segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Episódio FlaxFluxPortuguesa

Time com uma camisa abençoada assim não tem o direito de pisar na bola...

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Luiz Sérgio Silveira Costa

O episódio FlaXFluXPortuguesa está na ordem do dia, pleno de emoções, não fora se tratar de futebol, em que paixões e recalques afloram mais do que a razão e a sensatez.

Priorizando a razão, como deve ser em qualquer querela, os verdadeiros culpados pela perda de pontos do Fla e Portuguesa são os seus presidentes, pois suas diretorias jurídicas foram omissas, negligentes e temerárias, o que resultou em grave demonstração de incompetência e prejuízo aos seus clubes.

Agora, os presidentes e advogados relapsos, do Fla e Portuguesa, tentam tumultuar o resultado da Justiça Desportiva - absolutamente em favor da lei -, com bravatas e argumentações levianas e indevidas, indicando outros culpados e insuflando os torcedores, mera tentativa de encobrir as suas próprias culpas.

A primeira coisa que Fla e Portuguesa têm de fazer é demitir seus advogados, e, no caso da Portuguesa, acioná-lo por perdas e danos. E os conselhos dos clubes se reunirem e votarem, da mesma forma, punição a seus presidentes. É assim que é na vida empresarial: a incompetência, especialmente a que causa prejuízos, tem consequências!

Mas, no país da tolerância e da desfaçatez, é provável que nada aconteça com eles, presidentes e advogados. Se assim for, será mais uma afronta à ética e responsabilidade, essas, pelo contrário, muito bem exercidas e demonstradas pelos auditores do STJD, que, por critérios absolutamente legais - como compete a um tribunal -, decidiram, por unanimidade, pela letra fria da lei.

Alguém disse que o episódio mancha o futebol brasileiro. Pelo contrário, eleva e dignifica o futebol brasileiro. Mancha, isso sim, apenas as incompetentes diretorias dos clubes perdedores de pontos. Esse é que é o busílis!!!!


Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante, reformado.

3 comentários:

Paulo Figueiredo disse...

Dentre as sugestões do tricolor, não está o "pulo do gato" que tem salvado o Fluminense em muitas ocasiões: Aparelhar a justiça desportiva, para observar só erros dos não alinhados.

Paulo Figueiredo disse...

Dentre as sugestões do tricolor, não está o "pulo do gato" que tem salvado o Fluminense em muitas ocasiões: Aparelhar a justiça desportiva, para observar só erros dos não alinhados.

Fernando disse...

Sinto Muito Almirante, mas seu Fluminense vai ter que pagar a segundona. O Estatuto do Torcedor, que é uma Lei, diz que as decisões dos julgamento só podem valer a pós publicação. A Lei tem hierarquia superior a uma Resolução (CBJD)que fundamentou a perda dos pontos. Seguindo o procedimento legalista na apelação os pontos serão restituídos e o foragido da série B é quem vai perder. O resultado conquistado em campo vai prevalecer. SRN