domingo, 30 de novembro de 2014

Confiança e Credibilidade


Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Paulo Roberto Gotaç

Com as devidas escusas aos profissionais de Estatística por imprecisões conceituais, pode-se definir o intervalo  de credibilidade de um experimento de eventos, como sendo a probabilidade a posteriori, ou seja, a que, com base nos dados atuais, determina  a chance de determinado evento ocorrer dentro de uma faixa de resultados, num momento futuro. 

De certa forma, concluir que a probabilidade de chuva para a próxima semana é de 30%, equivale a afirmar que esta percentagem dá a medida do intervalo de credibilidade da metodologia das medidas climáticas de hoje. 

Por outro lado, o intervalo de confiança traduz a chance de ocorrência no momento, através do emprego dos dados disponíveis. Seguindo a mesma analogia, dizer que a probabilidade de chuva no momento presente é de 70% exprime um intervalo de confiança. 

Tais definições, aplicadas ao caso prático referente à escolha da nova equipe econômica, sugerem que o intervalo de confiança dos selecionados é alto mas o de credibilidade, para ser avaliado, terá que aguardar a chegada de resultados mais concretos sobre a ação do novo time. 


Lamentavelmente, no entanto, em Economia, no máximo aprende-se com as lições resultantes de experimentos anteriores, mesmo que mal sucedidos, não  sendo permitido  proceder como em Física, por exemplo, onde resultados inconclusivos desqualificam os experimentos correspondentes, possibilitando que se monte outro, com as mesmas condições iniciais do que não deu certo. 

Que os futuros gerentes da economia brasileira, vítima de experimentos desastrosos levados a cabo ao longo dos últimos governos, aproveitem os ensinamentos e, através da necessária liberdade de ação a ser garantida pelo governo central, sem a qual pouco farão, sejam eficientes na construção de um intervalo de credibilidade que recupere o prestígio do país junto aos investidores. 


Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário: