sábado, 31 de agosto de 2013

DNA

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

Após a triste sessão do Congresso que garantiu o emprego do deputado Natan Donadon, condenado pelo STF por roubo, cumprindo pena de prisão em regime fechado e com cassação recomendada pela Corte, formou-se uma espécie de consenso de que somente a aprovação da PEC 18/2013, determinando a perda automática de mandato parlamentar, após condenação transitada em julgado, seria capaz de evitar casos semelhantes no futuro. 

A urgência da emenda é evidente mas o preocupante é a moléstia de fundo que certamente provém do DNA da classe política e que sempre se manifestará a despeito de qualquer medida que em primeira análise pareça resolver o problema.

É necessário um novo código genético que só poderá surgir a longo prazo, mediante pesados e honestos investimentos em educação.

O resto é paliativo e inócuo e condenará a sociedade, constantemente sobressaltada e envergonhada, a ter que lidar com investidas de corrupção e corporativismo infame, agravando cada vez mais a endêmica crise de confiança, mãe de todas crises que afetam o País.

Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário: