domingo, 1 de dezembro de 2013

Derrube a Teoria do Fato Político Consumado

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Não existe resultado de vitória eleitoral conquistado antecipadamente – a não ser por armações que driblam ou violam as regras normais do pleito. Por isso, é leviana a prática tupiniquim de divulgar resultados de pesquisas eleitoreiras para induzir a maioria da opinião pública a seguir uma tendência de voto na candidatura apontada como “mais provável vencedora” ou “campeã da pesquisa”.

Fato Político só é consumado quando realmente acontece. Favoritismo absoluto ou “vitória antecipada” em pesquisa eleitoral são truques de marketagem. O triste e grave é que a grande maioria das pessoas se influencia pelo resultado. Uns apoiam ainda mais o “vencedor da pesquisa”. Outros, mesmo céticos quanto à cientificidade do resultado pesquisado, embarca no clima de “já ganhou” da figura apontada como “vencedora”. Quem é da situação comemora. O opositor se intimida e, psicologicamente, sugere a si mesmo que a tal vitória parece “inevitável”.

Eis o fenômeno com a divulgação das recentes pesquisas de opinião sobre a eleição presidencial de 2014 no Brasil. Conforme o mais recente levantamento Datafolha de quinta e sexta-feira da semana passada, com 4.557 pessoas em apenas 194 dos 5.570 municípios brasileiros, a Presidenta Dilma Rousseff seria reeleita com 41% a 47% dos votos – dependendo de quem enfrenta na pesquisa. Logo no primeiro turno, ganha do Aécio de 47 a 19 por cento. Vence o Eduardo Campos por 47 a 11.

Dilma só tem um cenário de vitória mais complicado se os candidatos em disputa forem Marina Silva, José Serra e Joaquim Barbosa – o que é pouco provável de se tornar possível. Dilma não ganharia no primeiro turno. Dilma teria 41% contra 24% de Marina e 19% de José Serra. O Super Barbosão aparece com 15% (número fantástico para alimentar a mosca azul de quem alega não ter vontade de ser candidato). Ou seja, pelo fato politicamente consumado da pesquisa, com maior ou menor dificuldade, Dilma é favoritíssima.

O Datafolha também fez uma gracinha. Simulou Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência. Dilma deve ter ficado PT da vida com isto. O Presidentro seria o único capaz de superar a Presidenta. Lula teria entre 52% a 56% das preferências. A numerologia da pesquisa ajuda a insuflar teorias conspiratórias de que, mesmo com a Dilma “favorita”, Lula pode querer tomar o lugar dela. Provavelmente, não vai. Lula deve disputar o Senado, por São Paulo, no esforço duplo: para garantir uma imunidade parlamentar e tentar eleger Alexandre Padilha governador.

Aparentemente, os gatos pingados ouvidos na pesquisa ignoram o tal do Mensalão. Da mesma forma, dão bola nenhuma para a crise econômica que se aproxima de forma cada vez mais ameaçadora no horizonte de 2015. No meio do caminho, antes da urna levar a dedada, tem a Copa do Mundo. Se o Brasil for campeão, quem já está no poder sempre surfa melhor na onda vitoriosa. Se a seleção privada da CBF perder, o clima fica pesado e beneficia alguma oposição – que precisa surgir das sombras.

Em resumo: os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira, que compreendem o mal gerado pelo grupo de marionetes que infesta o poder político há mais de uma década, precisam ter a convicção de que não existe vitória politicamente consumada da Dilma ou de Lula. Por isso, mais que nunca, é hora de uma nova estratégia real de oposição.

É necessário e urgente formular uma proposta política para o Brasil que seja diferente do modelo petista ou tucano, variações socialistas fabianas de um mesmo esquema a serviço da Oligarquia Financeira Transnacional. Eis a hora de um Projeto de Brasil que nos livre do modelo Capimunista – um falso capitalismo estatal, corporativista, corrupto, legalmente autoritário e economicamente usurpador da renda das pessoas pelo assalto tributário.

Formulemos a alternativa, um Projeto de Brasil, e vamos lutar pela hegemonia política, muito além do resultado das urnas eletrônicas. Muita fé e atitudes concretas, proativas, são necessárias a quem tem o dever de vencer os inimigos do Brasil. 

Bem Qualificado

Isonomia prisional

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1º de Dezembro de 2013.

14 comentários:

CEL CESAR PINTO -averdadedasmentiras-unknown disse...

