sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Barbosa protelou decisão sobre prisão de João Paulo Cunha para não atrapalhar caça a Pizzolato


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tinha pleno conhecimento da sigilosa investigação feita pela Interpol (envolvendo a Polícia Federal do Brasil, da Argentina, da Espanha e a Guarda de Finança da Itália) para localizar e prender Henrique Pizzolato – foragido após condenação a 12 anos e 7 meses de prisão por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. Foi para não atrapalhar a caça a Pizzolato que Barbosa não teve pressa em determinar a prisão do deputado João Paulo Cunha, antes das férias do Judiciário.

Barbosa foi comunicado por seus assessores de inteligência no STF que a Polícia Federal estava monitorando comunicações entre Pizzolato e a cúpula petista, principalmente alguns condenados na Ação Penal 470. Por sorte, a Interpol interceptou pelo menos uma ligação telefônica feita do Brasil para Pizzolato, na Itália, no dia 16 de janeiro. Quem ligou foi ninguém menos que o deputado João Paulo Cunha. Na interpretação da conversa interceptada pela Polícia Federal, Cunha teria pedido um depósito em dinheiro na conta de uma prima.

Tal ligação entre o deputado e o foragido foi fundamental para a polícia italiana localizar Pizzolato. Mas o ato fatal para pegá-lo – segundo versão vazada da investigação - foi uma doação de 50 mil euros feira na Europa para a conta, no Brasil, do ex-tesoureiro petista Delúbio Soares. O dinheiro veio em nome de italianos e marroquinos usados como “laranjas”. Agora, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal, com a ajuda do Coaf, investigam se houve doações semelhantes para José Genoíno.

Os investigadores analisam dados de dois computadores apreendidos na casa do sobrinho de Pizzolato, no momento da prisão em Pozza de Maranello. A Interpol também investiga detalhes de viagens feitas por Pizzolato pela Europa – principalmente pela França e pela Suíça – para realizar transações bancárias. Caso se confirmem tais movimentações financeiras, haverá evidências de que Pizzolato teve ajuda dos companheiros petistas para fugir do Brasil com o objetivo de cuidar do que sempre fez: gerenciar recursos do esquema do Mensalão – e, possivelmente, de outras falcatruas.

No interrogatório à Guarda de Finança da Itália, Pizzolato repetiu a mentira de que é completamente inocente das acusações no processo do Mensalão e reiterou que “agiu apenas cumprindo ordens superiores como funcionário do Banco do Brasil” (do qual foi diretor de Marketing). Pelas investigações, Pizzolato continua fazendo parte do time. Seu descontentamento com a cúpula petista, no entanto, pode não ser uma mera encenação, como pode parecer á primeira vista. Pizzolato protagoniza, certamente, um jogo de pressão.  

O Alerta Total já tinha antecipado na edição extra de ontem que, em um cofre bancário no exterior, Henrique Pizzolato tem uma caixa com três HDs (Hard Disks) contendo um arquivo completo de todas as negociações feitas entre 2003 e 2007 com o esquema do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Pizzolato confia que tais documentos – que podem ser colocados à disposição das autoridades italianas – serviriam como seu “seguro de vida”.

Por isso, os petralhas não têm o menor interesse que Henrique Pizzolato seja extraditado pela Itália (país no qual tem cidadania). Farão de tudo para atrasar a resolução final pela justiça italiana. Enquanto isso, já corre nos bastidores do poder uma operação abafa para que dê em nada a investigação sobre a origem do dinheiro doado a Delúbio Soares e José Genoíno. Na tática de despiste, o presidente do PT, Rui Falcão, já entrou ontem com uma representação no STF contra Gilmar Mendes. Falcão alega que o ministro cometeu uma “ofensa à honra do partido, ao sugerir que houve lavagem de dinheiro nas doações a Delúbio e Genoíno”.   


Pizzolato participa hoje, ás 11 horas, de uma audiência na Corte de Apelação de Bolonha, quando repetirá que não deseja a extradição para o Brasil. Assim, o caso tende a uma providencial embromação. O assunto pode parar na Corte de Cassação de Roma, demorando uns seis meses até uma decisão final. O advogado italiano dele, Lorenzo Bergami, pedirá a liberdade do cliente ou, no máximo, uma prisão domiciliar, com uso de bracelete eletrônico. Formalmente, Pizzolato está preso por falsidade ideológica (tinha um passaporte falso em nome do falecido irmão Celso Pizzolato).

Aliás, tal falsificação tende a agravar o julgamento contra Pizzolato, favorecendo sua extradição, caso seja formalmente pedida pelo Brasil. As investigações deixam claro que Pizzolato premeditava uma fuga desde 2007. Difícil vai ser demonstrar que Pizzolato não contou com a ajuda da máquina petralha para montar a falsificação documental que viabilizou sua fuga do Brasil, via Argentina, seguindo pela Espanha, até chegar a Itália.  

