domingo, 14 de julho de 2013

Chefona-em-comando Dilma comete crime de responsabilidade por manter Generais setentões no comando

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net

A Presidenta Dilma Rousseff da Silva corre o sério risco de sofrer um golpe por causa dos militares. Não que o poder fardado esteja armando alguma contra ela. Dilma pode ser denunciada por crime de responsabilidade ao descumprir a Constituição e outras leis que determinam a chamada “expulsória” para servidores públicos que ultrapassam os 70 anos de idade. Dilma pode cair não por corrupção e incompetência, mas por pura burrice! Basta ser denunciada

A bagunça institucional brasileira, agravada pelo sistemático desrespeito legal, agora atinge as Forças Armadas – que, historicamente, sempre se pautaram pela defesa da Segurança do Direito. Os atuais Comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica enfrentam o vexame público de uma denúncia ao Ministério Público Federal, acusando-os, com plena razão, de estarem ocupando seus cargos ao absoluto e claro arrepio da Constituição e de outras leis.

Os Generais Enzo Peri (72 anos de idade), Juniti Saito (71) e Júlio Soares Moura Neto (70) ultrapassaram o limite de idade para o Serviço público. Não bastasse estarem nos Comandos do EB, da Marinha e da FAB desde 2007 (o que agride a tradicional rotatividade de poder entre os oficiais de quatro estrelas), os três já deveriam estar fora do poder pela regra da “Expulsória” – prevista na Constituição, no Estatuto dos Militares (Lei 6880) e na Lei Complementar 97/1999.

O estranho continuísmo de Enzo, Saito e Moura Neto, além de afrontar a lei, impede a natural promoção de outros oficiais de excelente formação e grande competência ao comando das três forças. A Comandanta-em-chefe deles não os exonera, como a lei manda, exatamente para desmoralizar as Forças Armadas – emprestando-lhes o atual “ar soviético” de perpetuação no poder. O pior é que Enzo, Saito e Moura Neto caem na armadilha, ajudando a petralhada na sistemática campanha de associação psicossocial dos militares ao autoritarismo, ao desrespeito aos direitos humanos e, agora, até ao desrespeito legal.

Agora, os comandantes correm o risco de serem forçados a sair por força de uma representação. O presidente da Associação Nacional dos Militares do Brasil (ANMB), o sargento reformado Marcelo Machado, já representou ao Ministério Público Federal, em Brasília, explicitando a ilegalidade da manutenção dos três comandantes nos cargos. O caso, no entanto, tente a não ser acatado pelo MPF.

Na verdade, a denúncia deveria também ser oferecida ao Ministério Público Militar. Neste aparente conflito de jurisdição, a solução para a reclamação deve demorar a ser tomada. Quem sai ganhando com a indecisão – e o continuísmo que desrespeita as leis – são, precisamente, os inimigos ideológicos das Forças Armadas – que as desejam cada vez mais desmoralizadas e despreparadas para cumprir seu maior e verdadeiro papel de Defesa Nacional.

O caso de perpetuação no comando dos Generais Enzo, Saito e Moura Neto é ilegal e “soviético”. Até no Supremo Tribunal Federal, onde ministros são considerados deuses do olimpo, quem chega aos 70 anos de idade é obrigado a se aposentar. Os Comandantes do EB, da FAB e da Armada não deveriam cair na armadilha da desmoralização que os joga na mesma vala dos políticos que abusam da ilegalidade.

A Presidenta Dilma da Silva mantê-los no cargo é problema dela – que parece adorar uma afronta ao Estado Democrático de Direito e não perde uma chance de humilhar, com seu revanchismo ideológico, as Forças Armadas. Neste momento em que a sociedade cobra posturas éticas e legalistas das autoridades, nossos Generais não têm o direito de se rebaixar ao submundo da ilegalidade.

O fato objetivo é que Dilma, em tempos de desgaste de imagem e impopularidade em alta, corre o risco de ser enquadrada em crime de responsabilidade, por descumprir a lei.

Se a coisa continuar assim, daqui a pouco, a sociedade deixará até de ter confiança no famoso “Cabo da Faxina” – aquele que efetivamente garante que as coisas fiquem limpas nos quartéis da vida nacional.

