segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Discurso Shangri-lá da Dilma desenha Brasil petralha e capimunista perdido no horizonte


Filme “Horizonte Perdido” (EUA, Columbia Pictures, 1973, 150min)

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Presidenta Dilma Rousseff passou ontem o “recibo” de quanto o julgamento do Mensalão afetou o PT, obrigando seus marketeiros a adotarem uma tática defensiva no discurso dominical de fim de ano. Dilma foi obrigada a driblar o tema, abusando de uma mentira sobre a fragilidade que mais incomoda a petralhada: “Não abrimos mão, em nenhum momento, de apoiar o combate à corrupção em todos os níveis. Exatamente por isso, nunca no Brasil se investigou e se puniu tanto o malfeito”.

Em tom propagandístico e ufanista na cadeia de rádio e televisão, o discurso da Dilma só pode ter sido inspirado no clássico filme “Horizonte Perdido” (EUA, Columbia Pictures, 1973, 150min – um remake de um filme de Frank Capra, em 1937). Em busca de ajuda, os sobreviventes da queda de avião no Himalaia, após uma violenta tempestade, encontram um estranho e maravilhoso mundo chamado Shangri-lá, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena.


Só isso explica que os redatores marketeiros tenham feito Dilma ler no discurso de pré-campanha reeleitoral: “Nos últimos anos somos um dos raros países do mundo em que o nível de vida da população não recuou ou se espatifou em meio a alguma grave crise. Chegamos até aqui melhorando de vida, pouco a pouco, mas sempre de maneira firme e segura. Construindo a base para que a expressão melhorar de vida deixe de ser, em um futuro próximo, um sonho parcialmente realizado, torne-se a realidade plena e inegável da vida de cada brasileiro e de cada brasileira”.

Só faltaram, como fundo do discurso da Dilma, as canções de Burt Bacharach e Hal David que tanto sucesso fizeram no filme dirigido por Charles Jarrot. O Brasil, petralha e capimunista, é um perfeito “Lost Horizon”. O apelo ao eleitorado jovem foi patético: “Você, jovem, sabe o quanto o seu padrão de vida melhorou comparado ao que você tinha na infância e ao que seus pais tinham na sua idade. Usem essa fotografia do presente e do passado recente como pano de fundo para projetar o futuro. Esta é a melhor bússola para navegar neste novo Brasil”.

Dilma também tentou vender, antecipadamente, um antídoto contra os ataques que sofrerá, principalmente do PSDB, sobre as falhas no modelo econômico: “Se alguns setores, seja porque motivo for, instilarem desconfiança, especialmente desconfiança injustificada, isso é muito ruim. A guerra psicológica pode inibir investimentos e retardar iniciativas”. Mas Dilma exagerou na dose de criar ilusões sobre a eficácia e eficiência de sua equipe econômica no combate à crise (que o governo não admite existir): “Nisso o governo teve uma ação firme, atuou nos gastos e garantiu o equilíbrio fiscal, atuou na redução de impostos e na diminuição da conta de luz. Nesses últimos casos enfrentando duras críticas daqueles que não se preocupam com o bolso da população brasileira”.

Quem tiver estômago para ouvir besteira, pode rever os 11 minutos e 49 segundos do discurso de Dilma – uma aula de como não se deve fazer propaganda política.




Ano que nunca acaba...


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 30 de Dezembro de 2013.

5 comentários:

Manoel Vigas disse...


Saudações.

UM GRANDIOSO FILME CHEIO DE “histórias”, SERVE AINDA HOJE COMO REFERÊNCIA, NEM QUE SEJA PARA RECORDAR A MARAVILHOSA CENA DE “Shangri-La, onde existe a eterna juventude e a felicidade plena.”
*************
O FILME HORIZONTE PERDIDO FOI UM CLÁSSICO DE 1937.
Filme original em preto e branco.
*************

Assim, ...
...a obra de Frank Kapra, HORIZONTE PERDIDO (baseado no romance best-seller de James Hilton) tinha duração de 132 minutos à época de seu lançamento, em 1937.

NO GERAL, FOI UM FILME PACIFISTA.

Mas, lembremos que em 1937 estava o mundo sendo preparado para uma GUERRA MUNDIAL.

Então, durante a Segunda Guerra Mundial, uma nova edição, com 24 minutos a menos, atenuou a mensagem pacifista do filme.

*************
ESTE FOI UM FILME CARÍSSIMO.

Lembremos que os cenários de Shangri-La, construídos na época, são considerados os maiores já construídos em Hollywood.

O orçamento do filme custou em 1937 quatro vezes mais que qualquer outro filme da Colúmbia.

GANHOU DOIS OSCAR :
DIREÇÃO DE ARTE e MONTAGEM

*************
DETALHES PARA LEITORES DO “Alerta Total” . . .

--- QUEM FEZ O FILME ( quem na realidade fez o filme ) FOI UM MESTRE ROZACRUZ QUE A PEDIDO DO PRÓPRIO FICOU NO ANONIMATO.
( e não nos cabe hoje, 2013, contrariar-mos tal personagem despido de ambição e egoismo )
Frank Kapra,ficou de comumacordo, e foi simplesmente o "laranja".

--- NO FILME ORIGINAL, NUMA DAS CENAS, ONDE TODOS ESTÃO DIRIGÍNDO-SE PARA Shangri-La, APARECE UMA LONGA “FILA INDIANA”, COM TODOS OS “IRMÃOS” USANDO AVENTAL RITUALÍSTICO.

--- E,...JÁ NO FINAL DO FILME, NUMA CENA INESQUECÍVEL, TAMBÉM APARECE UM “MESTRE”, COM VOCABULÁRIO PRÓPRIO,

..... E DE FORMA EXPLÍCITA,......

PRATICANDO AO VIVO PERANTE OS PRESENTES “A GRANDE INICIAÇÃO”.
*************
NOTA:
FAVOR NÃO FICAR PREOCUPADO COM A PRESENÇA DE “ESCOLAS DIFERENTES”, EM UM “script” COMUM.

ESTE FILME É UM POUCO MAIS QUE “luz e celulose”.

ACREDITO QUE UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO NOS ASSUNTOS “que envolvem tradição e interpretações filosofias” RESOLVE ESTE IMPASSE APARENTE.

Atenciosamente.
Manoel Vigas

Anônimo disse...

Grande Serrão,
a atual organização que ocupa o poder está dando claros sinais do desespero que assola seu covil; isto tem sua base também na possibilidade cada vez maior de ganharem mais 4 anos no poder sob o ônus de colherem tudo o que plantaram nos últimos 10 anos.Por a culpa em quem? se perguntam. A estratégia adotada pelas FFAA vão se mostrando corretas por mais que isso possa parecer controverso.Quem quer que vença o pleito, deixará o poder como perdedor. O que virá? todos sabemos: ORD AB CHAO.
NA

Paulo disse...

Começo a acreditar que o desespero começou a bater no PT, pelo menos nas redes sociais quando se mostram discursos de Dilma e outros do partido dos trambiques, é um xingatório total, de alto a baixo.
Eles merecem!
Sem falar que parece que a Oligarquia Ultramarina os quer fora, né?

Anônimo disse...

Mas a terrorista assassina entendeu o que leu? Isso de só ler toda merda que lhe colocam à frente, pertençe aos analfabetos funcionais.

Curt disse...

opinião de um otimista:"vamos comer m."A opinião do pessimista: "vai faltar".meujs caros: fiquem calmos: a petralhada está levando o Brasil pro burraco - mais rápido do que eu imaginava. É só uma questão de tempo.