Quando chegou no trabalho ligou a seta do carro para entrar no prédio, a polícia deu-lhe sinal para que ela parasse. Um dos policiais veio até a janela do seu carro e disse: "Como a Sra. sabe, estamos fazendo uma campanha
de civilidade no trânsito. Multando os infratores e dando bônus a quem
dirige corretamente. E a Sra., em todo o trajeto da sua casa até aqui, não cometeu nenhuma infração. Parabéns!..Aqui está um cheque de 100 dólares cingapurianos (equivalente a cerca de R$ 128,00) e pediria para a Sra. assinar o recibo, por favor.

PELO VISTO, O BRASIL TEM SOLUÇÃO...

Anônimo disse...

O tiro vai sair pela culatra.

Devemos louvar ao pt, só ele poderá trazer de volta os milicos ao poder.

Instituto Endireita Brasil disse...

NÃO DEIXE DE LER, VC VAI SE SURPREENDER!

Como iniciar um discurso inteligente

Por Euro Brasílico Vieira Magalhães
Um exemplo de oratória e habilidade política, ocorrido recentemente na ONU, fez sorrir toda a comunidade mundial ali presente. Falava o representante de Israel na ONU:

- "Antes de começar o meu discurso, quero contar-lhes algo inédito sobre Moisés.
... (todos ficaram muito curiosos)

...Quando Moisés golpeou a rocha com seu cajado e dela saiu água, pensou imediatamente":

"Que boa oportunidade para tomar um banho!".

Tirou a roupa, deixou-a junto da pedra e entrou n´água. Quando acabou de banhar-se e quis vestir-se, sua roupa tinha sumido!

Os palestinos haviam-na roubado!!!"

Um representante da Palestina de pronto levantou-se furioso e bradou:

- "Que mentira boba e descabida! ...Nem havia palestinos naquela época!!!"

O representante de Israel então sorriu e afirmou:

- "Muito bem... Então, agora que ficou bem claro quem chegou primeiro a este território e quem foram os invasores... Posso enfim começar o meu discurso..."

Se um discurso semelhante fosse aplicado ao Brasil, seria mais ou menos assim:

Em 1979, os Governos Militares, depois de salvar o Brasil do comunismo, e prepará-lo para um futuro brilhante, com uma grande infraestrutura governamental, resolveram iniciar a abertura política e se retirar totalmente da área política, preparando inclusive uma Lei da Anistia, para perdoar até mesmo aos traidores da Pátria, entre eles muitos assassinos, sequestradores e assaltantes.

Mas o PT roubou toda a minuta desses documentos!!!
Aí, com certeza, uma voz de um petista, raivosa, diria:

MAS EM 1979 O PT NEM EXISTIA!!!!

Então podemos afirmar com absoluta certeza de que o PT nada fez para a Democratização e Abertura Política do País, nem para seu desenvolvimento, muito pelo contrário:

CONDENOU-O AO ATRASO, À IGNORÂNCIA E À DESONESTIDADE ENTRE SEUS PARES EM TODO O MUNDO!
Lembre-se sempre:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

(Joaquim Barbosa está fazendo a parte dele).

Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil. Reenvie imediatamente esta mensagem para toda a sua lista, o Brasil agradece.

Paulo Figueiredo disse...

Pode não parecer à primeira vista (ou às outras vistas, se a visão é curta), mas quem sustenta o poder do PT, muito mais que o PMDB, é o seu irmão xifópago, o PSDB.
Os dois governos (?) de FHC foi pura preparação de terreno para o PT. E agora no poder, o PT não teve um mínimo de contestação por parte dos defuntados políticos. O PSDB deu três vitórias para presidente ao PT e a prefeitura de São Paulo, de quebra.
Quando digo que PT e PSDB são a mesma coisa e se mostram como adversários apenas como estratégia de perpetuação no poder é porque a história mostra isso.

Anônimo disse...

Caro, Pelo visto o Brasil tem. soluçao:

Eis o sonho de todos nós brasileiros honestos!!!!
Queria ver se esse bando de drogados, homicidas, estupradores, pedofilos, politicos corruptos são machos de verdade!!!
Eu mudaria de profissao pra fezer parte desse pelotao de fuzilamento!!
Queria ter o prazer de puxar o gatilho e mandar esse bando pro lugar pra onde eles nunca deveriam ter saido!
Gililiu

Anônimo disse...

http://www.heitordepaola.com/

Anônimo disse...

Deus me livre de morar em um país tal como descrito pelo comentarista anterior.
São um bando de radicalóides, que acabariam sendo fuzilados também.

José Antonio disse...

Não entendo como, em sã consciência, alguém pode defender uma forma de governo como a dos irmãos Castros, que, como todos os regimes totalitários, começou com as melhores intenções, ou seja, a derrubada da ditatura de Fugência Batista. Desde então, 16/02/1959 até 19/04/2011, pelas mãos de Fidel Castro e até hoje (54 anos) pelo irmão Raul Castro não melhorou a vida do povo cubano, alias, muito pelo contrário, sufocou toda e qualquer manifestação contrária ou mesmo de empreendedorismo sem dar nenhuma esperança de futuro aos seus jovens. Muitos morreram com suas esperanças e tem muita gente no Brasil que glorifica esse criminoso.
Já aqui no nosso Brasil, o PT (sua militância cega, surda, burra e muito falante) nada mais é do que massa de manobra daqueles que foram treinados pelos castristas e soviéticos, com exceção de Lula, que hoje usa a todos em seu próprio benefício, traindo, extorquindo, chantageando, associando, subornando, aceitando dinheiro sujo de toda parte e manipulando a seu bel prazer, dando inveja a qualquer “capo di tutti capi” da máfia siciliana. Se incluirmos o assassinato de Celso Daniel fica mais próxima ainda a comparação.
A meu ver, nosso país não merece nenhum tipo de governo de exceção, mesmo em curto espaço de tempo, haja vista que o povo, tendo uma liderança honesta, pode mudar muita coisa através de suas manifestações, como já o fez. Já os meios de comunicação têm um papel de suma importância no alcance da conscientização nacional, desde que haja concorrência para desmonopolizar setores importantes e que sejam banidas inserções pagas por qualquer órgão ou entidade pública, que os mantêm reféns dos governos. Alias, PERGUNTO aos ADVOGADOS: Não são inconstitucionais as propagandas pagas dos governos de todos os níveis e poderes, veiculados na mídia, tendo em vista o conflito de interesses - por ser uma concessão pública com prazo de renovação - e um gasto desnecessário de recursos financeiros do erário?
Quanto ao senhor Lee Kuan Yew, faltou complementar que ele foi Primeiro Ministro de Singapura por 31 anos, de 1959 a 1999, quando se afastou da política e passou o mandato ao seu vice. Foi o líder nacional durante a transformação de Singapura, que passou de um entreposto colonial subdesenvolvido para ser um dos Tigres Asiáticos, com uma economia típica de Primeiro Mundo. Até hoje o senhor Lee continua sendo um dos políticos mais importantes do Sudeste Asiático. Quanto aos seus métodos, entendo que não cabem ao Brasil do Século XXI, sendo mais eficaz nossas forças armadas ficarem alertas para preservar o estado de direito, dando segurança à justiça.

Anônimo disse...

Acho que as nossas Forças Armadas também foram manipuladas e engessadas pelo PT.
O PT foi esperto, rápido e rasteiro; mandou para reserva todos o GENERAIS que pudessem se opor ao projeto de poder do Partido dos Trambiqueiro Comunistas, e para as vagas promoveram uns “bocoiós de mola.
A grande incompetência dos militares foi não ter acabado com esses Comunistas que há dez anos vem DESGOVERNANDO o país e DESRESPEITANDO e AFRONTANDO as instituições brasileiras.

Anônimo disse...

10:29 não é por aí, eles defendem o povo, se o povo não os chama, quietos ficam, naturalmente, nossa preguiça está nos matando e está nos levando a uma miséria total e absoluta, logo teremos que importar manteiga, como era antes de 64.
Enquanto os ratos fazem a festa, os gatos ficam reclamando, mas levantar o rabo da cadeira e fazer por onde, ninguém faz.
Merecemos, até acordar, assim vai ser.
É a represa que segura a onda, até que arrebente, vai mais uns "mêiz".

Anônimo disse...

Essa do Instituto Endireita Brasil esta meio errada porque os palestinos sempre viveram na Palestina, estiveram envolvidos com Abraao e Isac, etc, eram os filisteus, filistinos, etc. Sempre estiveram la e nunca foram expulsos de la como os judeus o foram por romanos. So corrigindo porque o texto sobre o PT e perfeito mas a premissa sugerida nao e verdadeira. Lucio