quarta-feira, 19 de março de 2014

Governo insiste em manter controle e chance de censura para forçar aprovação do Marco Civil na Internet


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O inimigo público número 1 da Presidenta Dilma Rousseff, o deputado federal Eduardo Cunha, comanda hoje, a partir das 14 horas, uma tensa reunião da bancada do PMDB para deixar claro que “não vai aceitar interferência do governo na internet”. Dependendo do que ficar conchavado no encontro, pode avançar ou não a votação do polêmico Marco Civil na Internet – tão desejada pelo governo que não tem hegemonia no mundo virtual e que sonha com a chance de controlar e censurar o livre mundo virtual.

O governo Dilma-Lula deseja impor, goela abaixo do Congresso Nacional e da sociedade brasileira, a aprovação imediata do PL 2126/11, em plena conjuntura pré-eleitoreira. Insiste na visão capimunista, de uma intervenção estatal autoritária, em um meio que deve ser essencialmente livre – e não controlado pelas vontades governamentais. Por que o mesmo governo não se esforça para melhorar a qualidade da internet no Brasil. Atualmente, um em cada dez domicílios brasileiros não conta com serviços de comunicação fundamentais, como telefone fixo, TV por assinatura, telefone móvel e internet de banda larga com qualidade – conforme dados da 9ª edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social, o Sips, levantado pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

De “Civil” o tal marco proposto pelo PT não tem nada. O Marco deles tem todo um jeitinho “Governamental”. Além do risco de intervenção do governo na web, dois pontos do projeto levantam polêmicas políticas com o mercado de telecomunicações. O mais polêmico é o tal princípio da neutralidade - que proíbe a venda de pacotes diferenciados por serviços pelos provedores de acesso ou o bloqueio de alguns sites ou aplicativos pelas empresas que gerenciam conteúdo. É preciso garantir que os usuários tenham tratamento igual pelas empresas.

Outra polêmica é a regra obrigando empresas estrangeiras a instalar data centers para armazenar dados no Brasil. Em tese, isto tornaria o conteúdo da internet “controlável” pela fiscalização do governo. Este é exatamente o ponto do qual os petistas, liderados pelo deputado Alessandro Molon (RJ), não abrem mão na negociação. Esta seria a brecha para a condenável censura na internet, pelos mais variados motivos técnicos, políticos e ideológicos que algum governante de plantão quiser alegar. Prova da maldade é que um decreto do Poder Executivo é quem regulamentaria tal situação...

A polêmica tranca a pauta de votações da Câmara desde outubro do ano passado. A intenção do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, é colocar o projeto do Marco Civil da Internet em votação, “irreversivelmente”, na próxima terça-feira, dia 25. Alves quer esgotar todos os pontos de polêmica até amanhã. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, ficará hoje de plantão no Congresso, tentando convencer os líderes de partidos da base e da oposição a votarem o Marco Civil do jeitinho que interessa aos petralhas...

Censura de Lula


Reprovação Automática na Petrobras

A petralhada já estuda como pode usar seus empresários amigos para promoverem alguma retaliação contra o empresário Mauro Cunha.

Ele acaba de entrar para a listinha de inimigos do governo depois que, como conselheiro representante dos acionistas minoritários da Petrobras, resolveu votar contra a aprovação, em fevereiro, das demonstrações financeiras de 2013 da estatal de economia mista.

Crítico da ingerência do governo na gestão da Petrobras, Mauro Cunha condenou a demora no envio de informações para análise do Conselho de Administração da empresa e discordou da política de “hedge accounting” – a criatividade contábil com que a empresa tentou diminuir o impacto da variação cambial sobre o elevado endividamento da Petrobras.

General convocado

O Globo se alia à petralhada e força a barra na campanha de mídia para que a Câmara dos Deputados convide o general reformado José Antônio Nogueira Belham a comparecer a uma reunião conjunta da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Direitos Humanos para esclarecer o destino dado ao corpo do deputado federal Rubens Paiva.

A decisão de chamar Belham para informar o paradeiro do corpo de Rubens Paiva foi tomada nesta terça-feira, após o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, entregar relatório produzido pela comissão ao presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB-RN) sobre a morte do deputado.

Belham era o comandante do DOI do 1º Exército, no Rio de Janeiro, em 1971, quando o deputado foi preso em casa, no Leblon, por uma equipe do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa).

Desde então, Rubens Paiva é considerado desaparecido.

Visão sobre 1964


O Deputado Jair Bolsonaro, de forma bem resumida, lança algumas verdades sobre 1964, no plenário do Congresso Nacional.

Tragédia moçambicana no Brasil

O Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), indica que pouco mais de 100 moçambicanos, na sua maioria jovens e estudantes do sexo feminino encontram-se detidos pelas autoridades policiais do Brasil, acusados de crime de tráfico de drogas.

Pedro Cossa, o porta-voz da PRM, jogou a culpa nos pais, por não participarem ativamente na vida ativa de seus filhos, tornando-os cada vez mais vulneráveis ao crime organizado em Moçambique:

“Muitos jovens são aliciados com dois ou três mil dólares para servirem de guia de trânsito de droga dos  narcotraficantes e outros entram por  ingenuidade e, ou curiosidade”.

Cossa, acrescentando que há registos de outros moçambicanos  presos noutros países da América  Latina, igualmente envolvidos no  crime de tráfico de drogas pesadas.

A notícia alarmante é manchete do jornal Ponto Certo, editato por Félix Arnaldo, que circula hoje.

Intervenção da ONU?

Ontem de manhã foram vistos blindados das forças de manutenção de paz da ONU ao longo da Estrada Nacional 4, que liga a Africa do Sul a Maputo (capital de Moçambique).

O governo moçambicano resolveu chamar os capacetes azuis como observadores internacionais contra a nova ofensiva da guerrilha Renamo – que negocia a paz com o governo, enquanto seus rebeldes promovem ataques surpresa de terror contra a população e as forças armadas.

Só não se sabe quem está bancando (e nem por quanto) o trabalho dos peritos militares externos, e por que os africanos abrem mão, tão facilmente, de sua própria soberania para resolver seus problemas internos...

Exagerou na dose, né?


Definindo-se como “amante do nacionalismo e promotor da ideologia hitleriana”, o chileno Godofredo Rodríguez Pacheco, de 44 anos, confirma que seguirá em frente com a polêmica ideia de implantar a Escola de Arte Presidente General Augusto Pinochet Ugarte, na pequena cidade de Ancud, na Ilha de Chiloé, Sul do Chile:

“Para mim o nome da escola não é polêmico. Por que outras utilizam o nome de Salvador Allende, um judeu e, além do mais, maçom? Os maçons manipulam a educação e não ensinam o que corresponde ao Terceiro Reich. Deve-se contar a história de outra maneira, porque há muita manipulação a respeito. Na Europa, se eu falo sobre isso, sou preso, mas não tenho medo”.

Além de ter o nome de Pinochet, a escolinha tem como símbolo a suástica...

Incrível dia 22


Frouxidão


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 19 de Março de 2014.

8 comentários:

Paulo disse...

A COISA VAI PIORAR P VCS AINDA MAIS!
O PT sabe que perde terreno a cada dia, na net então, um pau geral, depois das manifestações do dia 22 agora piorará mais, ainda mais que o povo pedirá a volta da odiada pelo PT Ditadura Militar - hoje tão saudosa, sem violência e o país crescendo, sem malandragens - sabem que eles afundam a cada dia, e tentam forçar a barra querendo se imporem na marra.
Estão também muito assustados com o que ocorre na Venezuela, com o podre Maduro despencando a qualquer hora e o povo o martelando junto com seus cubanos!.

Anônimo disse...

Jamais imaginei que um dia ainda iria concordar com o que disse Bolsonaro.

Anônimo disse...

A vagabunda bebada2, e o vagabundo bêbado, quase morto1, vao fazer de um tudo para continuar na mamata, hoje o Senado com o piriquento, aquele que foi de avião da FAB para implantar cabelo na careca, o ministro marco aurelio, supremo eleitora, aquele que juntamente com levandowisk e companhia limitada que solta dos bandidos e diz que a maquininha e segura, a puxa saco do partido comunista brasileiro, Vanessa Grazziotin, barriga de aluguel dos ptbostas, fizeram sessão para aumentar o numero de mulheres no senado. Como coisa que a participação das mulheres melhorou alguma coisa na polititica brasileira. Tanto motivo para trabalhar porque o brasil esta nesta bosta que todos nos sabemos eles estão preocupados que tem pouca mulher na polititica. Viva o brasil estão chamando mais gente para inchar a maquina, eles acham que e pouco. Todas as mulheres que estão dentro do Congresso são participes da safadeza, ninguém esta la trabalhando e muito menos defendendo o pais senão não estaria a pátria nesse branco em tudo. A quem eles estão querendo enganar com esse bla,bla,bla. Nos queremos enxugar a maquina, mandar tudo que e vagabundo homem e mulher para casa sem nada. Diminuir tudo e não aumentar. Ve que tremanda palhaçada essa gente se submete sabendo que a nação esta em frangalhos. So trabalham dois dias na semana. As sessões são todas a toque de caixa para dizer amem a amebaI e a amebaII ainda vem essa senadora la dos confins do judas a querer inflar mais a maquina juntamente com o ministro marco aurelio que já se passou para o outro lado. Cuidado brasil a sabotadora do nosso futuro esta querendo vigiar o povo brasileiro pela internete. Digam não a essa sacripanta e seus apaniguados.