Motivo de piada

O Tio Sam deve ter interpretado como uma verdadeira piada a declaração da Presidenta Dilma da Silva, na festinha de cúpula do Mercosul, em Montevideo, no Uruguai, cobrando explicações oficiais dos EUA sobre as denúncias do jornal O Globo, atribuídas ao ex-espião Edward Snowden, de que o Brasil e suas autoridades eram monitorados pelo sistema de espionagem norte-americano:

É necessário que haja uma discussão a respeito da segurança, defendo com unhas e dentes as redes sociais como maiores conquistas para a liberdade, livre manifestação e democratização. Agora é fundamental que isso não signifique invasão da privacidade por parte do Estado. O Estado não pode ser o Grande Olho, o Grande Irmão, aquele que sabe tudo das pessoas, e inibe as pessoas”.

Tio Sam deve ter achado graça justamente porque este modelo de Estado BBB é o sonho de consumo da petralhada autoritária...

Tio Sam sabe tudo



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Julho de 2013.

18 comentários:

Anônimo disse...

Mas porque os Comandantes não pedem para sair? Eles próprios vivem cobrando disciplina dos militares, o que eles chamam de "Disciplina consciente": reconhecer um erro e assumi-lo!!!

Kozel® disse...

boa materia,como sempre,SERRAO,so um detalhe,SAITO nao e general.

pppppppppppppppppppp

Anônimo disse...


Eu sou contra a "Segundo Grande Salto" previsto pelo PT, e que vai começar com o golpe comunista em 2014. Se você também é contra a onda vermelha, espalhe essa advertência nas redes sociais. Vamos dizer "Não!" aos clepto-stalinistas. Começando por sair às ruas no dia 31 de julho, para participar das manifestações contra o Foro de São Paulo, a organização facinorosa fundada pelo Fidel Castro e pelo Lula da Silva para implantar o comunismo na América Latina

CHRISTINA disse...

Acho muito dificil não saberem a idades dos Generais pra se aposentar, quando é um funcionario comum sai no mesmo dia a publicação no Diario Oficial e já outro indicado para o cargo.

LILI MARLENE disse...

TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA DEPOIS QUE ESSA PTRALHADA ENTROU NO PODER. FORAAAAAAAAAAAAAA.

Anônimo disse...

Trata-se de uma grande oportunidade para o refinamento das nossas FFAA, com a nomeação de oficiais em idade mais condizente, e de acôrdo com a Constituição.

Unknown disse...

NÃO ENTENDI O MOTIVO DAS FFAA ESTAREM CALADAS NESTE MOMENTO DE TANTO DESRESPEITO ÀS INSTITUIÇÕES, AO POVO AO ESTADO. AOS BRASILEIROS RESTAM, APENAS, A ALTERNATIVA DA EDUCAÇÃO DA MORAL, DO CIVISMO E DO PATRIOTISMO QUE OS MILITARES EXERCEM PARA RETOMAR AS RÉDIAS DA NAÇÃO. TEM-SE QUE HORAR A BANDEIRA DO BRASIL: "ORDEM E PROGRESSO".

Unknown disse...

Tenho vergonha de ter sido militar durante 30 anos ao ver as nossas Forças Armadas sendo submetidas à essas falcatruas desta presidANTA.

Anônimo disse...

Serrão, eu vivi na época do Regime Militar e sinto muita saudade. Eu me lembro que podíamos deixar o carro passar a noite na rua com as janelas abertas e ninguém tocava em nada. Podíamos sair de casa e deixar a casa aberta e ninguém roubava nada. Podíamos brincar na rua até 22:00 hs e nada acontecia de mal. Se saísse pra se divertir e encontrasse alguém na rua, era mais um amigo que se encontrava. Quanta saudade daquele tempo. Hoje, não se pode mais ter vontade e opinião própria, principalmente, se for contra políticos corruptos; corremos até risco de morte. Onde vamos parar? Quem reclama do Regime Militar são somente pessoas MAL INTENCIONADAS.
PELO AMOR DE DEUS, SOCORRA-NOS, FFAA.

Anônimo disse...

Cara, vejo o seu blog a uns 3 anos mas só agora faço um comentário, vc é D+, continue com tua luta.

Um grande abraço.

