quarta-feira, 29 de abril de 2015

Decisão apertada do STF soltando empreiteiros da Lava Jato turbina atos públicos em favor de Sérgio Moro


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A decisão de libertar os chefes do "Clube de Empreiteiras", tomada ontem pelo Supremo Tribunal Federal, no apertado placar de 3 a 2, vai turbinar a insatisfação da opinião pública e levar multidões aos atos agendados por internautas, nesta quarta-feira, em favor do juiz Sérgio Fernando Moro e em apoio ao trabalho da Força Tarefa do Ministério Público e da Polícia Federal. A manifestação em frente à sede da PF, em Curitiba, às 17 horas, vai reunir empresários de peso do Paraná. Evento idêntico acontecerá em São Paulo, às 19 horas, na rua Hugo D´Antola, na Lapa de Baixo.

Sérgio Moro já recebeu ontem, por e-mail, mensagem de apoio de um dos magistrados que está fundando a Associação dos Juízes Anticorrupção: "Espero que a decisão, já esperada, do STF não seja uma ducha fria. São os revezes de uma justiça que ainda não encara de frente a macrocriminalidade. Enquanto mataram um brasileiro em Jacarta (por tráfico de drogas), aqui soltam aqueles que assassinam em nome da corrupção. O belo exemplo fica em sua coragem com todo empenho em prol da higienização da Nação".

A segunda turma do STF marcou gol contra a moralidade. Os ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, contrariando Cármen Lúcia e Celso de Mello, libertaram o empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC, e mais sete empreiteiros, presos na Lava Jato. A soltura da turma do cartel de construtoras que assaltou a Petrobras foi interpretada como uma derrota simbólica no STF ao juiz Sergio Moro, que julga os casos da Lava Jato em primeira instância. A decisão do Supremo atropelou a análise de recursos feitas por instâncias inferiores: STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).


A decisão de ontem da segunda turma do STF também foi encarada como uma triste coincidência, no momento em que em que a edição do último fim de semana da revista Veja havia informado que o ex-presidente da construtora OAS, Agenor Medeiros, mais conhecido como Léo Pinheiro, cogitava fazer delação premiada com alto risco de comprometer o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de quem seria amigo pessoal. Agora, Léo Pinheiro e demais empreiteiros vão dar uma respirada. Ficarão "presos em casa". Usar a tornozeleira eletrônica é bem menos incômodo que dividir cela com presos pés-de-chinelo em presídios do Paraná...

Foi só ameaçar abrir o bico e incriminar Lula que o STF imediatamente mandou soltar o empresário Léo Pinheiro? Esta é a imagem ruim que fica para a opinião pública. Mesmo assim, vale registrar o interessante voto contrário dado pela ministra Cármen Lúcia. Contra a libertação, ela argumentou que o processo investigatório na primeira instância da Justiça não foi concluído e, portanto, interrogatórios ainda podem ser alterados: "Não existe mulher quase grávida, não existe instrução quase acabada". No entanto, acabou voto vencido pela maioria...

Aproveitando a imagem de gravidez para um cenário de gravidade, lançada pela ministra Carmem Lúcia, torna-se lamentável constatar, mais uma vez, que a Justiça no Brasil, embora não tenha o rigor da Indonésia, continua parindo a impunidade. Mas o País tem uma gestão governamental que causa mais destruição que um terremoto no Nepal.

Brasil nem a pal


Para você cantar


Adeus, em ritmo de Lava Jato, do menstrel Juca Chaves.

Gente inocente

Por 4 votos a zero, a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) absolveu o deputado federal Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade, da acusação de ter usado irregularmente recursos do Banco da Terra, que comemorou:

“Depois de 13 anos, o STF fez Justiça e me absolveu por unanimidade. A acusação tinha claramente motivação política e eleitoral”. 

A acusação foi feita em 2002, quando Paulinho da Força foi candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Ciro Gomes.

Anos antes, a central Força Sindical, presidida por Paulinho, havia desenvolvido um programa de assentamento de trabalhadores rurais com recursos do Banco da Terra.

Viva a banqueiragem

Os balanços trimestrais dos bancos registram recordes de lucros, como sempre...

Curioso que isto acontece na mesma conjuntura de fuga da poupança, o aumento da inadimplência e a redução dos financiamentos oficiais para a compra da casa própria - que vai ferrar de vez com o mercado imobiliário.

