domingo, 30 de março de 2014

Sinuca de Bico


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Márcio Accioly

Depois de idas e vindas, e algumas repercussões mais do que negativas, eis que o ex-presidente FHC, carinhosamente chamado “Boca de Tuba”, decidiu apoiar a CPI da Petrobras, tentando inflar a candidatura de seu correligionário, Aécio Neves (PSDB-MG). O escândalo que ora se encontra estacionado na estatal do petróleo deixa à mostra a modalidade de ladroeira praticada no Brasil, envolvendo as principais figuras do governo e da oposição. O país se encontra inteiramente dominado por bandidos.

A Petrobras é a galinha dos ovos de ouro e vem deixando muita gente confortável na vida: governantes que se locupletam nos cargos públicos e roem tudo como se cupins de aço fossem, perpetuando a miséria da população. Ao povo brasileiro, só resta pagar a conta e manter silêncio. O desmonte que acontece na Petrobras (agora na era petista), já teria sido motivo de providências imediatas, não fosse o Brasil um país de faz-de-conta.

Quando era diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (1999), o então genro de FHC, David Zylbersztajn, defendeu a privatização da Petrobras bem como a venda de refinarias daquela empresa. Não fez tal declaração, certamente, sem o conhecimento de FHC, pois se não houvesse concordância seria afastado imediatamente de suas funções. No Brasil, as coisas são sempre assim: os bandidos da oposição denunciam os que estão no poder apenas para lhes substituir e adotar o mesmo procedimento.

Na presidência da Petrobras, o banqueiro Henri Philippe Reichstul tentou até mesmo mudar o nome da empresa (para Petrobrax), ainda na gestão FHC (1995-2003). O presidente da estatal posou ao lado do novo logotipo da empresa, mas a grita foi tão grande que todos terminaram por recolher o trem de pouso e alçar novos voos em busca de outras privatarias. O PT, no governo, não vendeu a Petrobras: destruiu-a nas ações de rapinagem e completa desordem.

Vamos ver se agora é possível tomar novo rumo, quando se fala na possibilidade de CPI para apurar o mar de irregularidades existentes. Mas é difícil instalar a CPI da Petrobras, quando são tantos os envolvidos em falcatruas capazes de derrubar a República, pela exposição de graúdos larápios à frente das decisões. O ex-governador de São Paulo José Serra, cujo governo é acusado de receber propina no escândalo do metrô paulista, já se declarou visceralmente contra a instalação de CPI.

A prisão recente de Paulo Roberto Costa pela Polícia Federal, em operação que apura lavagem de dinheiro, traz outro enorme complicador para a instalação da CPI. Costa, funcionário de carreira da Petrobras, foi diretor de refino e abastecimento e passou por vários governos da República ao longo de 35 anos na companhia. Sabe de tudo e mais alguma coisa. Se abrisse o bico, não restaria pedra sobre pedra. Mas abrir o bico mesmo para quê?

Não se vê nenhum bandido entregando nada, delatando, dizendo o que sabe, porque a rede é bem articulada e envolve pessoas qualificadas em todos os ramos e poderes. Além do mais, as leis são lenientes. Culpa-se o Judiciário, mas quem faz as leis é o Congresso Nacional, que procura aliviar a barra dos envolvidos. Ir para a prisão no Brasil somente depois de milhões de recursos, apelos, marchas e contramarchas.

É melhor ficar calado e gozar benefícios do que se arriscar à toa e colocar a vida em risco. Quem quiser exemplo mais recente que observe a situação do “empresário” Marcos Valério, no caso do mensalão. Único condenado a penas de prisão de fato duras, depois de cansativo processo, calou-se. Ele revelou ter sido agredido e advertido na primeira vez em que esteve preso e a lição lhe foi proveitosa. Em tempos não tão antigos, iríamos para uma revolução. Para quê? Hoje, parece que só teremos desordem.


Márcio Accioly é Jornalista.

6 comentários:

Anônimo disse...