Wilson Rezende

Maringá - PR

roberto disse...

O LUGAR DESTA CAPADÓCIA É NA CADEIA !

Anônimo disse...

Kozel®
8:59 AM

Leu bem o post do Serrão ou só quer chateá-lo?

Um cabra tão inteligente como você, não conhece o termo "sentido figurativo"?

E no final, ri de quê?

Anônimo disse...

Essa vaca búlgara veio para avacalhar o Brazil e as FA através de 3 patetas estupidamente ambiciosos e corruptos pra caramba! Corruptos, sim, pois se não o fossem, já teriam solicitado a sua aposentadoria.

Será que è por medo de perderem o cartão corporativo, com um limite estratosférico?

Venderam-se. Honra deles è merda!

Anônimo disse...

Esses três são comandantes apenas no título. Não são líderes das tropas que lhes são subordinadas. São manequins fardados, apenas. Acéfalos, inúteis e traidores da pátria - condecoraram TERRORISTAS e GUERRILHEIROS em atos solenes e públicos.
Desrespeitaram o Estatuto dos Militares, ao impedirem que Oficiais Generais mais modernos cumprissem os requisitos de carreira e de Comando.
Esses três lobos vermelhos cuspiram na cara dos seus companheiros de farda que perderam a vida ou ficaram aleijados ao combaterem essa corja de comunistas que hoje está no poder e é protegida desses três manequins de vitrine.
Tenho a esperança que, em breve, eles responderão pelo crime de lesa-pátria.
Esses três, não me representam.

Gaudêncio Sette Luas

Dr Cana disse...

O que será que iriam fazer em casa?Se não se preparam para a aposentadoria ou reserva ou o incentivo para ficar na ativa é muito grande,tipo um cc de prefeitura ou algo mais vantajoso..por isso que nós,nossos netos não terão chances em arranjar emprego..pois em muitos setores públicos os servidores só saem depois de morto ou quando perdem a mamata.(teta)

Dr Cana disse...

Como será que a presidenta quer melhorar o Brasil se não cumpre as leis que existem aqui,já são fracas,falhas e brandas,onde cada um faz o que bem entender...

Anônimo disse...

Isso só pode ser coisa desse Partido de Terrorista.
Não podemos nem devemos aceitar que em pleno séc. XXI, essa turma do PT queira implantar no nosso país um regime combalido, e que sucumbiu em todo o planeta . Ainda bem (esperamos todos nós brasileiros) que as forças armadas estejam de prontidão para impedir o avanço do comunismo no Brasil. Gente, vcs. já pensaram no seguinte: vc. tem um imóvel com três cômodos e só ocupa um, por exemplo, aí terá que ceder os outros dois cômodos para pessoas as quais você nunca viu em toda a sua vida (não famílias, porque essa gente não sabe o que é família); brasileiros, vocês já fizeram uma reflexão sobre isto? Temos que confiar nos nossos militares, porque as nossas esperanças são esses bravos homens que, quando a pátria, a sociedade civil organizada os chamam para nos livrar de um perigo iminente, eles prontamente responderão com um SIM; tenho certeza, que, como ocorreu nos anos 60, eles mais uma vez demonstrarão o seu patriotismo, livrando-nos da peste bubônica, em forma de partido, e seus integrantes. Pobre de nós brasileiros, se os militares não impedirem o avanço dessa praga que é o comunismo. Com o Congresso Nacional submisso e o judiciário dando provas cabais de que aliou-se de vez ao Executivo, portanto, conivente com tudo de errado que acontece hoje no Brasil, só nos resta agora, apelar para os militares, para nos livrar desse mal, que já destruiu nações; prega o ódio entre as classes sociais; mata inocentes, tudo por um ideal, pois essa gente não sabe o que é governar para o bem estar de um povo, de uma nação. O comunismo tem que ser banido da face da terra, para o bem das futuras gerações.

Andarilho Che (Bin Laden) disse...

Que "babozeira" militares. Bando de sustentados pelos cofres públicos.

Golpe? Que piada. Bem ou mal estamos tendo um dos melhores governos dos últimos tempos. Poderia ser melhor. Mas Desde a era Lula o Brasil é BRASIL e não mais sombra de tio SAM e companhia ltda. Antes era sombra apenas.