CARO JORNALISTA SERRÃO
O POVO INOCENTE ÚTIL ACORDOU E NÃO ACREDITA MAIS NESTAS PESQUISAS PAGAS COM O DINHEIRO PÚBLICO, QUE TEM UM PERCENTUAL DESVIADO PARA O CAIXA DOS PARTIDOS E COLIGADOS.
VAMOS EXPULSÁ-LOS DE SEUS MANDATOS POLÍTICOS QUE SÓ SERVEM A ELES, AOS SEUS FAMILIARES, PARENTES E AMIGOS,E AOS SEUS PARTIDOS, ENRIQUECENDO-OS AS CUSTAS DO POVO INOCENTE ÚTIL.
NO DIA 5 DE OUTUBRO DE 2014 VAMOS COLOCÁ-LOS NO OLHO DA RUA, PARA ELES SENTIREM COMO É BOM ESTAR DESEMPREGADO, COMO A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E COM ESSE SALÁRIO MÍNIMO RIDICULO, QUE É SUBMETIDO AO POVO INOCENTE ÚTIL.
NÃO VAMOS COMPARECER AS URNAS SUJEITAS A FRAUDES.
VAMOS PAGAR PRA VER.
AGINDO DESSA FORMA SABEREMOS AINDA QUANTO SÃO OS BRASILEIROS QUE QUEREM CONTINUAR A SEREM ROUBADOS PELOS PARTIDOS E SEUS POLÍTICOS CORRUPTOS.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, PSDB, não vá na onda destas pesquisas. Quem está querendo o Serra como candidato é o PT; a população da oposição, quer o Aécio Neves. As pessoas que conheço, estão com pavor do PT e quer o governo do crime organizado fora do poder.
Eu não acredito nessas pesquisas e farei questão de contrariá-las.

Anônimo disse...

A Folha é agora Folhetim Chapa Branca.

Anônimo disse...

Só vou acreditar em pesquisas no dia m que eu, alguém da minha família, qualquer conhecido tenha sido pesquisado. Como isso NUNCA aconteceu, não acredito. Agora, nas filas de banco e de supermercado só ouço vozes contrárias a este governo de mensaleiros. Como pode ?

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Mestre Serrão: Sobre o tema,pensamos igual. Ainda hoje tem comentário meu no Sul21 sobre esta última pesquisa. Sem dúvida é propaganda eleitoral,dissimulada,nas "barbas" do MP e Justiça Eleitoral,que ao invés de tomarem as providências para as quais são pagos, ficam só olhando sem nada fazer. Essa falcatrua eleitoral INDUZ o eleitor carente de consciência política(que é maioria). Sente-se mais "seguro"ao lado do vencedor. Até quando?

Paulo disse...

MORO COM FAMILIA HÁ MAIS DE 40 ANOS EM CAPITAIS, AMIGOS MEUS VARIOS, CONHECIDOS, JAMAIS EU OU ALGUM DELES FOI ENTREVISTADO PELOS IBOPES-DATA-FOLHA DA VIDA!
Também: não conheço ninguém que tenha sido entrevistado,
Para mim tudo isso não passa de MONTAGEM para induzir pessoas a votarem em Fulano, já que sicrano perderá e aí o idiota acha que perderia seu voto.
Perder o voto é votar em pesquisa e ser massa-de-manobra de interesses escusos, como dos comunistas que sabem manipular multidões com marqueteiros com grandes conhecimentos de engenharia social; sabem muito bem passar a perna nos trouxas.
Voto no meu candidato, não no das pesquisas, em geral os piores candidatos se propagam muito para desviarem atenção de suas falcatruas; o PT é especialista nisso.

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Outra abordagem,Jorn. Serrão. Parabéns pelo lúcido texto. Estou num projeto que descarta tucanos, petralhas,e todos os outros incapazes que já andaram legislando e governando este país. País que já foi"Colônia","Império","República","direita","esqueda","centro".e tudo mais. Nada deu certo. O Brasil não deu certo. O projeto para UM NOVO BRASIL seria desmanchá-lo. Cada Região ergueria o seu próprio país. O Brasil serviria de boa "inspiração" e "escola". Mas do que NÃO FAZER.

BRAGA disse...

Boa noite Serrão.
Nessa puta patuscada os resultados das pesquisas não contam com um fator. Consultar a "irmãzinha" DESENCARNAÇÃO!
Pois o Criador nos deu livre arbítrio, a capacidade de sonhar e viver cada momento.
Mas a "validade" só Ele sabe.
Humildade não faz mal, mas se achar o rei da cocada preta pode ter contraindicações.
Vamos viver e degustar o prazer de usufruir o momento presente disso que chamamos vida.
Braga

BRAGA disse...

