domingo, 19 de outubro de 2014

Tudo que Dilma não pode responder a Aécio


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Enfim, os sinais de que o mundo vai acabar para os petralhas começam a ser claramente enviados. Em um surto milagroso de apedeutismo, Dilma Rousseff foi forçada admitir, pela primeira vez, a existência de roubalheira na Petrobras. Só falta, agora, ela assumir que sabia de tudo. É o que se espera de quem é Presidenta da República (representante máxima da União, a controladora da empresa), com o agravante de ter sido Ministra das Minas e Energia, Ministra da Casa Civil da Presidência e ter ocupado, nada menos, que o cargo de “presidente” do Conselho de Administração da Petrobras – atualmente função de Guido Mantega, seu demissionário ministro da Fazenda.

Ontem, a candidata a perder para o Aécio Neves e para a Oligarquia Financeira Transnacional teve de reconhecer o que todo mundo já sabia e denunciava. Vestindo seu agora tradicional “azul-tucano”, abandonando o vermelhão comunista do PT, Dilma confessou em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada (residência oficial que o Tribunal Superior Eleitoral deixou se transformar em indevido palanque de campanha): “Eu farei todo o meu possível para ressarcir o País. Se houve desvio de dinheiro público, nós queremos ele de volta... Se houve, não... Houve, viu?!”.

Dilma deve estar se borrando de medo porque o escândalo da Petrobras ultrapassou as fronteiras da campanha reeleitoral. Agora, quem investiga as falcatruas é o órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos da América – país onde Dilma não é bem vista desde os tempos dos atos de terror da luta armada. Dilma, que só entra nos States porque tem passaporte diplomático, tem tudo a temer com o rigor investigatório da Security and Exchange Commission. Até porque a SEC também é presidida por uma mulher com fama de durona: Elisse Walter – defensora de medidas de proteção aos investidores em ofertas privadas de ações.

Os escândalos de gestão na Petrobras serão um prato feito para a rigorosa Elisse e uma turma de 28 auditores da SEC e do Departamento de Justiça dos EUA que investigarão de que forma os dirigentes executivos e conselheiros da Petrobras (alvos de denúncias de corrupção em processos oriundos da Operação Lava Jato) descumpriram as normas antifraudes SOX (Lei Sarbanes-Oxley). O Alerta Total antecipou que já tem promotor e magistrado em Nova York estudando, seriamente, a possibilidade de que seja suspensa a negociação de ADRs da Petrobras (recibos de ações negociados na Bolsa de Valores). A restrição poderia valer sine die, até que a Petrobras comprove ao mercado internacional que opera inteiramente dentro do nível 1 de governança corporativa.


Perder o trono imperial de Presidenta do Brasil e ainda sofrer uma ação da SEC em Nova York (por ter sido conselheira-presidente da Petrobras) são os maiores temores atuais da Dilma, que neste domingão à noite voltará a ser alvo de ataques duros de Aécio Neves sobre as denúncias na Petrobras - comprovadas pelas “colaborações” premiadas de Paulo Roberto Costa, do doleiro Alberto Yousseff e de outros menos votados membros da turma investigada pela Lava Jato. Detalhe que vai pegar contra a petralhada: os 28 auditores norte-americanos já estiveram por aqui na BM&F Bovespa, este ano, cavucando informações sobre os problemas na Petrobras... Como a SEC não pode ser aparelhada pelo PT, o bicho tende a pegar...  

Já alarmada com a SEC no encalço de sua turma, Dilma ineditamente admitiu os “desvios” na Petrobras, mas já deu sua tradicional tirada de corpo fora, avisando que não cabe a ela punir os mal-feitos: “Daqui para frente, a não ser que eu seja informada pelo Ministério Público ou pelo juiz, não tenho medida nenhuma a tomar, não é o presidente que processa. Eu tomarei todas as medidas para ressarcir tudo e todos, mas ninguém sabe ainda o que deve ser ressarcido, porque a chamada delação premiada, onde tem os dados mais importantes, não foi entregue a nós. Até eu pedi, como vocês sabem, tanto ao Ministério Público, quanto para o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, mas ambos disseram que estava sob sigilo”.

O rival Aécio Neves deve explorar a explícita “confissão de responsabilidade” de Dilma Rousseff sobre os desmandos na Petrobras, no debate de fim de noite de domingo, na Rede Record. Aécio não deve se intimidar, novamente, com o fato de Dilma repetir a informação de que Paulo Roberto Costa teria denunciado que o falecido presidente do PSDB, Sérgio Guerra, teria pedido propina para abafar uma CPI aberta a pedido do senador tucano Alvaro Dias. Aécio deve insistir em perguntas que, previamente, sabe-se que Dilma não tem condições morais de responder com base na verdade.


Aécio tem o dever de exigir que Dilma descreva como foi sua atuação como Presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Dilma tem de falar não só sobre a polêmica compra da refinaria de Pasadena, que teve o aval dela, gerando grandes prejuízos à Petrobras. O caso da refinaria Nansei, no Japão, teve o mesmo problema, porém sem a mesma repercussão. Dilma também deve explicações sobre as denúncias de superfaturamento nas obras bilionárias da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em Itaboraí. Aécio também deve cobrar de Dilma explicações sobre o escândalo Gemini (tão denunciado aqui neste Alerta Total, com provas, pelo engenheiro João Vinhosa) – que pode ser um modelo de como podem ser leoninos os contratos das Sociedades de Propósito Específico entre a Petrobras e grandes empresas daqui e de fora.

Além da Petrobras, Aécio tem de cobrar de Dilma uma resposta que ela não deu no último debate do SBT – e a mídia amestrada pela petralhada fez questão de não levantar poeira. Dilma tem obrigação de responder: Quem foi a responsável pela nomeação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para receber polpudos jetons como membro do Conselho de Administração da “estatal” Itaipu Binacional? A resposta é simples: Só pode ter sido ela mesma – que tem a caneta do Diário Oficial da União para nomear livremente. Dilma precisa ter a retidão moral de admitir que nomeou o sucessor de Delúbio Soares – o famoso tesoureiro punido no Mensalão.

Aécio deverá lembrar novamente a Dilma e ao grande público que o tesoureiro petista Vaccari, o mesmo que cuida das finanças da campanha de Dilma, foi denunciado na “colaboração premiada” de Paulo Roberto Costa como o sujeito que recebia os repasses das comissões de 2% que sobravam das negociatas de corrupção com empreiteiras que prestam serviços à Petrobras. Vaccari é o mesmo processado por fraudes na gestão da Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop), na qual fora diretor financeiro entre 2003 e 2004 e presidente de 2005 até fevereiro de 2009. O Ministério Público denunciou que a Bancoop bancava campanhas petistas...

Além do mar de lama da corrupção, Aécio também deverá seguir com sua agenda propositiva. Por isso, custaria nada se o tucano perguntasse para Dilma, novamente: como ela vai combater, efetivamente, a inflação? Peça a ela que diga, claramente: o ministro Mantega ainda é ministro da Fazenda de fato ou apenas de faz-de-conta? Indague também a Dilma: como a senhora teria condições de baixar os impostos, fazendo uma reforma tributária, se inchou a máquina pública de gente, aumentando os gastos e os desperdícios de um governo muito mal gerenciado pelos petistas?

O encontro de logo mais na emissora do Bispo Edir Macedo tem tudo para ser uma reedição piorada do (de)bate-boca no SBT. Aécio não pode deixar de ser ofensivo, mantendo a educação e a postura tranquila. Não pode permitir que Dilma parta para o ataque, porque a baixaria, a demagogia e as mentiras repetidas sem parar são especialidades da petralhada. O negócio de Aécio será, pela terceira vez, fazer perguntas que Dilma não tem condições de responder com sinceridade. Novamente, será fundamental elevar a pressão de Dilma de 13 para 45, até o debate final de quinta-feira à noite, na Rede Globo...

