domingo, 12 de outubro de 2014

FHC intelectual?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Adriano Benayon

É bom desmascarar essas levianas declarações de FHC. 
Fernando Henrique Cardoso (FHC)  não tem autoridade intelectual, nem moral, alguma para dizer que as classes de menor renda de nosso povo são mal informadas. 

Elas só são mal informadas, na medida em que veem a TV comercial, a qual está, por inteiro, nas mãos de inimigos do País, controlada, há mais de 60 anos,  pela oligarquia financeira angloamericana, cujo objetivo é empurrar o Brasil para o subdesenvolvimento e para o atraso tecnológico. 

Na realidade, quem está não só mal informado, mas desinformado e intoxicado por lavagem cerebral, são os leitores da revista VEJA, os do jornal O GLOBO e demaisveículos conhecidos  por suas iniciais: GAFE (Globo, Abril, Folha e Estadão). 

A intervenção estrangeira,dentro do Brasil, produziu, entre outros estragos, o de abaixar grandemente o nível da cultura e a qualidade dos que têm acesso à escolaridade, inclusive no nível dito superior.  

Assim, a grande maioria dos brasileiros das classes de maior renda que buscam  “informação” na mídia do GAFE, carecem de sistema imunológico, em seus intelectos, para não se deixarem intoxicar pela sistemática deformação dos fatos e pelas interpretações falaciosas desses fatos, que constituem a atividade profissional dos comunicadores a serviço da grande mídia. 

Esses que imaginam ter boa instrução,  são, pois, os pessimamente informados, que  ignoram e teimam em ignorar até as mais visíveis perversidades cometidas contra o Brasil nos dois mandatos de FHC, ambos obtidos por meio de fraudes, golpes e corrupção.  Nunca quiseram ler sequer o livro “O Brasil Privatizado”, de Aloysio Biondi, o melhor jornalista econômico que já tivemos. 

Quanto mais se pesquisa, mais se encontram exemplos das degradantes medidas tomadas durante os mandatos de FHC, todas com o objetivo de promover a desnacionalização e a impotência econômica e tecnológica do Brasil.   

FHC não é intelectual, coisíssima nenhuma. 

É um desses indivíduos que os serviços, agências e fundações das potências imperiais angloamericanas, recrutam, dentro de seu programa de”trabalho”: conspirar contra o País,  impedir seu desenvolvimento e abalar até mesmo sua integridade, por meio de intervenção permanente. 

O recrutamento de FHC - por fundações norte-americanas, ligadas à CIA, uma das 16 agências de “inteligência” dos EUA - está documentado em, entre outras publicações, o livro “E Quem Pagou a Conta”, de autoria da pesquisadora Frances Stonor Saunders, tradução editada pela Record.  Para não quebrar a sequência, transmitirei, em anexo, uma apresentação dessa obra por Armindo Abreu e Sebastião Nery. 

Bem, FHC foi recrutado por sua qualidade intelectual?  Não.  

Os que o recrutaram, trataram de construir sobre ele a falsa imagem de intelectual. Interessou-lhes mais haver FHC posado de marxista, na época de professor na USP, e ter sido aposentado prematuramente, em 1964, alegadamente por inclinação à esquerda.  

Isso lhe proporcionou posar de exilado no Chile, onde lhe arranjaram colocação na CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina) e pôde acumular os proventos desse emprego com os da aposentadoria, na realidade, um prêmio do regime militar. 

FHC é filho e sobrinho de generais do Exército. Estes até participaram da campanha “O Petróleo É Nosso”, em 1952/53. Mais uma falsa credencial: além da de suposta esquerda,  a de nacionalista. Ou seja, as antíteses das políticas de FHC. 

Nada mais conveniente, pois, para a CIA que fomentar a carreira de alguém aparentemente insuspeito para cometer os crimes que cometeu contra a sociedade e contra o País.  

A carreira de FHC foi, assim, turbinada por numerosos golpes e factoides, sob o a direção  de serviços secretos e entidades da oligarquia financeira angloamericana.  O lance inicial ocorreu, no final dos anos 60: a doação estimada em 800 mil dólares, concedida pela Fundação Ford ao CEBRAP, instituto criado por FHC em SP.  

É fácil construir a carreira de alguém escalado para ser seu instrumento, já que a oligarquia financeira mundial tem decisiva influência sobre organismos internacionais, inclusive  ONU,  universidades e a grande mídia, em todas as partes do mundo. 

