sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os fins e as atitudes da OAB

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Luiz Sérgio Silveira Costa

Entre os fins da OAB estão a defesa da ordem jurídica do estado democrático de direito, e os direitos humanos. Entretanto, o que se viu ontem no Rio de Janeiro, quando  vândalos incendiaram, depredaram, destruíram e macularam o patrimônio público e particular, foi  a instituição desconsiderar essa finalidade, ao enviar, com presteza, advogados para liberar esses criminosos, ou seja, subverteram esse fim da instituição. Onde ficam a lei e a ordem e os direitos humanos dos que tiveram seus patrimônios destruídos e das pessoas de bem que tiveram proibido o seu direito de ir e vir?

A OAB mereceria elogios se obtivesse e passasse informações sobre esses vândalos, quem são, quais as suas motivações, quem está por trás dessa inaceitável fúria, e ajudasse o Estado a promover as suas responsabilizações, em vez de a liberdade. O que ocorreu foi atitude de bárbaros, que não merecem perdão ou defesa, pois, se não, acabam com o país! De que adianta clamar que “todos têm o direito de defesa”, mirando prospectivos honorários,  em um país destruído, sem lei e sem ordem?

A paz  e o  bem estar da sociedade em um estado realmente democrático de direito tem que estar à frente da defesa e dos direitos humanos de uma turba de selvagens!
Dos filmes passados sobre o vandalismo, as seguintes cenas definitivas: a fúria destrutiva, a terra arrasada e os engravatados e frenéticos advogados à porta do xadrez, para soltar os bárbaros, numa absurda demonstração de falta de indignação com o barbarismo, e de espírito público.

 E, a propósito: que a OAB indique, para desembargador, pelo quinto constitucional, advogados pelo mérito e comprovada experiência e qualificação, e não pelo compadrio e parentesco com autoridades constituídas. Que não faça como o PT, que aparelhou e loteou o Estado com seus correligionários e coligados desqualificados.

Que o mérito e a Justiça prevaleçam, pois a OAB é parte importante dela e da promoção da ordem, do progresso, do bem comum e do estado democrático de direito do País. Desde que pense republicanamente, na sobrevivência do país, e não nos seus egoístas interesses corporativos.


Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante reformado.

7 comentários:

ARS disse...

- Sr. almirante, nenhuma palavra sobre deter imediatamente a roubalheira generalizada nos governos municipais, estaduais e federais?
A organização criminosa no poder não vai sair de seus postos com um simples "por gentileza". Esperar pelas próximas eleições é entregar um país quebrado economicamente aos novos governantes!

Anônimo disse...

Afinal, para que serve essa comissão da OAB? Especialmente, convém notar seu comportamento. Pretendendo proteger vários bandos de arruaceiros, agiu rapidamente, sem pensar nos direitos humanos dos transeuntes, comerciantes, bancos, etc., que também fazem parte dos tais direitos.

Carlos disse...

A meu ver a finalidade principal da OAB seria cuidar da ética dos advogados. Como se trata de algo inexistente nessa republiqueta simiesca e bananesca, aquela organização não tem finalidade alguma que agregue valor ao ser humano.

Carlos disse...

A meu ver a finalidade principal da OAB seria cuidar da ética dos advogados. Como se trata de algo inexistente nessa republiqueta simiesca e bananesca, aquela organização não tem finalidade alguma que agregue valor ao ser humano.

Anônimo disse...

Um colega que é advogado falou sobre o caso de um juiz de 1ª Instancia em Umuarama que tentou contra a vida de seu colega também que era juiz de 2ª instância.
Lembrei-me desse caso e fui pesquisar, este juiz recebeu a penalidade da aposentadoria compulsória, e pior é que a OAB ainda lhe presta homenagem pode?
Está tudo contaminado, não confio mais na nossa justiça e nem vejo mais utilidade nesta tal de OAB.
Link:
http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?id=942412
Link OAB
http://oabms.org.br/Noticia/7704/medalha-do-merito-advocaticio-sera-entregue-pela-camara-nesta-quarta

Anônimo disse...

A OAB/RJ está aparelhada pelo PT e pertence ao Sindicato. A cambada que se instalou na OAB/RJ só faz o eu PT manda. O ex-presidente é aquele advogado (que junto com o Tarso Genro) que ajudou a devolver os jogadores cubanos para as garras do Fidel. O atual vem das tramoias do Sindicato e agora estão todos empenhados na reforma política que só interessa ao PT.

Anônimo disse...

O artigo deveria ter o título: " ... Dilma ameaça cortar ministérios e AFOGAR O PT ", justificando que se trata de um TITANIC...