sábado, 7 de dezembro de 2013

“A Educação é a arma mais poderosa,,,”

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

A trajetória de Nelson Mandela foi caracterizada pela demonstração de que é possível fazer política no contexto de uma ética que, em vez de dirigida exclusivamente para a manutenção de poder, cenário comum em muitos países com pouco amadurecimento democrático, tem como propósito primordial o combate às injustiças e desigualdades que eventualmente vitimam o povo ao qual o político responsável deve servir. 

Apesar de uma vida atribulada, condenado á prisão em regime fechado durante longo tempo, tinha consciência de que só podia levar a bom termo sua missão se dispusesse do necessário carisma e de uma certa formação acadêmica que lhe permitisse reivindicar e transigir com um regime cruel, violento e discriminatório. 

Por isso, com sacrifício, graduou-se em direito, o que provavelmente lhe fez entender, após vitórias importantes, que não era sob o signo do revanchismo que a nova sociedade deveria florescer, mas com a implantação de uma mentalidade de cooperação que melhorasse e aperfeiçoasse o que já estava construído, por piores que fossem os antigos governantes, o que permitiu à África do Sul tornar-se uma  promissora economia e uma sociedade mais justa, ainda hoje com problemas, é verdade. 

Daí sua fé na educação, resumida na frase "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Que ela sirva de legado construtivo a todos os países, entre os quais o Brasil, que ainda não despertaram para a necessidade investir maciça e sistematicamente no setor, independentemente de estímulos eleitorais.


Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, Reformado.

Nenhum comentário: