quinta-feira, 23 de abril de 2015

23 de abril: Dia do Escoteiro


Em grande parte do mundo, celebra-se o Dia do Escoteiro na mesma data do patrono do Escotismo: São Jorge

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Nicolle Zancanaro

No dia 23 de abril, comemora-se o Dia do Escoteiro em boa parte do mundo. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo - na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos. Hoje em dia, mesmo sem o caráter de “santo”, Jorge da Capadócia continua sendo referência para os escoteiros. 

B-P justificou a escolha de São Jorge apontando que suas qualidades são as mesmas que se espera encontrar em um escoteiro. Em seu livro “Escotismo para Rapazes”, ele explica: "Esta (referindo-se à lenda do dragão) é exatamente a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior os mais assustadora que pareça ou por mal equipado que esteja para a luta. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem. O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia, todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira”. 

Ao lado de irmãos escoteiros de todo o mundo, celebraremos, nas 607 cidades brasileiras, com os 1265 grupos escoteiros existentes no país, o Dia do Escoteiro. Em diversos estados, as comemorações já estão acontecendo desde a última semana - nossas atividades em prol da sociedade estão sendo desenvolvidas com a intenção de exaltar o trabalho que fazemos continuamente. 

Nacionalmente, lançamos uma campanha no Facebook que incentiva os escoteiros a mostrarem, por meio de fotos, como o Escotismo está presente em seu cotidiano. A fotografia mais curtida na fanpage oficial receberá como prêmio um produto oficial do tema de 2015: Movidos pelo Escotismo. 

A Organização que visa o desenvolvimento integral de crianças e jovens, incentivando-os a desempenhar um papel relevante na sociedade, exalta e celebra este dia, orgulhando-se em ter uma data para homenagear as pessoas acreditam e trabalham na construção de um mundo melhor: os Escoteiros do Brasil.

Escotismo 

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia. 

Escoteiros do Brasil 

Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2014, contou com um contingente de 77.741 escoteiros, nos quais 19.244 são voluntários adultos.

Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 607 cidades brasileiras, somando um total de 1.265 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

Nicolle Zancanaro é Jornalista.

5 comentários:

Loumari disse...


SÃO JORGE é o santo padroeiro da igreja cristã do oriente. Muito venerado na Síria e no Libão.

Sergio Gomes disse...

É brincadeira, não? Estamos vivendo dois mil e quinze anos após o sacrifício na cruz. Afinal, fomos ou não libertados dessas mentiras religiosas. Somos livres. Ou somos escravos, ainda? Nada disso é cristianismo.

Anônimo disse...

Pra mim tem alguma coisa oculta nesta porra de São Jorge.

Anônimo disse...

Eu andarei vestido e armados com as roupas e as armas de São JORGE PARA QUE MEUS INIMIGOS TENDO MAOS NAO ME PEGUEM TENDO PES NAO ME ALCANCE TENDO OLHOS NAO ME VEJAM E NEM EM PENSAMENTOS POSSAM ME FAZER O MAL...OGUM E SAO JORGE SAO A MESMA ENTIDADE.

Anônimo disse...

kkk são gorege, dragão... Essa igreja católica é uma piada