Anônimo disse...

O governo dilma, grande puta, puta, puta, puta isto não è China, nem Cuba nem a Coreia Norte.

È um regime republicano e democrata!

JOSÉ AIGUPTOS disse...

A corruptocracia petista, ellite das ellites criminosas & seus associados empresários também corruptos, estão com o 'xú' nas mãos diante dos acontecimentos mundiais e o crescente e manifesto desgosto dos brasileiros diante de espantosa corrupção e absoluta impunidade. Tal corruptocracia teme a liberdade de imprensa, de expressão, que ainda talvez possa mobilizar a opinião publica levando à implosão do império criminoso estabelecido aqui desde e inclusive o governo Sarney.

E me pergunto, somos malaios ou não?
http://almanhaque.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Hoje o pt na câmara dos deputados ficou o dia inteiro ovacionando o deputado molon do pt do rj,por causa da lei para internete, eles falaram que e o melhor projeto do mundo e a constituição da internete. Ora se e a constituição da internete já se ve que e as modificações que os pt bostas querem fazer. A nossa constituição farrapo que e mexida todos os dias pela comissão de justiça da câmara, e a porcaria que em vez de punir bandidos esta aplicando a filosofia petista que a filosofia do mst, ou seja enfiar a mao no erário publico, como enfiaram a mao nas casas e nos bancos quando a terrorista e seus apaniguados fizeram quando eram novos. A sem vergonha, ordinharia, cara de pau com seus jagunços de aluguel esta querendo ser ditadora no pais igual a cuba, Venezuela, argentina com a viúva doida and so on. Eles querem fortalecer o merdasul, porisso ela esta doidinha para tirar nosso direito de ir e vir na internete, ela esta querendo tirar o nosso direito de pedir que ela preste contas ao brasil dos maus feitos, e pior e que todos os barrigas de aluguel cangaceiros do pais são capazes de dar o aval a bêbada drogada cangaceira. Eles estão defiando um relamborio de mentiras para justificar a intromiçao do governo na internete. O que ela realmente quer e vasculhar a vida dos brasileiros, tenho certeza de deve ser o sni da canastrona, mas ela jamais vai dizer que e isso vira com um monte de fajutices para justificar o feito, como se o brasil estivesse tao adiantado em informática para ditar modificações. Tudo bla,bla,bla ela quer nos cercear para poder bisbilhotar e cancelar quem falar mal dela e dos embusteiros que dizem amem a ela. Estamos passando tempos difíceis, ela ate agora nem deu conta das instalações de telefone e internete para os turistas que vem para a competição, mas já esta atacando ela e os afiliados com as garras porcas dela em coisas que não tem nada a ver com o governo vergonhoso dela. Ela tem muitos questionamentos de devem ser respondidos ao povo que e quem paga a conta. Em vez de ficar no planalto fofocando e fazendo propaganda de seus feitos deveria estar explicando ao povo os seus mal feitos. Viva o brasil pais de merda e assim mesmo a mediocridade impera.

Anônimo disse...

Por que não aderimos à Russia como um seu estado? Talvez eles pusessem um pouco de ordem nesta grande merda em por obra e graça do pt, de lula e dilma transforam o Brasil?

ducamillo disse...

Pessoal, fiquem tranquilos, segundo o Amigo Serrão, a oligarquia transnacional não quer mais o PT no governo. Dia 22 é "o dia". Tirem sua s bundas da cadeira e vão prá rua, Tal qual 31 de março de 64, mostremos aos governantes que estamos de saco cheio. Quem sabe a oligarquia transnacional também nos ouçam.
Abs.
Robertho Camillo.