Ademais, os golpes no Brasil não foram só os militares. A intervenção faz-se sempre, através de corrupção da grossa, aquela que a grande mídia encobre.  

O rarefeito valor intelectual de FHC contrasta com a imagem criada sobre ele, conforme o método de repetir mentiras até virarem “verdade”, como ensinou o psicólogo Edward Bernays, sobrinho de Freud. 

Em meu livro “Globalização versus Desenvolvimento”, nas páginas finais, demonstrei em que consiste a obra principal atribuída à autoria de FHC (em co-autoria com o chileno Enzo Faletto, o enormemente divulgado (et pour cause) Dependência e Desenvolvimento na América Latina. 

Trata-se de um livro mal escrito,  com parágrafos longos e confusos, com frases mal encadeadas, cuja finalidade é afirmar que a dependência (econômica, financeira e tecnológica, entre outras) seria compatível com o desenvolvimento. 

A história dos últimos 60 anos no Brasil demonstra exatamente o contrário disso. 

Eis um trecho de meu livro, em que cito depoimentos de intelectuais de alto nível sobre a obra de FHC: 

Como observou Celso Brant, o melhor julgamento sobre a obra sob comento foi o de João M. Cardoso de Mello, destacado professor da UNICAMP: “O livro é um malogro completo [...] Um livro de circunstâncias. Se você tirar da prateleira e for ler, aquilo não fica em pé”.[1] Jáo professor laureado da Universidade de Yale, Robert Packerman, considera que as únicas partes aproveitáveis do trabalho de Cardoso e Faletto são as que eles copiaram de André Gunder Frank.[2]

Adriano Benayon, Economista, é autor de Globalização versus Desenvolvimento.

12 comentários:

Anônimo disse...

Li esperando que surgisse alguma coisa sobre Lula também. Já que não surgiu pergunto: Qual a intenção desta matéria direcionada, principalmente em época de eleição quando o PSDB tido como partido de FHC - que também não aprecio-, está na frente nas intenções de voto?

Bete Torii disse...

Anônimo,
que pergunta mais retórica e vazia! Ora, a oportunidade da matéria é responder à grosseira declaração de FHC de que o voto em Dilma veio dos "desinformados". É assim que a matéria começa, aliás! E você acha que não está certo escrever essa matéria num pequeno blog por estarmos em período eleitoral... e está certo o FHC fazer tal ofensa a suscitar sentimentos de separatismo e ódio?? A declaração dele não tem propósitos eleitorais? Eu concordo com o autor da matéria e lhe agradeço.

Loumari disse...


Senhor Banayon, para por favor de consumir alucinógenos.

Seu sujeito é a coisa mais ridícula e absurda que li de tudo o que você já escreveu e postado aqui neste blog.

O Brasil nunca teria se convertido em terra de todas as transgressoes se não tivesse dado asilo aos piores dos criminais, raças das piores expécies dos libaneses, búlgaros e japoneses.

Anônimo disse...

Desculpe-me senhor Adriano, eu não sou "intelequitual" como o senhor, mas um cidadão, que é citado em blog's sujos como o VIOMUNDO, desempregado do PIG a contragosto, não dá para engolir. A esquerda que gosta de ovas de esturjão, vinhões, preferencialmente aqueles "de marca" Romannée, digestivos franceses e os bons charutos Cohiba não enganam ninguém. Um bom espaço para o senhor escrever seria o GrammaCÚ, no Brasil a casa caiu.

Anônimo disse...

JORNAL NACIONAL (Rede Globo) do dia 02/10/2006

Pronunciamento do candidato a reeleição LULA

"" é lógico que todos os candidatos gostariam de ganhar as eleições
no 1º turno, mas infelizmente, pela FALTA DE SABEDORIA dos eleitores
isso nem sempre é possível""

Anônimo disse...

Mal informados x Sem sabedoria

JORNAL NACIONAL (Rede Globo) do dia 02/10/2006

Pronunciamento do candidato a reeleição LULA

"" é lógico que todos os candidatos gostariam de ganhar as eleições
no 1º turno, mas infelizmente, pela FALTA DE SABEDORIA dos eleitores
isso nem sempre é possível""

Anônimo disse...

