domingo, 18 de agosto de 2013

O Direito de ficar PT da Vida

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net

O Ser Humano tem três aspectos fundamentais: ação, razão e emoção. O ideal é o equilíbrio. Um estágio mental e comportamental esteticamente lírico. O problema é que costumamos ficar longe disto. Na maioria das vezes, a característica emocional prevalece. Temos atração pelo dramático. Em alguns casos, ele se exacerba, tornando-se épico. É a hora, às vezes legítima, em que chutamos a lata, o balde ou o pau da barraca. Temos o direito de ficar PT da vida.

Minha patroa aqui em casa é um exemplo vivo da indignação permanente. Tenho outros três grandes amigos que também são especialistas no assunto detonação. Um é conhecido médico legista. O segundo é um octagenário aviador e produtor rural. O outro é um famoso apresentador de televisão. Igual a minha amada, os três explodem, facilmente, quando estão PTs da vida. Por isso, eu entendo, perfeitamente, a atitude do Super Barbosão com o Ricardão Lewandowski. Não dá para suportar chicanagem.

O beicinho do Lewandowski não convence. Até agora, ele não veio a público esclarecer a grave denúncia do auditor Rodrigo Aranha Lacombe à revista Veja, apontando o adversário de Barbosa como o principal manipulador de um esquema, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, que viabilizou a aprovação das contas do PT no escândalo do Mensalão e permitiu o também milagroso endosso das contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff.

Barbosa não está apenas PT da vida. Ele está literalmente putíssimo. O presidente do STF está reagindo duramente porque está sentindo algo de podre no ar. Na verdade, Barbosa ficou de saco cheio das ameaças veladas que recebeu da petralhada. Assim, a aproveitando o constante mal estar gerado pelas dores na coluna, Barbosa aproveita para extravasar e, se preciso, rasgar a toga. O lamentável é que a frescura de nossos poderosos de plantão condena a indignação do negão...  

Tal como Barbosa com Lewandowski, o mercado também está PT da vida com o ministro da Fazenda. Guido Mantega é uma piada sem graça. Como ele tem a coragem e cara de pau de afirmar que vai tudo bem na economia, e que não dá para entender o nervosismo dos investidores. Pior é Mantega alegar que aguarda uma decisão do Federal Reserve (o banco central norte-americano, que não pertence ao Tio Sam, mas sim aos banqueiros internacionais) para resolver o que fará com o nosso câmbio.

Tudo está tão maravilhoso que já se fala em dólar a R$ 2,70. Ou mais... O fato objetivo é que governo não sabe o que fazer. O patético Mantega, homem de confiança de Lula da Silva e José Dirceu, ainda comete a burrice de dizer que o dólar alto beneficia a indústria. Ele só não tem coragem de admitir o óbvio: o dólar subindo encarece tudo, do custo de vida dos reles mortais até os insumos industriais. A carestia acaba alimentando a inflação...

A não ser pela perda da popularidade, e por alguns protestos isolados que os problemas conjunturais podem gerar, os políticos corruptos e demais integrantes do sistema do crime organizado não têm a menor preocupação com o dólar subindo. As verdinhas deles estão bem guardadas lá fora, em algum paraíso fiscal. E o resto do dinheiro roubado, que não foi dolarizado, está lavado ou esquentado em alguma atividade comercial ou em investimentos acionários.

Bandidos nunca perdem onde o crime compensa e dá lucro – como é o caso do Brasil. E, conforme era esperado, a onda de protestos recente já se transforma em uma marolinha de indignação represada. Os políticos, que se assustaram, já se acalmaram. O PT, que levou um tranco, já virou o jogo. Em São Paulo, seus integrantes lideram os protestos contra o Geraldo Alckmin.

E a Doutora Rose? Dizem que ela vai muito bem... E o Bem Amado dela, o popular Bebum de Rosemary, melhor ainda! Até porque, bilionário com problemas só se fala do Eike Batista... Nosotros, os cidadãos-eleitores-contribuintes pobretões, que dependemos de trabalhar muito para sobreviver neste País rico que é mantido artificialmente na miséria, só resta o elementar direito de ficar PTs da vida.

O Brasil é quase uma Perda Total... Ou PT, no jargão das seguradoras... Portanto, ficar PT da vida é um prêmio de consolação. A medalha de último colocado para um único competidor... Pior ainda é que, como vale a máxima do João Saldanha, “quem reclama já perdeu”... Ou ainda vai perder muito mais...

Jura que vai?

Rolava no sábado o boato de que Guido Mantega ia pedir para sair...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Agosto de 2013.