O jornal O Globo relata que, para conseguir obter um passaporte brasileiro em nome do irmão Celso, morto em 1978, Henrique Pizzolato apresentou à Receita Federal, ainda em 2007, uma Declaração Anual de Isento em nome do irmão — 29 anos depois de ele ter falecido. A Receita não se deu ao trabalho de verificar por que um homem, que na época teria 53 anos, havia ficado tanto tempo sem informar nada ao Leão.

Com a situação fiscal regularizada, Pizzolato tratou de regularizar o CPF de Celso. Na página da Receita, é possível ver que a situação cadastral em nome do falecido está regular, o que significa que, para a Receita, ele não deve nada e é um cidadão vivo. Em Santa Catarina, também em 2007, o Instituto de Identificação do estado expediu uma carteira de identidade em nome de Celso Pizzolato. A falsificação foi possível porque em 1978, quando Celso morreu num acidente de carro, a família não enviou o atestado de óbito aos cartórios.

De posse do RG falso, Pizzolato partiu para a confecção de novos documentos. O próximo passo foi regularizar a situação de Celso no Tribunal Superior Eleitoral porque, para a emissão de passaporte são exigidos, entre outras coisas, RG e título de eleitor com comprovante de regularização. Pizzolato procurou a Justiça Eleitoral do Rio, onde morava, em janeiro de 2008. Por se alistar fora do prazo — na época, Celso deveria ter 54 anos — ele teve de pagar R$ 3,51. Após se recadastrar, “Celso” faltou ao 1º e 2º turnos das eleições de 2010. Mas, Pizzolato, preocupado em não fazer do irmão um inadimplente, pagou, em março de 2011, a multa pelo não comparecimento: R$ 7,02.

A PF em Santa Catarina instaurou inquérito policial para investigar toda essa safadeza. Mas, como de costume, a tendência é que o caso corra com a máxima lentidão, até cair no tradicional esquecimento. No Brasil da corrupção e da impunidade, sob governança do crime organizado, só haverá punição rigorosa se e quando o PT for tirado do poder.

Vergonha

O novo líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), foi ontem ao plenário para fazer um discurso moralista contra Pizzolato.

Segundo Vicentinho, a fuga e o uso do documento falso pelo petista condenado no mensalão constrangem e envergonham o partido:

“Em que pese que ele é um filiado, sua postura foi indevida. Primeiro ele fugiu, depois usou documento falso. Não pactuamos com isso. Se você tem um filho e você sabe que ele é um criminoso e tem a certeza disso, o que se pode fazer? Ele tem que pagar por isso. Seu comportamento repercutiu muito mal. Uma vergonha e um constrangimento. Ele tem que explicar isso”.

Parlatório não é parlamento...

É muita cara de pau do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) entrar com pedido na Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal para “trabalho externo na Câmara dos Deputados”.

Matriculado em uma faculdade de Direito em Brasília, o deputado condenado no Mensalão também pediu direito a " saídas temporárias para estudo".
Daqui a pouco, a petralhada vai pedir a transferência da sede do governo federal para a Papuda...

Brecha

A defesa de João Paulo alega que ele poderia frequentar as sessões das comissões temáticas, que normalmente são realizadas durante o dia, além das sessões do plenário até o horário em que teria que voltar à prisão.

Cunha foi condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Mas a pena inicial é de 6 anos e 4 meses, no semiaberto, porque ainda há recurso dele pendente de julgamento em relação ao crime de lavagem.

Patrulhamento

Só idiotas e coniventes com a governança do crime organizado podem discordar e fazer patrulhamento ideológico contra a apresentadora do SBT, Rachel Sheherazade, pelo contundente comentário sobre um jovem assaltante que foi amarrado a um poste, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Quem se der ao trabalho de checar a íntegra do que disse Sheherazade, verá que ela cometeu crime algum – ao contrário do que afirmam a esquerda burra e os costumeiros defensores dos direitos dos bandidos:

“O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro. No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro. O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”.

Cara Rachel, em Brasília, muita gente não pode fazer isso, porque a autoadoção não é viável...

Troca-Troca?



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 7 de Fevereiro de 2014.

24 comentários:

Anônimo disse...

Pois eu afirmo que só mudaremos essa baderna que se transformou o Brasil, com a ação das Forças Armadas.
As instituições estão todas aparelhadas por bandidos mercenários do PT, e quem ousa resistir e abrir a boca é transformado em bandido pelas ciladas, pelas difamações e pelas calúnias dos petralhas.
Os bandidos petralhas estão colocando a nação de joelhos através destes métodos.
Socorram-nos Forças Armadas.

