domingo, 20 de abril de 2014

Lula, Eike e a Polícia Federal


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por João Vinhosa
Conforme matéria publicada no Alerta Total do último dia 18 de abril, Lula tem de estar preocupado em ser alvo da devassa da PF nos negócios de Eike Batista junto à Petrobras.
A propósito, o professor Ildo Sauer – diretor de Gás e Energia da Petrobras durante cinco anos (todo o primeiro governo Lula e parte de 2007) – já havia alertado sobre os procedimentos de Lula e Dilma relativos à atuação de Eike no setor petrolífero.
Das diversas entrevistas dadas pelo professor Sauer sobre o assunto, duas delas merecem destaque: 1 – a entrevista dada à Revista Adusp, da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo em outubro de 2011; 2 – a entrevista dada ao jornalista Heródoto Barbeiro no programa “O Brasil em Discussão” da Rede Record de 23 de setembro de 2012, que pode ser vista no sitewww.maracutaiasnapetrobras.com, mais precisamente no link http://www.maracutaiasnapetrobras.com/entrevista.html
O que é mais preocupante é o constrangedor silêncio de Lula e Dilma diante das categóricas acusações do ex-diretor da Petrobras. Na realidade, tal silêncio é tão constrangedor que leva a crer que as categóricas acusações de Sauer têm o poder de provocar um “apagão mental” nas autoridades citadas, emudecendo-as.
E não se alegue que tais acusações são eleitoreiras. Tal alegação não pode ser acolhida porque datam de outubro de 2011, e o professor Sauer não é candidato a nada.
O que Ildo Sauer falou
“O Lula foi avisado em 2006, e a Dilma também, de que agora um novo modelo geológico (Pré-Sal) havia sido descoberto, cuja dimensão era gigantesca.”
“O ato mais entreguista da história foi o leilão de petróleo para Eike.”
“(Eike) formou a empresa em julho de 2007, obteve as concessões em novembro; e, em julho de 2008, fez a Initial Public Offering e a empresa já valia US$ 10 bilhões.”
“Em lugar nenhum do mundo, uma empresa formada em julho seria capaz de pagar um bilhão e meio de reais para comprar direitos de exploração em novembro.”
“Tudo que ele tinha de ativo: a equipe recrutada da Petrobras e os blocos generosamente leiloados por Lula e Dilma. Só isso.”
“O que caberia a um governo que primasse por um mínimo de dignidade para preservar o interesse público? Cancelar o leilão e processar esses caras que saíram da Petrobras com segredos estratégicos. Por que não foi feito? Porque tanto Lula, quanto Dilma, quanto os ex-ministros, os dois do governo anterior e um do governo Lula, estavam nessa empreitada.”
“Eu acho que quem errou profundamente foi o presidente da República e a ministra da Casa Civil, que comandava a política energética, que era responsável pela energia. Sabendo o que aconteceu, em nome do interesse estratégico do país, não poderia ter feito o leilão de 2007”.
“A concretização do eventual benefício se deu com a manutenção do leilão, e essa decisão foi do presidente da República e da então ministra da Casa Civil, hoje presidenta da República.”
“Demandaria uma investigação da Polícia ou do Ministério Público para saber se há ilícitos. Mas, politicamente, eu entendo que houve um problema gravíssimo de responsabilidade do então presidente da República e da sua czar da energia, a atual presidenta da República”
Conclusão
Diante do que foi apresentado, lícito torna-se afirmar que as investigações sobre a atuação de Eike no setor petróleo não estarão completas se o professor Ildo Sauer não for ouvido a respeito de suas acusações.
Mais: se, porventura, o professor Sauer não for ouvido pelas autoridades, não restará qualquer resquício de credibilidade às investigações sobre a atuação de Eike junto à Petrobras.

João Vinhosa é Engenheiro - joaovinhosa@hotmail.com

7 comentários:

Anônimo disse...

CLEONICE I FERREIRA DISSE: JAMAIS SE DESESPERE EM MEIO AS MAIS SOMBRIAS AFLIÇÕES DE SUA VIDA, POIS DAS NUVENS MAIS NEGRAS CAI ÁGUA LÍMPIDA E FECUNDA. PRÓVERBIO CHINÊS. QUANDO FICO DESESPERADO, EU ME LEMBRO DE QUE EM TODA A HÍSTORIA A VERDADE E O AMOR SEMPRE TRIUNFARAM. HOUVE TIRANOS E ASSASSINOS QUE PARECIAM INVECÍVEIS DURANTE ALGUM TEMPO, MAS NO FINAL, ELES SEMPRE CAEM. PENSE NISSO, SEMPRE... LIDER INDIANO GHANDHI.QUE O SENHOR DO UNIVERSO ILUMINE A TODOS.

Anônimo disse...

Dois corruptos. Deveriam estar na cadeia, porra!

Anderson Lopes disse...

Cadeia NÃO sentença de morte ou prisão perpétua.. isso que eles fizeram é alta traição da pátria..

Anônimo disse...

Não entendo o pre sal nõ foi descoberto em 1974 no governo Geiseil, foi mostrado aqui no Alerta Total.

ducamillo disse...

Será que alguém acha que vai acontecer alguma coisa a estes três brasileiros natos????? kkkkk
TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO.
Tem mais pizza chegando.

Robertho Camillo.

ducamillo disse...

Será que alguém acha que vai acontecer alguma coisa a estes três brasileiros natos????? kkkkk
TÁ DOMINADO, TÁ TUDO DOMINADO.
Tem mais pizza chegando.

Robertho Camillo.

virgilio tamberlini disse...

O ilusionismo petista está chegando ao fim. Pela primeira vez a Petrobras está devolvendo uma área do pré sal!