Se neste domingo se repetir o massacre do SBT, fatalmente Dilma vai alegar algum probleminha de saúde para inviabilizar o programa global de quinta-feira. Se Dilma não puder ir, a audiência vai adorar. É melhor curtir as beldades do The Voice Brasil que ouvir a voz dela cantando mentiras ou leviandades...

Ministra da Justiça?



Papo feijoada



Azulou de vez


Maquiagem necessária


Doações ao Alerta Total

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Segunda Edição do Blog Alerta Total de 19 de Outubro de 2014.

6 comentários:

Loumari disse...

Quem Poderá Calcular a Órbita da sua Própria Alma?
As pessoas cujo desejo é unicamente a auto-realização, nunca sabem para onde se dirigem. Não podem saber. Numa das acepções da palavra, é obviamente necessário, como o oráculo grego afirmava, conhecermo-nos a nós próprios. É a primeira realização do conhecimento. Mas reconhecer que a alma de um homem é incognoscível é a maior proeza da sabedoria. O derradeiro mistério somos nós próprios. Depois de termos pesado o Sol e medido os passos da Lua e delineado minuciosamente os sete céus, estrela a estrela, restamos ainda nós próprios. Quem poderá calcular a órbita da sua própria alma?

"Oscar Wilde, in 'De Profundis'
Tema: Alma Realização
Irlanda 1854 // 1900 Escritor/Poeta/Dramaturgo/Ensaísta

Anônimo disse...

Não é para indignar qualquer cidadão decente? Antes ela fazia o diabo para blindar CPI, CPMI, TCU e até tentar desqualificar o Juiz Sergio Moro. E agora vem a público admitir que houve roubo? Ela só prova com isto que é uma grande mentirosa, irresponsável e totalmente desqualificada para comandar um país. Se o Brasil fosse um país sério, ela já não governava o país há tempos e muito menos seria candidata.

Anônimo disse...

Não há espanto em ouvir que só agora a mocreia resolveu dizer que sabia do que não sabia antes. Está na cartilha. O que esses petralhas dizem e fazem é tudo inrustição para conseguirem os seus verdadeiros objetivos. É tudo da boca para fora. A última coisa que passa pela cabeça deles é ver o bem de nós, brasileiros, unidos. É nos respeitar. O negócio deles, o que eles realmente têm na cabeça, a preocupação deles, é o poder, é aumentar e fixar as ramificações continentais do Foro de São Paulo. É isso apenas que eles têm em mente. Nós somos apenas a fonte do boró. O PT não tem nada a ver com brasilidade! Na realidade ele é venenoso para o Brasil e para os brasileiros. Não posso nem imaginar o que será do Brasil se tivermos que passar mais tempo sob o “domínio” dessa facção.
Jmv

Anônimo disse...

Filhinho de papai é o Lulinha, a Lurian e os outros.
Quanto a Aécio bater em mulheres, o que já foi negado por sua ex-esposa, Lula trata as mulheres como um proxeneta, usando a amante para os seus negócios. Usa as mulheres o covardão, depois de escancarado o escândalo da Rose, Lula fez sua esposa viajar sózinha para Portugal, 'negócios'.

Anônimo disse...

Será que com toda prova apresentada pelos dois denunciantes no Paraná, ELES vão continuar dizendo que o desvio dessa grana toda é um factoide? Será que todos sabiam desde o começo dessa trambicagem? Parece que estão vendo a casa cair e reconhecendo que o Yussef distribuiu.

Anônimo disse...

Serrão, não é só a refinaria do Japão. Tem a de San Lorenzo, na "Arghentina", que estava à venda por 42 mi e foi comprada por muito mais. E pra piorar, na hora de vender a venderam por muito menos.