Mal informados X Sem sabedoria

JORNAL NACIONAL (Rede Globo) do dia 02/10/2006

Pronunciamento do candidato a reeleição LULA

"" é lógico que todos os candidatos gostariam de ganhar as eleições
no 1º turno, mas infelizmente, pela FALTA DE SABEDORIA dos eleitores
isso nem sempre é possível""

Ricardo disse...

Economista tambem,sempre li com atenção aos comentarios do Sr.Benayon e fiquei realmente bastante surpreso com tais declarações, nunca em seus artigos percebi quais seriam verdadeiramente suas ideias.,talvez inocencia de minha parte,não sei. Este artigo mostra a capacidade de individuos se ocultarem por tras de ideias contrarias às suas,conquistar simpatias e num determinado momento,ja tendo tido bastante exposição, dar o bote sobre os incautos. Lamentavel.

Anônimo disse...

Sra(Srta) Bete Torii as 11:12AM...
Pelo que lí nos comentários posteriores ao nosso, não foi somente eu quem se enganou com o autor. Sabemos também que este comentário atribuído a FHC foi distorcido e manipulado eleitoralmente pelo PT de uma forma irresponsável para dar a impressão que você se refere e criar um divisão entre brasileiros.A pergunta "retórica e vazia" atingiu seu objetivo. Obrigado

Anônimo disse...

Veja o Video ¨Explicando o Foro de São Paulo e a nova ordem mundial¨

La diz que FHC, levou Lula pro Cebrab e pedeu a ela que fizesse um Partido o PT, eram amigos de longa data, mas o que mudou
Na minha opinião qdo FHC passou a faixa de presidente para Lula, ele pensou e disse, conseguimos não disse que conseguiriamos, agora seu partido fica 4 anos no governo e o meu fica os outros 4 seguinte, o problema é que não se pode confiar em comunista, olho no que deu 12 anos de PT.
Sim, FHC é um apatria, vendeu nossos minerios, se ele não vendesse não tenho duvida, morerria em desastre de avião.
Pesquisem sobre Jaime Roldos e Omar Torricos.
o Mundo não é oque parece, mentiram pra nós.
O PT já era, nã muita corrupição.

O Capitalismo é a distribuição desigual das riquezas, o socialismo é a distribuição igualitária da Miséria.

manrel disse...

"Não é porque são mais pobres que votam no PT, mas porque são menos informados. Como era a Arena no regime militar: se apoiava nos grotões. Essa caminhada do PT dos centros urbanos industriais para os grotões é um sinal preocupante, porque é um sinal de perda de seiva. Estão apoiados num setor da sociedade sobretudo mal informado. Mas é preciso colocar um pouco na perspectiva, porque, por exemplo, aqui em São Paulo, quando o PSDB ganha, ganha porque tem apoio de pobre, não de rico". FHC

Artigo tendencioso, arrogante e autopromocional. Atribuir à mídia o grau de desinformação da população em todos os níveis é, no mínimo, uma miopia com um viés ideológico de esquerda-radical amplamente disseminado no país. O articulista deveria examinar com isenção a declaração de Fernando Henrique Cardoso. Um partido que protagoniza um escândalo por dia, que tem os principais líderes presos por corrupção, que se alinha e favorece governos ditatoriais, genocidas e escravocratas, que malversa e dilapida o patrimônio público, que destrói e corrompe sistematicamente as instituições, pode ter o apoio de quem tem alguma informação? Basta ver onde o PT é mais votado para concluir-se que, “não é porque são mais pobres que votam no PT, mas porque são menos informados”, como constata o sociólogo. E deveríamos fechar-nos às influências externas e submetermo-nos às cartilhas marxistas-gramscistas como manda o Foro de São Paulo? São melhores informantes os profissionais de educação dedicados a incutir em consciências vulneráveis uma ideologia retrógrada, coletivista e castradora do indivíduo? Ao invés de condenar e esforçar-se em desconstruir astuciosamente uma reputação, faria melhor papel o articulista se utilizasse a informação de que dispõe para indicar caminhos e soluções para o descalabro econômico e social a que fomos conduzidos por doze anos de um governo maquiavélico, imoral e incompetente!

Anônimo disse...

Pelo andamento da introducao do aborto no brasil, com o super apoio da fundacao ford e pt e psdb envolvidos... Algumas coisas neste texto ai fazem sentido :-/