domingo, 15 de junho de 2014

Quando o feio parece bonito


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por John Simão

Brasileiros presentes na abertura da copa cantaram “Dilma, vá tomar no cu!” (sic) em alguns momentos da competição, deixando claro o descontentamento com os desmandos, a incompetência e a corrupção que vandaliza o país, aparentemente com mais intensidade, no atual mandato presidencial.

O mundo inteiro viu e ouviu, apesar da imprensa brasileira ter feito o possível para atenuar o fato. Alguns jornalistas noticiaram escrevendo apenas “vá tomar no c”, como se escrever cu fosse feio e escrever corrupção (que também tem as duas letrinhas) fosse bonito.

Ficou feio? Claro que ficou. Horrível, deplorável!!!

Mas eu pergunto:
 Apoiar e proteger ladrões, mesmo condenados pela justiça, é um gesto bonito?

 Desviar os recursos da educação, da saúde, da segurança, da infraestrutura seria mais digno do que mandar tomar no cu?

 Fomentar conflitos raciais, diferenciando índios negros e brancos, como se de fato fossem raças distintas, inclusive em capacidade intelectual, é mais bonito do que utilizar expressões de baixo calão?

 Desrespeitar e o desprezar valores familiares, propondo comemorar nas escolas publicas o “dia do cuidador” ao invés de dia das mães ou dos pais é digno?

 Emprestar o dinheiro do povo, para construir em Cuba e outros países de ditadores sanguinários, enquanto nos falta o que lá se inaugura, é menos agressivo?

 Desperdiçar recursos criando meia centena de ministérios para acomodar interesses de políticos é menos degradante?

 Abandonar nossos professores à própria sorte, inclusive apanhando de alunos no cumprimento de seu trabalho, é melhor do que ouvir esta palavrinha?

 Construir uma dúzia de desnecessários estádios com dinheiro público é bonito?

 Financiar movimentos sociais de vagabundos é mais nobre do que xingar?

 Destruir o patrimônio do trabalhador que investiu na Petrobrás com incompetência capaz de desvalorizar mais de 100 bilhões em seu valor de mercado é admissível?

 Deixar crianças sem escola, pobres morrendo jogados em corredores de hospitais, balas perdidas assassinando inocentes, ladrões e assassinos sem punição adequada, trabalhadores sem transporte digno, toda uma nação insegura, é menos pornográfico do que falar cu?
Não estou afirmando ser a presidente a responsável por tudo isto, porém é o que tem sido noticiado fartamente na imprensa, durante o seu governo.

Também não estou afirmando que a agressão verbal procede e deveria ocorrer, não é assim que penso.

Mas faz-se oportuno lembrar que foi desrespeitando a população que o PT nasceu e cresceu.

Foi com piquetes, impedindo que trabalhadores entrassem nas fábricas, que motoristas dirigissem os ônibus. Foi interrompendo ruas e estradas e desrespeitando o sagrado direito de ir e vir livremente, previsto em nossa constituição, fomentando greves e tumultos que seus lideres chegaram onde estão.

Portanto, o que assistimos no momento é o PT provando do próprio veneno, ou seja sendo desrespeitado tanto quanto desrespeita. Talvez menos.

Beijinho no ombro

Confesso que ainda acredito que “um erro não justifica outro” e que não são este o tipo de comportamento e este padrão de educação que me farão crer que o país esteja melhorando.

Porém, mesmo não tendo ido ao estádio e nem assistido ao jogo, porque não me agrada o futebol, sou capaz de entender a manifestação dos presentes.

Afinal, tenho a nítida sensação que, de alguma forma, nossos governantes tem mandado a necessidade dos brasileiros às favas.

E o que eles tem feito ao País é tão horrendo, que o comportamento dos torcedores me pareceu revide, não agressão.

E talvez por tudo isto, o gesto dos torcedores brasileiros, embora feio, pareceu bonito.

John Simão é Empresário em São Paulo. 

Um comentário:

Sueli Ribeiro disse...

Realmente, neste caso em particular, "o feio parece bonito".O problema é que as pessoas só se sentem desrespeitadas quando o gesto de desrespeito é consigo, quando é com os outros, estão pouco se lixando. Para que desrespeito maior do que o que esse governo do PT, ao longo de 12 anos, tem feito com o povo brasileiro?