O rentismo mais especulativo que produtivo, apenas para rolar a dívida impagável da gastança da máquina pública, é sempre excelente para os bancos e uma tragédia para a sociedade brasileira...

Vaia solidária


Rainha da Sucata de Bruzundanga


Pedalagem


Colabore com o Alerta Total

Neste momento em que estruturamos mudanças para melhor no Alerta Total, que coincide com uma brutal crise econômica, reforçamos os pedidos de ajuda financeira para a sobrevivência e avanço do projeto.

Os leitores, amigos e admiradores que quiserem colaborar financeiramente conosco poderão fazê-lo de várias formas, com qualquer quantia, e com uma periodicidade compatível com suas possibilidades.

Nos botões do lado direito deste site, temos as seguintes opções:

I) Depósito em Conta Corrente no Banco do Brasil. Agência 4209-9, C/C: 9042-5, em favor de Jorge Serrão.

OBS) Valores até R$ 9.999,00 não precisam identificar quem faz o depósito; R$ 10 mil ou mais, sim.

II) Depósito no sistema PagSeguro, da UOL, utilizando-se diferentes formas (débito automático ou cartão de crédito).

III) Depósito no sistema PayPal, para doações feitas no Brasil ou no exterior.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 29 de Abril de 2015.

17 comentários:

Anônimo disse...

Dilma só vai deixar de governar SE SAIR do governo DEFINITIVAMENTE. Se ela continua com a "canetinha" nas mãos, AINDA manda, infelizmente, pois tem o PODER DE VETAR OU NÃO PROJETOS OU LEIS. Tem que CAIR FORA!
Ela quer vetar, a mando de Lula, a terceirização! Então, meus caros, TEM QUE SAIR A DILMA. Só assim, creio eu, que o PT, LUla e FSP não terão mais poder,ou terão poucos poderes.

Anônimo disse...

De qualquer maneira a pressão popular se mantém e nas redes o nome de PT, Lula e Dilma são duramente execrados, todos sabem que o PT é uma quadrilha organizada!!
MAS...
EDUARDO CUNHA DEU A ENTENDER...
Que dependerá da pressão popular, ou seja, está de acordo com o impeachment se o povo quiser, se continuar demonstrando séria e continua rejeição ao PT-Lula-Dilma de todas as formas, traidores do Brasil, amigos de vários países escravagistas, como Cuba, Coreia do Norte, Venezuela etc., além dos vermelhos da África, amigos deles investindo às custas dos impostos dos brasileiros.
O Brasil para o PT é como os médicos de Cuba aqui, SEUS SERVIÇAIS, TRABALHANDO EM PROL DO COMUNISMO INTERNACIONAL E DEPOIS SER ESCRAVIZADO PELOS MESMOS, dando a eles a corda para depois os enforcar, ou uma coleira no pescoço, com liberdade para fazerem apenas o que eles quiserem!
E para eles, tudo feito com o dinheiro dos IDIOTAS-UTEIS daqui!
Se vencer no Congresso a tese, sob sua batuta, E Cunha é sério candidato a ser o novo presidente, o menos ruim de todos do Congresso e Senado, pois nunca Renan e Témer, esse então é de temêr!!

Loumari disse...

Ah, o vosso tão bem reputado juiz Moro já está a mostrar sinais de fragilidade?

Que grande pena!

Anônimo disse...


SOMOS TODOS MORO!!!
Realmente essa decisão do STF foi como uma facada no peito e nas nossas costas do povo brasileiro.
Chega a doer a angústia de nossa orfandade. O povo brasileiro precisa ser pacificado pela ação correta do STF, especialmente no julgamento de recursos e processos de pessoas que se julgavam acima da lei e que foram acusadas do roubo ( porque a palavra correta é exatamente roubo) do dinheiro público, sejam políticos, empreiteiros e doleiros da Operação lava Jato e outras . As decisões da justiça deveriam ser blindadas aos interesses econômicos e políticos, mas não é essa a percepção que transmite ao povo . Felizmente ainda acreditamos na JUSTIÇA, que tem no Excelentíssimo Juiz Sérgio Moro o exemplo de dignidade da nobre função de aplicação das leis.