Paulo disse...

DE FATO, VICENTINHO, UMA AÇÃO DESSA ENVERGONHA O "ONESTO" PT!
Para um partido que não tem condenação alguma, quer da população, quer do judiciário, foi um descalabro contra o partido.
Agora, Vicentinho, tem mesmo é de processar o Pizza por difamação e calunia contra o PT!

Anônimo disse...

LULA SAI EM DEFESA DA CANDIDATURA DE ALEXANDRE PADILHA
“ELE É UM POLÍTICO INTELIGENTE, UM ADMINISTRADOR COMPETENTE E FEZ UM BOM TRABALHO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE”, DISSE.

“altamente qualificado para governar o estado mais importante da federação”.

Essa ladainha é conhecida. "O Haddad foi o melhor ministro da educação", " A Dilma foi a melhor ministra e é altamente competente" Assim é o Lulla... Já são bastante conhecidas as competências e qualificações dessa turma, com seus falsos diplomas.
Tão verdadeiro quanto uma cédula de 3 reais.

Anônimo disse...

nossa, o vifentinho... ele tá dePUTAdo agora? LOL

Unknown disse...

VAMOS APREENDER TODAS AS DOAÇÕES E MANTER A MULTA ATÉ QUE TUDO SEJA ANALISADO!STF!

Anônimo disse...

Serrão, se existem três hds com provas irrefutáveis sobre o mensalão, por que até agora o Ministério Público não exigiu cópias desses hds?

Luiz Oliveira

Anônimo disse...

A REVOLTA MILITAR - APROVA-SE COM RAPIDEZ EMENDA PARA MILITARES NO SUS, EM TROCA SE EXIGE PRECEPTORIA DE "MAIS MÉDICOS.

Aqui: http://www.perito.med.br/2014/02/a-revolta-militar-aprova-se-com-rapidez.html?m=1

danilo ughini disse...

Investimentos no exterior devem ser aprovados pelo legislativo.


Investimentos secretos, são contrários a legislação..


A presidenta que investiu Secretamente em Cuba deve ser responsabilizada e impedida.

mauro gomes disse...

a jornalista tem razão quando diz que o estado e omisso,entretanto fazer justiça com as propias mãos não e nada bom,porque você da poder aos justiceiros,nao podemos voltar aos tempos antigos do olho por olho e dente por dente,o procecesso de transformação e lento,e o trabalho e de formiguinha,assim como colocamos oPT no poder com muita paciência e trabalho serio nos conseguiremos tira-los de la,

Anônimo disse...

CLEONICE I FERREIRA DISSE NÃO COMPREENDO O POR QUE DAS FFAA, FICAR OBSERVANDO O CAOS E A ANOMOLIA TOMAR CONTA DO PAÍS, TODAS AS PESSOAS VIVEM DIZENDO QUE O PAÍS ESTÁ EM GUERRA CIVIL. ACREDITO SER POR CAUSA DA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO QUE SE TORNOU CRIMINOSA. E OS PRETENSOS "RELIGIOSOS" QUE AFIRMAM A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO. PERGUNTO? PORQUE TANTAS PESSOAS QUE ESTUDARAM MUITO E NÃO TEM PREOCUPAÇÃO COM DINHEIRO COMETEM CRIMES QUE CAUSA REPUDIO. E O QUE É PIOR, PERDENDO A CREDIBILIDADE QUE JÁ ESTÁ POR UM FIO. A VERDADE É QUE O OCIDENTE ESTÁ AFUNDANDO IGUAL AO TITÂNIC, TALVEZ RESTARÃO ALGUNS PARA CONTAR COMO É VIVER NUMA SODOMA E GOMORRA. SEMPRE SOBRA ALGUNS, PARA DESESPERO DOS MESMOS. JORGE SERRÃO QUE A LUZ DIVINA ILUMINEM SUA JORNADA. ESTENDO OS VOTOS A TODOS.

Carlos disse...

Ao explorar os militares (médicos) cubanos, Brasil, o governo petista se apoiou na máxima de karl marx: "Exploração do homem pelo homem", onde o materialismo histórico fez escola, nivelando toda uma sociedade por baixo e criando a elitista, a Nomenclatura, onde os privilegiados são cidadãos de 1ª categoria, os senhores do regime tal como aqui.

Oswaldo Ferreirinha disse...