Boa noite Serrão.
Nessa puta patuscada os resultados das pesquisas não contam com um fator. Consultar a "irmãzinha" DESENCARNAÇÃO!
Pois o Criador nos deu livre arbítrio, a capacidade de sonhar e viver cada momento.
Mas a "validade" só Ele sabe.
Humildade não faz mal, mas se achar o rei da cocada preta pode ter contraindicações.
Vamos viver e degustar o prazer de usufruir o momento presente disso que chamamos vida.
Braga

Galvão disse...

Serrão você está sofrendo de diarreia mental. Vai se tratar cara, senão sua massa encefálica vai se escoar pelo anus.

Anônimo disse...

"Que País é este?

Que País é este que a Câmara dos Deputados tem bancada dos presidiários da Penitenciária de Papuda?

Que País é este que os condenados pelos crimes comuns de roubo de dinheiro público e de operações bancárias fraudulentas, são ovacionados como presos políticos?

Que País é este que a presidente da República, no seu programa de rádio, manda recado para o preso na Penitenciária de Papuda?

Que País é este que o extraditado pelo STF ganha identidade de residente, sendo tratado como se o extraditando, assassino na pátria de origem, merecesse o tratamento digno?

Que País é este que o presidiário exerce função relevante na iniciativa privada, para continuar com a sua atividade de lobista?

(...)"

http://ossamisakamori.blogspot.com.br/2013/12/que-pais-e-este.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+OssamiSakamori+(Ossami+Sakamori)

ducamillo disse...

O Prezado Cel. Cesar Pinto está coberto de razão e creio que seja esta a única bandeira que devemos levantar doravante. Campanhas e mais campanhas incentivando o Povo a não comparecer ás urnas em 2014. Eu por exemplo, a cada presente que der neste Natal e nos votos de feliz Ano Novo vou mandar um recadinho junto: " Vá viajar ao invés de Votar em 2014". Isto no mínimo levantar curiosidade, o suficiente para eu explique o porque.

Robertho Camillo

Anônimo disse...

CLEONICE I FERREIRA; NÃO PRECISAMOS DE UM NOVO BRASIL. PRECISAMOS DE PATRÍOTAS QUE O AMEM DE VERDADE, QUE VIVEM NA LEI, NA ORDEM E NO PROGRESSO. O QUE NÓS BRASEIROS QUEREMOS É OUVIR VOZES COMO A DO PRESIDENTE JOÃO B FIGUEIREDO. QUEREM DESTRUIR O BRASIL? DIVIDIR SEUS TERRITÓRIOS,COM SUAS RIQUEZAS?QUEM GANHARIAM? O POVO BRASILEIRO COM CERTEZA SERIA DESTRUÍDO, TRADADO COMO CIDADÃO INFERIOR. NÃO É O BRASIL QUE NÃO DEU CERTO, SÃO OS ANTI-PATRIOTAS QUE ESTÁ DANDO ERRADO. O POVO ACORDOU, SABE QUE ATRAVES DE ELEIÇÕES NÃO HAVERÁ MELHORA NENHUMA,POR MENOR QUE SEJA. O POVO SÓ TEM ESPERANÇA NAS FFAA.NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM ESSA TERRA GENTÍL.O QUE EXISTE SÃO OS QUE NÃO TEM PÁTRIA, SOMENTE SUAS AMBIÇÕES,QUEREM VIVEREM SEMPRE COMO REIS, IMPONDO A MISÉRIA MORAL E FÍSICA DE TODOS. AMEM O BRASIL OU DEIXE-O.AS FRONTEIRAS AINDA , EU DISSE AINDA,ESTÃO ABERTAS.ACREDITO QUE O HOMEM PROPÕE E DEUS DISPÕE. ESSES QUE PARECEM VENCEDORES, SABEM QUE JÁ ESTÃO DERROTADOS EM TODO O OCIDENTE. O RESTO É QUESTÃO DE MUITO POUCO TEMPO. ILUSTRE JORNALISTA JORGE SERRÃO QUE DEUS O ABENÇOE E LHE DÊ MUITA PAZ.

Anônimo disse...

Ate quando os paulistas verão o seu estado ser roubado escandalosamente por Brasília, e, ainda,carregar este pais falido nas costas, e ver a sua economia diluída para manter esses petistas corruptos no poder,? e ainda entregaram a prefeitura a esse capacho petista que não serve nem para escória sanitaria? O que aconteceu com os paulistas?