SOMOS TODOS MORO!!!
agora mis do que nunca vamos nos unir para a derrocada do pt e de toda corja alugada.

Anônimo disse...

O molusco espertamente distribuiu benesses pra todo mundo que é importante. Agora, como lhe devem favores, tratam de blindá-lo de todas as maneiras. Mas um terremoto tbém é assim: as pressões subterrâneas vão aumentando até que não dá mais pra segurar e a coisa acontece. É uma lei da natureza, não tem como ignorar.

Anônimo disse...

Queria ver a mesma coragem desse Juiz Federal para enquadrar vários de seus pares de magistratura que vendem sentenças diariamente, formam quadrilha, enricam ilicitamente, para ganhar como punição, ou melhor, premiação uma APOSENTADORIA COMPULSÓRIA.

Seria bom que a população, ao invés de fazer do cara um SUPER HERÓI, apenas porque cumpriu a sua obrigação funcional, saísse as ruas e protestassem contra os corruptos do PODER JUDICIÁRIO e do MINISTÉRIO PÚBLICO, mas o medo não deixa de jeito nenhum.

Só são fodões para protestar contra o Executivo e o Legislativo...

Vejam o que fazem os juízes do Estado do Pará, com um jornalista de verdade LÚCIO FLÁVIO PINTO

Sérgio Alves de Oliveira disse...

Serrão: Procura-se uma inteligência capaz de desenvolver a seguinte tese: "A Justiça está para a Polícia,assim como o Supremo está para o Juiz Sérgio Moro". Motivo: um prende e o outro manda soltar.Algum candidato?

Anônimo disse...

Botaram o pôvo no ôlho da rua.

Vem pra rua você também, que tudo na rua é compreendido pela ninguemzada como oposição à isso que está aí.

Anônimo disse...

Prezado Serrão,
Parafraseando aquela piadinha velha:
"Ah, é, platéia!
Vocês estão vaiando a decisão dos barítonos?
Esperem até ver as sentenças que serão (não) dadas pelos tenores."

Anônimo disse...

Ah, loumari.
Até o meu guaipeca viralata consegue andar em duas patinhas.
Por que você não continua tentando, também. Andar de quatro deve ser muito desconfortável e prejudicial à coluna, né?
........
Ou, quem sabe, você pode se fingir de morta por uns tempos...

Anônimo disse...

Sr. Sérgio A de Oliveira (1:31 PM).
Com licença para dar meu pitaco.
E no Brasil a polícia é
banana e a Justiça é mamão: banana prende, mamão solta.

Anônimo disse...

Prezados,
Os sinistros devem ter ficado condoídos, pelo fato de os ricaços cumpanhêros do lullarápio estarem com os "cudoídos" de usar a tal latrina de chão.
Além disso, alguns mais gordinhos se abaixam para satisfazer suas necessidades nº 2 e depois precisam de ajuda para se levantar.
..............................
Não há sinistro do STF do B que seja tão insensível a esse quadro aterrador...

Anônimo disse...

Ir pra rua, até vou, desde que seja pra protestar contra os vagabundos do poder judiciário e do ministerio publico, que fazem conluio com escritórios de advocacia e roubam os direitos do povo, favorecendo bancos, empresas, oficiais corruptos das FFAA. A maioria desses safados fazem parte da Máfia MACONARIA e são punidos com a vergonha APOSENTADORIA COMPULSÓRIA.

Anônimo disse...

Oh anônimo das 1:19 PM: Não é da competência do Juiz Federal processar e julgar outro Juiz!!! Estude, antes de falar besteiras!!!

Anônimo disse...

Sabe quando Dilma vai sair 2019 sabe quem volta o Lula e vocês sabotando chorando e mostrando que filinho de papai não sabe perder com tudo isto o brasil ainda esta bem melhor do que nos outros governos quem duvidar pesquise...

Anônimo disse...

Mais uns Moros e o Brasil será outro!
Fora com essas imundícies do PT, quadrilha organizada, detestam o Brasil e acham os brasileiros com cara de otarios ao carrearem os recursos daqui para ajudar outros ditadores sanguinários comunistas!

Loumari disse...

Anônimo de 5:03 PM

Lhe agradeço imensamente pelas atribuições, mas, eu sei que breve terei algo de jubilatório a celebrar. Nota bem isto sim!