10 comentários:

tiu disse...

Um "raio x" dessa latrina.

http://www.globalresearch.ca/brasil-o-capitalismo-extractivo-e-o-grande-salto-para-tras/5344275

Quando se dá poder a vagabundo, a história pode ter um fim trágico...

Ronald disse...

Bom dia Jorge, tirando o Ministro Joaquim Barbosa, todos os outros nomes citados no (brilhante) post poderiam ir para a casa do carValho mas não sei a Mantega tem que ser o primeiro. Por mim, claro, seria o Bebum de Rosecréia com toda sua escória, aí inclui-se a PTralhada escroque e escrota.

Anônimo disse...

Eu entendo perfeitamente o ministro Joaquim Barbosa. São cínicos, dissimulados, sutis, traiçoeiros e pode acrescentar aqui todos os adjetivos de pessoas de mais baixo nível; pode ser resumido como lixos humanos. Se alguém se atreve a reagir contra as provocações; essa praga, age teatralmente, como se fosse a vítima, os "coitados". Vide a tal da começão da verdade. Esses demos, tem a clara intenção de escravizar o povo. Há, por acaso, tortura maior que ser escravo? Governo que escraviza o povo não é ditador?

Anônimo disse...

Esse Mantega é o protótipo petista: incompetente, enganador e cara-de-pau. Podemos dizer, sem medo de errar, que o Brasil aguenta, apesar dos petistas.

Anônimo disse...

Serrão, as pessoas que criticam o ministro Joaquim Barbosa, deveria no mínimo, ter empatia e se colocar no lugar dele. Será que quem critica tem o conhecimento do que a "patrulha" faz com ele só porque ele quer exercer sua função corretamente? Essa "patrulha" não deve desculpa a ele? Isto é uma estratégia desta turma pra se passar por vítima. Na linha de raciocínio desta gente, agir corretamente é ser ditador, torturador. Eles odeiam ouvir a verdade e odeiam também, qualquer pessoa que não os defenda em sua ações erradas ou ilegais. E fazem isto, na base da imposição, através do terror ou do abuso de autoridade. Agem errado e quer obrigar as pessoas a agir também.

Anônimo disse...

Uma certa escola de pensamento dá a seguinte dica para se chegar à raiz de problemas - QUALQUER problema, desde individuais até coletivos.
Chama-se "a série de perguntas-chave": QUEM, O QUE, QUANDO, ONDE, COMO e POR QUE.
Nesse caso: Quem é o problema?
Resposta: Lewandowski.
O Que ele fez ou faz que é o problema?
Resposta: Tenta proteger o PT
Quando ele faz isso?
Resposta: Todo o tempo.
Onde ele faz isso?
Resposta: No local do exercício de sua função
Como ele faz isso?
Resposta: Pervertendo a regra. da Lei em proveito próprio.
Por que ele faz isso?
Resposta: Ah......( e aqui vem uma série de "pode ser, deve ser, vai ver que é") - e não tem uma resposta curta e grossa.
A sociedade decente precisa de mais "curtas e grossas" e menos"análises e conjecturas", pois somente com a resposta curta e grossa é que se consegue sair do estado de hipnose coletiva e partir para uma ação.
Seria papel da imprensa livre dar a resposta curta e grossa e repeti-la até algo acontecer. Mas a hipnose coletiva afetou até mesmo a imprensa - ou a resposta da última pergunta é o que a imprensa está escondendo.
Então, vamos lá:
POR QUE a imprensa está colaborando com os Lewandowski da vida no Brasil?
Gostaria de ter a resposta curta e grossa para poder agir.

Anônimo disse...

O pavio vai ficando cada dia mais curto, compostura torna-se algo raro, nossas tv's nos enganam na cara dura, o lula ja deve ter em uma reunião qualquer, avisado a companheirada de que se e quando a casa cair é cada um por si e marx por todos.

http://www.youtube.com/watch?v=OAcaK2SyCzI&feature=youtu.be

Ebert disse...

Esse senhor James Petras é um Chavista empolgado e um comunista extemporâneo. Eu não daria a menor bola para o que ele escreve...

Anônimo disse...

https://liciomaciel.wordpress.com/2012/02/03/os-melancias-ja-ganharam-a-guerra-so-falta-a-paulada-final/#respond

Anônimo disse...

Dizia um antigo ditado popular que negro quando não fazia na entrada , fazia na saída.
Pô NEGÃO o que vc tá esperando que não espalha logo essa merda toda. Pelo menos haverá esperança desse povo tupiniquim EXPLODIR.
Anonimo