sexta-feira, 30 de agosto de 2013

STF vai rachado para decisão sobre validade de embargos infringentes que mudariam todo o Mensalão

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão
serrao@alertatotal.net

Provavelmente na quinta-feira que vem, o Supremo Tribunal Federal passará pela grande prova de fogo. Os ministros deverão ratificar que os embargos infringentes não são recursos cabíveis no julgamento do Mensalão, para que o tão espero “transitado em julgado” fique mais próximo de uma conclusão. Na verdade, tudo nem deveria ser questionado, já que um regulamento não pode se sobrepor a uma lei. Mas o STF vai dividido para a votação.

Ontem, como era previsto, o STF impôs mais uma derrota ao poderoso José Dirceu de Oliveira e Silva, embora os ministros José Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello tivessem tentado lhe diminuir a pena. Novamente, saiu vencedor o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, defensor da tese de que Dirceu se valeu de sua posição de proeminência nos planos partidário, político e administrativo para comandar o Mensalão.

O argumento de Toffoli, Lewandowski e Mello não foi aceito pela maioria e Dirceu continua condenado a dez anos e dez meses de prisão mais multa de R$ 676 mil pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha – por ter sido considerado o mandante do esquema de compra de parlamentares em troca de votos a favor do governo na gestão do Presidentro Lula.

Ex-assessor de Dirceu antes de ser premiado com o emprego vitalício no STF, Toffoli chegou a propor que a pena de formação de quadrilha fosse revista para 2 anos, 5 meses e 22 dias de reclusão, ou seja, seis meses a menos do que o previsto no acórdão. Lewandowski chegou a reclamar que a corte elevou a pena por formação de quadrilha em 75% do intervalo possível, o que não se mostrava razoável, nem proporcional. Marco Aurélio os acompanhou na alegada falha na dosimetria da pena. 

Mas a maioria do STF rejeitou os embargos de declaração apresentados à Corte pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu que tentou pedir que Joaquim Barbosa fosse afastado da relatoria do processo, uma vez que o regimento do STF impediria a atuação do presidente da Corte. Dirceu também acusou Barbosa de ter ignorado testemunhos favoráveis a ele. Pediu a redução da pena. E sua defesa voltou a alegar que não praticou os crimes no Mensalão.



Subindo...

Onde fica a governabilidade em um País no qual a decisão sobre um inevitável aumento no preço dos combustíveis depende, diretamente, do crescimento da popularidade da Presidenta da República?

Eis a pergunta feita ontem por grandes investidores internacionais, que aplicam seus recursos em ações da Petrobrás e vêm amargando prejuízos com a intervenção indevida que o campimuismo tupiniquim promove na governança corporativa de uma de suas principais empresas controladas pela União.

Impactos do Câmbio e inflação são fatores secundários para a data do anúncio do reajuste dos combustíveis – decisão tomada e irreversível...

Capitão Lamparina



Tudo abominável



Aliás, até quando o Rosegate vai permanecer no segredinho de Justiça?

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 30 de Agosto de 2013.

8 comentários:

Osvaldo Aires disse...


DITADURA COMUNISTA: DEPOIS DO “MAIS MÉDICOS”, GOVERNO DO PT LANÇA O PROGRAMA “MAIS PROFESSORES”
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/08/ditadura-comunista-depois-do-mais.html

Anônimo disse...

GLMMG NA CAMPANHA DE AÉCIO
"...Somos Cidadãos Iniciados e devemos estar atentos a uma enorme gama de situações que estão à frente de toda a sociedade brasileira. Recebo diuturnamente, assim como os Grandes Vigilantes, “cobranças” constantes de incontáveis Irmãos acerca de um posicionamento em prol de ações concretas, não só de nossa Grande Loja, mas de todas as demais Potências Maçônicas Regulares, sobre uma série de questões que há muito afligem o país e que hoje são alvos de diversas manifestações legítimas do povo brasileiro. Em muitas oportunidades escutei a seguinte expressão: quando é que a Maçonaria vai acordar, descruzar os braços e tomar atitudes? Nessa sentido, permita-me algumas breves considerações, pois sempre busquei analisar criticamente o contexto sociopolítico do Brasil - entendendo que não podemos dissociar a vida e atividades maçônicas, da vida e atividades em sociedade:

O país vai realizar uma copa do mundo de futebol cujos valores globais giram em torno de 30 a 50 bilhões de reais, sendo que boa parte destes recursos estão sendo pagos pelo trabalhador brasileiro. E é importante lembrar que apesar de tudo isso, milhões de pessoas já estão se deixando e deixarão levar pelo sentimento da “pátria de chuteiras” = no site da poderosa FIFA, somente em 60 minutos de acesso ( isso em 20/08/2013), foram registrados 60 mil pré-reservas de ingressos, a maioria por brasileiros è preço dos ingressos: de 30 a 1.980,00 reais. Enquanto isso padecemos diante da violência e assistimos os nossos jovens sendo carregados para o mundo as drogas – *o Brasil é campeão mundial na utilização de crack, com certeza a substância química mais letal da história da humanidade, consumo este que não para de crescer. Milhares de dezenas de pessoas morrendo no trânsito caótico de nossas estradas e centenas de milhares morrem todos os anos nas filas dos serviços públicos de saúde (sucateados e hiperlotados). O nosso ensino público é um dos piores do mundo minimamente civilizado, entre tantas outras carências que entristecem citar. De 9 em cada 10 cidades brasileiras (lembro que vivemos, trabalhamos e criamos os nossos filhos nos municípios) já não conseguem mais cumprir com as demandas de seus munícipes, tamanha é a corrupção e desvios de finalidades com o dinheiro público, sendo isso agravado por um insistente e permanente estado de impunidade. Lamentável e infelizmente aos poucos o país vai parando e, ser honesto no Brasil já está se transformando em punição, tamanha é a inversão de valores éticos e morais – tenho dito que uma situação triste já está se tornando uma regra na vida do brasileiro: a de quem engana está por cima e quem trabalha está por baixo. Trocando em miúdos, por falta de gestão e por corrupção, o país joga fora todos os anos em torno de 1 trilhão de reais. Eis que mudar ou não o Brasil para melhor está nas mãos e na consciência de cada cidadão, assim como está escolhemos ser parte dos problemas ou das soluções das diversas situações que constituem o desenrolar de nossas vidas.
Perdoe-me meu Irmão se vez ou outra eu o pertube com as minhas mensagens, mas é a expectativa que tenho na força que os Princípios e Valores Maçônicos exercem na vida de um Homem Iniciado para que ele verdadeiramente seja um agente de tranformação social"...
Leonel Ricardo de Andrade
Grão-Mestre GLMMG

Anônimo disse...

No face, o povo tá revoltado com estas safadezas que está acontecendo no Brasil. Estes ministros que defende os mensaleiros tinha que ir pra cadeia junto com eles.
O povo não paga seus salários, ministros, para os srs defenderem ladrões, não.
Um regulamento não pode e não deve sobrepor uma lei.

Anônimo disse...

Depois de ver a escravidão dos médicos de Cuba que nem estão autorizados a pedir asilo político, quero que e terrorista se phoda e provoque uma guerra civil. Nada mais me interessa. Quero sangue na ruas. Muito!

Anônimo disse...

"EUA têm “governo sombra”, diz ex-subsecretária de Bush pai

Ex-subsecretária de Bush Pai, confirma a existência do "Governo Sombra".

(...)"

http://www.libertar.in/2013/08/eua-tem-governo-sombra-diz-ex.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+LibertarinSejaLivreAntesQueSejaTarde+%28LIBERTAR.in+%3A%3A+Seja+livre%2C+antes+que+seja+tarde%21%29

Anônimo disse...

Se eu encontrar algum vigarista cubano que se intitula médico a exercer seja no SUS ou em qualquer pronto socorro, irei verbamente cobrar dele pois nenhum tem documento emitido pela Ordem da Medicina comprovando qué mesmo médico. Médico, o caralho!

Anônimo disse...

PROJETO SECRETO

“Nós entendemos que é justo que o povo cubano, que se sacrificou pela formação desses médicos, tenha também a possibilidade de auferir dos rendimentos que esses médicos têm hoje no país”.

GILBERTO CARVALHO, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, REVELANDO O QUE O PT FARIA NO BRASIL SE CONSEGUISSE IMPLANTAR O PARAÍSO SOCIALISTA.

Viva31deMarçode1964 disse...

Fiquei sabendo hoje através de um taxista da velha guarda daqui de Belo Horizonte que a atual Presidente da República Dilma Roussef tem um homicídio nas costas. Ela assassinou um vigilante de um supermercado localizado no Alto da Avenida Afonso Pena quando era militante da VAR Palmares durante um assalto.
Aonde vamos parar? Temos um assassina governando o nosso país. Temos que dar um basta nisso.
A hora é agora. O momento é JÁ!!!