quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Megainvestidores estrangeiros vão propor a Dilma que União abra mão do controle da Petrobras

- Talvez possamos descobrir um modo de redefinir "lucro"...

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Grandes investidores britânicos, norte-americanos, árabes noruegueses e franceses na área de óleo & gás pretendem fazer uma proposta indecorosa à Presidenta Dilma Rouseff. O desejo econômico deles é ampliar a fatia do capital estrangeiro na Petrobrás. Na fórmula a ser sugerida, a União deixaria de ser acionista majoritária da estatal, transformando-a em uma empresa de economia mista com maior influência da governança privada.

A proposta indecorosa ganha força no momento em que o noticiário especializado (como a Infomoney do UOL) amplifica um estudo da consultoria transnacional Macroaxis, informando que a Petrobras é uma das empresas mais endividadas do mundo. A estatal de economia mista “brasileira” é a única petrolífera no mundo com uma relação entre dívida e geração de caixa superior a três vezes – na medida do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Claro que Dilma não tem a menor condição política de aceitar tal proposta. O desenvolvimentismo pretensamente nacionalista de Dilma não mexeria com tamanho dogma em relação à Petrobras. Acontece que os investidores estrangeiros vão insistir na proposta - que já foi formalizada quando Fernando Henrique Cardoso era Presidente. FHC aceitou, planejou tudo e, no final das contas, temendo pressões sindicais, recuou da ideia de criar a “Petrobrax” (uma empresa transnacional, com o governo brasileiro tendo menor participação acionária, abaixo dos 51% atuais).

A tese dos investidores é uma só: a Petrobras precisa se desamarrar da politicagem do governo para voltar a ser uma empresa de petróleo e gás produtiva. A vacilante política de preços dos combustíveis, manipulada pelos interesses eleitoreiros do governo Dilma-Lula, alimentou a apreensão dos acionistas de fora do Brasil. A intenção tática dos estrangeiros é fazer negócio com a dívida da empresa. Os alvos são os CDS (Credit Default Swaps) – que funcionam como um “seguro” contra um eventual calote dado pela empresa.

O Estudo da Macroaxis, apontando a Petrobras como uma empresa “desbalanceada” e com “32% de chances de falir em dois anos” ajudou a alimentar o desgaste da diretoria da empresa. Embora negue publicamente, a presidente Maria das Graças Foster, amiga de Dilma, anda tão “prestigiada” quanto um técnico de time de futebol que não para sofrer derrotas. No mercado, Graça é tida como demissionária. O que vai acontecer de desagradável na Assembleia Geral Extraordinária da próxima segunda-feira, dia 16, pode ser a gota d´água para a direção da empresa, que tem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, como Presidente do Conselho de Administração.

Cubanagem

Pelo menos 53 engenheiros cubanos estão mesmo trabalhando na Petrobras.

Outros 16 engenheiros são venezuelanos.

Eis apenas um sinal da infiltração ideológica do Foro de São Paulo aparelhando a empresa.

Negociações petrolíferas?

François Hollande, presidente da França, desembarca em Brasília, para uma reunião com Dilma Rousseff. 

Estarão em pauta acordos para expandir a presença francesa em negócios no Brasil.

O presidente do grupo transnacional francês Total, Christophe de Marjorie, conta com esse momento promissor para ampliar o leque de negócios no mercado brasileiro.

Trocando o Temer? 


Lembranças do Barba ou do Boi

Mensagem enviada por um leitor anônimo do Alerta Total faz uma boa lembrança da história recente sobre a relação secreta de Lula com o falecido delegado Romeu Tuma, cujo filho agora lança um livro-bomba:

“Caro Serrão, devido ao livro do Tuma JR lembrei-me daquele Roda Viva com o grande Cabo Anselmo, onde vários entrevistadores comandados pelo Conti, tentaram esculachar o Cabo Anselmo que calmamente retrucou a todos, e Quando o cabo Anselmo falava do Foro de São Paulo, Cuba e sindicalistas,os entrevistadores o interrompiam com ofensas e injurias, para mim o cabo Anselmo colocou todos no bolso, uma vergonha para o Conti e asseclas. Mas neste assunto do Lula_X9 (nesta época não sei se ele já contava com o dedinho do sindicato). Vejam que oportuno o nine finger. Teve um momento que estes entrevistadores ao chamaram o cabo Anselmo de cachorro, dedo-duro e parceiro do Fleury, este retrucou dizendo que o Tuma era o verdadeiro chefe do DOPS e que tinha como principal informante um certo sindicalista sem citar o nome, pediu ao Conti investigar dentro de sindicatos, elementos que prestavam relevantes serviços a ditadura, o Conti ficou vermelho, mudou de assunto na hora, e logo em seguida encerrou o programa, parece-me que esta historia do "barba" já é conhecida e abafada por alguns jornalistas/repórteres?”.

Resposta ao leitor: claro que era...  

Para reflexão generalizada

Do leitor Felício Guarino, uma reflexão eleitoral importante:

“Retirar A, de qualquer lugar, para colocar B, qualquer que seja, simplesmente por tirar A, pode não ser uma boa estratégia. Lembre-se que eleições, até suas apurações, têm opiniões e candidatos, depois apenas consequências.”

O problema, caro Guarino, é que a turma do A e seus comparsas estão destruindo o Brasil – o que torna urgente tirá-los do poder.

Chamem o Prefeito


Brasil da Copa?


 Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 12 de Dezembro de 2013.

7 comentários:

CEL CESAR PINTO - averdadedasmentiras-unknown disse...

CARO AMIGO SERRÃO
NÃO VAMOS TROCAR A POR B VAMOS EXCLUIR TODOS DO PODER.

EXCLUSÃO SOCIAL RADICAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DOS POLÍTICOS CORRUPTOS DO BRASIL.
E
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA, AS DOAÇÕES DE TODAS AS EMPRESAS PARA AS CAMPANHAS ELEITORAIS, SÃO IRRISÓRIAS COMPARADOS COM O DINHEIRO DESVIADOS DAS COFRES PÚBLICOS, COM PAGAMENTOS DE PROPAGANDAS QUE ANTECEDEM O ANO ELEITORAL, OS DIRIGENTES DOS PARTIDOS PT E SEUS COLIGADOS SE EMPENHAM EM FAZEREM CAMPANHAS REFERENTES A BOLSA FAMÍLIA, BOLSA ESCOLA, PAC, MINHA CASA MINHA VIDA, ETC E COM ELAS ENCHEM OS CAIXAS DOS PARTIDOS.
COM AS MULTAS DE TRÂNSITO E OUTROS TIPOS DE MULTAS APLICADAS POR AGÊNCIAS REGULADORAS TAMBÉM SERVEM PARA DESVIAR RECURSOS PÚBLICOS NÃO ORÇAMENTÁRIOS PARA OS CAIXAS.
OS DESVIOS DA PETROBRAS E DO BNDES, ESTÁ FECHADO, MAIS ELES SEMPRE ARRUMAM UM JEITINHO BRASILEIRO PRA SUPRIREM AS NECESSIDADES DOS CAIXAS DOS PARTIDOS.
USAM AS DOAÇÕES DAS EMPRESAS E DE PESSOAS FÍSICAS PARA COBRIREM PARTE DO DINHEIRO DESVIADO DOS COFRES PÚBLICOS. DEPOIS FICAM OS DIRIGENTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS E OS POLÍTICOS ELEITOS, DEVENDO FAVORES AOS DOADORES. É O TOMA LÁ DA CÁ.
PROIBIR ESTE TIPO DE DOAÇÃO É CORRETO, POIS ESTE DINHEIRO DOADO É REFERENTE A RETIRADA DE 10% DO IMPOSTO DE RENDA QUE EMPRESAS E PESSOAS FÍSICAS RECOLHERIAM AOS COFRES PÚBLICOS, QUANDO DAS SUAS DECLARAÇÕES AO IR, SEM QUALQUER TIPO DE RETORNO "BENEFICIO POSTERIOR".
O QUE NÃO SERÁ CORRETO É APROVAR UM FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS DOS COFRES PÚBLICOS.
CADA UM DOS PARTIDOS QUE SE VIREM COM O QUE JÁ RECEBEM DO FUNDO PARTIDÁRIO E COM OS DESVIOS PROPORCIONADOS PELOS POLÍTICOS CORRUPTOS ELEITOS E QUE SÃO DESIGNADOS PARA OCUPAR CARGOS PÚBLICOS DENTRO DAS ADMINISTRAÇÕES GOVERNAMENTAIS TAIS COMO: MINISTROS, SECRETÁRIOS DE ESTADOS, CHEFES DE AGÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO, ETC, COM A RECOMENDAÇÃO DE ARMAR UM MEIO DE DESVIAR DINHEIRO DAQUELES ÓRGÃOS PARA OS PARTIDOS, INDEPENDENTE DA CONTRIBUIÇÃO MENSAL DO SEU SALÁRIO.
O POVO INOCENTE ÚTIL NÃO PERMITIRÁ QUE OS SEUS REPRESENTANTES NO CONGRESSO NACIONAL (SENADORES E DEPUTADOS) APROVEM UM FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, SOB PENA DE TODOS IREM PARA AS RUAS E FAZER VALER O ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO - PARAGRAFO ÚNICO - TODO O PODER EMANA DO POVO.
SE ISSO NÃO FOR O BASTANTE. NO DIA DAS ELEIÇÕES O POVO INOCENTE ÚTIL NÃO COMPARECERÁ AS URNAS SUJEITAS A FRAUDES PARA VOTAR E TODOS PERDERÃO OS SEUS MANDATOS.

QUER CONHECER MAIS, VEJAM A VERGONHA NACIONAL NO GOOGLE- averdadedasmentiras-unknown.

Anônimo disse...

A Argentina está entregue a anarquia: Saques, mortes, destruição, barricadas, muita gente armada, alguns até em cima dos telhados de vigília. É isso que espera o Brasil, com o PT no comando.: AQUI:
http://migre.me/gYCVI

http://migre.me/gYCWg

http://migre.me/gYCXu

http://migre.me/gYCXX

Anônimo disse...


E quem vai fazer a barba do delator?

Anônimo disse...

Sr Jorge Serrão,

Precisamos descobrir se os Engenheiros Cubanos foram contratados pelo mesmo Regime de Contratação do Médicos Cubanos.
É mão de obra terceirizada ou não?

O Sr com suas confiáveis fontes poderia nos esclarecer a situação.

Grato

Anônimo disse...

Pergunta: o que eu, cidadão brasileiro, ganho sendo sócio da Petrobras?
Político ganha.
Funcionário da estatal ganha.
E eu?
Por acaso a gasolina é mais barata sendo a Petrobras estatal?

Anônimo disse...

Vamos pegar o BARBA e obriga-lo a falar.

Doriva Ferreira disse...

o PT é movido a base de propina...vai ser fácil tomar o controle da PETROBRAS