O melhor que o Judiciário Italiano deve fazer para vingar o caso Batistini, é autorizar a extradição do Pizzolato.
Não tem preço, ver o bumerangue explodir no colo do PT. Esses aloprados merecem!

invisible man disse...

puta lixo de materia ! bem coisa de otario que desembesta a metralhar lixo sem a minima conferencia, pelo puro prazer de esculhambar com o governo MENOS RUIM que o pais ja teve.

papo totalmente VAZIO, especulativo e sem fundamento ! ao contrario, mostra sua idiotice ao venerar DUAS bostas humanas: esse barbosa petulante repulsivo e incompetente E essa apresentadorinha lastimavel que só fala 100 % de merda.

só TROUXAS odeiam o PT e nao enxergam que as alternativas sao muito, mas MUITO PIORES ! coisa de gente que quando muito le apenas Veja.

Luiz C Leal disse...

Como voce sabe que não pediram? Isso não é assim de uma hora para a outra, ainda mais estando elas na Italia. Na verdade Pizzolato deve ter varias copias espalhadas por ai.

Cadinho RoCo disse...

Muito bom!
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Invisible man

Independente de você ser só um soldista filho da puta, sugiro que você tente encontrar o pútrido filho da puta que fornicou a filha da puta que te defecou. Assim, você poderá preencher tua certidão de nascimento, no seu caso de defecação, com o nome do filho da puta que fornicou aquele filha da puta que te defecou transformando o mundo num lugar pior com sua abjeta, cretina, calhorda e desprezível existência. E atenção, fale com todos os homens mais velhos que você de maneira respeitosa porque você poderá estar falando com seu próprio pai uma vez que se você não tem idéia de onde anda atualmente a cadela vagabunda e arrombada que te defecou, imagina naquela época em qua a putinha era aproveitável.

Anônimo disse...

Opinião de Invisible man, ou "homem invisível e NADA É A MESMA COISA...

Anônimo disse...

A obrigação de comunicar o falecimento ao Cartório não é da família do morto .A Certidão de óbito deve ser comunicada ao Cartório por quem a oficializou.

Anônimo disse...

Jargão de quem só pode ser partidário de um partido que está roubando o país. Este discurso, na verdade, são do próprio PT, que entram na rede para dissimular o desabafo autêntico de pessoas que já não aguentam mais estas falcatruas. O filho do Lula ficar milionário da noite para o dia....Hahaha..cadê a polícia federal?????

Anônimo disse...

Invisible man. Uma cara como vc não foi parido; foi cagado, porque vc é um monte de bosta, um estrume inútil.

Anônimo disse...

SÓ EXISTE UMA SOLUÇÃO PARA O BRASIL, A VOLTA IMEDIATA DAS FORÇAS ARMADAS,QUANDO SEUS SOLDADOS MUNIDOS DE BAIONETAS E LANÇA CHAMAS, DESENTOCARÁ TODOS OS RATOS EMBURACADOS NOS TRÊS PODERES DESTA INFELIZ E SOFRIDA NAÇÃO.

Unknown disse...

Grandes oficiais generais e superiores das forças armadas, aposentados. Não é preciso REVOLUÇÃO. Basta os senhores prestarem um grande serviço à nossa pisoteada Nação, se candidatando para os cargos de mando. Não precisa nem campanha, pois ao se identificarem como General, Almirante ou Brigadeiro, para Presidente, vice e a qualquer outro cargo eletivo de mando, o povo entenderá que a solução para se colocar nosso querido BRASIL em seu devido lugar, chegou. Que o GADU vos ilumine e guarde!! TFA

Anônimo disse...

Minha resposta é ao anonimo, pois ele propõe a volta das Forças Armadas. Entretanto, ninguem no pais tem saíde em defesa dessas mesmas Forças Armadas (hoje desarmadas e humilhadas), permitindo, sem grandes contestações que se criasse uma comissão da verdade que só quer punir os militares. Como pode haver ânimo de reação, se os militares não se sentem queridos pelo povo. Se houver outra revolução, daqui a cinco anos serão os militares taxados outra vez de ditadores?

Anônimo disse...

Impressionante como os difamadores de sempre veiculam mentiras sem qualquer confrangimento, abstendo-se de indicar suas fontes. O próprio JB sequer justificou sua omissão.
Ora, vá cuidar do mensalão tucano, do propinoduto de São Paulo, a Pasta rosa, do helicóptero com quase 450 kg de cocaína. Investigue como JB amealhou US% 1 milhão pra comprr um apartamento em Miam, em nome de uma pesoa jurídica, e ainda gastou uma nota preta dos contribuintes para se exibir em palestras na Europa. e reformar seu apartamento em Brasília Questione como ele empregou o filho na Globo, que até hoje não mostrou o DARF. A corrupção não começa nem acaba com o PT. O DEM e o PSDB estão envolvidos em tantas falcatruas... E, para ser coerente, adote um dos marginais que pendeu o adolescente no poste.