Os vigaristas comunistas adoram passar de bons moços e de amigos do povo, eles querem ser vistos como heróis. Os mesmos vagabundo que preconizam que são comunistas são os que nos idos de 1960 roubavam bancos, assaltavam residências, matavam, entraram na luta armada para implantar o comunismo no Brasil, hoje o mesmo grupo quer passar a historia a limpo jogando a sujeira nas costas das forças armadas. Se não fosse os nossos militares que governaram por bastante tempo o comunismo já teria sido instalado no pais desde os idos de sessenta. Agora com a comissão da inverdade eles querem jogar a sujeira debaixo do tapete querem jogar os maus feitos para os militares. Os militares deixaram que esses oportunistas de merda voltassem para o pais e como resultado estamos vendo que quando foram banidos e se mandaram imediatamente porque são um bando de nem....nem não trabalham, não produzem, não estudam e nem nada. O que eles realmente gostam de fazer e meter a mao no dinheiro dos outros. Agora eles estão num verdadeiro paraiso porque estão metendo a mao no dinheiro do pais e mandando aos montes para os países que eles gostam de ajudar porque são quadrilheiros que nem eles, mas não gostam de morar, porque nesses países eles não podem roubar. Alerta pais já estamos quase sem nada. Sem estudo, sem aposentadorias, sem saúde, sem hospitais e sem nada, mas os países amigos cuba, Venezuela, Argentina etc, etc, estão sendo ajudados porque talvez estejam armazenando dinheiro nos merdasul. Essa patifaria so vai acabar se o povo brasileiro der o basta. Estamos presos em nossa residência, não podendo falar nada e ate a internete agora vai ser vasculhada pela quadrilha. E bom começar a entupir o Senado e Senadores com pedidos urgentes de não deixar a lei dos ptbestas da internete não passar no Senado. Senao babau so vai faltar botar um numero em cada um de nos como se estivéssemos num campo de concentração. Eles querem que a gente pague tudo que for canalhice mas sem bufar. Viva o pais dos trambiqueiros. Fechar o congresso, senado e justiça que não nos representam mais para casa sem direito algum que e o que estão fazendo com o povo brasileiro que e quem paga a conta.

BRAGA disse...

ALIÁS PREZADO ANÔNIMO DAS 8:06 AM, ESSES CANALHAS, SICAFANTOS E FILHOS DA PUTA ESTÃO "MATANDO" A GALINHA DOS OVOS DE OURO, NÓS OS VERDADEIROS TRABALHADORES QUE PRODUZEM PARA O PAÍS AINDA ESTAMOS EVITANDO (ATÉ QUANDO, NÃO SEI) NÃO TER AFUNDADO NESSE MAR DE MERDA QUE É A INSEGURANÇA, VIOLÊNCIA, EM DESTAQUE, ESTUPROS, EXECUÇÕES DE CIDADÃOS HONRADOS E TRABALHADORES, ASSÉDIOS DE TODA A ORDEM, ETC.
LOGO LOGO, ESTAREMOS FUDIDOS E MAL PAGOS.
PERGUNTO QUEM VAI SUSTENTAR OS MILHÕES DE "BOLSEIROS" VAGABUNDAGEM E, MAIS OS "NOVEAU" MISERÁVEIS, QUE SEREMOS NÓS?
A ESPERANÇA? QUE O ASTERÓIDE QUE ESTÁ "PASSEANDO" POR AÍ E, TALVEZ NOS "VISITE" EM 2032. DEU NO JORNAL.
OS "AVISOS" JÁ ESTÃO SENDO DADOS PELO CRIADOR.

Anônimo disse...

É porque todo mundo que não passa de bosta, fica calado, e quem cala consente. TEM QUE FALAR, GRITAR, até ser ouvido, senão continua isso que aí está.
Lembram-se que lulalau e a militôncia ptralha bradava aos quatro ventos contra COLLOR, por causa de uma Elba? E ele foi impiechmado?
A Revista Veja era livro de cabeceira da ptralhada.

Hoje essa ptralhada fdp só gosta da revista carta caPEtal, que só fala bem deles, a revista carta caPEtal é da esquerdopatia, por isso eles odeiam a Revista Veja que é a única a mostrar ao Brasil a gatunagem que a ptralhada fdp faz com o Brasil. FORA ptralhada.

Anônimo disse...

Estamos num beco sem saída, a nova era mundial vai ser, cada país por si e deus por todos, não adianta esperar a recuperação da economia dos BRICS, quem fizer a lição de casa é que vai ficar melhor e quando o bicho pegar vai ser WALKING DEAD para todo lado. O ser humano está indo direto pra arapuca de tão cevado e atordoado que está que nem tenta desviar, onde está a verdadeira inteligencia humana nisso tudo. Feliz era o caboclo que pescava e plantava seu arroz, aquela sim é a vida sustentável...não tinha que mudar nada, comprar nada, se estressar para ter mais, o pior é que agora se quiser voltar atrás nem isso será igual, que destino...

Luís Salazar disse...

Concordo com os comentários anteriores e creio que o país está naufragando numa mar de corrupção e impunidade.

Luís Salazar disse...

Concordo com os comentários anteriores e creio que o pais está naufragando número mar de lama e impunidade.