terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tem programa melhor?

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Haroldo P. Barboza

Alo colegas usuários sofredores da NET!

Há quase 30 dias a TV alimentada pela NET vem apresentando o seguinte incômodo a qualquer hora do dia:

A cada 15/30 minutos a imagem some por 3 ou 5 segundos. Surge mensagem “... sem sinal ...” (não leio o resto).

Como tenho 2 pontos (Andaraí) e o fato ocorre nos dois pontos no mesmo instante, descartei defeito no receptor individual ou no smart card (nome bonito para cobrarem mais pelo serviço capenga).

Minha afilhada (Gávea) tem o mesmo problema, assim como o síndico de meu prédio. 

Ligaram para a operadora e a atendente (robotizada) respondeu o que está no “script”:

“estamos em manutenção para melhor(???) atende-lo”.

Esta semana também registrei o problema. Responderam-me que “enviariam um técnico à minha residência no mesmo dia para conferir”.

Dispensei a visita lembrando que o fato ocorreu em outro bairro e outro apartamento e portanto deve ter origem na sede da entidade.

Curioso que não avisam ANTES sobre estas “manutenções” e ficamos irritados pois naquele intervalo de 5 segundos podemos perder a cena que elucida o mistério de um filme de suspense!

Aliás, ser servido por estas operadoras é um verdadeiro filme de terror!

Fora a banda “larga” que entrega 4 ou 6 e cobra por velocidade 10!

O evento está mais para uma das prováveis hipóteses:

1 - equipamentos antigos já não suportam a demanda crescente que é feita apenas no intuito de arrecadar;

2 – os atuais técnicos ganham menos (economia porca) do que os anteriores (mais qualificados) dispensados e não possuem conhecimento adequado para dar o suporte adequado ao volume de problemas.

Ou ambas (mais provável).

A questão é:

Este fato acontece com vocês que também sustentam a NET?

Quem é da Sky (ou correlatas) sofre igualmente?

Já desistiram de reclamar faz tempo (por isto eles abusam)?

Caberia incluir na pauta de manifestos uns cartazes exigindo melhor qualidade ou redução da mensalidade das operadoras?

Ou será melhor deixar de assistir novela pífia e o futebol medíocre que atualmente é padrão no Brasil? 


Haroldo P. Barboza é Escritor e Professor.

3 comentários:

Jointanso disse...

Ocorreu isso na Sky umas 3 semanas atrás mas parou sozinho.

Como o sinal da Sky vem via satélite, é mais difícil que ocorra esses tipos de problemas (senão afetaria todos os clientes simultaneamente). As vezes com chuva forte o sinal pode ficar mais fraco, mas raramente acontece.

A NET nunca entrega a velocidade que promete, isso é tão certo como andar pra frente. A melhor operadora de internet no momento é a GVT, pode ir com fé.

Anônimo disse...

Como o Jointanso, tenho Sky à muito tempo. Ultimamente tive que pegar um pacote HD porque comprei uma TV digital tela plana e sem a opção HD (da Sky) a TV digital tem a imagem pior do que a minha velha catódica, de cinquenta anos de tecnologia análoga. A Sky nunca vacilou comigo, mas é verdade que por ser transmissão via satélite, em dias de muita chuva, é possível se perder a conexão por alguns momentos, ou mesmo a imagem ficar se "embaralhando" durante a chuva. Mas acho que é bom ouvir outras opiniões, satélite X cabo.

Skorpio disse...

Há uns três meses aproximadamente esses problemas aconteceram comigo, aqui em S. J. dos Campos. Muitos, mas muitos mesmo, protocolos com reclamações por telefone, reclamação pessoalmente na base da NET em S. J. dos Campos, várias visitas de técnicos da NET, ligação para a ouvidoria da NET, que estranhamente fica em Juiz de Fora. Os problemas: Imagem sumindo por muitos segundos inúmeras vezes no dia, com a mensagem "sem sinal, entre em contato...", congelamento da imagem, que ficava "quebrada" por vários segundos", pedido de senha para programas que constavam do pacote e, portanto, não se justificavam esses pedidos. Todos esses problemas aconteciam muitas, mas muitas vezes mesmo durante o dia. Foi um martírio. As desculpas eram sempre as mesmas: estamos em manutenção na área, e sempre aquela possível solução de desligar o receptor da tomada por 15 segundos aproximadamente e religar. Trocaram o divisor de freqüência (jamais desistirei do trema, que nos foi roubado pelo analfabeto Lula ao aceitar aquele convênio com os portugueses), e nesses momentos, acho até que desconfiavam que eu estava fazendo gambiarra. Também tenho dois pontos e aí trocaram um dos receptores, que por sinal, sendo mais moderno, consegue ser pior do que o antigo, que aceitava os comandos mesmo quando estava virado contrário ao receptor, enfim, não importava a direção, tudo funcionava, o que o mais bonitinho não faz. Cada técnico dava uma opinião. Foi uma verdadeira tortura chinesa. Acabei desistindo de reclamar e coisa foi se ajeitando, embora, às vezes, continue indevidamente o pedido de senha para programas que constam do meu pacote. Pergunto? Reclamar para quem? O que vemos é presidentes de ANATEL e outros órgãos controladores recebendo festas de aniversários pagas por quem deveriam fiscalizar, ministros do Supremo em festas nababescas de advogados figurões, juízes e promotores em congressos patrocinados por empresários, por empresas nacionais e multinacionais com demandas judiciais em seus tribunais. Se até um ex presidente virou lobista de empresas que beneficiou durante seu mandato, reclamar para quem nesse Bananão? Vejam quantas empresas televisão com canais fechados operam nos EE.UU. onde a concorrência funciona e se tem a opção de mudar de operadora. Aqui, tudo está nas mãos de uns poucos. Os preços são absurdos. E depois, mudar para quê? Trocar seis por meia dúzia? A programação de uma e de outra é a mesma coisa. É sempre "Escorpião Rei", "Legalmente Loira", "Velozes e Furiosos" e por aí vai... e os filmes do pacote pago são uma porcaria, quando às vezes ainda são os mesmo que já passaram gratuitamente. Deus do céu, quando esse Bananão irá funcionar decentemente? Só troquei a Sky pela NET porque quando ameaçava chuva no deserto de Atacama, caia o sinal da Sky. Poupou-me também de ter que pagar o tal do Speedy da Telefônica, que era outra porcaria para acesso à internet. E continuo também, como o amigo, pagando megas que não recebo.