quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Para onde caminha o Brasil?


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Mtnos Calil

Seja para onde estiver indo, o Brasil só poderá dar um passo importante no seu processo civilizatório...

a)    Se passar por uma profunda reforma do sistema político
b)    Se remover do estado de falência a que foi submetida a segurança pública
c)    Se promover uma redução significativa na desigualdade de renda
d)    Se promover uma profunda reforma do sistema educacional
e)    Se promover uma significativa redução das taxas de juros

Por outro lado, o futuro do Brasil está, queiramos ou não, irremediavelmente vinculado ao futuro do planeta. O Brasil já perdeu a chance de ocupar um posição de liderança global, se é que algum dia teve essa chance. Porém podemos, é claro, ter formas diferentes de atuação no mundo globalizado, dando maior ênfase ao entreguismo, que é uma tradição tucana ou fortalecer o nacionalismo, que sequer existe de forma organizada. (e modernizada).

Neste sentido, o artigo de Gélio Fregapani (ideologias à parte), reproduzido abaixo, (Nossas eleições em dois cenários) nos traz subsídios para a configuração das megatendências que vão marcar o futuro do Brasil.

Com base nos dados disponíveis, não vejo razão alguma para imaginar que tanto o Aécio ou como a  Dilma terão a coragem necessária para implementar as 5 decisivas providências citadas acima. (sendo que há muito mais o que fazer, em termos saúde, habitação, infra-estrutura, modernização do estado, e naturalmente quanto ao combate à corrupção que envolve políticos e empresas nacionais e estrangeiras.


Mtnos Calil, Psicanalista, é Presidente do Instituto Mãos Limpas Brasil. Em campanha permanente contra todas as formas de engano e auto-engano.

Nenhum comentário: