quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Com Graça em desgraça, grupo de Lula quebra a cabeça para escolher novo comando para Petrobras


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O grupo do Presidentro Lula já definiu que é insustentável a manutenção de Graça Foster na Presidência da Petrobras. As revelações sobre transferência de imóveis, sob o risco de ter os bens bloqueados por decisão do Tribunal de Contas da União, só piorou a situação da amiga de Dilma Rousseff. O maior problema, agora, é que o governo não sabe quem escalar para substituir Graça.

Ontem, o TCU adiou para semana que vem o julgamento sobre o bloqueio dos bens de Graça. O ministro José Jorge, relator do caso Pasadena, já antecipou que pedirá para bloquear o patrimônio da presidente da Petrobras em des-graça. Jorge já avaliou ontem que a situação dela é gravíssima, ainda mais se for confirmada que Graça tentou cometer uma burla contra o processo de apuração de irregularidades na empresa.

Graça já é alvo de um inquérito na Polícia Federal que investiga se ela prestou informações falsas no depoimento ao Senado sobre o escândalo Pasadena. Graça também pode ser atingida por outra investigação para apurar a tentativa de fraude e manipulação da CPI. Para completar, tem outra apuração em andamento sobre os negócios da empresa de seu marido Colin Foster com a Petrobras.

Sem Graça  


O Globo revelou que, em 20 de março deste ano, Graça doou "com reserva de usufruto" um apartamento em Rio Comprido a Flavia Silva Jacua de Araújo, tendo Colin Silva Foster como interveniente.


No mesmo dia, a presidente da Petrobras fez uma doação semelhante a Flavia e a Colin de um imóvel na Ilha do Governador.

No dia 19 de março, um dia antes das transações feitas por Graça, veio a público um posicionamento da presidente Dilma Rousseff de que apoiou a compra da refinaria de Pasadena por conta de um "parecer falho" elaborado por Nestor Cerveró – que também doou três apartamentos a parentes em 10 de junho, 45 dias antes de o TCU determinar o bloqueio de seus bens e de mais nove gestores da Petrobras.

As doações

Cerveró doou um apartamento na Rua Prudente de Moraes a Raquel Cerveró.

Transferiu outro apartamento no mesmo prédio a Bernardo Cerveró.

E um apartamento na Rua Visconde de Pirajá, também a Bernardo Cerveró.

Sem defesa

O Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, sai em defesa de Graça:

“Não há nenhuma fuga patrimonial. Não há como você achar que, eventualmente, se houve uma transferência pontual, isso representa fuga patrimonial. Fuga patrimonial é desfazimento integral do seu patrimônio em favor de laranjas, em favor de pessoas não identificadas, de forma que você não possa recuperar esse patrimônio. Não é o caso - afirmou, acrescentando que se fuga houver, ela seria reversível. Esse tema ganhou um tipo de emocionalidade e polemização exagerada”.

Assim que for definido o nome de um substituto para Graça, ela sai do cargo, para não contaminar a reeleição da amiga Dilma.

Conto do crédito

A política de juros altos e de impostos escorchantes, que tende a continuar com qualquer um que vencer a corrida presidencial, anula, de imediato, quaisquer efeitos positivos que possam ter a eleitoreira medida do Banco Central para facilitar os bancos a liberarem mais crédito para brasileiros cada vez mais endividados.

O economista Miguel Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), resume bem o que vai acontecer:

“Essas medidas, de fato, acabam proporcionando uma ampliação da oferta de empréstimos, como um volume maior de recursos e mais baratos, dando aos bancos condição de baixar as taxas de juros. Mas não quer dizer que isso vai acontecer, porque do lado da oferta, temos os bancos temerosos de emprestar num ambiente de incertezas em relação à economia e, no lado da demanda, os consumidores estão receosos de assumir dívidas, porque sofreram perda de renda e temem alta do desemprego”.

O economista considera que essas medidas de estímulo ao crédito e, em última instância, ao consumo, soam contraditórias, com a ação do Banco Central de elevar os juros para conter a o consumo e a inflação.

Presente de Dia do Maçom


O maçom André Vargas, forçado a sair do PT com o estouro do escândalo da Lava Jato, ganhou um presentão no dia do Maçom: sua cassação foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.

Vargas não concorre mais a cargo político, porque foi detonado pelo partido que ajudou a fundar...

Por isso, muitos membros da cúpula petista temem que, se for pressionado levemente, Vargas entrega toda a companheirada que agiu nos esquemas do doleiro Alberto Youssef e do Paulo Roberto Costa...

Disfarce caído


Doações ao Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 21 de Agosto de 2014.

7 comentários:

Loumari disse...


Os Partidos Forçaram-me à Ditadura

Sinceramente desejei evitar a ditadura, para onde os acontecimentos pareciam querer arrastar-me, e tive para isso de suportar duas crises ministeriais sucessivas. São esses mesmos, os partidos, que me forçam agora a ela. Um, recusando-se a colaborar no governo, contra o que eu desejava e devia esperar; o outro, fazendo causa comum nos tumultos da Câmara. Não há, por agora, outro meio de governar. Chegassem os republicanos ao poder, e teriam de recorrer à ditadura. Pois bem: se qualquer governo tem de a usar, e sem governo não se passa, ninguém com mais direito a fazê-lo do que vocês. Deram uma sessão parlamentar ininterrupta de seis meses. Ninguém poderá acusá-los de fugir do parlamento, onde tiveram os seus melhores dias, e que ainda hoje estaria aberto, se materialmente lho não houvessem impedido. Têm governado com tal lisura e tão firmes propósitos de acertar, que ganharam a simpatia e a confiança geral. Mostraram larga iniciativa de governo nos numerosos e complexos projectos apresentados nas Câmaras. Têm, enfim, unidade de vistas, resolução de mando, vontade de governar. Continuem a governar bem, como até aqui, e dar-lhes-ei todo o meu apoio.

"Dom Carlos I, in 'Carta a João Franco (1907)'
Tema: Governo
Dom Carlos I Portugal
1863 // 1908 Rei de Portugal (1889-1908)

Anônimo disse...

Não contaminar a campanha de Dilma? Alí só está faltando mesmo o ebola, o resto já tem.

Darci Bergmann disse...

Dilma em entrevista no Jornal Nacional: indagada por Wiliam Bonner sobre os muitos escândalos de corrupção nos governos petistas, Dilma disse que Lula criou a Controladoria Geral da União. Mentiu. A Controladoria geral da União foi criada pela Medida Provisória nº 2.143-31, em 02/04/2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Tito disse...

Caro Serrão,
Não é a primeira vez que você mostra um certo recalque em relação à maçonaria.
Gostaria que você soubesse, que como em qualquer instituição, há pessoas que as transgridem, sendo que nesse caso, se o maçom for de uma Potência Regular, o Michel Temer, por exemplo, não é, ele certamente será expulso da ordem.
De qualquer forma, pelo menos a Maçonaria se esforça para aceitar somente pessoas dignas em seu seio. Claro que há falhas, mas pelo menos procura-se corrigi-las.
Não sei qual a Potência do André Vargas.
Com o seu tom jocoso quando faz questão de citar que algum bandido é "maçom", você está ofendendo milhares que nada tem a ver com falcatruas, muito pelo contrário.
Atenciosamente,
Tito

Anônimo disse...

"Manuel Valls é um homem de grande modestia, uma pessoa muito humilde, grande trabalhador e como ser humano é de um coração nobre. Belíssima pessoa para os que lhe conhecem" -Loumari.
Oh Loumari, estou recordando sua frase acima em defesa de um lamurioso comunista francês Manuel Valls, pressentindo a queda das esquerdas mundo afora, acuada, como na França, incluindo-se na A Latina.
Não se entristeça por isso, já que defende os vermelhos!
O comando do PT está numa sinuca total e pensando de como se arranjarão nos debates com Aécio!

Loumari disse...

Anônimo de 7:06 PM,

Lhe confesso que fartei de rir pelo ridículo que você é!

Alguma vez na sua vida você recebeu cumprimentos semelhantes a estes que elogiam ao Valls? Nunca. Porque você é destes indivíduos que lhe escorre pelas veias a repugnância. Você inspira muita pena. Por que você disperdicia tanta energia odiando gente alheia? Você devia investir as suas forças a estudar, cultivar-se, instruir-se ao sucesso. Mas lamentavelmente pela amargura que lhe envenena o ânimo isto é sinônimo de alguém que no percurso de sua vida multiplicou mais fracassos que sucessos.

Preciso que o leader do partido cumunista na França se chama: Jean Luc Mélenchon.

E o leader do partido fascita se chama: Marine Le Pen. Filha de Jean Marie Le Pen. Ela sucedeu o seu pai.

Você ama tanto o Aécio que você se consagrou mais ao Valls, dando-lhe páginas inteiras para fazer-lhe conhecer dos que não lhe conheciam. E muito obrigado por fazer a bela publicidade com todos estes caracteres de elógios ao Valls.

E ouve senhor muito inteligente, o Valls não é candidato a presidência do Brasil. E o tal Aécio, o levará você mesmo nas costas até ao Palácio do Planalto.

Anônimo disse...

ACREDITAR NO PT, PSB OU NO "SERIO" PASTOR EVERALDO-PSC do pastor Everaldo = Partido SOCIAL Cristão(?).
De cara, pode ser um cristão socialista?
Anteriormente, apoiaria José Serra pró aborto, pode?
Veja abaixo um trecho do como o Partido SOCIAL cristão(?) do pastor Everaldo é cristão, é "serio":
"...Em 2010, flertou com a candidatura de José Serra (PSDB) até cinco meses antes das eleições. Mesmo retardatário no apoio a Dilma, foi um dos maiores beneficiários de doações do PT durante a campanha. Recebeu 4,7 milhões de reais.
Everaldo nega, porém, a venda de apoio. “Essas doações só ocorreram em setembro, quando a eleição apertou e o PT precisava de nossa ajuda na campanha”, diz o pastor. Fechamos o acordo antes, em junho, após Michel Temer ser anunciado como vice de Dilma. O apelo do amigo falou mais alto”.
O afastamento do governo deu-se pela falta de espaço no governo. O PSC exigia ser tratado da mesma forma que o PCdoB, que controla o Ministério do Esporte e a Agência Nacional do Petróleo. “Temos um deputado a mais e nenhum cargo”.
Viram? Quer dizer se o PT tivesse chegado algo mais, dado cargos e beneficiassem o PSC estaria com o PT, né...
Até os evangélicos estão desiludidos, céticos com seus pastores desde a cassação de seus pastores das bancadas na Câmara e Senado e sempre enfiados em maracutaias, caso IURD, base de apoio dos comunistas de Dilma-PT.
E temos também no pareo da disputa presidencial agora a melancia, ex da esquerdista TL, ex PT, ex PV todos vermelhos, Marina Selva!
Nunca votar em branco ou anular o voto para não beneficiar o PT.
Tem de ser Aécio!