sexta-feira, 25 de julho de 2014

A Matemática numa linguagem simples


Dica do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão

Grande parte dos economistas reconhecia que a pessoa que mais claramente sabia explicar o que acontecia na área econômica era o “não economista” Joelmir Beting. Sua ida para o plano eterno foi uma perda inestimável para o nosso PIB (Produto Inteligente Brasileiro).

De fato, Joelmir era inigualável. Ele conseguia traduzir em uma linguagem simples, recheada de analogias, os mais complexos acontecimentos econômicos. E, com um humor refinado, facilitava o entendimento dos fenômenos econômicos pelos seres humanos “normais”.

O exemplo de Joelmir nos remete a um questionamento da maior importância: Seria possível, dizendo e explicando as coisas de maneira mais simples, facilitar o entendimento da matemática – matéria que inferniza a vida dos estudantes e é a maior responsável pela evasão escolar?

Uma tentativa que merece ser conferida é a apresentada pelo dedicado colaborador do Alerta Total, o engenheiro João Vinhosa. Para demonstrar que a Matemática é mais fácil que parece, Vinhosa usa o vídeo “Cálculo: Funções, Limites e Derivadas (Uma Abordagem Simplificada)” cujo endereço se segue


Vídeo recomendado para a Petralhada estudar um pouco e parar de jurar que 1 + 3 = 13...

Um comentário:

Martim Berto Fuchs disse...

Joelmir Betting. Assino embaixo.